[atualizado novembro/20] As praias de Trindade são lindas de morrer e uma combinação perfeita para quem estiver curtindo Paraty. Um par perfeito, já que as praias de Paraty propriamente não são as mais interessantes da região.
Estive lá em dezembro de 2016 de lua de mel… pois é… rsrs. Foi um passeio encantador.
Como chegar em Trindade
Trindade fica a 25km de Paraty, no sentido de São Paulo, em uma área de proteção ambiental, fazendo parte da região da Costa Verde como é chamado esse trecho do litoral sul do Rio de Janeiro.
A estrada de mão-dupla é relativamente conservada e o caminho seria rápido se não fosse a quantidade absurda de pardais! Se estiver dirigindo, atenção redobrada para não levar pontos na carteira.
Para ir de ônibus para Trindade há partidas de hora em hora da rodoviária de Paraty.
Você pode ainda optar por fazer uma excursão saindo de Paraty. É uma forma bem prática de visitar a região:
Como é Trindade?
Trindade em si é uma vila simples, mas com a infraestrutura de qualquer cidade: internet, pousada, restaurante.
Considerando isso, para conhecer as praias de Trindade você tanto pode se hospedar lá quanto em Paraty (essa é a opção mais comum).
Se quiser pesquisar hotel, consulte abaixo com a nossa parceira com o Booking (sem custo adicional). Veja algumas sugestões:
- Pousada Sossego da Vila (nota 9,3 do Booking)
- Pousada Naturale (nota 8,7)
- Pousada do Marquinhos (nota 9,2)
- Pousada Colibri (nota 8,5)
No final da estradinha damos de cara com aquele mar verde típico da região. De tirar o fôlego.
Um desafio é estacionar o carro.
Trindade não possui estrutura e você terá que usar um estacionamento pago.
Alguns restaurantes na praia “guardam” vagas e deixam estacionar sem custo, desde que você consuma no restaurante.
Fizemos essa última opção. Estacionamos, passeamos em outras praias e quando bateu fome do almoço voltamos para o restaurante. Ali ocupamos uma das mesas com barraca na praia e relaxamos.
Óbvio que essa opção é um pouco mais cara, já que nada em Paraty e adjacências é baratinho.
Se você levar um lanche e bebida por conta própria, parar no estacionamento pago é mais em conta.
Praias de Trindade
Vamos ao que interessa. As praias de Trindade! São muitas opções por ali, então vou falar apenas das que conheci.
Praia de Fora
É a primeira praia de Trindade, antes de chegar na vila. Possui pedras enormes que ficam espalhadas pela areia e não tem infra de apoio.
Por conta de ter estacionamento é bastante frequentada por surfistas. O mar ali é bem agitado.
Uma curiosidade: ao pegar a estrada para seguir para a vila de Trindade passamos por um curso d’água que deságua na praia. Super rústico.
Praia dos Ranchos
É a praia de Trindade principal, onde está a vila (que é paralela com a extensão da praia) e onde ficam os restaurantes, bares, etc. Foi ali que fiz o esquema do estacionamento do carro.
Aliás, a infraestrutura é boa ali. Além dos restaurantes, tem aluguel de sup e caiaque, bem como chuveiro, por exemplo.
O mar estava bem tranquilo, quase sem ondas, mas a água bem gelada. A praia estava bem cheia, mas ainda assim agradável.
Praia do Meio
Por um caminho de terra, após 5 minutos andando chegamos nessa praia de Trindade.
Uma praia de Trindade linda, com água cristalina e calminha. O pessoal subia em uma pedra no final da praia (chamada de ilhota) para tirar fotos. É como um mirante natural, bem legal.
Possui algumas barraquinhas vendendo bebida ou comidinhas, mas são bem simples e poucas.
Leia também:
Detalhe: essa praia é beeeem cheia. Seja por conta da facilidade de acesso seja por ser tão calminha, estava lotada. Das praias de Trindade foi a que me pareceu mais cheia.
Daqui você pode pegar um barquinho para ir até a Piscina Natural do Cachadaço, caso não queira andar até lá.
Praia do Cachadaço ou da Caixa d’aço
Essa praia de Trindade possui esses dois nomes pelo que pesquisei.
Chegamos lá por uma trilha no mato (Mata Atlântica!), de terra e pedras, de cerca de 15 minutos.
A trilha é de subida e descida fáceis, só precisa tomar um cuidado para não escorregar. Fazer de chinelo não é o mais adequado, principalmente se estiver chovendo ou em dias pós chuva, já que fica lama pura e as pedras super escorregadias.
A praia é extensa, com cara de selvagem e fica relativamente vazia. O movimento maior é de pessoas indo e vindo da Praia do Meio para a Piscina Natural do Cachadaço.
Tem um único restaurante/bar na praia e ficamos em frente a ele, embaixo das árvores. Aliás, sombra na praia só se ficar embaixo de alguma árvore.
O mar é um pouco mais agitado do que nas outras praias, mas sem perigo. O mar limpinho, cristalino.
Foi tão relaxante, uma paz!
Não chegamos a ir na Piscina Natural porque estava muito, muito cheia. Tipo piscinão. Completamente sem graça e nada a ver com as fotos paradisíacas de internet.
Ah! Informação importante: use repelente!! Voltei cheia de mordida de mosquito!!
Um mapinha de praias de Trindade
Espero que tenha curtido as dicas sobre as praias de Trindade. Deixe nos comentários informações sobre o local! Compartilhe com a gente!
Blogagem coletiva
Esse post faz parte da blogagem coletiva sobre “Praias pelo Mundo”. Confira abaixo os outros participantes. Tem muita coisa bacana!
- Já o Mulher Casada Viaja falou sobre o que fazer em uma parada de cruzeiro em Búzios, uma das melhores praias do RJ;
- Por sua vez, o blog Destinos por onde andei… descreveu sobre um dia de praia em Miami, nos Estados Unidos. Afinal, a cidade é muito mais que compras;
- O blog Turistando.in mostrou as lindas praias da Ligúria, na Itália, uma região que merece ser visitada;
- O Atravessar Fronteiras escreveu sobre a praia de Camps Bay Beach, na Cidade do Cabo, África do Sul. Uma das várias lindas praias da região;
- O blog Fui Ser Viajante mostrou as praias de Zakynthos, na Grécia, com um guia completo pela ilha e todas as dicas para poder aproveitar um dos paraísos gregos; e
- Fechando a lista, o blog Vou Pra Roma trouxe as dicas de praias na Itália, com uma seleção das melhores para curtir o verão europeu.
Conclusão: praias de Trindade são tudo de bom
Curtir praias paradisíacas é incrível e as praias de Trindade são uma ótima opção nesse quesito.
Aproveite e salve o pin no seu Pinterest.
Você conhece as praias de Trindade? Tem alguma dica para deixar? Escreva nos comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Lulu, adorei conhecer praias diferentes! Já estive duas vezes em Paraty e nunca foi até Trindade. Tá aí um bom motivo para voltar.
Gosta da ideia das praias sem muito estrutura, acho que isso as deixam mais vazias e ainda mais real para curtir praias como essas.
Agora o que não sai da minha cabeça e imaginar a estrada com essa tantos pardais a ponto de “atrapalhar” o tráfico rsrsrs…. Mas eles chegaram primeiro, nós que temos que respeitar rsrsrs
Oi Mayte! Os pardais são “enlouquecedores” rsrs. Da próxima vez em Paraty dê uma esticadinha até Trindade. Acho que vai gostar. bjs
Que destino lindo, preciso conhecer junto com Parati que já está na lista faz tempo.
As lindas fotos conseguiram dar uma idéia do quanto este lugar parece ser muito especial, adorei a dica, já foi pra lista.
Parabéns, belo post!
Obrigada pelos elogios Gisele!
Você tem toda razão quanto à piscina natural. Fui há anos e tinha tanta gente que desanimou entrar. Tinha até gente com isopor vendendo coxinhas dentro d’água! Talvez fora de temporada seja mais apresentável…
Adorei saber sobre todas essas praias desta parte tão linda do litoral fluminense.
Oi Marcia! Ufa! Que bom que não sou a única a achar isso.É uma pena, tira todo o encanto do passeio. Como você disse, quem sabe fora de temporada seja vazio? bjs
Nossa, seu post me deu saudades de quando eu ia a Trindade. Aquela vista da estradinha com o mar azul ao fundo é maravilhosa. A última vez que fui lá não tinha filhos, e o meu mais velho já tem 13. Então, foi uma ótima volta ao passado ler seu post, obrigada!
Oi Adriana, que bom que curtiu o post e recordou um pouquinho desse paraíso. bjs
Conheço Paraty mas não conheci as praias de Trindade, lindas mesmo!
Me pareceu um pouco Itacaré, praias rodeadas de muito verde e montanhas.
Adorei!
Bacio de Roma
Olá Ana, que bom que curtiu o post! bjs