A Austrália é sinônimo de praia, mas Sydney não facilita a vida do turista: a cidade tem dezenas maravilhosas! É até difícil escolher qual praia colocar no roteiro de viagem e, mais ainda, quais as melhores praias de Sydney.

Qual praia eu escolho? Ir só na famosa Bondi Beach ou vale a pena pegar um ferry para Manly? Conhecer uma praia menos badalada? Tentar aprender a surfar?

Confesso que quando planejei a minha viagem para Sydney fiquei bem perdidinha, muito em dúvida sobre o que fazer. Afinal, ir para a cidade e não conhecer praia era algo inaceitável!

Se você está nesse dilema organizando sua viagem para Sydney, relaxa. Este não é mais um artigo com uma lista genérica. É o seu manual de bordo completo, focado 100% para otimizar o seu tempo e ajudar nas suas escolhas.

Neste guia, vou muito além do óbvio.

Vou te contar não só quais são as melhores praias de Sydney, mas o porquê de cada uma ser ideal (ou não) para você. Sem esquecer de falar das instamagráveis piscinas naturais (rock pools).

Prepare o protetor solar para colocar na mala e vem comigo!

O que você encontra nesse post hide

Por que conhecer as praias de Sydney

As melhores praias de Sydney não são apenas cartões-postais bonitos. Elas mostram o jeito de ser dos australianos, refletem tão bem a sua alma!

Em poucos minutos, saímos dos arranha-céus da moderna Sydney para estar com os pés na areia, cercado por australianos relaxando ao sol e surfistas pegando onda.

Ela me lembrou tanto o meu Rio de Janeiro!

Ao se hospedar no centro (CBD), Circular Quay oy Darling Harbour você consegue combinar (e aproveitar) esses dois lados de Sydney com relativa facilidade.

O que torna as praias de Sydney especiais?

  • Diversidade: são mais de 70 praias em Sydney! Das badaladas Bondi e Manly até mais sossegas como Dee Why.
  • Acesso fácil: é possível chegar em várias praias por transporte público, como ônibus ou barco. Foi como fiz, sem precisar alugar carro.
  • Cultura de praia real: os australianos levam a sério isso. É comum ver gente correndo na areia antes do trabalho, surfando no horário de almoço ou fazendo churrasco no fim do dia.
  • Boa infraestrutura: quase todas as praias têm salva-vidas, duchas públicas e vestiários.
  • Cenários maravilhosos: trilhas costeiras, piscinas oceânicas, areia branca e aquele marzão.

Mapa para as melhores praias de Sydney

Antes de falar uma a uma, confira no mapa as praias de Sydney que recomendo:

As 9 melhores praias de Sydney Austrália

1. Bondi Beach: a praia mais famosa de Sydney

Bondi (pronuncia-se “Bon-DAI”) é mais do que areia e mar. Não deixe de incluir no seu roteiro em Sydney.

Bondi Beach é a praia mais famosa de Sydney e o coração das Eastern Suburbs.

No verão a praia de Bondi fica lotada, para brasileiro se sentir em casa.

A foto perfeita: a piscina Bondi Icebergs

A primeira coisa que você verá (e quererá fotografar) é a Bondi Icebergs. Uma piscina oceânica azul-turquesa linda, uma mistura de piscina e mar! Não temos isso aqui no Brasil.

  • É paga? Sim. Essa ocean pool fica em um clube privado (mas aberto ao público). Paga-se uma taxa de entrada ($10 AUD – outubro/2025) para ter acesso à piscina olímpica e à sauna.
  • Vale a pena? Se você quer a foto clássica, sim. Mas esteja avisado: a água é salgada e, mesmo no verão, é gelada.
  • Dica (a vista grátis): se não quiser pagar ou nadar, o melhor ângulo para a foto é do calçadão acima da piscina ou do restaurante que fica no complexo.

O que fazer em Bondi Beach

Bondi é uma praia de “ver e ser visto”. A faixa de areia é larga, com mais de 1 km de extensão, areia fina e o mar com ondas fortes.

Cuidado com as correntes de retorno (rip currents), fique atento para nadar em segurança entre as bandeiras vermelhas.

No dia que fui a Bondi Beach apesar do sol, ventava muito. Não entrei no mar, que estava congelante! Fiquei tomando sol e curtindo o momento.

Ah! Não há vendedores de praia, como aqui no Brasil. Por isso, você precisa comprar sua bebida e/ou comida antes de ir para a praia, ok?

O que fazer em Bondi Beach além de curtir a praia:

  1. Bondi to Coogee Walk: a trilha costeira que liga as praias de Bondi e Coogee. O mais comum é começar a caminhada aqui e terminar em Coogee. Pode também ser feito ao contrário (é o que recomendo).
  2. Surf: o canto sul da praia (lado direito, perto das Icebergs) é o melhor ponto para o surf dos praticantes. Já o canto norte (lado esquerdo) é mais indicado para iniciantes, com várias escolas de surf por ali.
  3. Gramado (North Bondi): você também pode fazer como os locais e estender sua canga no gramado que fica no canto norte da praia. É perfeito para um piquenique ou para relaxar sem se sujar de areia.
  4. Campbell Parade: a orla com vários restaurantes e lugares descolados. Aqui fiz um almoço pós-praia gostoso, após bater perna pela rua, no Macellaria. Um açougue / restaurante. Você escolhe a carne, que é preparada na hora para você.
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Macelleria (@macelleria_nsw)

Resumo de Bondi Beach

Vibe: agito, gente bonita, surf e fitness.
Melhor para: tirar a foto clássica nas Icebergs, fazer aula de surf e ver gente bonita.
Não é bom para: sossego, nadar em mar "piscininha" (o mar geralmente bate forte).
Infraestrutura: Excelente. Orla (Campbell Parade) é cheia de restaurantes, lojas e sorveterias.
Como chegar: ônibus 333 ou 380, saindo de Circular Quay ou do CBD.
bondi beach Sydney australia lets fly away
A famosa Bondi Beach
bondi beach icebergs rock pools melhores praias sydney australia | lets fly away
A famosa piscina oceânica de Bondi, a Icebergs

2. Coogee Beach: ideal para famílias

Se Bondi é a festa, Coogee (pronuncia-se “Kú-dji”) tem um clima mais relax.

Coogee Beach é, para muitos, o grande final da caminhada de Bondi a Coogee. E que final lindo! Embora, na minha opinião, o ideal é fazer o caminho ao contrário. Terminando em Bondi.

A atmosfera da praia de Coogee é menos “ver e ser visto” e muito mais “viver a praia”. É o destino favorito de famílias e de quem pretende curtir o mar sem levar mil caldos.

A baía de Coogee é mais fechada e protegida, o que geralmente significa águas mais calmas e seguras para nadar. Bem mais tranquilo se comparado com a praia de Bondi.

Não entrei no mar aqui, porque comecei daqui minha caminhada pela trilha costeira até Bondi Beach. Só mesmo parei para aproveitar o visual e muitas fotos.

O que fazer em Coogee além de tomar sol

A grande vantagem é a variedade de atividades com uma boa infraestrutura, por isso vale a pena visita Coogee Beach:

  • Snorkel: é um dos melhores locais para mergulho de snorkel perto de Sydney. Leve sua máscara! Vá para os cantos da praia, especialmente no lado sul.
  • Parques: a orla é cercada por gramados, como o do Grant Reserve Playground, perfeitos para um piquenique ou para relaxar se a areia estiver muito quente.
  • Churraqueiras elétricas públicas (BBQ): são gratuitas. Pegue umas carnes no supermercado e faça seu próprio churrasco made in Austrália de frente para o mar!
  • Caminhada de Bondi a Coogee: a trilha costeira (Coastal Walk) que liga as praias de Bondi e Coogee, que já mencionei acima.

As piscinas oceânicas (rock pools) de Coogee Beach

Bondi tem a Icebergs, já Coogee Beach é uma das praias de Sydney com piscina natural, com algumas opções, para todos os gostos. Só escolher:

  1. Giles Baths (grátis): localizada no canto norte (chegando da trilha). É uma piscina natural rústica, cravada nas pedras, com uma vista espetacular. Seu apelido é Bogey Hole.
  2. Wylie’s Baths (paga): no canto sul. É um clube de praia histórico, com uma estrutura de madeira sobre o mar bem bonita. A taxa de entrada é pequena ($6 AUD – outubro/2025) e vale cada centavo pela estrutura e pela vibe.
  3. McIver’s Ladies Baths (paga): ao lado de Wylie’s, existe esta piscina histórica (desde 1876) cuja entrada é permitida apenas para mulheres e crianças. O valor da entrada é simbólico ($2.5 AUD – outubro/2025).

Resumo de Coogee Beach

Vibe: relax, familiar, esportiva e muito local. Menos agito, mais qualidade de vida.
Melhor para: nadar em águas (geralmente) calmas. Para famílias com crianças. Snorkel.
Piscinas oceânicas (rock pools). Churrasco (BBQ) público no parque.
Não é bom para: quem busca agito e deseja fazer aulas de surf (menos ondas).
Infraestrutura: Excelente. Cafés, pubs históricos (como o Coogee Pavilion) e restaurantes.
Como chegar: ônibus 373 ou 374, saem direto do centro (CBD) ou de Circular Quay.
melhores praias de sydney coogee beach | lets fly away
Alguns dos moradores de Coogee Beach.

3. Tamarama Beach: a “Glamarama”

Nem só de Bondi Beach vive Sydney. Para quem busca um surf mais sério ou simplesmente um clima mais local (e menos turístico), a praia de Tamara é uma boa pedida.

Tamara Beach fica entre Bondi e Coogee, pequena (80 m de extensão) e acessível pela trilha que liga as duas praias.

  • Como é: pense numa praia-boutique. “Tama” é uma enseada minúscula, espremida entre penhascos rochosos e mansões. É a primeira parada da caminhada de Bondi para Coogee.
  • Cantinho do surf: Tamara Beach tem o apelido de “Glamarama” (junção de Glamour + Tamarama) pela beleza das pessoas e do lugar, mas não se engane: o surf aqui é coisa séria. As ondas são rápidas e quebram perto das pedras. Procurada por surfistas que não querem a multidão de Bondi.
  • Para o turista: é uma boa praia para uma foto durante a trilha. A correnteza é quase sempre forte e a praia pode ser fechada pelos salva-vidas (foi o que aconteceu quando estive lá). Se você é iniciante no surf, é melhor ficar só olhando da areia.

Resumo de Tamara Beach

Vibe: esportiva com glamour.
Melhor para: surf para experientes ou quem deseja tomar sol em uma praia mais vazia.
Não é bom para: quem apenas deseja cair no mar, pois é bem agitado.
Infraestrutura: mas simples que de outras praias.
Como chegar: ônibus 373 ou 374, saem direto do centro (CBD) ou de Circular Quay.
tamara beach melhores praias sydney | lets fly away
Tamara Beach em um dia de outono com sol.

4. Bronte Beach: piscina natural cênica

Outra praia que faz parte da trilha Bondi-Coogee e que vale demais visitar!

  • Como é: a próxima parada da trilha (depois de Tamarama). Bronte equilibra a beleza natural de Tamara com uma infraestrutura mais familiar, parecida com a de Coogee.
  • Local para surf: Bronte tem ondas fortes, atraindo surfistas locais. A corrente de retorno no canto sul da praia (perto da piscina) é tão famosa que tem até apelido: backpackers’ express (expresso dos mochileiros). O motivo no nome? Porque “carrega” os turistas desavisados para o fundo. Respeite a sinalização!
  • A piscina: a grande estrela aqui é a piscina de Bronte (Bronte Baths). É uma piscina natural de pedra (rock pool) gratuita e que rende ótimas fotos.
  • Bônus: Bronte Park, parque atrás da praia, é enorme, com sombras, playground e churrasqueiras públicas. Para curtir com a família.

Resumo de Bronte Beach

Vibe: esportiva.
Melhor para: surf para experientes ou para quem quer tomar uma banho em piscina natural.
Não é bom para: pessoas inexperientes no mar.
Infraestrutura: muito boa, vale o mergulho na rock pool.
Como chegar: ônibus 373 ou 374, saem direto do centro (CBD) ou de Circular Quay.

5. Manly Beach: a praia mais bonita e diferente

Esqueça a praia de Bondi por um segundo.

Se Bondi é animação, Manly Beach é zen. Foi a praia mais encantadora que conheci em Sydney! E diferente! Simplesmente me apaixonei.

A composição de areia, mar e pinheiros (sim, pinheiros) na orla é singular.

Localizada nas Praias do Norte (Northern Beaches), Manly Beach tem um clima pacífico e com um charme “pé na areia”.

O barco para Manly: só esse passeio já vale a visita!

Não se atreva a ir para Manly de ônibus ou carro! Acredite, a melhor forma de como chegar em Manly Beach é de ferry (barca) ou lancha.

  • De onde sai: os barcos (ferry ou lancha-táxi) saem do píer de Circular Quay. Eu fiz a travessia de lancha (que parava em alguns pontos da baía, podendo utilizar o serviço durante todo o dia), um pouco mais cara, porém mais rápida.
  • O passeio: a viagem de ferry boat de 30 minutos é um dos passeios de barco mais baratos e bonitos do mundo. Você terá vistas incríveis da Opera House e da Harbour Bridge. Se possível, volte de Manly ao pôr do sol. O visual é estonteante! Foi um dos momentos mais inesquescíveis da minha viagem, sentir o vento no rosto enquanto o céu mudava de cores com Sydney no horizonte.
  • Dica: vá na área externa, na frente do barco (na ida) e no fundo (na volta) para os melhores cliques. Segure o boné, porque venta!

O charme de Manly: The Corso e o surf way of life

Ao desembarcar no píer de Manly, caminhe para atravessar o The Corso, um calçadão delicioso, apenas para pedestres e cheio de lojas simpáticas.

O The Corso conecta o porto ao oceano. Com uma breve caminhada, chegamos na praia principal de Manly.

  • Praia: é uma faixa de areia longa, linda, com ondas constantes e adornada por pinheiros. Manly é um berço do surf australiano. É excelente para quem quer fazer aula.
  • Vibe: é uma praia mais familiar e mais esportiva (vôlei de praia, corredores).

Outra sugestão é você tomar um drinque no Felons, uma cervejaria com algumas casas na Austrália. Localizado no píer de Manly, é uma ótima pedida enquanto aguarda o barco. Gostei bastante do ambiente despojado.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Felons Brewing Co. Manly (@felonsmanly)

Resumo de Manly Beach

Vibe: charmosa, esportiva e relax.
Melhor para: passeio de barco (imperdível, em especial na volta ao pôr do sol). Aulas de surf.
Não é bom para: quem tem pouquíssimo tempo no roteiro. Quem busca o agito intenso e fama de Bondi.
Infraestrutura: perfeita. O "The Corso" e as ruas ao redor têm tudo.
Como chegar: barco - ferry Boat ou lancha, saindo da Circular Quay.
manly beach o que fazer sydney australia
A praia de Manly é linda e com um visual muito especial, com seus pinheiros na orla

6. Shelly Beach: aquário escondido de Manly

Complementando o passeio em Manly Beach, você deve visitar Shelly Beach! Faça um passeio 2 em 1 unindo essas duas praias.

O acesso para a praia de Shelly é por uma caminhada fácil e linda de 10 minutos (pela orla) a partir do canto sul da praia de Manly (lado direito).

A praia de Shelly é pequena, protegida e sem ondas (boa para stand-up e snorkel). A areia é grossa e com bastante conchas. Muito fofa, mas ainda que você não vá se jogar no mar, só a caminhada vale o passeio. Te garanto! Não me arrependi.

Shelly Beach faz parte da Reserva Aquática Cabbage Tree Bay. Na prática, isso significa que a pesca é proibida, o que faz com que a vida marinha seja rica, cheia de peixes coloridos.

A água é quase sempre clara e calma (zero ondas!). É, sem dúvida, o melhor e mais fácil ponto de snorkelling em Sydney.

A praia tem banheiros, duchas, churrasqueiras públicas no parque e o famoso restaurante The Boathouse Shelly Beach, para um drink com vista.

Resumo de Shelly Beach

Vibe: prainha paradisíaca, com águas transparentes. Total de relaxamento, zero agito.
Melhor para: snorkel, stand-up e quem viaja com crianças.
Não é bom para: quem tem pouquíssimo tempo no roteiro. Quem busca o agito intenso e fama de Bondi.
Infraestrutura: excelente, com banheiros e duchas. Bom restaurante, em especial o
The Boathouse Shelly Beach.
Como chegar: caminhada fácil (10 min). Siga o calçadão da praia principal de Manly a partir do canto sul (lado direito).
shelly beach sydney australia | lets fly away
Shelly Beach vista da trilha. Olha a tranquilidade.

7. Palm Beach: dia inteiro de praia

Se você tem pouco tempo em Sydney, sugiro focar nas praias do eixo Bondi-Manly. São as praias próximas de Sydney mais famosas.

Porém, se você tem mais de 5 dias no seu roteiro em Sydney e gosta de natureza e trilhas, considere colocar Palm Beach na sua programação.

Palmy, como e carinhosamente chamada, tem um lado mais “rico e selvagem”. É uma das praias perto de Sydney, localizada no extremo norte da cidade, que exige um passeio de um dia inteiro.

A praia de Palm é longa e exposta ao oceano, com bastante ondas. Por conta da sua extensão, mesmo em dias movimentados, não há aquela sensação de tumulto.

A praia de Palm Beach Austrália possui dois lados:

  • Ocean Side: onde fica a praia de surf, o clube de salva-vidas (com banheiros, vestiários e duchas) e o início da trilha do farol.
  • Pittwater Side: onde a água é calma (parece uma lagoa), tem o ancoradouro, aluguel de barcos e cafés.

Ao lado da praia, outro destaque é a trilha até o Farol de Barrenjoey (Barrenjoey Lighthouse). A subida é moderada, mas vale o esforço: a vista 360º lá de cima é linda! De um lado, o Ocean Side e, do outro, a baía calma de Pittwater.

Resumo de Palm Beach

Vibe: esportiva e gostosa para quem prefere curtir a infraestrutura da praia.
Melhor para: quem gosta surf e natureza, como a trilha do Farol de Barrenjoey.
Não é bom para: quem tem pouco tempo de viagem em Sydney.
Infraestrutura: vários restaurantes e café no Pittwater Side e clube de salva-vidas com infra.
Como chegar: ônibus L90 do centro da cidade (CBD) que leva entre 1h30 e 2h para chegar.

8. Dee Why Beach: piscina oceânica maravilhosa

Dee Why é uma das praias de região norte (Northern Beaches), localizada a uns 20 min de ônibus de Manly.

A praia de Dee Why em si é longa, com uma faixa de areia branca e ótimas ondas para o surf.

Aqui temos a Dee Why Rock Pool, uma das melhores piscinas oceânicas de Sydney. Uma piscina olímpica de 50 metros para quem quer nadar e uma outra piscina menor, mais rasa, boa para crianças ou para somente relaxar.

A piscina fica ao pé de um penhasco (chamado de Dee Why Headland) e, na maré alta, as ondas quebram sobre a borda. Olha que legal!

A orla de Dee Why (chamada The Strand) é um calçadão largo, plano, de frente para o mar, lotado de restaurantes. O ambiente é menos turístico que o das praias de Manly ou Bondi.

Resumo de Dee Why

Vibe: 100% local e menos turística.
Melhor para: nadar em piscina oceânica gratuita, surf e curtir restaurantes.
Não é bom para: quem tem pouco tempo (fica mais ao norte, depois de Manly Beach).
Infraestrutura: vários restaurantes no The Strand e clube de salva-vidas.
Como chegar: ônibus B-Line (linha B1) sai do centro da cidade (CBD) ou ônibus 199 que sai
do terminal de Manly.

9. Watsons Bay e Camp Cove Beach: a vista perfeita do pôr do sol e da skyline de Sydney

Watsons Bay é um passeio cheio de charme. Localizada na ponta da baía de Sydney (Sydney Harbour) e oferece algo que nem Bondi nem Manly podem: a vista perfeita da skyline da cidade.

O local é ótimo para assistir ao pôr do sol cair atrás da Opera House e da Harbour Bridge.

Quando fiz um passeio de barco pela baía, uma das paradas foi aqui no final do dia. Com o sol se pondo em um dia de céu azul perfeito, mudando as cores do céu magistralmente.

O que é Watsons Bay vs. Camp Cove Beach?

Pense em Watsons Bay como o destino e Camp Cove como a praia. Por isso que coloquei os dois juntos nessa lista de melhores praias de Sydney.

  • Watsons Bay: é onde os ferry boats (balsas) ou barcos atracam. É uma área com um parque com playgroud e área de piquenique (Robertson Park), restaurantes e um espírito de “vila de pescador rica”. Há também o enorme Sydney Harbour National Park.
  • Camp Cove Beach: uma caminhada de 5 minutos a partir do cais nos leva a esta praia protegida dentro da baía com águas calminhas e sem ondas (“piscininha”). A faixa de areia é cercada por mansões. É o lugar perfeito para boiar, relaxar ou fazer stand-up paddle. Muitas casas pé na areia compõem o cenário.

Fish and Chips no pôr do sol

Watsons Bay é sinônimo de fish and chips, o prato herdado da influência britânica (peixe empanado com batata frita). Um programa clássico é tomar uma cerveja gelada e beliscar esse prato no fim da tarde.

Onde fazer isso em Watson Bay?

  • O famoso: o Doyle’s on the Beach é um restaurante badalado e caro, com mesas na areia.
  • O alternativo: ao lado do restaurante, existe o Doyle’s on the Wharf, que é a versão takeaway (para levar). Obviamente, o mesmo prato, porém mais barato.
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Doyles on the Beach (@doylesonthebeach)

Resumo de Watsons Bay e Camp Cove Beach

Vibe: charmoso, "vila de luxo". Um passeio para apreciar a vista.
Melhor para: ver o pôr do sol atrás da Opera House ou nadar e stand-up em águas calmas em Camp Cove Beach.
Não é bom para: quem busca surf e o agito de praia oceânica.
Infraestrutura: banheiros públicos, vestiários e duchas disponíveis. Restaurantes e quiosques.
Como chegar: ferry boat ou barco saindo de Circular Quay, cerca de 20 minutos.

Bônus: Bondi to Coogee Walk (Coastal Walk)

É uma trilha costeira que liga as praias de Bondi e Coogee, sendo uma das mais populares trilhas de Sydney.

Com cerca de 6 km de extensão, o caminho oferece paisagens incríveis de penhascos, enseadas e outras praias menores no caminho.

A Bondi to Coogee Walk é bem pavimentada e fácil, com pequenas subidas e descidas em escadas ou ladeiras. Por isso, pode ser complicado em alguns trechos para pessoas com mobilidade reduzida.

Dica: leve sua câmera, porque o visual é matador.

Quando pesquisei para minha viagem, li que a trilha demorava cerca de 1 hora. Eu e meu marido demoramos umas 3 horas! rsrs Paramos em vários pontos para fotografar, admirar a paisagem e namorar.

Outro detalhe importante: a trilha pode ser feita nos dois sentidos. Ou seja, você pode começar na praia de Coogee e terminar em Bondi ou ao contrário. Todas as sugestões que pesquisei indicaram fazer o sentido Coogee-Bondi, para terminar com o visual da praia australiana mais famosa.

Isso faz todo sentido, não é?

Dicas práticas para aproveitar a Caminhada de Bondi a Coogee

  • Use: tênis, chapéu e protetor solar são essenciais.
  • Como fazer a trilha: você pode caminhar no sentido de Coogee Beach para Bondi Beach ou ao contrário, de Bondi Beach para Coogee Beach. Sugiro que faça o caminho Coogee x Bondi, para fechar o passeio com o visual mais bonito.
  • Não esqueça: leve água para se hidratar, pois há poucos lugares de venda de bebida ao longo do caminho.
mirante bondi beach Sydney australia lets fly away
Um dos mirantes da Coogee to Bondi Walk

Melhor época para visitar as melhores praias de Sydney

Se a ideia é aproveitar o que as melhores praias de Sydney têm de melhor, saber quando visitá-las faz toda a diferença.

Sydney tem um clima bem característico para cada estação. Isso impacta diretamente na sua experiência na praia.

Aqui vai um resumo prático para você escolher o momento ideal para visitar as praias de Sydney, que também pode ser útil para organizar sua viagem para Sydney:

Estação do anoMesesTemperaturaComo é
verãodezembro a fevereiroentre 22 e 28°CCalor. Período cheio e caro. Também pode chover mais, com pancadas rápidas.
outonomarço a maioentre 12 a 25°CMelhor época. Sol na medida certa, pouca umidade e menos turistas.
invernojunho a agostoentre 8 e 18°CNão é indicado para banhos de mar. Praias vazias. Tarifas de hospedagem mais baixas.
primaverasetembro a novembroentre de 14 a 24°CMelhor época. Sol na medida certa, pouca umidade e menos turistas.

Como chegar e se locomover nas praias de Sydney: manual de bordo!

Agora que sabemos quais as melhores praias de Sydney e qual a época para conhecê-las, chegou a hora de entender como chegar até elas.

O transporte público em Sydney funciona muito bem. A regra número um é: esqueça o automóvel.

Escrevi um artigo explicando como usar cada meio de transporte em Sydney. Sugiro a leitura para se aprofundar! Abaixo faço um breve resumo.

Carro: esqueça essa ideia!

Alugar carro para ficar zanzando pelas praias de Sydney é furada. O estacionamento em locais como Bondi ou Manly é bastante caro.

Você também gastará um precioso tempo de praia se estressando procurando vaga. Acredite, não vale a pena. Use o transporte público. Foi o que eu fiz!

Opal Card: o”Bilhete Único” de Sydney

Esqueça dinheiro trocado. O Opal Card é o seu passaporte para quase tudo: ônibus, trem, light rail (VLT ou bonde) e os ferries (balsas).

  • Onde comprar: em qualquer loja de conveniência ou estação de trem.
  • Como funciona: você carrega o Opal Card com crédito. O segredo é sempre dar tap on (encostar no validador ao entrar) e tap off (encostar ao sair), porque a tarifa é calculada conforme a distância percorrida. Se você esquecer o tap off pagará a tarifa máxima da rota. Cuidado!
  • Dica: o custo das viagens tem um teto diário (daily cap) e semanal (weekly cap). Ou seja, a partir de um certo valor gasto, você “viaja de graça” o resto do dia ou da semana.

Atualmente você também pode usar seu cartão de crédito ou débito internacional por aproximação (contactless) direto nas catracas. As tarifas são as mesmas do Opal Card. Com isso, você não precisa comprar o Opal.

Ônibus: para Bondi e as Eastern Suburbs

Para as praias mais famosas do leste, chamadas Eastern Suburbs (como Bondi, Bronte e Coogee), o ônibus é o meio de transporte mais indicado. Não há metrô/trem direto que deixe na areia.

  • Rota para Bondi Beach: o ônibus mais famoso é o 333 (o “Bondi Bus”) Ele é expresso, azul, e sai de Circular Quay, passando pelo centro da cidade (CBD). É fácil e rápido.
  • Rota para Coogee (e a trilha): use os ônibus 373 e 374 que também saem do CBD.

Ferry Boat: o passeio mais bonito (e prático!)

Essa é a parte divertida. Ir para algumas praias de ferry boat (balsa) ou lancha não é só transporte. É uma atração turística.

  • Rota para Manly: ir de barco para Manly é obrigatório.
    • De onde sai: do terminal de Circular Quay.
    • Quanto tempo: cerca de 30 minutos (no ferry público tradicional).
    • A experiência: a vista da Opera House e da Harbour Bridge que você tem do ferry é des-lum-bran-te. Vá na área externa para as melhores fotos. Prepare-se
  • Rota para Watsons Bay: o ferry também sai de Circular Quay e é bem mais rápido e cênico que o ônibus.
por do sol passeio barco baia sydney lets fly away
Um pouco do pôr do sol no passeio de barco em Sydney

Dicas de Segurança: é seguro nadar nas principais praias de Sydney?

Para finalizar, falamos sobre essas praias australianas maravilhosas, como é bom nadar ou surfar. Contudo, você deve estar se perguntando: é seguro nadar nas praias de Sydney?

A resposta curta é: sim, desde que, claro, você adote cuidados de segurança básicos como em qualquer praia.

Regra número 1: obedeça os salva-vidas e as bandeiras

Em toda praia principal (como Bondi, Manly, Coogee), você verá duas bandeiras vermelhas fincadas na areia. O que elas significam? Que entre elas é a área segura para nadar. Simples assim.

Por que é a área segura? Esta é a faixa onde os surf life savers (os salva-vidas de uniforme vermelho e amarelo) estão vigiando e identificaram como o local com menos correntes de retorno.

Se você nadar ou surfar fora dessa zona não será multado ou punido, mas estará 100% por sua conta e risco. Os salva-vidas vão apitar e gesticular para você voltar.

Tem tubarões em Sydney?

Sim, existem tubarões. Contudo, a chance de ver um tubarão em uma praia urbana e patrulhada de Sydney é baixíssima. A chance de um ataque de tubarão é menor ainda.

Existe um sistema de monitoramento e as praias mais populares, incluindo Bondi e Manly, possuem redes de proteção submersas (shark nets), que ajudam a manter os tubarões maiores afastados.

De qualquer forma: evite nadar ao amanhecer ou ao entardecer (horários de caça dos tubarões); não nade sozinho, fora da área das bandeiras dos salva-vidas e nem em praias desertas.

Tem as temidas águas-vivas australianas ?

Outro medo comum. As águas-vivas mortais (como a box jellyfish) não existem nas águas de Sydney. Elas são encontradas no norte tropical da Austrália (perto da Grande Barreira de Corais).

O que você pode encontrar é a bluebottle (a nossa caravela-portuguesa). A queimadura dói, arde por uns 20 minutos, mas não é perigosa.

Projeto [8on8]

Esse artigo faz parte do projeto [8on8], quando no dia 8 blogueiros de viagem escrevem sobre um tema usando 8 fotos. O tema desse mês é “água”.

Veja os artigos dos demais sites participantes:

Conclusão: curtiu as principais praias de Sydney?

Ufa! Deu pra perceber que Sydney tem muito mais praia do que tempo de viagem, né?

Sydney não é sobre ir a todas as praias. É sobre escolher a praia que tem o seu estilo e cabe no seu roteiro.

Agora a bola está com você! Conta aqui nos comentários: qual dessas praias entrou direto para o topo da sua lista?

Se você já foi e tem uma dica ou uma praia que não apareceu aqui, compartilhe! A sua dica pode ser útil para o roteiro de outro viajante.

Leia Mais

Perguntas Frequentes

Bondi Beach ou Manly Beach: qual a melhor?

Depende. Se você quer agito, ver gente e a piscina famosa (Icebergs), vá para Bondi. Se você quer um passeio cênico de ferry, um clima de “cidade de praia” e águas mais calmas (em Shelly Beach), vá para Manly.

É perigoso nadar por causa dos tubarões nas praias de Sydney?

Ataques são extremamente raros em praias patrulhadas. O risco é quase nulo se você seguir a regra de sempre nadar entre as bandeiras vermelhas. A maioria das praias principais também tem redes e monitoramento. O perigo real são as correntes de retorno (rips), não os tubarões.

Preciso pagar para entrar nas praias ou nas piscinas oceânicas (rock pools)?

Todas as praias de Sydney têm entrada 100% gratuita. Já as piscinas oceânicas podem ser pagas ou grátis. A piscina oceânica Bondi Icebergs que cobra uma pequena taxa de entrada por ser um clube.

Posso fazer churrasco (BBQ) ou beber álcool na praia em Sydney?

Churrasco (BBQ) sim. Muitas praias (como Coogee e Bronte) têm churrasqueiras elétricas públicas e gratuitas nos parques. Já beber álcool (cerveja, vinho) é, na maioria das vezes, proibido na areia das praias. Sugiro evitar para não levar uma multa.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Este Post ainda não tem comentários.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *