Ir para o Jalapão demanda muita preparação, como mostrei nas minhas dicas de viagem para o Jalapão. Agora vou compartilhar com você o meu roteiro de viagem para o Jalapão. Afinal, o que fazer no Jalapão?
Tipos de roteiro Jalapão
Há dois tipos básicos de viagem: um roteiro com ou sem (fortes) emoções e adrenalina. O ideal é que em quaisquer dos casos se faça um roteiro circular, pulando de cidade em cidade da região (uma mala pequena é super importante aqui, viaje leve!).
O mapa abaixo explica bem isso.
O roteiro circular é o ideal porque se explora mais locais na região, com diversidade de atividades e de contato com a Natureza.
Eu fiz o roteiro radical! Confesso que não foi fácil. Nada fácil.
Eu havia quebrado o pé alguns meses antes e ficado 3 meses imobilizada. Estava ainda me recuperando fisicamente. Mas foram superação e desafio inesquecíveis!
Quantos dias de viagem?
O ideal é um roteiro de no mínimo 4 dias para cobrir o mínimo de tudo o que fazer no Jalapão. Menos do que isso acho que é um desperdício de esforço e dinheiro. A região é remota e os pontos de interesse distantes entre si. Só um pulinho no Jalapão não vale a pena.
Lembrando que a minha sugestão é que você contrate um pacote com uma agência e faça sua expedição ao Jalapão acompanhado de guia e com todo o suporte necessário. Como expliquei nas minhas dicas para organizar uma viagem para o Jalapão.
O meu roteiro foi feito com a Cerrado Rupestre. Um grupo de 10 pessoas em dois carros 4×4, com um guia dirigindo cada carro.
Se preparando para ir ao Jalapão
Veja as minhas dicas de como organizar uma viagem para o Jalapão. Explico o que levar na mala, melhor época para ir e muito mais.
Vídeo do Youtube
Já assinou o canal do Youtube do blog? Veja abaixo um resumo das belezas do Jalapão.
O que fazer no Jalapão – o meu roteiro de 7 dias
Veja abaixo o meu roteiro Jalapão de 7 dias.
Dia 1: Palmas x Taquaruçu
Chegada em Palmas ida para Taquaruçu, uma cidade pertinho de Palmas.
O meu voo chegou tarde em Palmas, por isso não tive oportunidade de aproveitar as atrações da região.
Dica: Chegando cedo é possível conhecer em Taquaruçu algumas cachoeiras da região. A Cachoeira do Escorrega Macaco, Cachoeira Roncadeira e Cachoeira das Araras.
Dia 2: Taquaruçu x São Félix do Tocantins
São Félix do Tocantins é a primeira cidade dentro da região do Jalapão na viagem.
Morro Vermelho
Saímos do hotel e paramos no Morro Vermelho para uma pequena caminhada e algumas fotos. O primeiro contato com o cenário rústico do cerrado brasileiro no Jalapão.
Após, seguimos pela estrada até a nossa pousada, o Jalapão Ecolodge. Uma pousada super rústica e diferente. Os quartos eram cabanas de palha de buriti para até duas pessoas. O banheiro coletivo, em forma de vestiário.
Banho no rio Soninho
Ali almoçamos e descansamos um pouco para a próxima atividade: um banho na enseada do rio Soninho.
O rio passa pela área da pousada, por isso foi só fazer uma pequena caminhada para tomar um gostoso banho de rio. Com toda segurança! Todos tivemos que usar colete salva-vida.
Pôr do sol no Morro da Catedral
Altamente relaxante! Precisávamos desse refresco porque o Jalapão é quente, meu povo! Além disso, um respiro para a primeira atividade com adrenalina: ver o pôr do sol no Morro da Catedral.
Por que com adrenalina? Porque a subida exige uma trilha morro acima com pequeno trecho por um escada de corda. Para quem tem medo de altura (tipo eu) não foi fácil! Outros do grupo também ficaram com medinho. Ufa! Não fui a única!!!
Todo o esforço e coragem valeram o preço. Foi um pôr do sol lindo!!!! Com direito a um céu em tons de amarelo e laranja.
Visto o espetáculo, foi hora de descer o morro antes que ficasse escuro demais e voltar para a pousada para o jantar e uma merecida boa noite de sono.
Dia 3: São Félix
Vamos acordar cedo nesse roteiro Jalapão? Sim senhor!
Travessia da Velha
Saindo 6h da manhã para o trekking na Travessia da Velha. Uma caminhada de 12km por campos e veredas até chegar a um dos cartões postais do Jalapão: a Cachoeira da Velha.
Não pense que é um passeio para andar de devagarinho… olhando para o céu e pensando na vida. Caminhada forte com paradas estratégicas para beber água e aprender sobre a flora e fauna local.
O meu grupo era sinistro… todos os dias fizemos as atividades em menos tempo que o previsto. A Lulu toda trabalhada na superação! rsrs
Dica: leve uma mochila para carregar água e lanchinho. Na pousada forneceram algumas coisinhas. Mas, se quiser, leve na mala barrinha de cereal, castanha e outros itens energéticos.
Cachoeira da Velha
Um ponto legal dessa trilha é que ao chegar na Cachoeira da Velha conhecemos um ângulo que só possível acessar desse modo. Os turistas em roteiro convencional vêem a cachoeira por outro lado em um mirante.
Nós também visitamos esse mirante e foi super legal poder ver a Cachoeira pelos seus dois lados e comparar.
Fizemos então um piquenique nas margens do rio Novo!!! Nossos guias providenciaram essa gostosa surpresa.
Enchemos a barriga, curtimos um pouco o rio e, respostas energias, hora do esperado rafting no Jalalpão!
Rafting
Foram 2 horas de rafting descendo o rio Novo, com corredeiras nível 4. Rema, rema, remador!!!!
Com emoção: éramos dois barcos e um deles virou no finalzinho! Eu escapei dessa. Todos ficaram bem, mas foi um susto.
No final do rafting… pensa que acabou? Não!!!! Mais 3,5km até voltar para o Jalapão Ecolodge.
Dia 4: São Félix x Mateiros
Depois de um dia puxado, um dia para relaxar no roteiro Jalapão. Passeio pelos famosos e lindos fervedouros do Jalapão!!!
Fervedouros
O que é um fervedouro?!
Bem, simplificando são piscinas naturais de águas cristalinas que não deixam a pessoa afundar por conta da água que brota no seu fundo de areias claras, um fenômeno chamado de ressurgência. Leia uma explicação detalhada sobre os fervedouros aqui.
Foi uma delícia mergulhar e nadar nos fervedouros. Visitamos três ao todo. Cada um localizado em propriedades privadas que cobram uma entrada para a visita.
Há também limitação de tempo e quantidade de pessoas por vez.
Veja aqui uma lista dos melhores fervedouros do Jalapão.
Após, uma parada para o almoço na comunidade quilombola Mumbuca. Uma refeição caseira e típica do Tocantins.
Cachoeira do Formiga
Depois de um descanso e comprinhas de produtos em capim dourado, fomos na deliciosa Cachoeira do Formiga. Um banho mais do que refrescante no intenso calor que fazia naquele dia.
A água cor de esmeralda dessa cachoeira é incrível!
Atenção: não é permitido usar protetor solar ou repelente nos fervedouros e na cachoeira, por preservação ambiental.
Dunas do Jalapão
Fechando o dia um pôr do sol nas espetaculares Dunas do Jalapão. A areia vermelha e grossa me lembrou a areia do Deserto de Dubai.
O cenário ali é totalmente diferente do resto do Jalapão, um jeito de oásis, com árvores e aquelas dunas enormes. Subimos uma duna, pelo lugar demarcado para tanto, e ficamos lá esperando o sol ir embora.
Mais um pôr do sol incrível para colocar na conta!
Dia 5: Mateiros x Ponte Alta
Achou que um roteiro radical seria só molezinha? Claro que não!
Trilha do Morro Espírito Santo
Hora de acordar às 4h da manhã para fazer a trilha da Serra do Espírito Santo. Um subida no escuro de cerca de 500m bem puxada e irregular.
Seguimos depois por uma trilha plana de 3km no cume da Serra do Espírito Santo até o mirante onde assistimos um belíssimo nascer do sol. Amooooo esses momentos (lembra da minha emoção com o nascer do sol na Amazônia).
Era só o meu grupo e o vento fresco do alvorecer, com o céu lentamente clareando enquanto o sol surgia no horizonte.
Dica: Para essa trilha recomendo levar uma lanterna de cabeça (para ficar com as mãos livres), além de usar calça comprida, camisa de manga comprida e bota ou tênis de trilha.
Como alegria dura pouco, hora de voltar pelo mesmo caminho… Mais 3km de trilha e 500m de descida. Ufa!!!
Veja aqui todos os detalhes de como foi fazer a trilha do Morro do Espírito Santo.
Chegando lá embaixo partimos esfomeados para tomar café da manhã no Bar da Dona Abenita.
Uma curiosidade: seu bar – super famoso da região e localizado em frente da entrada para as dunas – foi copiado pela Globo para cenário da novela (que não me lembro qual…. rsrs) que se passava no Jalapão. Copiado porque ela não quis cedê-lo como locação.
O café da manhã com frutas, ovos mexidos, tapioca… tudo quente e fresquinho. Delícia pura!!!!
Prainha do rio Novo
De lá seguimos para curtir a Prainha do rio Novo. Sim! Temos praia de rio na nossa lista de o que fazer no Jalapão. Areia clara e águas límpidas e geladas. Ficamos por ali só curtindo… até abrir a fome!
Cânion Sussuapara
Após mais um almoço super caseiro, hora de seguir para Ponte Alta, com direito a um pit stop no Cânion Sussuapara.
Dia 6: Ponte Alta x Palmas
Como tudo que é bom dura pouco, chegou o último dia de viagem no Jalapão.
Cânion Encantado
Saímos de Ponte Alma rumo ao Cânion Encantado. O Jalapão é tão surpreendente que até mais de um cânion a gente encontra!
Fizemos uma caminhada de 1,5km pelo cânion, em um caminho onde atravessamos um rio e entramos em uma caverna com um cachoeira dentro! Com água na altura da cintura e muita emoção!
Pedra Furada
Depois desse espetáculo e adrenalina, parada para o nosso último almoço caseiro e pé na estrada rumo a Palmas! Não antes sem dar adeus ao Jalapão na famosa Pedra Furada.
Dia 7: Palmas
Hora de voltar para casa. Se o horário do voo permitir, aproveite para conhecer um pouco da capital do Tocantins. Uma cidade planejada com largas avenidas.
Infelizmente meu voo não deixou eu conhecer a cidade. Só posso dizer que… Palmas é muito quente!!!! Olha que é carioca reclamando de calor! rsrs
Roteiro Jalapão tradicional
Pesquisando para a minha viagem verifiquei que o roteiro tradicional, sem adrenalina, é o que vou descrever a seguir.
Note que nele se faz a volta circular pelo Jalapão em sentido contrário ao do meu roteiro e possui algumas atividades em comum:
- Palmas x Taquaruçu: visitando as cachoeiras da região.
- Taquaruçu x Ponte Alta: conhecer a Pedra Furada e um mergulho na famosa Lagoa do Japonês (não conheci).
- Ponte Alta x Mateiros: Cânion Sussuapara, Prainha do rio Novo e Dunas do Jalapão.
- Mateiros x São Félix: Cachoeira do Formiga, Comunidade Quilombola do Mumbuca e fervedouros.
- São Félix x Palmas: fervedouro, Cachoeira das Araras e Morro da Catedral.
- Palmas: dia livre para visitar a cidade.
Conclusão: roteiro Jalapão imperdível
Qual o melhor roteiro Jalapão? Cabe você escolher de acordo com seu gosto pessoal.
Só tenho uma certeza. Você não vai se arrepender! Há muito o que fazer no Jalapão.
Salve o nosso pin no seu Pinterest.
Deixe seus comentários sobre o meu roteiro Jalapão. Diga sua opinião sobre o que fazer no Jalapão. O que mais te deixou com vontade de conhecer? Até a próxima.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Arrasou no post! Adoro destinos de ecoturismo e o Jalapão tá no topo dos meus desejos. Já anotei suas dicas
Oi Ana, obrigada! bjs
Tanta coisa maravilhosa para fazer nesse roteiro do jalapão! Que maravilha! Mas essa Cachoeira da Velha me encantou demais! Demais… Já estou indo!
Oi Carla, essa cachoeira é linda mesmo! bj
Sou doida pra conhecer o Jalapão e amei esse roteiro! Um dos lugares e passeios que eu fico de boca aberta quando vejo fotos são das dunas do Jalapão ao pôr do sol… que coisa mais linda, gente!
É um espetáculo Dhebora! bjs
Adorei esse seu roteiro no Jalapão. Vai ajudar muito no planejamento que estou fazendo, pois quero ir ano que vem.
Oi Sil, depois me conta como foi a viagem! bjs
Que incrível esse seu roteiro do Jalapão. Estou doida para conhecer mas pensei em pegar um final de semana com mais 1 ou 2 dias. Já vi que não dá hahaha. Como você mesma disse, é desperdício ir até o Jalapão e não aproveitar tudo do destino. Vou me programar para 7 dias em cima do seu roteiro.
Muito obrigada por compartilhar. Me ajudou muito
Que bom que ajudei! bjs