Receba matérias por email!

Realeza no Palácio de Kensington

Home  »  EuropaInglaterraLondres   »   Realeza no Palácio de Kensington

O Palácio de Kensington (Kensington Palace) e seus jardins (Kensington Gardens) foi um dos locais que mais gostei de visitar em Londres. Nos últimos dias tenho tido saudades da viagem para lá, em companhia de amigas muito queridas, e revendo as fotos e o blog percebi que não escrevi um post sobre lá. Como assim?!

Pois é… vai entender!

Esse é um passeio que não costuma fazer parte do roteiro de atrações em Londres. Vi poucos brasileiros por lá. Eu mesma só conheci esse palácio na minha segunda viagem para a capital inglesa.

Londres é incrível e tem tantas coisas para conhecer… Tanto que escrevi três posts só sobre isso: roteiro de atrações de graça e de atrações pagas – parte 1 e parte 2! Mas recomendo que arranje um tempinho e vá. Não cometa o meu erro. rsrs

Então, com um certo atraso, vamos lá.

Um pouco da história do Palácio de Kensington

portão com emblemas dourados do palacio de kensington em londres
O imponente portão do palácio.

O palácio é utilizado pela Família Real Britânica desde o século XVII, sendo uma das suas residências oficiais.

Foi um cenário de momentos marcantes na história britânica, como o local onde a importante Rainha Vitória foi criada e recebeu a notícia que seria rainha, em 1837.

Durante a Segunda Guerra Mundial o palácio sofreu danos com bombardeios, tendo passado por uma restauração.

palacio-de-kensington-entrada
Detalhe da entrada ao público do palácio.

A Princesa Diana morou lá e hoje é a casa do William, Kate e crianças. Pena que não é possível encontrá-los. 🙁 A ala da propriedade onde moram é isolada da parte aberta para visitação com o acesso fechado e vigiado por guardas.

familia-real-kate-william
Essa foto tão linda, tipo propaganda de margarida, foi feita aqui no palácio.

Os jardins (Kensington Gardens)

arvores de kensington gardens londres inglaterra
Como a primavera estava apenas começando as árvores ainda estavam desfolhadas.

Os jardins são uma atração à parte. O Palácio está dentro do Kensington Gardens, parque que é uma extensão do famoso Hyde Park.

Extremamente agradável, como todos os parques londrinos, ali podemos apreciar o verde e relaxar. Bom para um piquenique (não são todos?), caminhada ou volta de bicicleta.

O lago é repleto de cisnes e patos, que fazem a festa das crianças e adultos. Aliás, fique esperto para não levar uma mordida!

lago de cisnes e patos do kensington gardens londres
Lago cheio de cisnes e patos.

 

panoramica do lago de kensington gardens
Panorâmica do lago do parque.

 

turista quase sendo mordido por cisne em kensington gardens londres
Minha amiga resolveu dar uma relaxada no sol… quase foi mordida!

Aqui também está o Memorial da Princesa Diana e a estátua em homenagem a Peter Pan.

Na parte mais próxima do palácio há vários pequenos jardins floridos e agradáveis (paixão da rainha Mary, a monarca que criou o palácio) que só são acessíveis pelo palácio, sendo necessário comprar o ingresso para conhecê-los.

jardim que faz parte do palacio de kensington londres
Um dos jardins privados do palácio.

A visita ao Palácio de Kensington

O Palácio de Kensington, como todo palácio da Coroa Britânica (como o Castelo de Windsor ou o Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo), é extremamente bem cuidado e caprichado nos mínimos detalhes.

A plaquinha do banheiro com ícones em referência à realeza. O papel de parede em homenagem à Lady Di. As almofadas com bordados de imagens da família real sob um banco com uma linha do tempo dos reinados. São tantas coisinhas criativas e interessantes!

placa indicando banheiro no palacio de kensington londres
Plaquinha indicando o banheiro.

 

papel de parede com desenhos da lady di no palacio de kensington londres inglaterra
Uma bela homenagem a Lady Di.

 

almofadas palacio kensington londres
Almofadas bordadas com a imagem dos membros da realeza que fizeram parte da história do palácio.

 

frase teto palacio de kensington
Frases de monarcas escritas no teto da entrada do palácio.

Gostei tanto de lá não só por esses pequenos detalhes. Apesar de ser um palácio real, é pequeno, convidativo, agradável e acolhedor. O staff extremamente atencioso, pronto para prestar informações (tudo, óbvio, com aquele sotaque inglês que adoro!).

O Palácio de Kensington conta com dois cafés: The Orangery (aberto ao público independente do ingresso do palácio) e Palace Café.

Antes ou depois da visita ao palácio você pode passar na lojinha (sempre há uma, não é?), mas prepare o bolso porque ela meio carinha.

A visita no Palácio de Kensington é dividida nas seguintes partes: Queen’s State Apartments, King’s Apartments, Fashion Rules e Victoria Revealed.

1. Queen’s State Apartments

vasos nos aposentos do queens apartments do palacio de kensington londres inglaterra
Detalhes de vasos da decoração.

São os aposentos privados da rainha Mary II que reinou em conjunto com seu marido, o rei William III, no século XVII. Coisa rara! Homem e mulher lado a lado. Só que houve uma razão política: William era rei da Holanda e Mary a herdeira do trono inglês. Quando seu pai, o rei James II morreu, ela assumiu o trono e resolveu governar junto com o marido.

Foram eles que criaram o palácio, comprando a propriedade de um comerciante. Ali ainda era uma área rural e a rainha tinha esperança que a casa com o “ar puro” fosse boa para a saúde do rei que sofria de uma asma crônica. Portanto, os primeiros moradores e o Queen’s Apartments é a parte mais antiga do local.

Um detalhe trágico: a rainha morreu aos 32 anos, após apenas 4 anos de reinado, de varíola.  O rei William morreu 8 anos depois por conta de uma queda de cavalo. Sem filhos, o trono passou para a irmã de Mary II, a Princesa Anne.

aposento do queens apartments palacio kensington londres
Um dos aposentos do palácio.

Aqui vemos o quarto, sala de jantar, closet e outros aposentos reconstituídos como à época.

2. King’s Apartments

lareira do kings apartments kensington palace londres
King’s Apartments.

Aqui é a versão masculina dos aposentos reais. Vemos a sala de audiência e quartos  da parte do palácio onde morava o rei William III.

Os aposentos não possuem muitos móveis, justamente para dar espaço para recepcionar os súditos e demais membros da corte.

3. Victoria Revealed

estatua da rainha vitoria em frente ao palacio de kensington londres
Estátua da Rainha Vitória na frente do palácio.

A Rainha Vitória até pouco tempo era a governante com o mais longo reinado, tendo sido superada pela Rainha Elizabeth II em setembro de 2015. Sua importância histórica é enorme por conta de tantos anos de reinado (63), rainha de um império no máximo de sua glória a ponto de se dizer que “o sol nunca se põe no Império Britânico” em referência à sua extensão do império ao redor do mundo, havendo sempre um território com o sol brilhando.

Só que aqui o foco não é no seu legado de governo. É outro. É no lado humano. A partir de seus diários apresenta-se a rainha, desmistificando sua imagem eternizada por livros e quadros: velha, gorda e de vestido preto. Há o olhar sobre sua juventude antes do poder, sua história de amor com o Príncipe Albert e sua vida familiar.

imagens de vitoria e albert no palacio de kensington
Vitoria e Albert.

Aliás, sua história com o Príncipe Albert é famosa: ele morreu em 1861 e desde então a rainha passou a usar luto até o fim dos seus dias.

vestido da rainha vitoria em exposição no palacio de kensington londres inglaterra
Vestido da rainha Vitória no preto que eternizou sua imagem. A frase no vidro não dá para ler na foto, retirada dos diários da rainha, é de cortar o coração: “A minha vida com felicidade acabou! O mundo se foi para sempre.”

4. Fashion Rules

cartaz da exposição fashion rules no palacio de kensington londres inglaterra
A exposição Fashion Rules.

Uma exposição muito interessante, onde são apresentados alguns vestidos da Rainha Elizabeth II, sua irmã Princesa Margareth e da Princesa Diana divididos em décadas (desde os anos 50).

retrato da princesa margareth exposto no palacio de kensington londres inglaterra
A princesa Margareth, falecida em 2002, era linda!

Junto com um projeto gráfico é apresentada a evolução da moda, da sociedade e como essas três mulheres impuseram seu estilo.

vestido da rainha elizabeth ii exposto no palacio de kensington londres inglaterra
Vestido dos anos 50 da rainha Elizabeth II.

 

imagem da rainha elizabeth no palacio de kensington londres inglaterra
A rainha coroada. A gente até esquece que ela já foi jovem, não é?

 

vestido vermelho da princesa diana exposicao fashion rules no palacio de kensington
Vestido da Princesa Diana.

 

imagem da princesa diana em exposição palacio kensington londres
A Princesa Diana era linda e um ícone. A Princesa do Povo.

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoQR-code-logoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Palácio de Kensington

carregando mapa - por favor aguarde...

Palácio de Kensington 51.505837, -0.187724

  • endereço: Kensington High Street, Londres.
  • como chegar: metrô, estação High Street Kensington (linhas Circle ou District). Depois uma caminhada de uns 10 minutos.
  • horário: diariamente, das 10h às 18h.
  • ingresso: £18 adulto (£16.50 online).
  • site: www.hrp.org.uk/kensington-palace

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas

Carioca que ama viajar. Meu lema: “Vivo para viajar. Viajo para viver”. Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

1 comentário
  1. postado por
    Londres segundo a Lú Freitas e Corinne
    abr 30, 2016 Reply

    […] O Palácio de Kensington (Kensington Palace) e seus jardins (Kensington Gardens) é utilizado pela Família Real Britânica desde o século XVII, sendo uma das suas residências oficiais. Foi um cenário de momentos marcantes na história britânica, como o local onde a importante Rainha Vitória foi criada e recebeu a notícia que seria rainha, em 1837. (Leia Mais…..) […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram