[atualizado março/21] O projeto [8on8] desse mês tem como tema “cidades grandes”, então escolhi falar sobre o que fazer em Washington DC. Afinal, é a capital dos EUA! Uma boa definição de cidade grande, não é?
Para quem não conhece, o [8on8] é um projeto em que blogueiros de viagem falam sobre um tema todo dia 8 com 8 fotos. Vamos lá?
Bate-volta para Washington?
Antes de mais nada, Washington, como disse, é a capital dos EUA. Uma cidade que me surpreendeu muito pela beleza das suas construções e pelos seus maravilhosos museus.
É uma cidade que fica meio de lado nos planos dos brasileiros, mas se você tiver um tempinho é perfeita para uma esticadinha em uma viagem para Nova York. Aproveite e confira o nosso roteiro de viagem pelos filmes de Nova York!
Vários blogs e guias indicam que é possível fazer um bate-volta a partir de Nova York.
Sim, é verdade.
Porém, será corrido e há tanta coisa bacana para se fazer em Washington que você ficará com gostinho de “quero mais”. Pense com carinho em ficar pelo menos 2 dias por lá.
Uma sugestão muito legal é fazer um bate-volta até a Filadélfia. Eu gostei bastante. Veja aqui o meu roteiro de viagem de 1 dia na Filadélfia.
Como se locomover em Washington
Confira aqui as minhas dicas de como usar transporte público em Washington DC. Para economizar na sua viagem!
O que fazer em Washington DC
Casa Branca
Inegável que um dos pontos turísticos de Washington DC é conhecer a sede de governo mais famosa do mundo (e a mais destruída em filmes kkk). Que tal dar um thauzinho para o presidente?
Não podemos nos aproximar muito, porque fortemente protegida. Mas é possível tirar algumas fotos pela grade.
Uma visita guiada pelo seu interior só é possível para americanos. Para estrangeiros é algo tão complicado que na prática é inviável (no nosso caso, fazer um pedido para a Embaixada brasileira nos EUA e…. cair na burocracia governamental).
Há um Centro de Visitantes aberto ao público em geral, com uma breve exposição sobre a residência e sua história.
- endereço: 1600 Pennsylvania Avenue.
- horário: diariamente, 24hs. O Centro de Visitantes das 7h30 às 16h.
- valor: grátis.
Capitólio
Outro prédio icônico de Washington é o Capitólio (Capitol), onde funciona o Congresso dos EUA. Na ala sul fica a Câmara dos Deputados e na ala norte o Senado. Na frente do edifício, na sua varanda, é onde ocorre a posse dos presidentes dos EUA.
O Capitólio fica na ponta inicial da National Mall, na outra ponta da looonga avenida fica o Memorial de Lincoln.
É possível fazer uma visita guiada gratuita pelo seu interior, só é preciso agendar previamente no site do Capitólio. Veja aqui como foi o meu passeio pelo Congresso Americano. Achei super interessante.
O único detalhe é que a visita é somente com guia em inglês, ok?
Terminado o tour, você pode ir para a House Gallery, onde está a sala de sessões do Congresso. Aqui não precisa fazer agendamento, é só solicitar o acesso apresentando passaporte.
Eu fiz esse passeio, o grupo senta na plateia e um guia explica um pouco dos procedimentos. Não é permitido tirar fotos.
Complemente a visita indo da Biblioteca do Congresso (Library Congress), percorrendo o túnel subterrâneo que liga os dois prédios. Mais uma vez, um tour guiado gratuito (não é ótimo passear de graça?).
- endereço: a entrada para os visitantes fica no embaixo da esquina da First Street com East Capitol Street.
- horário: de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 16h30.
- valor: grátis.
- site: visitthecapitol.gov/
Memorial de Lincoln
O Lincoln Memorial é um dos monumentos mais conhecidos de Washington. Construído em homenagem ao Presidente Abraham Lincoln, o admirado 16º presidente norte-americano que colocou fim à Guerra de Secessão.
O monumento é lindo, com uma arquitetura inspirada no estilo clássico greco-romano, onde há uma enorme estátua de Lincoln sentado em uma cadeira (quase 6m de altura) cercado por 36 colunas.
Nas paredes há trechos de dois dos mais famosos discursos do falecido presidente.
É uma atração bem cheia! Mas sem filas, o local é amplo. Mas tenha paciência para tirar fotos.
O Memorial de Lincoln foi cenário de momentos-chave da história dos EUA, como o famoso discurso “I have a dream” de Martin Luther King. Em homenagem a frase está gravada no chão, no local onde ele discursou.
- endereço: 2 Lincoln Memorial Cir NW
- horário: diariamente, 24hs.
- valor: grátis
- site: nps.gov/linc/
Monumento de Washington
O Washington Monument é aquele obelisco famoso, que todos já vimos em algum filme. Fica na National Mall no meio do caminho entre o Capitólio e o Lincoln Memorial.
O monumento, todo de mármore branco, tem 169m de altura, construído em homenagem ao primeiro presidente norte-americano, George Washington.
Pode-se visitar por dentro e subir até o seu topo, de onde há uma vista incrível da cidade! Para isso basta agendar gratuitamente pela internet, caso contrário é preciso enfrentar longas filas para retirar o ingresso para o próprio dia.
Quando estive por lá, o elevador para o mirante estava em reforma e, por isso, o monumento estava fechado. A previsão de conclusão é em 2019. Se conseguir visitar, depois me conte lá nos comentários como foi!
Em frente, separando o Washington Monument e o Lincoln Memorial, está a Reflecting Pool. O espelho d’água que compõe o cenário.
- endereço: 2 15th St NW, Washington
- site: nps.gov/wamo
Memorial da Guerra do Vietnã
O Vietnam Veterans Memorial é um dos muitos memoriais da cidade em homenagem a soldados mortos em combate. Escolhi esse para visitar por ser um dos mais famosos.
O grande destaque do memorial é o enorme muro de mármore negro, de mais de 75m de cumprimento, com o nome dos falecidos e desaparecidos no conflito. Em frente, há a estátua de soldados caminhando em posição de combate, bem impactante.
Senti uma tristeza muito grande ao ver todos aqueles nomes gravados na parede, tantas vidas perdidas em um conflito estúpido.
O memorial fica bem pertinho do Lincoln Memorial, do lado esquerdo de quem sai. Então, perfeito combiná-los.
- endereço: esquina da 22nd St. com Constitution Ave. NW.
- horário: diariamente, 24hs.
- valor: grátis.
- site: nps.gov/vive/
Lago Tidal Basin
Um belo lago onde a seu redor encontramos diversos monumentos muito interessantes, como o de Martin Luther King, da II Guerra Mundial entre outros.
Gostei bastante de caminhar ao seu redor (apesar do forte calor do verão). Cheio de árvores, florido. Adoro esse tipo de passeio.
Leia aqui um roteiro pelo Lago Tidal Basin e seus monumentos.
Museus
Uma das cidades com museus mais incríveis do mundo!!!! Melhor, muitos de graça! Só em Londres, com seus museus maravilhosos, passei pela experiência de tantas incríveis atrações para visitar de graça.
A lista de museus gratuitos é extensa.
Museus mais famosos:
- Museu Nacional do Ar e Espaço (National Air and Space Museum), um dos mais populares da cidade. Dedicado à ciência, exploração do espaço. Só fique atento para tentar achar menção a Santos Dumont (não é fácil… triste rivalidade).
- Museu Nacional de História Natural (National Museum of Natural History). Fundado em 1910, conta com um acervo de mais de 127 milhões de itens de fauna, flora, geologia e muito mais.
- Galeria Nacional de Arte (National Gallery of Art). O museu é dedicado à pintura e a esculturas, com um belo e enorme acervo. Para facilitar sua visita, pegue o mapa e faça o circuito dos highlights (destaques) da coleção.
- Jardim Nacional das Esculturas (National Gallery of Art Sculpture Garden). Anexo ao National Gallery, um jardim super agradável com várias esculturas de arte moderna espalhadas.
- Museu Nacional de História Americana (National Museum of American History), que reune itens que recontam a história do país.
- Museu Nacional do Holocausto (Holocaust Memorial Museum), dedicado ao holocausto e outras tragédias humanitárias. O ingresso é gratuito, mas precisa ser reservado previamente pelo site.
- Museu Nacional da História e Cultural Afro-Americana (National Museum of African American History and Culture), um dos mais novos museus de Washington em um prédio moderno e belíssimo. É preciso reservar ingresso pelo site, apesar de gratuito.
- Museu Nacional de Arte Africana (National Museum of African Art). Dedicado à arte africana.
Veja aqui todos os detalhes sobre os museus de graça em Washington.
Museus pagos e que valem uma visita:
- National Geographic Museum, com exposições lindas da NatGeo.
Georgetown
Um dos passeio que mais gostei de fazer. O agradável bairro histórico, com suas construções antigas cheias de charme.
Aqui está localizada a prestigiosa universidade com mesmo nome. O acesso ao campus é livre. Fiquei maravilhada com os prédios históricos e o lindo jardim da Georgetown. Ah! Deve ser maravilhoso estudar em um lugar como esse.
Foi uma delícia caminhar e explorar o bairro. Há também restaurantes super simpáticos, uma boa opção para uma refeição.
Bônus: outras atrações de Washington
Cemitério de Arlington: um pouquinho afastado do coração das atrações da cidade, o cemitério é o lugar de descanso de americanos que morreram a serviço ou pelos EUA (como vítimas do 11/9, por exemplo). Não sou fã de visitar cemitérios, mas esse local faz parte de muitos roteiros de Washington.
Suprema Corte: fica ao lado do Capitólio. É um prédio muito interessante. Vale ao menos uma fotinho.
Great Fall Park: um parque nos arredores da cidade, perfeito para curtir a Natureza se tiver algum tempinho extra no roteiro de viagem em Washington.
Dupont Circle: bairro próximo a Georgetown, onde ficam belas construções e as embaixadas na Embassy Row.
Chinatown: o bairro chinês (evidente, né?). Uma região cheia de restaurantes e lojas, bem legal de conhecer.
Union Station: uma das maiores estações de trem dos EUA, pertinho de Chinatown.
Jardim Botânico: o United States Botanic Garden fica ao lado do Capitólio. É pequeno, basicamente um jardim externo e uma estufa, mas as plantas e flores são lindas! São espécies de vários lugares do mundo.
Outros posts da blogagem coletiva do [8on8]
Confira os outros posts dos blogs participantes do [8on8] desse mês:
- Começando, temos o blog Mulher Casada Viaja que escreveu um roteiro na Europa por 8 capitais, para quem quer viajar pela primeira vez pelo continente e conhecer vários países;
- O blog Turistando.in fez uma interessante lista de 8 cidades estrangeiras para conhecer em tempo de crise. Com dólar nas alturas é uma excelente dica;
- Já o blog Viajando em 3..2..1 trouxe a dicas de o que fazer em Munique, uma das mais importantes cidades na Alemanha; e
- Fechando temos o blog Quarto de Viagem que fez um top 8 cidades grandes pelo mundo.
Conclusão
Viu quanta coisa bacana para fazer em Washington?
Salve o nosso pin no seu Pinterest para lembrar do blog 🙂
Espero que tenha gostado da nossas dicas de o que fazer em Washington! Deixe seus comentários.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
oi Lulu… minha irmã esteve recentemente em Washington e voltou tão encantada quanto você. Há mesmo muito o que fazer na capital americana né?! Não dá para subestimar. Palavrinhas mágicas?! Museus de graça! Me ganhou facilmente!
Washington Monument só me lembra o maravilhoso Forrest Gump! 🙂
Oi! Washington é realmente encantadora. Me surpreendeu! bjs
Oi Lù
Eu imagino que tudo ali seja grandioso e muito branco.. a ponto de ofuscar a visao!
rsrsrs
E eu nunca faria um bate e volta de NY atè W.dc…. Nao gosto de fazer nada correndo e pela quantidade de atraçoes que voce inseriu, acho que 3 dias pode até ser pouco (pelo meu ritmo slow motion – hahahahaha)
Oi Ju, também não me agrada um bate-volta e os 3 dias que fiquei lá foram pouco, sim. bjs
Que interessante.. e com belas imagens como essas dá mesmo vontade de visitar a cidade! Os EUA não estão na minha lista prioritária, mas agora vou reconsiderar isso.
Oi Michele!
Que bom que gostou do post. bjs
Não faltou atributos para me convencer a conhecer na próxima visita aos Estados Unidos. Parabéns pelo post completíssimo.
Olá! Que bom que você curtiu! bjs
Nossa, ontem mesmo eu estava pensando em alguma cidade dos EUA meio fora do óbvio (NY, SFO, LAX) para incluir na minha volta ao mundo e estava pensando justamente em Washington. Já está nos favoritos.
Que legal esse timing! bjs