A Fortaleza de São João, mais conhecida como Forte da Urca, é um local pouco visitado pelos turistas e pelos próprios cariocas. Porém é um passeio bem bacana!
Principalmente se você quiser aprender um pouco sobre a história da fundação do Rio de Janeiro e ver belas paisagens por ângulos diferentes.
Como visitar o Forte da Urca
Eu visitei o Forte da Urca em um passeio guiado pela Revelando o Brasil.
A Revelando o Brasil (@RevelandooBrasil) faz walking tour, trilhas e passeios guiados com guias pelo Rio de Janeiro, com preço super acessível. Vale conferir a programação.
Você também pode fazer agendamento diretamente no Forte por e-mail. São dois horários de visita diários, com vagas limitadas.
Como é o passeio pela Fortaleza de São João
Os visitantes são recepcionados por um soldado guia, que conduzirá a visita. No meu caso a guia Flávia, da Revelando o Brasil, também dava (muuuitas) informações históricas. Enriqueceu bem o passeio.
O primeiro ponto de interesse que conhecemos foi a Praia de Fora (antiga Praia Brava) entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão. Foi aqui onde os portugueses chegaram e Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro em 01 de março de 1565.
Afinal, Estácio de Sá veio para o Rio para retomar a região que fora invadida pelos franceses, que a chamavam de França Antártica.
Na frente da Praia de Fora fica a Praça da Fundação, com um marco comemorativo do local de desembarque.
Seguindo em frente encontramos o portão histórico do primeiro reduto de defesa da Fortaleza de São João: o Reduto São Martinho (de 1565). Aqui se iniciou o complexo.
Dali começamos uma caminhada de 1,5km morro acima, em uma estrada de paralelepípedos e quase sem sombras chamada Estrada D. Pedro II.
Como estava um calorão, todo mundo suado! rsrs
Como a Fortaleza de São João é uma estrutura militar ativa, passamos pela Bateria Estacio de Sá, que é a artilharia do forte.
Durante a caminhada temos uma belíssima vista da Enseadas de Botafogo, Praia do Flamengo e Glória, com o Corcovado emoldurando ao fundo.
Parecia uma pintura diante dos meus olhos!
No caminho também avistamos no mar o Forte Tamandaré da Laje, uma antiga defesa da Baía de Guanabara criada para proteger o Rio de Janeiro de novas invasões francesas.
Esse Forte está desativado desde 1997 e teve um papel na História brasileira, tendo servido de prisão especial na época do Império (para José Bonifácio) e da República (para Olavo Bilac). Eu nem imaginava isso!
Prosseguindo o passeio pelo Forte da Urca, chegamos o Reduto de São Teodásio (de 1572). Uma defesa mais efetiva da Baía de Guanabara. Aqui está o “canhão vovô”, o canhão mais antigo do Exército brasileiro.
Dali seguimos para o Forte São José, construído 1578, que foi posteriormente reformado por Dom Pedro II. O motivo? Conflitos diplomáticos com os ingleses fez o imperador temer umas invasão inglesa.
Há ainda o Reduto de São Diogo, complementando o conjunto de edificações da Fortaleza de São João. Aquele no entanto, não faz parte do passeio.
Uma caminhada pelo Forte São José foi um dos momentos que mais gostei. Curti a arquitetura, a vista para a Baía de Guanabara e Niterói pelas casamatas e, principalmente… ver o Pão de Açúcar por um ângulo muito diferente. E lindo!
Fechando o passeio uma visita ao Museu do Forte da Urca, que fica no topo do morro.
Um museu pequeno, mas bem cuidado, com uma exposição sobre a história da criação do Rio de Janeiro e sua proteção pelas fortalezas.
Curiosidade: o Forte da Urca é apenas uma das fortificações erguidas pelos portugueses para defesa do Rio de Janeiro. Fazem parte do complexo, por exemplo, o Forte do Leme, o Forte de Copacabana e a Fortaleza de Santa Cruz em Niterói, sobre esta última o relato é do blog De Boa Na Trip.
Foram 2 horas de passeio extremamente agradáveis.
Ao final da visita… descer todo o caminho e voltar para a realidade. Após uma super aula de história e de cenários de encher os olhos.
Dicas para aproveitar ao máximo o seu passeio
Para que tudo corra bem com o seu passeio, algumas dicas importantes:
- sapato confortável e sem salto (lembre-se, subida e paralelepípedos!).
- chapéu e boné para se proteger do sol.
- protetor solar.
- leve sua garrafinha para se hidratar. Não há venda de bebida durante o passeio.
- esse passeio não é indicado para pessoas de mobilidade reduzida. Não possui acessibilidade.
Assista o vídeo
Quer ver como foi o passeio? Veja o vídeo e assine o canal!
Outras informações sobre a Fortaleza de São João
- endereço: Av. João Luiz Alves, s/n, Urca
- horário: diariamente às 9h e às 15h, com agendamento pelo e-mail sitiohistorico.fsi@gmail.com
- como chegar: ônibus, linhas 582, 513 e 107
- valor: grátis ou R$ 20,00 com a Revelando o Brasil
- imperdível: o Forte São José e a Praia de Fora
O que fazer na Urca além do passeio no Forte?
Se estiver turistando pelo Rio de Janeiro, pode complementar o passeio com um choppinho e pastel na mureta da Urca (o Bar Urca fica bem em frente da entrada do forte), uma visita ao Pão de Açúcar ou uma caminhada na Pista Cláudio Coutinho.
A Aninha do blog Destinos e Afins tem 11 dicas de o que ver na Urca, um roteiro pelo bairro que recomendo para após sua visita ao Forte.
Se preferir, que tal um free tour pela Urca + trilha do Morro da Urca?
Conclusão: o que achei do passeio pela Fortaleza de São João
A visita ao Forte da Urca é um passeio interessante. Super recomendo!!! É muito rico conhecer mais da nossa história vendo os lugares onde os fatos aconteceram. Tudo ganha outro colorido.
A guia Flávia da Revelando o Brasil também foi ótima, trazendo muita informação histórica e simpatia ao passeio.
Aproveite também para conhecer outras dicas de viagem do Rio de Janeiro aqui do blog!
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
O que achou dessa dica de passeio? Curtiu conhecer comigo a Fortaleza de São João? Deixe seus comentários. 🙂
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Todos os dias eu descubro um lugar novo pra conhecer no Rio de Janeiro! Pelo amor! Assim eu não dou conta! Já quero conhecer o Forte da Urca! Godddd! 😅
hahaha se joga no Rio!!! bjs
Muito interessante essa fortaleza, nunca tinha ouvida falar sobre ela. Quando estivemos no Rio fomos com nossos filhos e estávamos com um guia, uma pena que ele não mencionou esse passeio, teria sido uma ótima pedida. Mas agora anotei para quando voltarmos, as vistas são maravilhosas também.
Oi Cynara! É um passeio pouco divulgado. bjs
Que beleza é a Fortaleza de São João, nem acredito que deixei de visitar quando fui ao Rio. Já quero voltar!
Oi Gabi! Será bem vinda! bjs
Eu adoro visitar Fortes, mas ainda não conheço esse! Adorei as dicas e com certeza vou colocar no roteiro quando voltar ao Rio 🙂
Oi! Espero que goste da visita! bjs
Parece bem legal esse passeio, mas acho q nem sabia q era possível… rs boa dica!
Oi Fernanda, é um passeio pouco divulgado. bjs