Receba matérias por email!

Roteiro de viagem Rio de Janeiro: 3, 5 e 7 dias

Roteiro de viagem Rio de Janeiro: 3, 5 e 7 dias
Home  »  BrasilDestinosRio de Janeiro   »   Roteiro de viagem Rio de Janeiro: 3, 5 e 7 dias

Ser carioca tornou a missão de escrever esse roteiro de viagem Rio de Janeiro muito difícil! E ao mesmo tempo prazerosa.

Difícil porque é uma enorme responsabilidade indicar as melhores atrações no Rio de Janeiro e ter o olhar de o que seria imperdível.

Já prazerosa porque amo passear pela cidade e curtir os encantos dos pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Para se organizar confira o nosso guia de viagem para o Rio de Janeiro. Ali escrevi todas as dicas de como chegar, bairros para se hospedar, segurança etc.

Há muito o que fazer no Rio de Janeiro de todos os estilos. De praia a trilhas. De roda de samba a restaurantes sofisticados. Opções é o que não falta, sendo a cidade ótima para se conhecer em qualquer época do ano.

Esses roteiros são sugestões, que você pode alterar a ordem dos dias ou misturar de acordo com o seu gosto e disponibilidade de tempo. Vamos lá?

Roteiro de Viagem Rio de Janeiro 

O que fazer em 3 dias no Rio de Janeiro

Esse roteiro básico de o que fazer em 3 dias no Rio de Janeiro é ideal para um feriadão. Para visitar as atrações no Rio de Janeiro essenciais.

Dia 1

Comece o dia visitando o Cristo Redentor, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e maior símbolo brasileiro. Um passeio simplesmente inesquecível!!! Para mim a mais bela vista do Rio!!!

símbolos do rio de janeiro cristo redentor
O Cristo Redentor olhado por nós.

Se possível suba até lá pelo trenzinho do Corcovado (há a alternativa de ir na van oficial do Corcovado, não sendo possível ir de transporte particular ou público). Importante comprar com antecedência o ingresso pela internet no site do Trem do Corcovado, havendo ambas opções no site.

Se quiser fazer o passeio com um guia de turismo, a nossa parceira TourOn oferece uma visita guiada ao Cristo Redentor combinada com uma visita ao Sambódromo e na Lapa.

De lá, pegue um ônibus ou um táxi e, na parte da tarde, visite o Jardim Botânico, a mais bela área verde do Rio de Janeiro. Criado com a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, tem aquela fotogênica alameda de palmeiras que eu adooooro.

palmeiras do jardim botânico do verão do rio de janeiro roteiro de viagem
As palmeiras do Jardim Botânico.

Você poderá almoçar dentro do parque ou em um dos vários restaurantes no Jockey Clube Rio de Janeiro, que fica bem em frente.

Após uma pausa para descanso e um banho no hotel, vá até a Lapa para tirar foto na Escadaria Selarón com seus degraus coloridos, ver os Arcos da Lapa e depois dançar nas inúmeras casas de shows na região. Ou apenas comer e beber para se divertir.

escadaria selaron rio de janeiro tour cachaça social club #selaron #escararia #laparj #riodejaneiro
Modelando na Selarón.

É possível ir de ônibus ou metrô, descendo na estação Cinelândia.

O blog Viaje Ali tem uma lista de 16 melhores atrações da Lapa que vale conferir.

Dia 2

Vá ao Pão de Açúcar, a segunda atração mais visitada do Rio, subindo em seus famosos bondinhos. Não acho a vista do Pão de Açúcar tão bonita quanto a do Corcovado, porque se vê menos locais da cidade. Por outro lado, uma vista muito melhor da Baía de Guanabara e de Niterói.

o que fazer no rio de janeiro pão de açucar
O Pão de Açúcar.

Para chegar no Pão Açúcar a opção é ônibus (direto até lá ou a partir da estação de metrô Botafogo) ou táxi.

Almoce no restaurante que fica no térreo, o Terra Brasilis.

Se você quiser fazer esse passeio ao Pão de Açúcar com uma guia e transporte incluído, a nossa parceira TourOn oferece essa opção.

O passeio dos bondinhos engloba visitar dois morros: o Morro da Urca (mais baixo – 1a parada) e o Pão de Açúcar (morro mais alto – 2a parada). Se quiser um fazer um passeio alternativo e de graça, sugiro fazer a trilha do Morro da Urca.

De fácil acesso e nível de dificuldade baixo, você irá até o primeiro morro sem gastar nada. A vista é praticamente a mesma do Pão de Açúcar, só que de uma altura menor. A Adriana do blog Atravessar Fronteiras dá todas as dicas para fazer a trilha do Morro da Urca.

De tarde, visite o Boulevard Olímpico, na revitalizada área portuária para a Olimpíadas 2016, com o Mural Etnias e sua street art, e conheça algumas das atrações por ali:

boulevard olimpico tour pequena africa rio de janeiro
O mural do Kobra do Boulevard Olímpico.

Para chegar até a região do Boulevard Olímpico, saindo do Pão de Açúcar, a opção é pegar um táxi até lá ou um ônibus até a Cinelândia. Ali você irá usar o VLT, o bonde elétrico que corta o Centro do Rio de Janeiro.

Esse é um passeio que gosto bastante de fazer, pois os dois museus são muito interessantes. Já o AquaRio recomendo para quem estiver viajando com criança. Adoram!

De noite escolha o rooftop de um dos hotéis da orla de Copacabana para um drinque com um lindo visual. Confira essa lista de 7 rooftops no Rio de Janeiro de tirar o fôlego.

praia de copacabana vista hotel pestana verão no rio de janeiro
Vista de Copacabana do rooftop do Hotel Pestana.

Dia 3

Para fechar o roteiro de o que fazer no Rio de Janeiro em 3 dias, tem que ter praia, não é?

Sugiro conhecer Ipanema, a praia que dita tendência no Rio. Não esqueça de pedir uma mate com limão com biscoito Globo para lanchar! Ipanema é a minha praia favorita na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A Adriele do blog Elas Viajando tem um post com tudo o que você precisa saber para curtir a Praia de Ipanema.

hostel no rio de janeiro barato o que fazer no verão no rio de janeiro praia de Ipanema
Praia de Ipanema.

Depois de curtir  bastante o sol, caminhe no calçadão no sentido Copacabana e dê uma pequena volta pela praia mais famosa do Rio, com uma paradinha na estátua de Carlos Drumond de Andrade e no Forte de Copacabana para uma belíssima vista da praia.

praia de copacabana rio de janeiro
Vista da praia de Copacabana a partir do Forte de Copacabana

Volte até a Pedra do Arpoador para assistir (e aplaudir, sim, adoramos faz isso rsrs) o pôr do sol mais lindo do Rio de Janeiro.

Tudo isso a pé. Bom demais!

Feche a noite no baixo Gávea, com os bares que são a cara da noite carioca. Localizado no entorno da Praça Santos Dumont, na Gávea, é uma night de muita azaração.

Veja também:

O que fazer em 5 dias no Rio de Janeiro – além do básico

Ok, você já viu o mínimo da cidade. Agora é hora de explorar um pouco mais, acrescentando mais 2 dias no seu roteiro de viagem Rio de Janeiro.

Dia 4

Dê o ponta-pé inicial em uma visita guiada pelo Maracanã, templo do futebol. Há opção também de uma visita livre, sem guia. Confira no site os horários e, se quiser, já compre seu ingresso.

maracana atração no rio de janeiro
O Maraca em dia de jogo do Brasil.

Nesse passeio ao Maracanã você conhecerá o interior do estádio e o seu museu, com história, camisas e curiosidade futebolísticas.

Para chegar, a melhor opção é ir de metrô, descendo na estação Maracanã.

A Regina do blog Turista Fulltime conta tudinho sobre o Tour no Maracanã.

De lá pegue um táxi até o bairro de Santa Teresa, o mais bucólico do Rio. Almoce no Bar do Mineiro a sua maravilhosa feijoada. Um boteco simples, mas de cerveja gelada e comida show de bola.

feijoada do bar do mineiro em santa teresa o que fazer no rio de janeiro
Delícia pura a feijoada!

Com a barriga cheia, uma pequena caminhada pelo bairro para fazer digestão até o Parque das Ruínas para um belo visual do Rio. Gosta de museu? Visite o pequeno Museu do Açude que fica do lado, um dos que fazem parte da minha lista de museus no Rio de Janeiro.

museu do açude santa teresa rio de janeiro
O museu visto do seu jardim.

Se estiver ainda com pique, feche a noite assistindo ao espetáculo Ginga Tropical, um lindo show de música e folclore brasileiro. Tive muito orgulho de ser brasileira ao ver tanta riqueza e diversidade musical.

O show é no Teatro Leblon, que pode ser acessado de metrô (estação Antero de Quental) ou ônibus.

ginga tropical rio de janeiro show samba
Samba de gafieira.

Dia 5

Que tal conhecer as praias mais afastadas como Reserva, Pontal, Grumari ou Prainha? Escolha uma delas para relaxar.

dpedra do pontal vista da cobertura do hotel blue tree premium recreio dos bandeirantes
Vista da Pedra do Pontal.

De lá dê um volta pela região de Barra de Guaratiba (rola até stand up) ou faça a trilha da Pedra do Telégrafo (aquela famosinha no Instagram). A Débora do Diário de Uma Viajante conta todos os detalhes sobre trilha da Pedra do Telégrafo.

Esse é um dia de passeio para se fazer de carro alugado ou táxi, pois o transporte público é precário. Mas acho super válido.

Se quiser alugar carro, confira nossa parceria com a RentCars, sem custo adicional.

De noite, você pode jantar pela Barra da Tijuca. Há muitas opções de bares e restaurantes na av. Olegário Maciel.

Alternativa:

Se preferir economizar, pule para os dias 6 ou 7 a seguir ou visite pela manhã a Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. Há algumas trilhas fáceis de se fazer.

De tarde vá para as praias do Leme ou Copacabana, de acesso fácil de metrô ou ônibus.

praia de copacabana rio de janeiro o que fazer
Um ângulo diferente da praia do Leme.

Feche o dia em um dos barzinhos ou quiosques da orla sem hora para acabar.

O que fazer no Rio de Janeiro em 7 dias – quase um carioca da gema

Você agora é quase um expert na cidade! Mais dois dias para incluir no seu roteiro de viagem Rio de Janeiro. O que fazer no Rio de Janeiro em 7 dias? Vamos lá, prosseguindo.

Dia 6

Comece o dia tomando café da manhã no Parque Lage, um dos mais agradáveis do Rio de Janeiro, e depois dê uma volta por esse parque adorável.

atração do rio de janeiro parque lage casarao

Para chegar, você pode ir de ônibus ou de combinação metrô (estação Botafogo) + ônibus integração (já incluído no valor do bilhete).

De lá caminhe até a Lagoa Rodrigo de Freitas. Dê uma voltinha a pé ou alugue uma bicicleta e pare em um desses dois pontos específicos: Parque dos Patins ou Pedalinho. Em ambos atrações para crianças e ótimos quiosques para um almoço ou happy hour.

lagoa rio de janeiro por do sol no verão no rio
Pôr do sol na Lagoa.

De noite, que tal um jantar ou drinques em Ipanema? Na Praça Nossa Senhora da Paz ou na rua Garcia D’Ávila há opções muito interessantes de bares e restaurantes. O acesso é super fácil de metrô (estação Nossa Senhora da Paz).

Dia 7

Fechando nosso roteiro de viagem Rio de Janeiro. Um passeio pelo Centro do Rio de Janeiro. Um pouco da história do Brasil pelas ruas da cidade. Para chegar, vá de metrô (estações Cinelândia, Carioca ou Uruguaiana, dependendo do ponto inicial da visita).

Faça um passeio guiado (walking tour) para conhecer as principais atrações, como as igrejas, Assembleia Legislativa, Museu de Belas Artes e Biblioteca Nacional.

Há várias empresas que oferecem tour guiado, recomendo a Sou+Carioca (veja como foi o meu passeio no roteiro Pequena África do Rio de Janeiro para ter uma ideia).

cais do valongo unesco rio de janeiro
Cais do Valongo, Patrimônio da Unesco, parada do Tour Pequena África.

Combine depois com uma visita guiada pelo interior do Teatro Municipal. É belíssimo (e barato)!

teatro municipal do rio de janeiro viagem
O teatro lindo demais.

Ir ao Centro do Rio é uma oportunidade de conhecer a centenária Confeitaria Colombo. Um casarão lindíssimo e comida gostosa (pode ser para um almoço ou só um salgado de lanche).

confeitaria colombo rio de janeiro o que fazer
O salão centenário da Colombo.

Alternativa:

Uma opção é fazer um passeio de barco pela baía de Guanabara até as Ilhas Cagarras. Um programa que começa de manhã e termina no meio da tarde, com direito à parada para banho de mar nas ilhas e um visual super diferente do Rio.

passeio de barco ilhas cagarras rio de janeiro viajar
Vida mais ou menos nas Ilhas Cagarras.

Só não vá se você for daquelas pessoas que enjoam muito em barco, já que balança um pouquinho se o mar estiver batido.

O blog Chicas Lokas tem um post completo sobre o passeio de barco para as Ilhas Cagarras. Confira.

A saída do passeio é na Marina da Glória. Para chegar, ônibus, táxi ou metrô (estação Glória, com uma pequena caminhada).

Ao fim do passeio, sugiro ir para a mureta da Urca tomar um chopp e ver o pôr do sol. O melhor point é em frente ao Bar Urca. Um programa simples: cerveja de garrafa, pastel e bolinho de bacalhau show de bola. Fechar a lista de o que fazer no Rio de Janeiro em 7 dias com um programa tipicamente carioca.

roteiro de verão no rio de janeiro mureta da urca
Vista da mureta da Urca. Que tal um chopp com esse visual?

………..

Confira no mapa todas as atrações no Rio de Janeiro

KML-LogoFullscreen-LogoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Roteiro de viagem Rio de Janeiro

carregando mapa - por favor aguarde...

Cristo Redentor: -22.951900, -43.210500
Jardim Botânico: -22.963600, -43.223300
Escadaria Selaron: -22.915500, -43.179600
Arcos da Lapa: -22.913100, -43.180000
Pão de Açúcar: -22.949300, -43.156300
Boulevard Olímpico: -22.898500, -43.210200
Museu do Amanhã: -22.893941, -43.179353
Museu de Arte do Rio - MAR: -22.896473, -43.181850
AquaRio: -22.893103, -43.191668
Praia de Ipanema: -22.987389, -43.200441
Forte de Copacabana: -22.986365, -43.187248
Pedra do Arpoador: -22.990612, -43.190871
Baixo Gávea: -22.973085, -43.225645
Maracanã: -22.913800, -43.228000
Parque das Ruínas: -22.521026, -43.992353
Museu do Açude: -22.963601, -43.282866
Grumari: -23.049994, -43.533900
Barra de Guaratiba: -23.036004, -43.552140
Pedra do Telégrafo: -23.068317, -43.558205
Barra da Tijuca - av. Olegário Maciel: -23.011928, -43.305062
Floresta da Tijuca: -22.956000, -43.280000
Praia do Leme: -22.964505, -43.169913
Parque Lage: -22.960000, -43.212100
Lagoa Rodrigo de Freitas: -22.975400, -43.218400
Praça Nossa Senhora da Paz: -22.983652, -43.205987
Teatro Municipal: -22.908900, -43.176600
Confeitaria Colombo: -22.905200, -43.178800
Marina da Glória: -22.919599, -43.168900
Mureta da Urca: -22.943511, -43.160203

Aproveite e salve o pin no seu Pinterest!

Roteiro de viagem Rio de Janeiro: 3, 5 e 7 dias

O que achou do nosso roteiro de viagem Rio de Janeiro? Curtiu? Aproveite e veja nosso índice de dicas de o que fazer no Rio de Janeiro. Deixe seus comentários e sugestões.

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

16 comentários
  1. postado por
    Renata Rocha Inforzato
    jun 6, 2019 Reply

    Olha, já fui muitas vezes para o Rio, mas preciso voltar e consultando um roteiro como o seu para aproveitar a cidade. Não vi e nem provei muita coisa que você mencionou no texto, como essa maravilhosa feijoada

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 7, 2019 Reply

      Oi Renata, que bom que achou legal! bjs

  2. postado por
    Cynara Vianna
    jun 6, 2019 Reply

    Quando fomos ao Rio ficamos 5 dias, aproveitamos um feriadão do dia 12 de outubro, foi uma viagem em família maravilhosa. Adorei as dicas.

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 6, 2019 Reply

      Oi Cynara, que bom que gostou do Rio. bjs

  3. postado por
    Olívia
    jun 6, 2019 Reply

    Você tem toda razão, para o carioca e para quem vive aqui fica até difícil de contar um roteiro, porque até mesmo nós nos surpreendemos muitas vezes com algo que não conhecemos ou nunca fizemos.
    Suas sugestões ficaram ótimas.
    Parabéns

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 6, 2019 Reply

      Olá Olívia, pois é. Que bom que você aprovou! bjs

  4. postado por
    Marcela
    jun 4, 2019 Reply

    Muito muito obrigada por esses roteiros pelo Rio de janeiro! Sempre tenho familiares de longe vindo visitar, agora vou só passar teu link pra eles saberem o que fazer kkk perfeito!

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 6, 2019 Reply

      Oi Marcela!!! Que bom que vou poupar o seu trabalho rsrs bjs

  5. postado por
    Carol
    jun 3, 2019 Reply

    Adorei o post! Conheço pouco o Rio de Janeiro e quero voltar pra conhecer melhor, vou usar suas dicas quando visitar.

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 3, 2019 Reply

      Eba! Estou te esperando Carol. bjs

  6. postado por
    eva rocha
    jun 1, 2019 Reply

    Amo Paraty, cidade linda e histórica.

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 2, 2019 Reply

      Oi Eva! Paraty é um ótima dica no Rio. bjs

  7. postado por
    Regina Oki
    maio 22, 2019 Reply

    Lu, que delícia de roteiros! Mesmo morando no Rio, dá vontade de seguir à risca e fazê-los na sequência.
    Por morar aqui, raramente conciliamos os passeios. Deve ser mesmo uma delícia ter uma “overdose” das belezas desta Cidade Maravilhosa! Muito obrigada por citar o Turista FullTime. Um grande beijo!

    • postado por
      Lulu Freitas
      maio 22, 2019 Reply

      Oi Regina, obrigada! Que bom que você gostou. Vamos turistar juntar por aqui! bjs

  8. postado por
    Débora Resende
    maio 21, 2019 Reply

    Esse roteiro de viagem para o Rio está maravilhoso! Eu preciso muito voltar a essa cidade maravilhosa para conhecer tudo com calma. Já passei alguns dias por lá, mas não consegui conhecer muita coisa (mineiro ama uma praia, já viu né?) hahaha

    • postado por
      Lulu Freitas
      maio 22, 2019 Reply

      Oi Débora, te espero por aqui! bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram