Hoje vamos falar de símbolos do Rio de Janeiro no projeto [8on8] aqui no blog. Para quem não sabe, um grupo de blogueiras de viagem posta 8 fotos todo dia 8 sobre um determinado tema. Nesse mês é landmark de uma cidade.

O que é isso? Landmark significa ponto de referência ou marco e, em sentido mais amplo tratando de uma cidade, seu símbolo.

Havia tantas opções para falar sobre esse assunto, mas acabei decidindo homenagear a minha cidade querida, mostrando símbolos do Rio de Janeiro. Afinal, o Rio é lindo, não é?

Ah! Se quiser ler esse post com fundo musical ao som de Tim Maia e Jorge Ben Jor, aperte o play:

https://youtu.be/pNye0L6FUjo

Símbolos do Rio de Janeiro

Para mim há 4 grandes símbolos do Rio de Janeiro, que possuem muitas faces e ângulos. Não me canso de admirar.

Rio = praia. Então o primeiro símbolo que apresento é a Praia de Copacabana. Também carinhosamente chamada de Princesinha do Mar, essa é a praia mais famosa da cidade. Palco de shows épicos, do Hotel Copacabana Palace (o hotel mais famoso do Brasil) e da maior festa de Ano Novo do país, cuja queima de fogos é mundialmente conhecida.

vista de dia do belmond copacabana palace simbolos do rio de janeiro
O calçadão com o desenho de onda preto e branco de pedras portuguesas é sua marca registrada. O mar, com esse tom azul escuro, é um convite para o banho e alegria dos cariocas e turistas.
vista do quarto de noite do hotel copacabana palace simbolos do rio de janeiro
De noite a praia ganha outros ares, a iluminação que faz o calçadão tenha movimento até altas horas da noite (além do banho de mar noturno no verão queeeente do Rio).

O segundo símbolo que é o Jardim Botânico. O Rio é uma cidade que mistura concreto e natureza. O carioca preza pelo verde, cortar uma árvore pode causar comoção. Por isso, o Jardim Botânico é tão querido. O coração verde do Rio.

simbolo rio de janeiro vitoria regia do jardim botânico
O lago repleto de vitória régia é um dos pontos altos da visita do Jardim Botânico. Na época da floração então, como nesse momento que tive sorte de registrar, é ainda mais bonito.
simbolo rio de janeiro palmeira imperial jardim botanico
A alameda ladeada por palmeira imperial é o grande cartão postal do Jardim Botânico. Sua história é entrelaçada com a da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. Estar ali é esquecer da correria a cidade e do trânsito intenso da rua que fica logo ao lado.

Continuando a seleção de símbolos do Rio de Janeiro, em terceiro temos o Pão de Açúcar. Inegável que é um daqueles lugares que todo mundo tem que conhecer quando visita o Rio.

simbolo do rio de janeiro pão de açúcar baía de guanabara
Essa é a imagem tradicional do Pão de Açúcar, com a Baía de Guanabara aos seus pés. Fico imaginando os portugueses chegando em suas caravelas e dando de cara com tanta beleza… Essa foto eu tirei no terraço de um Shopping Center que fica na Praia de Botafogo.
símbolos do rio pão de açúcar praia vermelha
O Pão de Açúcar visto do outro lado, a partir da Praia Vermelha. Um outro ângulo do cartão postal. Frente e verso!

Para fechar, o último, mas não menos importante: o Cristo Redentor. Uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, mora no coração de cada carioca. É, sem dúvidas, o símbolo máximo!

símbolos do rio de janeiro cristo redentor
O Cristo Redentor é lotado de turistas. A qualquer dia e hora. Tirar uma foto sem alguém aparecendo é um desafio.
simbolo rio de janeirov por do sol corcovado
O Cristo Redentor olhando pelos cariocas lá de cima do morro do Corcovado. Aqui um belo por do sol visto da varanda do meu ex-apartamento. Pois é… me mudei e não tenho mais esse cenário na minha varanda. Snif snif.

………………………………..

Confira os outros blogs participando desse mês do [8on8] sobre landmark:

Gostou da minha seleção de símbolos do Rio de Janeiro? Faltou algum na listinha? Deixe seus comentários! Até a próxima.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Michela Borges Nunes disse:

Amei os símbolos, Lulu, bem cariocas, tudo o que nos faz lembrar o Rio em um primeiro momento. Post lindo!

Lulu Freitas disse:

Obrigada Michela! bjs

Flávia Donohoe disse:

O Rio é a minha cidade preferida no mundo, bate inclusive Londres e Nova Iorque, da sua lista o meu preferido é o Jardim Botânico, que lugar lindo e com uma vibração incrível, quero voltar correndo para essa cidade e rever todos esses locais que estão na minha memória. A sua lista me fez relembrar muitos momentos <3

Lulu Freitas disse:

Flávia, que lindo ler isso! Que bom que te trouxe recordações felizes. bjs

Ruthia Portelinha disse:

Verdade, o Rio de Janeiro continua lindo, tão lindo quanto me lembro, apesar de ter estado aí há um zilião de anos. A música emprestou um charme maravilhoso ao post.
Aquele abraço 🙂

Lulu Freitas disse:

Aquele abraço Ruthia! bjs

Marcia Picorallo disse:

Luciana, adorei sua ideia de ter um post com ‘trilha sonora’, também tenho alguns assim, dão um clima especial, né?
Como você, sempre penso em como deve ter sido para os portugueses avistarem este relevo típico do Rio. Quanto aos símbolos, já reparou que o Museu do Amanhã tem conquistado este espaço? Abraços!

Lulu Freitas disse:

Oi Márcia, adoro colocar música no post também. O Museu do Amanhã está conquistando corações. bjs

Analuiza disse:

oi Lulu… sim, o Rio de Janeiro é lindo! Para mim, uma das cidades mais bonitas do mundo. Estes símbolos são mesmo a cara do Rio. As imagens mostram bem do que estamos a falar! Ler este texto, namorar estas fotos incríveis com trilha sonora deixou tudo ainda mais saboroso! Gosto muito desse Rio!

Você me guiou por um passeio cheio de saudades! 🙂

Lulu Freitas disse:

Oi Analuiza, que bom que curtiu esse passeio ao som do Tim Maia. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *