Visitar as vinícolas em Montalcino era um dos principais objetivos da minha viagem pela Toscana.

Por quê?

Bem, fizemos uma viagem de carro pela Toscana super romântica (foi a minha lua de mel com algum atraso rsrs) e Montalcino é a região do vinho Brunello, o favorito do meu marido.

Aliás, favorito não só dele, já que o Brunello de Montalcino é um dos melhores vinhos do mundo.

vinicolas em montalcino estrada toscana viagem de carro romantica
Uma das estradas da região

Montalcino na Toscana

Como mostrei no meu roteiro de viagem em Montalcino, a cidade é bem pequena e um dos seus pontos altos é justamente o enoturismo. Há várias lojas para degustação de vinho.

Aliás, a Itália é um dos melhores destinos de enoturismo do mundo.

Você pode ir caminhando pelas 2 ou 3 ruazinhas principais da cidade, entrar nas lojas e pagar pela taça de degustação. Há, em geral, 3 tamanhos de doses.

Essas lojinhas são boas para um primeiro contato com o vinho e, também, para ajudar a você escolher alguma vinícola, cujo vinho que provou e gostou, para conhecer

loja degustação de vinho em montalcino
Uma lojinha de Montalcino.

Porém o grande barato da região de Montalcino é poder passear pela vinícolas ao redor da cidade.

Dirigir de carro pelas estradas (e estradinhas de terra em alguns pontos), ir parando para apreciar a vista, conhecer vinícolas e beber um bom vinho… tudo de bom!

São dezenas de vinícolas!!!! De grandes a familiares. É difícil escolher!

Como conhecer as vinícolas em Montalcino

Se você não souber previamente qual vinícola quer visitar, sugiro obter o mapa das vinícolas da região (acesse no site do Consorzio Del Vino Brunello di Montalcino ou pegue no Centro de Apoio ao Turista na praça principal de Montalcino, ao lado da Torre do Relógio).

Com o mapa na mão, escolha as vinícolas em Montalcino que gostaria de visitar. Uma sugestão, se você não tiver alguma preferência, é ir naquelas que produzem todos os tipos de vinho.

toscana vinicolas em montalcino
Você encontrará cenários apaixonantes, como esse na Banfi

Essa informação está no mapa, pois serão as vinícolas maiores e, em tese, mais estruturadas para receber visitantes.

A região é pequena, sendo possível percorrer algumas vinícolas em um único dia.

Faça o agendamento prévio se quiser fazer o passeio guiado em uma vinícola, para conhecer mais sobre sua história, produção, etc.

vinhedos toscana primavera
Cenário da região na minha primeira viagem por lá, durante a primavera no mês de maio.
visitar vinicola toscana março
Olha a diferença de cenário em março. Os vinhedos sem folhas, ainda em fase de crescimento.

Apenas para degustação de vinho em Montalcino, na alta temporada (meados da primavera e verão) na estrada você verá várias placas indicando vinícolas abertas para isso. É só parar e aproveitar.

Como fui na baixa temporada (início de março), dei de cara na porta em algumas propriedades. Nesse período o agendamento também é importante para degustação. Eu não sabia…

Lembre-se: se beber não dirija. Um motorista da rodada é sempre importante. Nós alugamos carro com a nossa parceira Rentcars.

Se você não quer fazer por conta própria o passeio, contrate um tour especializado que irá lhe poupar todo o trabalho acima. Na nossa parceria com a Get Your Guide temos algumas opções, inclusive privativas:

Algumas informações para aproveitar melhor sua visita nas vinícolas em Montalcino

Antes de falar sobre as vinícolas em Montalcino que mais gostei de conhecer, acho importante explicar (mega resumidamente) algumas coisinhas sobre os vinhos da região para você apreciar melhor o passeio.

Uva

A uva característica da região de Montalcino é chamada de sangiovese.

Tipos de vinho de Montalcino

Eis os vinhos de Montalcino, produzidos exclusivamente na região, para você entender um pouco do que irá encontrar:

a. Brunello di Montalcino DOCG

brunello di montalcino caprili vinicola toscana
Brunello di Montalcino.

Considerado um dos melhores do mundo. Nasceu em 1865, criado por Clemente Santi.

É um vinho tinto forte, encorpado. É produzido 100% com uva sangiovese.

Há várias regras para a produção e sua origem controlada, tais como:

• produção máxima de 8 toneladas de uva por hectare
  • a safra é lançada no mercado no dia 1o de janeiro após 5 anos da colheita da uva
  • o vinho precisa ser envelhecido no mínimo 2 anos em barril de madeira
  • o vinho deve ficar no mínimo 4 meses engarrafado antes de ser colocado à venda
  • se for um Riserva, os prazos são maiores: 6 meses na garrafa e lançamento após 6 anos da colheita.

b. Rosso di Montalcino DOC

rosso di montalcino banfi vinicola toscana
Rosso di Montalcino

O vinho também produzido com sangiovese, mas feito para ser apreciado mais cedo, com menos tempo de envelhecimento.

É um vinho mais jovem (e barato) que o Brunello di Montalcino. A safra começa a ser vendida no dia 1o de setembro de cada ano com uvas de 1 ano de colheita. Um bom custo x benefício.

c. Moscadello di Montalcino DOC

O vinho mais antigo produzido na região. Um vinho branco de sobremesa feito da uva moscadello. Há registro dele do século XVIII.

Há três tipos de Moscadello: tranquillo, frizzante e vendemmia tardia.

Outros vinhos

Outros tipos de vinho que são produzidos na área, mas que não são exclusivos de Montalcino, sendo encontrados em demais regiões da Toscana:

• Sant’Antimo
  • Super Toscano
  • I.G.T
  • Vin Santo

Produtores

São dezenas de produtores, que devem seguir padrões para que seu vinho ganhe o certificado de DOCG (denominação de origem controlada e garantida) ou DOC (denominação de origem controlada).

Azeite

Além do vinho, boa parte das vinícolas também produz azeite. Fiquei surpresa como é saboroso!

Estragou o meu paladar! Quem disse que agora consigo gostar daquele azeite baratinho do supermercado?! Kkkk

Veja também:

Degustação de vinho nas vinícolas em Montalcino

Tirei um dia da viagem para percorrer a região de Montalcino de carro. Como disse, esse era o ponto alto da trip para o meu marido.

Paramos em várias vinícolas (muitas uma do lado da outra). Algumas vezes sem sucesso, pois estavam fechadas ou pediam agendamento como contei lá em cima.

De todas as vinícolas que visitamos seguem as três que mais goste:

Collosorbo

Essa vinícola foi a primeira que paramos. Uma graça!

viagem de carro toscana visitar vinicola
Entrada da vinícola.

Fomos bem recebidos para a degustação, apesar de não termos feito agendamento. Rapidamente montaram uma para nós!

Não conhecíamos esse produtor até provarmos o vinho na véspera, em uma lojinha em Montalcino. Ficamos surpresos com a qualidade do vinho (algo que iria acontecer outras vezes ao longo da viagem rsrs).

degustação de vinho brunello di montalcino
Os vinhos que degustamos.

O meu marido se empolgou e queria comprar de cara 6 garrafas variadas. Eu tive que contê-lo! Já viu mulher impedir homem de comprar?!!! Kkk Acabamos levando 3 garrafas.

Caprili

Uma vinícola em Montalcino pequena, indicação de uns amigos.

O casal de proprietários foi super simpático na recepção (a esposa é brasileira). Havíamos agendado previamente o horário para a degustação.

vinicola caprili montalcino toscana
Área externa da Caprili

Acabamos que também visitamos um pouco da produção. Foi bem interessante: 90% da propriedade da Caprili é cultivada com uva sangiovese para produção de Brunello e Rosso. Há um pequeno cultivo de outras uvas para a produção dos vinhos Settimia (branco) e Moscadello.

produçao vinho brunello di montalcino viagem carro toscana
Tonel de metal usado para fabricação do vinho
barril carvalho vinho brunello di montalcino degustação toscana
Barril de madeira usado para o envelhecimento

A degustação de vinho em Montalcino foi acompanhada de queijo, biscoito e frios.

degustação vinho montalcino caprili
Alguns dos vinhos degustados

Saímos com mais vinhos e uma garrafa de azeite (que estou usando em casa com conta-gotas! rsrs).

Banfi

A comparação é que a Banfi é a Ambev dos vinhos italianos, pois tem várias propriedades pelo país, produzindo os mais variados tipos de vinho.

A propriedade é enorme, contando com um hotel em um pequeno castelo! Fiquei babando e sonhando em me hospedar ali. A cara da riqueza.

Não agendamos visita pela vinícola. Fomos até a loja (enorme) para degustação.

loja banfi montalcino
Loja da Banfi

Para a degustação você paga a dose (que são de 3 tamanhos), com direito a uns belisquetes.

Se quiser você pode dividir a dose maior em 2 taças para economizar e compartilhar (dica do nosso atendente). Foi o que fizemos.

vinho banfi toscana italia
Degustação na Banfi

Para ter uma ideia da variedade do vinho da Banfi, compramos vinho rosé (adoro), espumante rosé (adoooro), Rosso e Brunello, e até um Super Toscano. Os dois primeiros não eram produzidos na região de Montalcino.

Como bateu uma fome resolvemos almoçar no restaurante da vinícola Banfi.

vinicolas em montalcino restaurante banfi
O restaurante da Banfi

Restaurante arrumado, com os pratos bem apresentados. Achei que iríamos morrer em uma grana, mas o preço não foi muito mais caro que o normal. Bem razoável pelo custo x benefício do local.

almoço castelo banfi vinicolas de montalcino
Uma pequena sopa de entradinha
cardapio restaurante banfi
Carne com batata, um dos pratos que pedimos

Além disso não cobraram os vinhos da degustação (não sei se é regra ou foi uma cortesia, fiquei com medo de ser grosseira em perguntar).

Conclusão: se apaixone pelas vinícolas em Montalcino

A Toscana é divina e apaixonante. Degustação de vinho em Montalcino só faz o passeio ser mais incrível!

Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest!

Espero que tenha gostado das dicas de vinícolas em Montalcino. Deixe seus comentários!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.
Você também pode gostar
Dhebora disse:

Adorei o seu post e fiquei morrendo de saudades da minha viagem pela Toscana. Quando estive pela região era inverno e acabei conhecendo somente uma vinícola, em Sam Gimignano. Mas agora quero voltar no outono ou primavera e vou adicionar algumas das sua lista de vinícolas em Montalcino. Aliás, eu adorei Montalcino… pena que só fiquei um dia.

Oi Dhebora, que bom que curtiu o post! bjs