[atualizado fev/18] Se estiver em São Paulo confira a programação do Instituto Tomie Ohtake. Poderá encontrar um programa interessante para fazer na capital paulista.
O Instituto foi inaugurado em novembro de 2001, e fica em um prédio de arquitetura arrojada e moderna, o Complexo Aché Cultural. Nesse Complexo há também um teatro para grandes produções (Teatro Cetip), lojas e o Rooftop5, espaço para eventos.
O que fazer no Instituto Tomie Ohtake
O Instituto Tomie Ohtake ocupa 2 andares, em 7.500m². São sete salas de exposição, um setor educativo com ateliês, salas para palestras e setor de documentação.
O local foi criado como um espaço para receber mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, design e arquitetura.
Em homenagem a Tomie Ohtake – artista japonesa que veio morar no Brasil em 1936 e que somente começou a pintar aos 40 anos – o foco do Instituto são obras dos últimos 60 anos ou de artistas que influenciaram e permitem entender melhor a arte atual.
Veja também:
Quando estive lá estava havendo uma exposição sobre Frida Kahlo e outras pintoras mexicanas extremamente interessante (e cheia!).
O Instituto também tem uma bela função social, com parceria para formação de professores e integração com alunos da rede pública. Além disso, há cursos, palestras e outras atividades de formação cultural.
No piso térreo há um restaurante, livraria e loja de objetos de design. O restaurante Santinho é bem bonito. Não comi lá, mas me pareceu uma boa opção, embora com um preço meio salgado. Outra opção são os bares e restaurantes do outro lado da rua.
Fica a dica! Se quiser outras sobre essa cidade incrível, consulte nosso post índice com dicas de São Paulo.
Ah! Se estiver procurando hotel em São Paulo, veja nossa parceria com o Booking abaixo:
——————————————————————
[mapsmarker marker=”70″]
Algumas outras dicas sobre o Instituto Tomie Ohtake
- Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima n° 201, Pinheiros, São Paulo (entrada pela Rua Coropés n° 88)
- Como chegar: de metrô: estação Faria Lima (linha amarela).
- Horário: de terça-feira a domingo, das 11h às 20h.
- Valor: entrada franca, mas pode ser cobrando o ingresso para mostras especiais. Há estacionamento no local.