[atualizado mar/20] A Lagoa no Rio de Janeiro é um dos lugares mais agradáveis para um passeio ao ar livre na cidade e um dos seus pontos turísticos mais charmosos.
A Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro (ou apenas Lagoa, como nós cariocas a chamamos) é um cartão postal da cidade e um espaço democrático que pode ser aproveitado por todos, de atletas a famílias com crianças.
São um pouco mais de 7km com várias facetas. Muitas coisas para se fazer por lá! Adoro!
Um pouquinho da história da Lagoa no Rio de Janeiro
A Lagoa no Rio de Janeiro hoje não tem mais o seu formato original, por conta de aterros e sedimentos marinhos e continentais. Era chamada pelos indígenas da tribo dos Tamoios de Sacopenapã, em referência ao socós, aves que ali viviam em abundância.
Muitos anos depois dos índios serem expulsos do local, no século XVI, Rodrigo de Freitas de Mello e Castro recebeu como dote de casamento de seu sogro as terras onde está a Lagoa. Daí veio o nome (ou melhor, sobrenome) da Lagoa, oficializado na segunda metade do século XVIII.
Na época da vinda da Família Real Portuguesa a área foi desapropriada. Com o fim do Império a região se integrou à cidade, tornando-se o bairro que floresceu ao seu redor.
A água da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro é salgada já que sua alimentação principal vem do mar através do Canal do Jardim do Alah, entre os bairros de Ipanema e Leblon.
O que fazer na Lagoa
A Lagoa no Rio de Janeiro não é um mero ponto turístico, mas uma área efetivamente usada e adorada pelos cariocas.
Os programas por lá são para todos os bolsos. Repito, é um espaço muito democrático.
1. Esporte e atividade física
A primeira coisa que pensamos é caminhar ou correr. Sim! Andar pela Lagoa é bem agradável, há uma espaçosa ciclovia ao seu redor e vários pontos com sombras de árvores.
Ao longo do caminho alguns deques que podem ser usados como pontos para tirar fotografia.
A partir de um dos deques podemos ver a Estátua do Curumim, em cima de uma pedra dentro da Lagoa. Fica no ponto em frente da sede náutica do Vasco da Gama.
No trajeto você verá muitos espaços esportivos para basquete, futebol, tênis, skate e até beisebol! No final de semana estão sempre cheios.
Também é possível alugar bicicleta, tanto com particulares quanto nos pontos da “laranjinha”. Essa é a bicicleta de aluguel da Bike Rio com estações em toda a cidade, que ganhou esse apelido por conta da cor (patrocínio do Itaú).
Outra opção é alugar um triciclo ou quadriciclo, um programa que faz sucesso nos passeios em família.
2. Atividades com criança
Para quem está com criança um espaço bacana para diversão é o ponto da Lagoa no Rio Janeiro chamado de Parque dos Patins. Ali há uma área para os pequenos correrem à vontade, pista de patinação e uma mini cidade com ruas para pedalarem de bicicleta.
Também há alguns brinquedos como pula-pula, escorrega inflável e muito mais. Esses brinquedos são pagos.
Outro ponto para crianças é o Baixo Bebê, um quiosque voltado para crianças pequenas (como próprio nome diz), com brinquedos infantis. Fica no ponto em frente da Igreja Santa Maria Margarida.
Aliás, a Lagoa no Rio de Janeiro é umas das sugestões na minha lista de o que fazer com criança no Rio de Janeiro.
3. Passear de pedalinho
Ainda no quesito “diversão em família” passear de pedalinho na Lagoa é o must. O ponto dos pedalinhos é em frente ao Parque da Catacumba. O aluguel custa de R$ 30,00 a R$ 50,00 dependendo do número de pessoas.
4. Gastronomia
A Lagoa também é um espaço muito agradável para comer. Há vários quiosques com culinária diversificada e música ao vivo à noite. Os mais famosos (e gostosos para mim) são:
- Arab: comida árabe. Fica no Parque dos Patins.
- Palaphita Kitch: caipirinhas maravilhosas. Fica no ponto em frente ao Parque da Catacumba.
- Badalado Lagoa Club: driques, vinho e espumante com boa música. Pertinho do Palaphita.
Falando em comida, a Lagoa no Rio de Janeiro é muito usada para comemorações nos seus gramados. O bom e velho piquenique evoluiu para festinhas despojadas em um belo cenário. Eu mesma já comemorei meu aniversário com um piquenique por lá!
5. Passeio de helicóptero
Quem tem dinheiro no bolso, pode aproveitar para fazer um passeio de helicóptero pela cidade. O Heliponto da Lagoa (ao lado do Parque dos Patins) oferece passeios com várias rotas de sobrevoo pelo Rio.
Bônus: Árvore da Lagoa no Rio de Janeiro
Ah! No Natal, desde 1995, ela é cenário da famosa Árvore da Lagoa e um sentimento de “amo” ou “odeio” se instala durante um mês no coração dos cariocas. rsrs
Contudo, sem dúvidas, uma atração na cidade, com seu show de luzes que levam todos a admirar a Lagoa de noite.
Conclusão: visite a Lagoa no Rio de Janeiro
A Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro é um dos espaços mais curtidos pelos cariocas e vale muito um passeio.
Tanto que a inclui no meu roteiro de viagem no Rio de Janeiro !
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
Lembre-se:
Ao contratar seguro saúde, veja nossa parceria com a SegurosPromo. Com o cupom LETSFLYAWAY5 você ainda terá 5% de desconto.
Se precisar de hotel, use nossa parceria com o Booking.
Para comprar ingresso para atrações e passeios, veja a nossa parceria com a Civitatis.
Se quiser alugar carro, veja com a nossa parceria da Rentcars.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente a nossa parceria com a Amazon.
Deixe sua dica sobre a Lagoa no Rio de Janeiro! Até a próxima.
comentários
8 comentáriosana
set 25, 2020A lagoa no Rio de Janeiro é um ponto que precisa ser visitado na cidade. Como é gostoso passar algumas horas por lá.
Lulu Freitas Gorges
set 29, 2020Oi Ana, adoro! bjs
hebe
set 23, 2020Lu, amei esse post, pq amo a Lagoa. Sou carioca é a Lagoa é meu bairro preferido no Rio, acho ela tão linda!! Parabéns pelo pos
Lulu Freitas Gorges
set 30, 2020Oi Hebe, também adoro a Lagoa. bjs
Murilo Pagani
set 23, 2020Adorei as suas dicas sobre a Lagoa! Quando fui ao Rio de Janeiro passei tão rápido por lá que nem deu para aproveitar de verdade.
Na próxima vez quero ir a tarde e esticar para o Badalado Lagoa Club!
Obrigado
Lulu Freitas Gorges
set 30, 2020Oi Murilo, venha!!! bjs
Marcela
set 23, 2020Adorei seu post! Tenho muita vontade de conhecer a Lagoa do RJ! Espero poder ir em breve e usar suas dicas todas 🙂
Lulu Freitas Gorges
set 30, 2020Oi Marcela, obrigada! bjs