A Sainte-Chapelle em Paris é a igreja mais linda da cidade. É ma-ra-vi-lho-sa. Vou contar para você sobre a minha visita e o porquê de tanto encantamento por ela.
Paris possui muitas igrejas lindas, como a Catedral de Notre-Dame é a mais famosa igreja de Paris (atualmente em restauração por conta do seu incêndio em abril de 2019) e a Basílica de Sacre-Coeur.
Porém, acredito que ao final desse post você também ficará tão encantado como eu com a igreja Sainte-Chapelle em Paris.
Antes de mais nada, vou começar com um pouquinho da sua história. Afinal, para curtir o passeio ao máximo sempre é bom saber sobre as origens do lugar.
Uma breve história da Sainte-Chapelle em Paris
A Sainte-Chapelle em Paris foi construída no século XIII pelo rei Luis IX, entre os anos de 1241 e 1248. A sua finalidade era servir de capela do palácio real. Este não existe mais, no seu lugar hoje o Palácio da Justiça.
A igreja foi construída em dois níveis. O piso inferior era a capela de oração aberta aos visitantes do palácio. O piso superior era reservado para a família real.
Naquela época, uma igreja para ser importante precisava ter alguma relíquia religiosa.
Por isso, o rei comprou a “coroa de espinhos de Cristo” (vendida pelo imperador de Constantinopla!) e um fragmento da “cruz da crucificação de Cristo”. Ambos ficavam guardados no piso superior da Sainte-Chapelle em Paris.
Saiba aqui mais sobre a história da Sainte-Chapelle.
Veja também:
Como é visitar a Sainte-Chapelle em Paris
A primeira coisa é comprar o ingresso previamente, para evitar filas.
Após passar pela segurança (com raio-x de bolsa e mochila), prepare-se para o início do passeio.
Piso inferior
Começamos pela capela do piso inferior. Ela possui poucos vitrais, por isso é um pouco escura. As paredes são pintadas de vermelho e azul, as cores francesas, e dourado.
Achei essa primeira capela bonita, sem dúvidas, mas é apenas um aperitivo para o que me aguardava.
Afinal, se foi construída para os visitantes, claro que o melhor ficaria para o segundo piso, que era exclusivo para a família real.
Subindo as escadas em caracol, fiquei de queixo caído. Não acreditava no que via.
Piso superior
Uma capela com vitrais imensos, que contam histórias do Antigo e Novo Testamento, que recobrem as paredes. Formando um grande mosaico de luz e cores.
Sao 15 janelas com 15 metros de altura cada, com 1.113 cenas ao todo.
Ah! Com o app oficial da capela (“Sainte-Chapelle Windows”) você terá acesso às informações sobre as histórias dos vitrais. É só fazer zoom em uma imagem e o app revela o seu significado. Legal, né?
O ideal é que você visite em um dia de sol, quando a iluminação fica mais impressionante. Eu fui em um calorento e ensolarado dia de verão. Fica a dica!
A partir desse ponto, o passeio e ficar admirando os vitrais, as cores e os pequenos detalhes da arquitetura da Sainte-Chapelle em Paris.
As relíquias que originalmente ficavam na capela de Sainte-Chapelle de Paris, não estão mais lá. A coroa de espinho foi para a catedral de Notre-Dame.
Isto porque a Sainte-Chapelle de Paris não funciona mais como uma igreja, sendo atualmente um monumento histórico. Aliás, em um longo processo de restauração. Se é bonito agora, imagina quando concluído o trabalho!
Combinando a visita com outros pontos turísticos de Paris
A igreja Sainte-Chapelle fica na Ilé de la Cité, uma das partes mais antigas de Paris.
Você pode fazer um roteiro que inclui a Sainte-Chapelle, indo também na Conciergerie (uma antiga residência real e que foi a prisão de Maria Antonieta antes da guilhotina). Aliás, são vendidos ingressos combinando os dois lugares com desconto.
Também poderá incluir no passeio uma passadinha na frente da Catedral de Notre-Dame (para tirar fotos da sua restauração) e na Pont Neuf, ironicamente a ponte mais antiga de Paris (neuf em francês significa “nova”).
Outra sugestão é caminhar até o Quartier Latin, que fica ali perto, e visitar pontos turísticos como o Jardim de Luxemburgo (um dos jardins de Paris mais bonitos) e o Panteão (Panthéon).
Informações Práticas da Sainte-Chapelle de Paris
- endereço: 10, Boulevard du Palais, 75001, Paris.
- horário: diariamente. De abril a setembro de 9h às 19h; e outubro a março de 9h às 17h.
- valor: Compre aqui o ingresso sem filas e com audio-guia. Menores de 18 anos não pagam. O combo Sainte-Chapelle e Conciergerie compre aqui.
- como chegar: metrô, linha 4 – estação Cité e linhas 1, 7, 11 e 14 – estação Châtelet; RER, linhas B e C – estação Saint-Michel; e ônibus, linhas 21, 24, 27, 38, 58, 81, 85 e 96.
- imperdível: os vitrais multi-coloridos.
- site: sainte-chapelle.fr
Projeto [8on8]
O projeto [8on8] reune blogueiros de viagem falando sobre um tema todo dia 8 usando 8 fotos.
O tema desse mês é “igrejas incríveis”. Confira os posts dos demais blogs participantes:
- A Gisele do blog Destinos Por Onde Andei… escreveu sobre a Igreja de São Miguel do Castelo, na cidade de Guimarães, em Portugal;
- o blog Mulher Casada Viaja fez uma lista de 8 Igrejas de Roma para conhecer por seu valor histórico ou artístico, afinal a Itália é o país das igrejas mais belas;
- a Cíntia do blog Entre Mochilas e Malinhas também traz uma lista, dessa vez de 8 igrejas em Minas Gerais que valem a visita. Super recomendo.
Conclusão: visite sem medo de se arrepender!
Visitar igrejas nem todo mundo curte. Porém, mesmo aos pouco afeitos a esse tipo de passeio, conhecer a Sainte-Chapelle em Paris pode ser uma boa.
Porque estamos falando de arquitetura e não de religião. De uma arquitetura única!
Salve o pin no seu Pinterest.
Gostou da dica sobre conhecer a Sainte-Chapelle em Paris? Já visitou? Deixe seus comentários! Vou adorar conversar com você.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Saí do seu post realmente encantada com a Sainte-Chapelle em Paris, conforme você prometeu nos primeiros parágrafos. Uma belíssima história, arquitetura e esses vitrais magníficos!
Olá! Que bom que te encantei. bjs
Paris é o lugar das igrejas lindas né?! E a SAINTE-CHAPELLE é de tirar o chapéu né?! Amei o post
Oi Surian! Feliz que gostou! bjs
Que coisa mais lindaaa essa igreja! Realmente Paris é um sonho né? Não vejo a hora de minha viagem chegar para visitar a Sainte Chapelle também!
Oi Marcela, espero que chegue logo logo. bjs
Tenho pena de não ter visitado o interior da Sainte Chapelle quando visitei Paris. Mas já está na minha lista para quando voltar.
Oi Patrícia, volte sim! bjs