Onde comer em Bogotá é uma escolha bem difícil. A gastronomia da Colômbia é uma das melhores da América do Sul. Muito saborosa e com diversa opções, é bem difícil escolher entre tantas coisas gostosas. Foi uma boa surpresa para mim enquanto fazia o meu roteiro em Bogotá!
Pratos típicos da Colômbia
Em Bogotá encontramos alguns pratos beeeem diferentes para nós. Os mais populares são os seguintes:
- Ajiaco: um canja de frango um pouco diferente, pois leva frango, três tipos de batata (criolla, pastusa e sabanera), espiga de milho e guascas (uma erva local). Acompanha arroz branco e abacate;
- Obleas: biscoitos redondos de massa bem fina, parece uma hóstia grande, recheados com vários sabores, o mais comum é arequipe (doce de leite);
- Arepa: uma torta milho que faz parte de todo café da manhã, almoço e jantar colombiano. Pode ser assada, cozida ou frita, para comer com geléia ou recheio salgado;
- Fritanga: fritada que leva diferentes carnes e embutidos, batata, plátano maduro (banana) e arepa;
- Chicha: uma bebida alcóolica de origem indígena feita com a fermentação do milho. De produção artesanal, pois não é autorizada a produção comercial em grande escala pelo governo;
- Patacones: são pratos feitos plátanos, uma espécie de banana da terra. São como uma pizza arredondada, colocando-e o recheio por cima;
- Limonada: variações de limonada, com coco (suco de coco com limão), cerezada (suco de cereja e limão) e yerbabuena (menta e limão); e
- Tamal: pamonha salgada, misturada com algum tipo de carne, feijão e temperos, envolta em folhas de bananeira, amarrada e cozida no vapor.
Veja também:
Onde comer em Bogotá
Bogotá possui algumas áreas com a gastronomia como ponto forte. Confira locais onde comer em Bogotá:
- Parque la 93: restaurantes ao redor em uma agradável praça localizada entre as Calles 93A-93B e Carreras 11-13, no bairro de Chicó. O foco é um público jovem e refeições sem gastar muito;
- Usaquén: aqui estão três importantes centros de compras (Hacienda Santa Barbara, Unicentro e Santa Ana). Os restaurantes estão concentrados entre as Calles 114-120 e Carreras 5 e 6A;
- Zona Gourmet (Zona G): entre as Calles 67-72 e Carreras 4-7, onde estão os melhores e mais caros restaurantes de Bogotá;
- Zona Rosa (ou Zona T): uma boa gastronomia, apesar do foco ser a agitação e boates (locais para “rumbar”);
- La Macarena (Zona M): área gastronômica perto do Museo Nacional e Plaza de Toros, entre as Calles 25A-30 e Carreras 1-5. Local alternativo e boêmio e muito bacana.
- La Candelaria (Zona C): o centro histórico de Bogotá possui entre Calles 7-12 e Carreras 3E-7 uma área com restaurantes simples e famosos pela boa gastronomia colombiana.
Se quiser comer uma comida típica colombiana, conheça o La Puerta Falsa ou algum restaurante próximo da Catedral de Bogotá. Lá encontrará tamale, ajiaco e o chocolate quente com queijo. Sim, essa mistura é bem estranha e tradicional. Infelizmente não tive a oportunidade de experimentar, mas a Juliana do Eu Ando Pelo Mundo foi lá e escreveu sobre a sua experiência nesse famoso e tradicionalíssimo restaurante.
Se gosta de café, vá a um Juan Valedez. É a Starbucks colombiana, tem em todo lugar. A diferença é a qualidade do café. Não posso atestar isso porque… não tomo café! rsrs
A Crepes & Waffles foi uma boa surpresa. São várias lojas pela cidade. Uma delícia opção para uma refeição rápida. Além dos óbvios crepes e waffles há também saladas e sanduíches.
Barraquinhas por toda a cidade ou supermercados são opção para se comer obleas. As industrializadas não são tão gostosas como as da rua, bem fresquinhas.
Por fim, o restaurante mais famoso de Bogotá, o Andre Carne de Res. São dois restaurantes, eu fui na filial na zona rosa da cidade. É um local muito diferente, quatro andares cada um com um tema (inferno, terra, purgatório e céu). A decoração de cada andar reflete a temática, em criativo. O restaurante é super animado, com música boa e comida colombiana melhor ainda. Só prepare o bolso, pois é mais caro que a média local.
Outras dicas de onde comer em Bogotá
O pessoal do Viajar, Ver e Viver também tem várias dicas sobre bons restaurantes em Bogotá.
A Carla do Dear World também escreveu um ótimo post com dicas gastronômicas de Bogotá, vários restaurantes super interessantes.
A Cynara do Cantinho de Ná tem a dica de 5 endereços gastronômicos em Bogotá onde ela gostaria de voltar.
Onde ficar em Bogotá
Aproveite e confira também as dicas de onde se hospedar em Bogotá.
Curtiu as dicas sobre onde comer em Bogotá? Que saber mais dicas sobre viajar para Colômbia? Deixe a sua nos comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Que bacana. É ótimo já ter um roteiro gastronômico quando vamos para algum lugar. Esses com certeza são lugares que iria em uma visita à Bogotá.
Obrigado por compartilhar.
Oi Diogo, fico feliz que gostou! bjs
Uma culinária bem diferente e curiosa, mas adoraria provar pois sempre procuramos conhecer os pratos locais. Boas dicas!
Oi Fabíola, legal que curtiu. Vale a pena provar a culinária colombiana. bjs
guia completíssimo de Bogotá, adorei a comida e quero muito voltar à cidade. Abraços
Obrigada pelos elogios Flávia! bjs
Que post legal! Achei super interessante as misturas dos sucos! Você provou? Gostou? O meu marido é viciado em café e ama o café Juan Valdez! 🙂
Ana, os sucos são bem interessantes. Infelizmente não tenho como opinar sobre o café, poque eu não tomo rsrs
Hum, delícia de post, literalmente, hhehehe. Fiquei com muita vontade de provar o Obleas e o Arepa, hum, parece delicioso. Eu gostei muito do artigo com informações de lugares legais para comer. Parabéns!
Foi uma delícia escrever, com a participação de outros blogueiros. bjs