Hoje vou falar sobre uma viagem para Dubai e como é visitar ao seu centro histórico.
Esse post faz parte do projeto 8on8 desse mês: blogueiros de viagem falando sobre 1 tema todo dia 8 através de 8 fotos. O tema é “centro histórico”.
Breve história de Dubai
Quando pensamos em Dubai imediatamente lembramos de luxo, riqueza, modernidade e prédios grandiosos. Por exemplo: o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo, fica em Dubai ; e o cappuccino mais caro do mundo é servido aqui.
Mas existe, sim, um centro histórico em Dubai que remete à época pré petróleo até início dos anos 60 e, principalmente, de antes do início do projeto de forte investimento na modernização e turismo.
Não se engane, hoje turismo e serviço são a maior fonte de renda em Dubai. Uma aposta no futuro sem o petróleo como a grande commodity mundial. Apenas 20% da riqueza de Dubai vem do petróleo.
Dubai era formada por um povo dedicado à plantação de tâmaras e pescadores de pérolas.
Com a descoberta de petróleo, a cidade passou por um impulso de forte modernização e crescimento demográfico (inclusive de estrangeiros).
Nos anos 80 Dubai começou a ser aos poucos um atrativo turístico e nos anos 90 o projeto decolou.
Ah! Se precisar de hotel em Dubai, veja nossa parceira com o Booking:
Booking.comO centro histórico é dividido em duas áreas: Deira e Bur Dubai.
O que há para conhecer em Dubai Velha, como também é chamado o centro histórico de Dubai? Vem comigo!
Viagem para Dubai – o que fazer no centro histórico
1. Souk (Mercado)
A sensação de passear pelo souk de Dubai é estar andando pelo Saara no Rio de Janeiro (não por acaso uma zona de comércio popular cuja criação é direta dos imigrantes árabes….).
São 4 souks em Deira:
- Gold Souk (Mercado do Ouro): são lojas com vitrines repletas de jóias com um dourado tão amarelo que você pode até imaginar que é falso! Rsrs
- Spice Souk (Mercado de Especiarias): a área que mais gostei. Uma mistura de aromas e cores maravilhosa.
- Fish Souk (Mercado de Peixes): um mercado de frutos do mar e peixes.
- Perfume Souk (Mercado de Fragrâncias): mercado de perfumes e óleos.
Em Bur Dubai tem outro souk, o Textiel Souk (Mercado dos Tecidos).
Lembre-se de pechinchar muito!! Faz parte da cultura local barganhar preço na hora de comprar.
2. Museu de Dubai
Muito interessante, o Museu Dubai (Dubai Museum) está localizado embaixo de um antigo forte construído por portugueses, chamado Al Fahidi.
Ali conhecemos a história de Dubai e do seu povo, com exposição de objetos e artefatos arqueológicos.
Aprendemos curiosidades sobre o modo de viver no deserto, com uma réplica de uma casa típica usando a palmeira local, mostrando a técnica usada para torná-la arejada.
Aliás, a palmeira é essencial na vida do povo do deserto, pois indica onde há água. A madeira e folhas usados para construir casas.
Veja também:
3. Passear de abra
O abra é uma embarcação típica que faz a travessia do Dubai Creek, o canal que divide a área histórica entre Bur Dubai e Deira.
Um passeio super baratinho e muito agradável, não só pela brisa no rosto, mas por ser uma oportunidade de contato próximo com o povo, já que um meio de transporte do dia a dia. Sem o glamour dos ricos e poderosos com suas ferraris pelas ruas.
O valor é apenas 1 dirham.
4. Sorvete de leite de camelo em uma viagem para Dubai
Essa dica de viagem em Dubai é para quem gosta de provar comida local. Tomar sorvete feito de leite de camelo!
Como tenho intolerância à lactose nem tentei, mas me disseram por lá que é meio pesado e pode dar… piriri.
Você encontra o sorvete em vários lugares, mas principalmente no seu centro histórico de Dubai.
Projeto [8on8]
Confira o post dos outros blogs participantes do [8on8] desse mês, cuja tema foi “centro histórico”:
- O blog Turistando.in traz um passeio pelo centro histórico de Gênova na Itália;
- Já o blog Turista FullTime relata sobre o centro histórico de Manaus, indicando suas principais atrações e passeios;
- O Travel Tips Brasil, por sua vez, falar sobre o que fazer em Bergen, mostrando uma caminhada pelo centro histórico dessa cidade da Noruega;
- O blog O Berço do Mundo conta sobre a cidade portuguesa de Tomar e a linda Festa dos Tabuleiros, uma das mais tradicionais do país;
- Por outro lado, o Mapeando Mundo fez uma lista de 8 atrações no centro histórico de Praga, uma das mais belas cidades europeias;
- O blog Chicas Lokas conta sobre o charmoso centro histórico de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Floripa não é só praia; e
- Fechando os participantes deste mês, o blog Destinos por onde andei… fala sobre o centro histórico de Bogotá, uma opção de o que fazer em um voo com conexão em Bogotá
Conclusão: viagem para Dubai e história
Dubai, como você viu, não é só grandiosidade e glamour! Tem história também.
Aproveite e salve o nosso pin!
O que achou dessa dica de viagem para Dubai? Que tal conhecer o centro histórico de Dubai? Deixe seus comentários.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Dubai é um lugar que tenho muita curiosidade de conhecer! Obrigada por compartilhar suas dicas! Não vou resistir a esse sorvete de leite de camelo rsrs. Bjs
Oi Angelica, depois me fala o que achou dele… rsrs bjs
Realmente Lulu a gente nunca pensa em um centro histórico em Dubai, e sim só em e luxo, riqueza, modernidade e prédios grandiosos. Muito legal você mostrar esse lado da cidade. Nunca poderia imaginar em fazer um passeio de barco (uma travessia na realidade) tão baratinho. Eu adoro essas dicas de coisas que só o povo local faz.
Oi Zudi, que bom que você gostou da dica! bjs
Gostei muito de conhecer este “outro lado” do ultra-moderno emirado. Que contrastes maravilhosos. Foi tranquilo usar o abra para atravessar o canal? Não se sentiu “assediada” pelos homens árabes?
Quando visitar o Dubai, certamente quero provar o gelado de leite de camelo. Mesmo que seja para depois dizer que é intragável.
Oi Ruthia, foi bem tranquila a travessia e ali não me senti assediada. Em outros pontos do mercado, sim. Mesmo sempre acompanhada da minha amiga. bjs
Fiquei muito feliz em saber que Dubai tem um centro histórico anterior ao luxo conferido pela modernidade. Gosto de coisas mais antigas e creio que vou adorar visitar o mercado, andar no barquinho local e visitar o museu… Já o sorvete… Só lá para saber! rsrs bjs
Oi Analuiza. Eu também fiquei surpresa e feliz por encontrar essa parte da cidade.bj