O Mercado Municipal de Pinheiros, também conhecido como Mercadão de Pinheiros, é uma excelente opção gastronômica em São Paulo. Bem, bem, bem menor que o tradicional Mercado Municipal de São Paulo, se transformou em um polo de comida boa.
Veja também outras opções de o que fazer em Pinheiros.
Sobre o Mercado Municipal de Pinheiros
O Mercado Municipal de Pinheiros funciona desde 1971, quando foi inaugurado para abrigar os comerciantes do Mercado dos Caipiras que existia desde 1910, demolido para dar passagem para a Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Em 2015 começou o seu processo de renovação sob curadoria do renomado chef Alex Atala. Passou alguns momentos de crise e voltou a renascer nos últimos anos.
São dois andares onde é possível comprar verduras, legumes, carnes etc. Hoje, seus 4 mil metros quadrados se distribuem por dois pavimentos, pelos quais se espalham 39 boxes
Se estiver procurando hotel em São Paulo, não deixe de conferir opções nessa região
Restaurantes Mercado Municipal de Pinheiros
Todos os restaurantes do Mercado Municipal de Pinheiros são em estilo bem despojado.
Balcão + cozinha, onde podemos ver o preparo dos pratos e algumas mesinhas espalhadas ao redor, de livre acesso e comunitárias.
Ou então no deque externo com mesas e ombrelones. Os restaurantes Mercado Pinheiros são descontraídos.
As opções de restaurantes do Mercado Municipal de Pinheiros são variadas, para todos os paladares:
Manduque Massas e Maçãs
Restaurante de comida italiana. Com um cardápio reduzido, traz massas frescas de produção própria. Além de massas, há entradas saborosas, como bruschettas
Azur do Mar
Com mesas externas e um enorme balcão com cozinha aberta ao público, possui uma decoração adorável. As paredes de azulejos temáticos, com desenhos do fundo do mar, são uma graça!
Casa de peixes e frutos do mar na brasa. Funciona em frente da Peixaria Nossa Senhora de Fátima, não por acaso.
Afinal, os clientes podem escolher, na vitrine da peixaria, sua iguaria predileta para ser preparada na parrilla do restaurante.
Mocotó Café
Comandado pelo chef Rodrigo de Oliveira, cuja culinária nordestina com toque gourmet é uma delícia.
Já experimentei e me apaixonei quando fui ao Esquina Mocotó. Aqui é uma versão menor do original, mas que tem alguns clássicos do repertório do chef, como o dadinho de tapioca com geleia de pimenta e baião de dois.
Feliciana Pães e Outras Histórias
Inaugurado em 2018, uma padaria artesanal junto ao estacionamento. O espaço tem alma de fazenda, onde a água usada na cozinha vem de nascente, a energia é solar e tudo o que vira lixo orgânico é devidamente compostado.
Ladega
Box dedicado a vinhos com uma curadoria de produtores naturais, biodinâmicos, orgânicos e com preços acessíveis. Há também algumas cervejas e afins.
Napoli Centrale
Uma pizzaria no estilo napolitano. Um cardápio enxuto de babar.
Foi aqui que escolhi almoçar, após me dividir entre tantas opções. Oh dúvida cruel!
A pizza é uma delícia!
Uma massa leve com ingredientes de primeira linha. Optei pela margherita.
São ao todo 5 sabores, sendo uma a pizza do mês. A pizza é servida em tamanho individual, sem talheres. Para comer usando o papel pardo onde é servida (se preferir pode pedir talheres, a fresquinha aqui pediu rsrs).
Há também opção de calzone e pizza frita. Fiquei bastante curiosa em experimentar, mas acabei optando por uma pizza tradicional. Ficará para próxima.
O preço é super justo.
Outras informações sobre o Mercado Municipal de Pinheiros
- endereço: Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros, São Paulo, SP.
- horário: de 2ª feira a sábados, das 8h às 20h.
- valor: entrada franca.
- como chegar: metrô, linha amarela estação Faria Lima. Estacionamento gratuito.
O que mais fazer em São Paulo?
Aproveite o passeio para combinar com outras experiências. Que tal fazer um tour guiado pela cidade? Veja algumas opções:
- tour panorâmico em São Paulo
- free tour pelo Centro de São Paulo
- passeio guiado pelos bares e arte da Vila Madalena
Conclusão: vale a pena conhecer o Mercado Municipal de Pinheiros?
Sim, com certeza! Se estiver pela região dê um pulinho lá para conhecer.
Confira nossas outras dicas de São Paulo publicadas aqui no blog.
Espero que tenha curtido a nossa dica sobre o Mercado Municipal de Pinheiros. Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Adoro mercados! Por onde chego sempre tento dar um pulo para conhecer! Gostei também da dica do Instituto Atá! Ótima combinação!
Olá! Quando for a Sampa se puder dê um pulinho lá. Acho que vai gostar. bjs
Eu já tinha ouvido falar bastante do Mercado Municipal de Pinheiros, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler nada a respeito, adorei o post e as informações, muito obrigado por estar sempre nos mostrando o que este mundão tem de bom!
Olá Fabio! Que bom que curtiu. Obrigada pelos elogios! bjs
Isso que é dica boa hein! O lugar parece delicioso e o preço está bem razoável mesmo. Valeu pela dica!
Oi Adriana. Que bom que gostou da dica. bjs
Que legal, desconheço uma potência gastronômica tão grande como São Paulo, no Brasil, e essa é mais uma prova. Parabéns pelo relato, gostei bastante!!
Francisco, você está certíssimo. São Paulo é o melhor lugar de gastronomia no país. Opções infinitas. Que bom que gostou do post. bjs
Olha só, que legal! Eu nunca tinha ouvido falar. Já fui algumas vezes ao mercado municipal em São Paulo e vou adorar conhecer este. Vamos em novembro e já vou salvar este post. Obrigada!
Oi Michela. Depois me conte o que achou! bjs