Viajar para a Austrália é uma experiência maravilhosa, combinando modernidade, praias e Natureza. A minha viagem para a Austrália foi inesquecível! Agora, compartilharei com você um roteiro pela Austrália redondinho!
Neste roteiro Austrália, vou te mostrar os destinos imperdíveis.
Das praias paradisíacas de Gold Coast aos recifes de coral da Grande Barreira, passando pela vibrante Sydney e pelas paisagens deslumbrantes de Uluru, a Austrália reserva surpresas memoráveis para todos os tipos de viajantes.
Eu me encantei com a diversidade cultural, gastronômica e natural australiana. Foram dias maravilhosos que vivi por lá.
Não é uma viagem barata e rápida, considerando a distância entre Brasil e Austrália. Por isso, precisamos valorizar o nosso dinheiro e tempo, otimizando para curtir ao máximo o país dos cangurus e coalas.
Use e abuse desse roteiro de viagem na Austrália.
Vem comigo!
Viagem para Austrália: informações úteis
Escrevi um artigo com 20 dicas de viagem Austrália, com todas as informações úteis e essenciais para você se organizar.
Assim, para não ficar repetitivo, recomendo a leitura. Basta clicar no link acima. De qualquer forma, destaco 4 aspectos que merecem muita atenção.
Precisa de visto para entrar na Austrália?
Sim! Brasileiro precisa de visto para entrar na Austrália.
Caso seu voo tenha escala ou conexão na Nova Zelândia (voo via Chile), também é preciso um visto de trânsito para o país, emitido online pelo site ou app NZeta.
Se a conexão for nos Estados Unidos (voo via Los Angeles), idem para a necessidade do visto norte-americano.
Como tirar o visto para Austrália?
Onde tirar visto australiano no Brasil? Muito simples: pela internet!
Importante verificar o prazo de processamento do visto e fazer com antecedência, para evitar qualquer surpresa desagradável.
Veja aqui o passo a passo de como tirar o visto australiano.
Vacina para entrar na Austrália
É obrigatório vacinar contra febre amarela para fazer turismo na Austrália.
A Austrália consta na lista divulgada pela Anvisa com exigência de apresentação do CIV (certificado internacional de vacinação) para embarque e imigração.
A vacina tem que ser tomada no mínimo com 10 dias antes da viagem e tem validade vitalícia. Ou seja, se você já tomou alguma vez, não é preciso fazer isso de novo. Só levar o CIV.
Veja aqui como emitir o certificado internacional de vacinação.
Seguro de viagem Austrália
Embora não seja obrigatório, é altamente recomendável que você contrate um seguro de viagem. As despesas médicas são muito caras por lá em caso de algum imprevisto.
Além do apoio 24 horas em português para conseguir seu atendimento médico ou odontológico. O que facilita demais em um momento de estresse fora de casa, não é?
Tudo isso somado a outros benefícios como medicamentos e indenização por atraso de voo ou extravio de bagagem.
Portanto, recomendo fazer cotação com a Real Seguros. Você encontrará as melhores opções e ainda poderá parcelar em até 12 vezes o pagamento.
Quantos dias na Austrália? Quanto tempo ficar na Austrália?
Antes de falar sobro o roteiro Austrália, é preciso pensar sobre quantos dias viajar pelo país.
A duração da viagem para Austrália, obviamente, depende de quanto tempo temos disponível, não é?
Sugiro no mínimo 14 dias de viagem para Austrália, considerando a distância para o Brasil e os deslocamentos internos. Tudo é distante e entre cada cidade autraliana é preciso usar avião.
O que fazer na Austrália: cidades para conhecer
Agora, vamos entrar na parte que mais interessa desse artigo! Preparando o roteiro Austrália!
Veja as 10 cidades australianas mais importantes para conhecer. A partir delas você poderá desenhar o seu próprio roteiro pela Austrália.
1. Sydney
Sydney é uma metrópole cosmopolita que combina o charme urbano com a beleza natural.
Conhecida pela icônica Sydney Opera House e suas praias deslumbrantes, Sydney oferece uma variedade de opções de compras, restaurantes de alto padrão e uma cena cultural vibrante.
Eu fiquei simplesmente apaixonada por Sydney. Lembra em vários aspectos o lado positivo do Rio de Janeiro. Alegre e linda.
2. Melbourne
Melbourne é uma cidade eclética, famosa por sua cena artística e gastronômica.
Você pode explorar museus, galerias de arte, uma culinária renomada e usar como ponto de partida para conhecer as belezas da Great Ocean Road e o monumento natural dos Doze Apóstolos.
Gostei da cidade e teria ficado mais alguns dias em Melbourne.
3. Brisbane
Situada na ensolarada costa leste da Austrália, Brisbane é uma cidade acolhedora que oferece uma mistura de vida urbana e natureza.
As praias são um dos seus pontos altos e, seu clima convidativo, faz com que seja muito procurada por brasileiros para morar ou estudar.
4. Gold Coast
Localizada a 94 km ao sul de Brisbane, a Gold Coast é um destino que combina praias de areia dourada com uma cena de entretenimento vibrante.
Byron Bay, uma das praias mais famosas da Austrália, fica aqui. Use-a como base na região e visite outros lugares lindos como Fraser Island e Noosa.
5. Adelaide
Adelaide é uma cidade charmosa e elegante, famosa por sua arquitetura histórica e festivais culturais.
A região de enoturismo do Barrossa Valley é um dos seus grandes atrativos, pois os melhores vinhos da Austrália (com a uva Syrha) são produzidos aqui.
6. Camberra
A capital da Austrália, Camberra, é uma cidade planejada com monumentos históricos e museus.
É uma cidade muito tranquila, sem o agito esperado de uma capital federal, porém meio sem charme.
7. Perth
Perth é conhecida por seu clima ensolarado e praias deslumbrantes.
É a maior e única grande cidade da costa Ocidental da Austrália. Ou seja, olhando no mapa, fica do outro lado do país comparando-se com Sydney.
8. Cairns
Cairns é o ponto de partida para explorar a Grande Barreira de Corais e a floresta tropical de Daintree.
Uma pequena cidade descontraída e gostosa, destino perfeito para quem ama Natureza. Fiquei surpreendida com a sua atmosfera relaxada e agradável, com vários restaurantes e bares descontraídos na orla.
9. Hobart
Hobart é a capital da Tasmânia. Uma cidade repleta de história e cultura.
9. Darwin
A capital estadual mais ao norte da Austrália, Darwin é uma cidade cosmopolita com uma atmosfera descontraída e multicultural.
Onde encontrar aventura na Austrália
Se você gosta de adrenalina e emoções fortes, a Austrália é um ótimo destino. Confira cidades para praticar esportes e aventura, se esse for o seu foco da sua viagem.
1. Cairns
Como mencionei, Cairns é a entrada para explorar a Grande Barreira de Corais, oferecendo mergulho com snorkel ou com cilindro para aproveitar o mar e admirar a incrível vida marinha da região.
2. Byron Bay
Byron Bay é conhecida por suas praias e é um paraíso para surfistas de todas as habilidades, de iniciantes (que tal uma aula de surfe?) a profissionais.
3. Queenstown
A cidade de Queenstown, na Tasmânia, é o destino para os apaixonados por montanhas e esportes de inverno, incluindo esqui e snowboard.
4. Gold Coast
A famosa Gold Coast oferece uma variedade de atividades, como surfe, paraquedismo, parapente, bungee jumping e jet ski. Quem se anima?
5. Blue Mountains
As Blue Mountains, próximas de Sydney, são conhecidas por suas trilhas, escaladas e canyoning. Para quem gosta de atividades ao ar livre é um prato cheio.
6. Sydney
A bela Sydney oferece a oportunidade de praticar skydive, proporcionando uma vista panorâmica da cidade, e surfe nas suas praias, como Bondi Beach.
7. Whitsundays
As águas cristalinas das Ilhas Whitsundays são ideais para quem curte velejar ou mergulhar com cilindro para explorar recifes de coral.
8. Melbourne
A cosmopolita Melbourne é o lar de inúmeras trilhas para caminhadas e ciclismo. Paraquedismo e voo de balão também fazem parte do cardápio.
9. Perth
Perth é um destino popular para kitesurf, windsurf e sandboard, proporcionando ótimas experiências em meio à Natureza.
10. Adelaide
Fechando a lista, Adelaide oferece a oportunidade de praticar escalada, mountain bike e sandboarding nas dunas de Kangaroo Island.
As melhores cidades para estudar na Austrália
A Austrália é um destino muito popular para quem deseja fazer cursos de inglês ou de extensão.
Caso o objetivo da viagem seja estudar, usando esse roteiro turístico na Austrália como um complemento para sua estadia, listo aqui as melhores cidades para estudar na Austrália:
- Sydney
- Melbourne
- Brisbane
- Gold Coast
- Perth
Opções de roteiro Austrália: quantos dias de viagem para Austrália?
Quando planejei a minha viagem para Austrália, seriam 3 semanas em maio de 2020. Veio a pandemia e os planos foram para o espaço.
Muitas brigas com a Latam depois… em 2023, o roteiro pela Austrália foi obrigado a ser reduzido a 2 semanas.
Apresento abaixo o meu roteiro de viagem Austrália e outras opções para viajar pela Austrália e explorar esse país que me encantou demais.
O meu roteiro de viagem pela Austrália – 14 dias
Como tenho amigos que moram em Camberra, uma parada na capital autraliana era obrigatória. Por isso, exclui lugares que seriam mais badalados como Brisbane ou Adelaide nas minhas férias na Austrália.
dia 1: saindo do Brasil
O voo do Brasil para a Austrália é longo, muito longo. Um dia perdido no seu roteiro dentro de um avião.
dia 2: chegada em Camberra
O primeiro dia chegando de uma longa viagem é inútil. O cansaço e o fuso horário de 12 a 13 horas (dependendo da época do ano) são extenuantes. Aproveitei para dormir e descansar.
dias 3 e 4: Camberra
Hora de explorar a capital da Austrália.
Camberra possui museus e memoriais importantes para o país, como o National Museum of Australia (Museu Nacional da Austrália) e o Australian War Memorial (Memorial de Guerra Australiano).
https://www.getyourguide.com/canberra-l1880/canberra-city-highlights-day-tour-with-entrance-fees-t431036/?partner_id=SEYSNKI&utm_medium=online_publisher&cmp=roteiroaustraliadias 5 e 6: Melbourne
No dia 5, peguei um avião de Camberra para Melbourne. Sai bem cedo para aproveitar o dia em Melbourne, já que o voo entre as cidades dura apenas 1 hora. Bem rapidinho.
Deixei as malas no hotel e fiz um roteiro a pé pela região do Central Business District – CBD de Melbourne e conheci seus pontos turísticos como a Federation Square, Yarra River, o muito legal Australian Centre for the Moving Image (ACMI) e o Melbourne Skydeck.
Se quiser, você pode fazer um free tour em Melbourne, passando por esses ponto turísticos.
Já no dia 6, fiz o passeio de dia inteiro pela Great Ocean Road (eleita uma das estradas cênicas mais bonitas do mundo) para conhecer o monumento natural dos Doze Apóstolos.
dias 7 a 9: Cairns
No dia 7, fiz um voo Melbourne x Cairns. A viagem dura 3h30 e não há muitas opções de voos por dia.
Assim, o dia foi para dar uma volta pelo centrinho de Cairns e curtir os seus restaurantes alegres e simpáticos.
Já no dia 8, um dos momentos mais esperados da viagem!
Conhecer a Grande Barreira de Corais. Um passeio de barco de dia inteiro para nadar e snorkeling. Ainda complementei o passeio com um incrível voo de helicóptero. A visão lá do alto é sensacional!
Fechando a programação em Cairns, no dia 9, conheci a floresta tropical, no popular passeio da Skyrail Cableway até o vilarejo de Kuranda. A volta é em um dos trajetos de trem mais bonitos do mundo.
dias 10 a 13: Sydney
Dia 10, vamos pegar o avião para Sydney! O voo demora em torno de 3 horas.
Com meio período para explorar Sydney, curti a região de Darling Harbour, que era próxima do meu hotel. Um passeio tranquilo, com agradável visual da marina e vários restaurantes para curtir.
Seguindo o roteiro na Austrália, no dia 11, comecei com um passeio guiado a pé pela região do The Rocks, onde Sydney nasceu. Muito interessante conhecer o passado de Sydney, sua arquitetura e marcos históricos.
Dica: você pode substituir esse passeio por um free tour em Sydney,
Após, prossegui caminhando em torno da baía de Sydney, pela região chamada Circular Quay, admirando a Harbour Bridge até chegar na Ópera House, maior símbolo australiano. Fiz uma linda visita guiada pela Opera House.
Fechei o dia caminhando pelo Royal Botanic Garden Sydney, o jardim botânico da cidade. Um oásis de paz e beleza.
No dia 12, dia de relaxar na praia! Fui conhecer a famosa Bondi Beach.
Para isso, fiz uma caminhada pela orla que liga as praias de Coogee até Bondi. Levei umas 3 horas, parando para fotos e apreciando as outras pequenas praias que encontrei no caminho.
Já o dia 13, foi o momento de conhecer o famoso Taronga Zoo. Mais do que um zoológico, é um santuário de preservação de espécies. Canguru de várias espécies, coala, diabo-da-tasmânia… lugar perfeito para vê-los ao vivo.
Na volta, um passeio de barco pela Baía de Sydney parando por lindo cenários ao longo dela, como a Praia de Manly, e um pôr do sol inesquecível.
Dia 14
Hora de voltar para casa!
Roteiro Austrália – 14 dias (ideal)
Considero o ideal em uma viagem para Austrália subsituir Camberra por outra cidade, como Brisbane. Além disso, usufruir 14 dias na Austrália efetivos de passeios.
Abaixo a minha sugestão de roteiro Austrália:
- 3 dias Melbourne;
- 3 dias Cairns;
- 4 dias Brisbane + Gold Coast (Byron Beach e Fraiser Island); e
- 4 dias Sydney
Roteiro Austrália – 21 dias
Com mais tempo é possível viajar para Austrália conhecendo outros lugares muito interessantes do país:
- 3 dias em Adelaide;
- 4 dias Melbourne;
- 3 dias Cairns;
- 6 dias Brisbane + Gold Coast (praias em Byron Beach, Fraiser Island, Noosa e Rainbow);
- 5 dias Sydney
O que fazer na Austrália: como visitar o Uluru?
Você deve estar se perguntando, por que não inclui o Uluru no roteiro Austrália acima? Afinal, o Uluru, localizado no Outback australiano, é o grande (e sagrado) monumento natural da Austrália.
Para visitar, o ideal são uns 3 dias inteiros, considerando a distância: de avião, a partir de Sydney, é um voo de 5 horas até Ayres Rock (aeroporto mais próximo do Uluru).
Chegando em Ayres Rock, é possível visitar de forma independente, com carro alugado. Porém, é uma forma de conhecer o Uluru mais cansativa.
O mais comum, fácil e cômodo é contratar uma excursão de 3 dias a partir de Alice Springs.
Enfim, o Uluru é bem isolado do resto das principais cidades australiana e visitá-lo é um bom desvio de rota.
Considere essas circunstâncias para incluir (ou não) o Uluru no roteiro de viagem pela Austrália.
Acredito que em um roteiro Austrália de 21 dias é possível trocar Brisbane pelo Uluru, abrindo mão das praias pelo Outback. Porém, é muito corrido fazer isso com menos tempo no país.
Quer mais um pouquinho do Uluru? Encante-se!
Conclusão: o que fazer na Austrália, país incível!
Deu para perceber que há muito o que fazer na Austrália, com possíveis variações no seu roteiro de viagem.
Se você curte praias, há muitas! Se você gosta de museus, também! Paisagens naturais, claro! Aventura e adrenalina, sim!
Precisando de mais informações, veja o site oficial do Visit Australia.
A Austrália pode ser o que você quiser. O roteiro Austrália que apresentei é o pontapé inicial para desbravar esse país maravilhoso. Conta para mim o que achou e deixe seus comentários.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.