O Palácio de Kensington (Kensington Palace) e seus jardins (Kensington Gardens) foi um dos locais que mais gostei de visitar em Londres. Nos últimos dias tenho tido saudades da viagem para lá, em companhia de amigas muito queridas, e revendo as fotos e o blog percebi que não escrevi um post sobre lá. Como assim?!
Pois é… vai entender!
Esse é um passeio que não costuma fazer parte do roteiro de atrações em Londres. Vi poucos brasileiros por lá. Eu mesma só conheci esse palácio na minha segunda viagem para a capital inglesa.
Londres é incrível e tem tantas coisas para conhecer… Tanto que escrevi três posts só sobre isso: roteiro de atrações de graça e de atrações pagas – parte 1 e parte 2! Mas recomendo que arranje um tempinho e vá. Não cometa o meu erro. rsrs
Então, com um certo atraso, vamos lá.
Um pouco da história do Palácio de Kensington
O palácio é utilizado pela Família Real Britânica desde o século XVII, sendo uma das suas residências oficiais.
Foi um cenário de momentos marcantes na história britânica, como o local onde a importante Rainha Vitória foi criada e recebeu a notícia que seria rainha, em 1837.
Durante a Segunda Guerra Mundial o palácio sofreu danos com bombardeios, tendo passado por uma restauração.
A Princesa Diana morou lá e hoje é a casa do William, Kate e crianças. Pena que não é possível encontrá-los. 🙁 A ala da propriedade onde moram é isolada da parte aberta para visitação com o acesso fechado e vigiado por guardas.
Os jardins (Kensington Gardens)
Os jardins são uma atração à parte. O Palácio está dentro do Kensington Gardens, parque que é uma extensão do famoso Hyde Park.
Saiba mais sobre os lindos parques de Londres aqui. Falo sobre os principais parques para se visitar na capital inglesa.
Extremamente agradável, como todos os parques londrinos, ali podemos apreciar o verde e relaxar. Bom para um piquenique (não são todos?), caminhada ou volta de bicicleta.
O lago é repleto de cisnes e patos, que fazem a festa das crianças e adultos. Aliás, fique esperto para não levar uma mordida!
Aqui também está o Memorial da Princesa Diana e a estátua em homenagem a Peter Pan.
Na parte mais próxima do palácio há vários pequenos jardins floridos e agradáveis (paixão da rainha Mary, a monarca que criou o palácio) que só são acessíveis pelo palácio, sendo necessário comprar o ingresso para conhecê-los.
A visita ao Palácio de Kensington
O Palácio de Kensington, como todo palácio da Coroa Britânica (como o Castelo de Windsor ou o Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo), é extremamente bem cuidado e caprichado nos mínimos detalhes. Aliás, fizemos um roteiro com as casas da rainha Elizabeth pelo Reino Unido.
A plaquinha do banheiro com ícones em referência à realeza. O papel de parede em homenagem à Lady Di. As almofadas com bordados de imagens da família real sob um banco com uma linha do tempo dos reinados. São tantas coisinhas criativas e interessantes!
Gostei tanto de lá não só por esses pequenos detalhes. Apesar de ser um palácio real, é pequeno, convidativo, agradável e acolhedor. O staff extremamente atencioso, pronto para prestar informações (tudo, óbvio, com aquele sotaque inglês que adoro!).
O Palácio de Kensington conta com dois cafés: The Orangery (aberto ao público independente do ingresso do palácio) e Palace Café.
Antes ou depois da visita ao palácio você pode passar na lojinha (sempre há uma, não é?), mas prepare o bolso porque ela meio carinha.
A visita no Palácio de Kensington é dividida nas seguintes partes: Queen’s State Apartments, King’s Apartments, Fashion Rules e Victoria Revealed.
1. Queen’s State Apartments
São os aposentos privados da rainha Mary II que reinou em conjunto com seu marido, o rei William III, no século XVII. Coisa rara! Homem e mulher lado a lado. Só que houve uma razão política: William era rei da Holanda e Mary a herdeira do trono inglês. Quando seu pai, o rei James II morreu, ela assumiu o trono e resolveu governar junto com o marido.
Foram eles que criaram o palácio, comprando a propriedade de um comerciante. Ali ainda era uma área rural e a rainha tinha esperança que a casa com o “ar puro” fosse boa para a saúde do rei que sofria de uma asma crônica. Portanto, os primeiros moradores e o Queen’s Apartments é a parte mais antiga do local.
Um detalhe trágico: a rainha morreu aos 32 anos, após apenas 4 anos de reinado, de varíola. O rei William morreu 8 anos depois por conta de uma queda de cavalo. Sem filhos, o trono passou para a irmã de Mary II, a Princesa Anne.
Aqui vemos o quarto, sala de jantar, closet e outros aposentos reconstituídos como à época.
2. King’s Apartments
Aqui é a versão masculina dos aposentos reais. Vemos a sala de audiência e quartos da parte do palácio onde morava o rei William III.
Os aposentos não possuem muitos móveis, justamente para dar espaço para recepcionar os súditos e demais membros da corte.
3. Victoria Revealed
A Rainha Vitória até pouco tempo era a governante com o mais longo reinado, tendo sido superada pela Rainha Elizabeth II em setembro de 2015. Sua importância histórica é enorme por conta de tantos anos de reinado (63), rainha de um império no máximo de sua glória a ponto de se dizer que “o sol nunca se põe no Império Britânico” em referência à sua extensão do império ao redor do mundo, havendo sempre um território com o sol brilhando.
Só que aqui o foco não é no seu legado de governo. É outro. É no lado humano. A partir de seus diários apresenta-se a rainha, desmistificando sua imagem eternizada por livros e quadros: velha, gorda e de vestido preto. Há o olhar sobre sua juventude antes do poder, sua história de amor com o Príncipe Albert e sua vida familiar.
Aliás, sua história com o Príncipe Albert é famosa: ele morreu em 1861 e desde então a rainha passou a usar luto até o fim dos seus dias.
4. Fashion Rules
Uma exposição muito interessante, onde são apresentados alguns vestidos da Rainha Elizabeth II, sua irmã Princesa Margareth e da Princesa Diana divididos em décadas (desde os anos 50).
Junto com um projeto gráfico é apresentada a evolução da moda, da sociedade e como essas três mulheres impuseram seu estilo.
- endereço: Kensington High Street, Londres.
- como chegar: metrô, estação High Street Kensington (linhas Circle ou District). Depois uma caminhada de uns 10 minutos.
- horário: diariamente, das 10h às 18h.
- ingresso: £19.50 adulto. Compre aqui o ingresso sem fila com a nossa parceira GYG (sem custo adicional).
- site: www.hrp.org.uk/kensington-palace
comentários
1 comentárioLondres segundo a Lú Freitas e Corinne
abr 30, 2016[…] O Palácio de Kensington (Kensington Palace) e seus jardins (Kensington Gardens) é utilizado pela Família Real Britânica desde o século XVII, sendo uma das suas residências oficiais. Foi um cenário de momentos marcantes na história britânica, como o local onde a importante Rainha Vitória foi criada e recebeu a notícia que seria rainha, em 1837. (Leia Mais…..) […]