Os lindos parques de Londres espalhados pela cidade são uma atração à parte. Há muitas áreas verdes em Londres, sendo um respiro para a correria da metrópole.
Por que passear pelos parques de Londres?
Um dos meus programas favoritos é Londres é passear pelos seus parques.
Se for um belo dia, aproveite para relaxar e fazer um piquenique. Ou apenas sente nos gramados para o almoço rápido comprado em um food truck ou barraquinha, fazendo uma pausa entre os passeios.
Tudo tipicamente londrino!
Fazer um caminho entre um ponto turístico e outros que passe por alguns dos parques de Londres transmite uma tranquilidade! Tente fazer isso no seu roteiro em Londres.
Deitar nos gramados para tomar sol como os londrinos pode parecer meio estranho para nós brasileiros. Ainda mais que qualquer solzinho já é razão para isso.
Lembro de estar de calça e manga comprida e ver gente super à vontade tomando sol, tipo quase tirando a roupa! rsrs O referencial de calor nosso e deles é bem diferente….
Outro ponto bacana é que todos esses parques são de graça! Uma ótima pedida para economizar e colocar na lista de o que fazer de graça em Londres. Bom, não é?
Os parques reais de Londres
Dos vários lindos parques de Londres, temos aqueles conhecidos como Parques Reais.
São os parques cujas áreas no passado eram propriedades da monarquia, exclusivos para recreação da família real. Com o passar dos anos o acesso foi sendo gradualmente permitido ao público, sendo hoje irrestrito.
Os Parques Reais de Londres são oito:
- Bushy Park
- Green Park
- Greenwich Park
- Hyde Park
- Kensington Gardens
- Regent’s Park
- Richmond Park
- St Jame’s Park
Os parques Bushy Park, Greenwich Park e Richmond Park estão localizados no subúrbio de Londres e os demais estão na área mais central.
Agora, bom ressaltar que as áreas verdes londrinas não se resumem aos Parques Reais de Londres, ok? Há também outras áreas verdes na cidade.
Meus parques preferidos
Uma listinha dos parques em Londres mais bacanas na minha humilde opinião.
Hyde Park
O parque mais famoso da cidade (só isso é motivo para visitar), com um belo lago, jardins e vários monumentos espalhados por ele. O mais famoso é aquele em homenagem à Princesa Diana, o Princess Diana Memorial Fountain.
Foi criado pelo rei Henrique VIII (o rei que tinha o hábito de se divorciar ou decapitar esposas) para ser usada como área de caça. Em 1637, o Hyde Park foi aberto ao público em geral.
Já foi cenário de grandes shows como do Queen e Rolling Stones.
Aos domingos pessoas fazem discursos dos mais variados assuntos no Speaker’s Corner, que fica na parte nordeste do parque, próximo da Oxford Street e do Marble Arch.
Outro ponto muito interessante do Hyde Park é o Rose Garden, um jardim que, apesar do nome, não é apenas de rosas.
Para quem gosta de pedalinho (eu! eu!), no lago é possível dar uma voltinha. Há também aluguel de caiaque e barco a remo.
- horário: diariamente, de 5h até meia-noite
- como chegar: metrô, estações Lancaster Gate e Marble Arch (Central Line), Hyde Park Corner e Knightsbridge (Piccadilly Line)
- site: royalparks.org.uk/parks/hyde-park
Kensington Gardens
O Kensington Gardens é uma continuação do Hyde Park, ambos separados pelo lago Serpentine e sua ponte, a Serpentine Bridge. De fato, sua área originalmente fazia parte do Hyde Park até o ano de 1728.
Aqui está localizado o Palácio de Kensington, residência do Príncipe William e da Kate. Há um lago com cisnes e patos, bem como jardins (o Jardim Italiano é liiiindo) e monumentos.
A imponente estátua da rainha Vitória, cuja história é muito ligada ao palácio, é dos monumentos mais marcantes.
Outro monumento que gostei bastante foi a estátua do Peter Pan, porque o autor J. M. Barrie se inspirou no parque ao escrever a primeira história de Peter Pan.
Esse é um dos meus passeios favoritos em Londres. Adoro esse parque e visitar o seu palácio.
- horário: diariamente, de 6h às 20h
- como chegar: metrô, estações Lancaster Gate e Queensway (Central Line), Bayswater (District Line), High Street Kensington (Circle Line e District Line) e Notting Hill Gate (Central Line, Circle Line e District Line)
- site: royalparks.org.uk/parks/kensington-gardens
Regent’s Park
O Regent’s Park é um dos parques reais de Londres e tem uma linda vista da cidade na Primrose Hill.
Aqui está localizado o London Zoo, um ótimo passeio para crianças.
No parque encontramos o jardim Queen Mary’s, o famosos roseiral da Inglaterra. Se estiver em junho pela cidade é a época perfeita para visitar. Quando visitei não havia rosas, mesmo assim gostei bastante do passeio por esse parque de Londres.
- horário: diariamente, de 5h às 16h30
- como chegar: metrô, estações Regent’s Park (Bakerloo Line), Great Portland Street (Circle Line, Hammersmith Line e Metropolitan Line), Camden Town e Mornington Crescent (Northern Line) e St John’s Wood (Jubilee Line)
- site: royalparks.org.uk/parks/the-regents-park
Green Park
O Green Park está ao lado do Palácio de Buckingham, é um pequeno parque, mas bem charmosinho.
Diz a lenda que no século XVII a esposa do rei Charles II viu uma mulher colhendo flores do parque. Ela então decidiu que o parque jamais poderia ter flores. O que permanece até hoje.
Apesar de não ter flores, o colorido das árvores é bem interessante. No outono, com a folhas com aquele marrom-dourado dá ótimas fotos.
É puro verde, com cadeiras para alugar para se apreciar o sol e relaxar. É uma opção de caminho para visitar o palácio e assistir a troca da guarda da rainha.
- horário: diariamente, de 5h até meia-noite
- como chegar: metrô, estações Green Park (Piccadilly Line, Victoria Line e Jubilee Line) e Hyde Park Corner (Piccadilly Line)
- site: royalparks.org.uk/parks/green-park
St Jame’s Park
O St. Jame’s Park é o parque mais antigo de Londres, inaugurado em 1603.
Esse parque está cercado pelo Palácio de Buckingham, St Jame’s Palace e o Parlamento. Ou seja, se você for ao palácio e não atravessar o Green Park, poderá fazer um caminho por aqui.
Seus moradores mais famosos são patos e pelicanos, bastante simpáticos com os visitantes. Além do lago onde ficam seus nobres moradores, o canteiro de flores em frente ao palácio é um dos meus pontos preferidos no parque.
Do parque St Jame’s é possível avistar o Big Ben e a London Eye.
- horário: diariamente, de 5h até meia-noite.
- como chegar: metrôs, estações St Jame’s Park (District Line e Circle Line), Charing Cross (Northern Line e Barkerloo Line), Westminster (Jubilee Line, District Line e Circle Line), Green Park (Piccadilly Line, Victoria Line e Jubilee Line) e Victoria (Victoria Line, District Line e Circle Line)
- site: royalparks.org.uk/parks/st-jamess-park
Conclusão: uma pausa para a Natureza
Mesmo em um das maiores metrópoles do mundo é possível ter contato com a Natureza. Isso é algo que gosto muito em uma viagem.
Conhecer os parques de Londres é uma experiência agradável e faz a caminhada pela cidade ser mais agradável e relaxante.
Confira o meu guia de dicas de viagem da Inglaterra, com outras informações sobre Londres. Tudo o que publiquei sobre a cidade aqui no blog.
Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest!
Espero que curta o passeio bucólico. Depois conte como foi sua experiência e deixe dicas de como aproveitar os parques de Londres.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Lulu, adorei esse post sobre os Parques de Londres. Essa era um das minhas viagens canceladas ano passado em função da pandemia. Ainda não conheço a cidade, mas já amo. Adoro esse contato com o verde.
Salve para usar no futuro essas dicas 🙂 bjs
Nossa, que delícia! A gente sempre vê a cidade pintada de maneira monocromática. Muito bom conhecer esses belos parques para colorir Londres! 😍
Londres tem muito verde que lhe colori. bjs
Obrigada por compartilhar seus preferidos dos parques de Londres, são muitos e as vezes não dá tempo de ver todos, vou focar nos seus preferidos.
beijos
Obrigada! bjs