Quando pensamos em uma viagem romântica, poucos lugares inspiram tanto quanto um roteiro pela Toscana de 7 dias, na Itália. Realizei um sonho ao viajar de carro pela Toscana !!!

Apaixone-se pela Toscana

Os vinhedos, as cidades medievais e as estradinhas bucólicas são um chamado para uma viagem de casal e para os amantes da boa comida. Eu me encaixo nas duas categorias! rsrs

Também há espaço para outros tipos de viajantes: aquele que ama História, esportes (como ciclismo), termas naturais ou praias.

Pizza, pasta, queijo, gelato e azeite. É uma loucura a gastronomia. Não dá para fazer dieta! Se gostar de vinho, a região é fabricante dos mundialmente famosos Chianti e Brunello.

pizza roteiro pela toscana 7 dias
Vai uma pizza? Esse tamanho é individual!!! Socorro!!!

Aproveite tudo com calma, sem pressa. Carpe Diem.

Na minha primeira viagem à Itália já tinha conhecido rapidamente Florença, Lucca e feito um day tour para três cidades da Toscana: Siena, San Giminiano e Pisa.

Fiquei com um enooorme gostinho de quero mais. Finalmente, anos depois, consegui voltar!

Não é por acaso que muitas pessoas procuram obter a cidadania italiana e ficar por lá. Não dá vontade de voltar!

Esse roteiro montei com a super ajuda da Adelaide do blog Turista Imperfeito, que me deu várias dicas. Aliás, se quiser saber tudo sobre a Itália vale conferir o blog dela.

Além disso, sugiro conferir o blog Ares do Mundo que tem uma super lista de 7 cidades românticas na Itália.

Vídeo do canal no YouTube

Veja um pouquinho do roteiro pela Toscana de 7 dias nesse vídeo. Um aperitivo do que vem por aí! Ah, aproveite e assine o canal 🙂

Dicas para organizar um roteiro pela Toscana de 7 dias

A primeira coisa a ter em mente em um roteiro pela Toscana é que se você quiser ver absolutamente tudo precisará de umas duas semanas. Pelo menos! Há muito o que fazer na Toscana.

Infelizmente, eu só tinha 7 dias para aproveitar.

campo verde toscana o que fazer 7 dias
A região é lindo demais.

Então, ao organizar sua viagem pela Toscana é preciso considerar quanto tempo terá e traçar uma rota coerente. Nada de entupir com milhões de lugares em um único dia!

Como chegar na Toscana

A Toscana é uma região cuja capital é Florença, localizada no centro da Itália.

Para chegar você pode ir de avião, trem ou carro. Se já estiver pela Itália, provavelmente o mais barato será ir de trem.

davi praça florença roteiro pela  toscana 7 dias viagem italia
Florença

Eu já fiz essa duas opções. Na minha primeira viagem pela Toscana, cheguei de trem a partir de Veneza. No caminho fiz uma parada para um roteiro de 1 dia em Verona. Sai de Veneza, parei em Verona, deixei as malas na estação de trem e voltei no final do dia para pegar o trem para Florença.

Nesse roteiro Toscana, sai do Brasil direto para Florença. O voo fez uma escala em Roma.

Quando viajar para Toscana

A época ideal para uma viagem pela Toscana é de abril a junho ou final de setembro e outubro, quando as temperaturas são mais amenas e a paisagem estará mais verde e exuberante. Além de não ter multidões.

primavera roteiro pela toscana 7 dias
Essa foto é da Toscana na primavera.

A minha viagem foi em março, no final do inverno. As plantações de uva estavam começando a verdejar. Porém é um período de temperatura mais amenas e poucos turistas. Foi uma ótima vantagem!

A Dhebora do blog Carioca Sem Fronteiras listou todas as vantagens de viajar no inverno para a Toscana. Confira!

Locomoção: de carro pela Toscana

Optamos por viajar de carro pela Toscana, pois é o meio mais prático de ir a diversas cidades, especialmente as pequeninas e medievais que tanto queria visitar.

De carro se pode admirar a paisagem da Toscana, o que faz parte do passeio! Muitas vezes tive a sensação de ver uma pintura diante dos meus olhos. Simplesmente mágico.

Outra vantagem de alugar carro pela Toscana é a liberdade para traçar o roteiro!

Fazer tudo no meu tempo, podendo mudar no meio do caminho. Parar naquela cidadezinha que não havia planejado? Sim! Tirar uma fotografia com um visual incrível? Sim! As opções são infinitas.

toscana italia viagem
A Toscana e seus cenários

Como só tínhamos uma semana, fiz um roteiro circular, saindo e terminando em Florença.

Com o Google Maps, levei em conta a distância das cidades e o tempo de deslocamento, sempre jogando para cima a estimativa. Afinal, há imprevistos na estrada, perde-se tempo procurando estacionamento, etc.

Não era nosso objetivo passar o dia inteiro dentro de um carro, tirando foto pela janela! Queria sentir a atmosfera da Toscana na sua plenitude.

Dicas importantes para viajar de carro na Itália

  • só aluguei o carro no dia da saída de Florença, pois por lá se faz tudo a pé. A diária de um hotel no centro histórico com estacionamento é caríssima!
  • verifique se os hotéis onde ficar possuem estacionamento próprio ou público pago ao redor.
  • apesar de ser recomendado ter a Permissão Internacional de Direção (PID), não foi solicitada pela agência, apenas a carteira de motorista do Brasil.

Aproveite a nossa parceria com a Rentcars, sem custo adicional, para alugar o seu carro:

casa buoncovento roteiro pela toscana 7 dias
Cada detalhe tão interessante!

Indico o post da Márcia do blog Mulher Casada Viaja com todas as dicas práticas sobre dirigir na Itália.

Outro meio de transporte, bem mais limitador, é fazer os trajetos de ônibus e trem. Nesse caso, o ideal é usar Florença e Siena como base, fazendo bate-volta para os outros destinos, lembrando que para a maioria das cidades do interior somente é possível acessar de ônibus.

Se optar por viajar sem carro, mais alternativa é contratar excursões de 1 dia para bate-volta. Se você tiver pouco tempo é o ideal. Veja algumas alternativas oferecidas pela nossa parceria com a Get Your Guide, sem custo adicional:

Preciso de seguro viagem para a Toscana?

A resposta é sim.

É obrigatório seguro de viagem para a Itália, por fazer parte do Tratado de Schengen. Poderá ser solicitada a apresentação da apólice pela imigração.

Além disso, é sempre uma tranquilidade poder viajar protegido no caso de problema de saúde ou extravio de bagagem.

Confira nossa parceria com a Real Seguro Viagem e aproveite!

Onde ficar no seu roteiro pela Toscana de 7 dias

Há duas opções em uma viagem pela Toscana:

  • Várias cidades como base. Pernoites em várias cidades na medida em que for seguindo no roteiro. Vantagem: poupar tempo de deslocamento e mobilidade para alterar o cronograma. Desvantagem: trocar várias vezes de hotel, o que sempre é chatinho.
  • Uma ou duas cidade como base. Vantagem: ficar vários dias no mesmo hotel. Desvantagem: perda de tempo no deslocamento com bate-volta.
vista florença praça michelangelo o que fazer na toscana 7 dias
Uma bela vista de Florença

Fiz a primeira alternativa, me hospedando em Florença, Siena, Montalcino e Greve in Chianti.

Essas mudanças me deram a oportunidade de ficar em tipos diferentes de lugares: hotel tradicional, B&B e agroturismo (um hotel típico da região). Foi algo que agregou muito na minha experiência.

Reserve seu hotel com a nossa parceria com o Booking, sem custo adicional:

Booking.com

O que fazer na Toscana em 7 dias: montando seu roteiro pela Toscana

Se você quiser esticar o passeio, poderá essa dica de o que fazer na Toscana com um roteiro de viagem de 15 dias pela Itália.

Esse foi o meu roteiro Toscana:

  1. Florença
  2. Florença
  3. San Giminiano, Volterra, Monteriggioni, Siena
  4. Siena, Buoconvento, Montalcino
  5. Montalcino
  6. San Quirico D’Orcia, Pienza, Montepulciano, Greve in Chinti
  7. Rota Chianti e Florença (volta ao Brasil)

Uma observação.

Siena e San Giminiano são as duas mais famosas cidades da Toscana após Florença. Assim, você pode diminuir o seu tempo em Montalcino para ficar mais tempo nelas. Há bastante o que fazer!

Como disse, a minha viagem tinha um foco de enoturismo e por isso coloquei um tempo a mais em Montalcino.

2 dias em Florença

Florença é única. É como caminhar por um museu a céu aberto com suas belíssimas praças, estátuas, palácios e prédios históricos. Afinal, os poderosos Médici viveram aqui. Com eles, poder e riqueza na Idade Média.

O impressionante Duomo de Florença, no coração da cidade, é impossível de ser ignorado com seu gigantismo.

Mas, como visitar igreja na Itália é quase um esporte nacional, há outros templos igualmente interessantes como a Catedral de Santa Maria del Fiore e a Basílica de Santa Croce.

duomo florença o que fazer na toscana 7 dias
O Duomo de Florença

Um dos principais museus italianos está em Florença: a Galeria Uffizi. Assim, como uma das mais importantes esculturas do mundo. O Davi de Michelangelo mora na Accademia.

Só estou falando dos seus dois principais museus! Há muitos outros como o Museu Galileo, Palazzo Pitti e Palazzo Medici.

Veja aqui uma lista com os melhores museus de Florença para incluir no seu roteiro pela Toscana de 7 dias.

Não poderia esquecer de mencionar uma das pontes mais icônicas e antigas do mundo: a Ponte Vecchio.

ponte vecchi florença roteiro pela toscana 7 dias
A Ponte Vecchio

1 dia entre San Giminiano, Volterra, Monteriggioni, Siena

Saímos bem cedinho do hotel em Florença, pegamos o carro na locadora e partimos para a estrada!

San Giminiano é um charme com suas ruelas medievais. Suas 14 torres construídas entre os séculos XI e XIII são inconfundíveis, avistamos lá de longe na estrada.

san giminiano viagem pela toscana
San Giminiano

Ah! Aqui dizem que você encontra o melhor gelato do mundo (gelato Dondoli na Piazza de la Cisterna). Será? Só provando para você opinar rsrs

Volterra é chamada de “irmã gêmea” de San Giminiano. Ficou famosa após os filmes da saga “Crepúsculo”. Porém, é bem mais que isso. Seu tesouro é sua herança etrusca e os vestígios arqueológicos tanto etruscos quanto romanos.

Atrações não faltam: não perca o Palazzo dei Priori, o Anfiteatro Romano, a Porta dell’Arco e o Museu Etrusco.

Monterrigioni é uma cidade fortificada o topo de uma colina. Uma vila de apenas 8.000 habitantes que parece ter sido congelada no tempo.

poço igreja praça monterrigioni italia toscana
Qe tal joga uma moeda para fazer um desejo?

A cidade é acolhedora e passear por sua muralha confere uma vista interessante da região.

No final do dia, chegamos a Siena para jantar e dormir.

1 dia por Siena, Buoconvento, Montalcino

Muitos guias de o que fazer na Toscana indicam dois dias em Siena. Como só tinha uma semana nessa viagem comprimi para apenas um dia.

Por sua localização, Siena é uma boa opção para usar de base para bate-volta. Lembra da segunda alternativa de escolha de cidade base que mencionei lá em cima?

Siena historicamente rivalizava com Florença. O Duomo de Siena é uma das igrejas mais bonitas que já visitei! É imperdível! Complemente passeando pelo Palazzo Comunale e a Torre del Mangia.

duomo de siena ponto turistico toscana
O Duomo de Siena

Cercada por muros, suas ruas medievais são lindas e a Piazza del Campo de tirar o fôlego. Lá ocorre o Palio de Siena (uma tradicional e famosa corrida de cavalos).

Buocovento é mais uma cidadezinha medieval da Toscana.

Alguns pontos de interesse são o Museo della della Val d’Arbia, o Museo di Arte Sacra, Palazzo Ricci e a Igreja de San Pietro e Paolo.

portao entrada buoncovento toscana viagem italia
Portão da cidade

No final da tarde estávamos em Montalcino, com tempo ainda para passear pela pequena cidade. Sua praça principal e La Fortezza, uma fortaleza com uma bela vista da região da Toscana são o ponto alto ao lado dos vinhos, claro!

fortreza montalcino o que fazer an italia
A Fortaleza

Afinal, aqui é a cidade que deu origem ao vinho Brunello de Montalcino, um dos melhores do mundo.

Visitamos algumas das várias lojas de vinho de Montalcino. Provando vinhos, junto com queijo, frios ou pão e azeite.

vinho em siena jantar
Jantar com direito a vinhozinho, claro!

1 dia em Montalcino: roteiro pela Toscana

Mais uma voltinha em Montalcino e um dia passeando pelas vinícolas da região de Montalcino. As estradinhas sinuosas e bucólicas, por si só, são uma graça.

Aqui você precisa fazer uma preparação prévia. Pesquisar em quais vinícolas deseja fazer degustação, reservando um horário. A grande maioria, fora da alta temporada, não atende o visitante sem prévio agendamento. Recomendo visitar a Castello Banfi.

castelo banfi montalcino vinicola roteiro pela toscana 7 dias
Emblema da Banfi

Também visitamos a Abbazia de Sant’Antimo, uma abadia que me emocionou profundamente. Simples e tocando canto gregoriano. Não resisti e cai em lágrimas.

Abbazia de Sant’Antimo italia
Abbazia de Sant’Antimo

1 dia por San Quirico D’Orcia, Pienza, Montepulciano e Greve in Chianti

Adeus Montalcino! Pegamos a estrada da região do Val D’Orcia. Todas essas cidades são bem próximas, uma sequência de lugares graciosos.

Esse foi o dia mais longo em tempo de estrada que planejei. Greve in Chianti fica a cerca de 2 horas de Montepulciano. A ideia era curtir o Val D’Orcia para dormir em Chianti.

San Quirico D’Orcia, de origem etrusca é muito conservada. Passando suas antigas muralhas, caminhamos pelas ruazinhas e encontramos igrejas antigas, como a Santa Maria Assunta do século XI ou a de San Francesco, e o belo jardim Horti Leonini.

san quirico d'orcia roteiro pela toscana 7 dias
Uma das igrejas de San Quirico.

De lá fizemos um rápido desvio na estrada para ir até a Capella della Madonna di Vitaleta.

Essa pequena capela ficou famosa no Instagram. Sua localização no meio do nada, ou melhor, no meio dos campos da Toscana e ladeada por ciprestes, a torna simplesmente encantadora. Não fomos o único casal parando ali para tirar fotos!

Capella de la Madona di Vitaleta toscana de carro
Capella de la Madona di Vitaleta. Linda, não é?

Após esse pit stop, seguimos até Pienza.

Além do seu famoso pecorino (queijo), a cidade possui um colorido diferente e uma bela vista para os campos. Conheça a Piazza Pio II e o Duomo.

rua pienza toscana de carro
Um das ruazinhas da cidade

De lá, fomos até Montepulciano, outra cidade medieval com um grande centro histórico.

Há vários lugares para serem visitados, como a Piazza Grande, o Duomo e a Tempio di San Biagio. Aqui se prepare para andar!

montepulciano toscana italia
Detalhe de Montepulciano

De noite, chegamos a Greve in Chianti.

1 dia na Rota do Chianti no seu roteiro pela Toscana

O último dia do roteiro foi pela SS222, pela Rota do Chianti. Essa área é a das vinícolas do vinho Chianti, vinhedos para todos os lados.

galo negro chianti italia
O Galo Negro é o símbolo do vinho Chianti original

Greve in Chinti é a maior cidade da região (não que seja grande rsrs). Assim, acordamos, demos uma voltinha na cidade, algumas comprinhas de vinhos e depois um passeio pela rota.

Indico visitar a vinícola Castello di Verrazzano, onde fiz uma visita guiada com degustação.

degustacao de vinho castello verrazzano chianti italia
Degustação

No final do dia, seguimos direto para o aeroporto de Florença para voltar para casa. Acabou o roteiro pela Toscana de 7 dias 🙁

Bônus no roteiro pela Toscana

Se você tiver mais tempo para curtir a região ou quiser substituir alguma dica no meu roteiro, sugiro incluir as seguintes cidades da Toscana:

Pisa

Você certamente já viu uma foto da Torre de Pisa. Se quiser vê-la ao vivo faça um bate-volta de Florença. Afinal, está a apenas 55km.

torre pisa italia
A torre!

Conheci Pisa na minha primeira viagem para a Itália. Como basicamente é só isso por lá, não repeti o programa. Já estava visto! rsrs

O pessoal do blog Across the Universe tem um post ótimo sobre a Torre de Pisa. Confira!

Lucca

Queria muito ter voltado, mas dessa vez não deu tempo. É uma cidade fofinha, a 70km de Florença.

lucca bate volta florença
Lucca!

Uma cidade toda murada. Um dos programas é passear por sua muralha a pé ou de bicicleta. Também visite a Piazza dell’Anfiteatro, o Duomo e a Igreja de San Michele in Foro.

Combine Lucca e Pisa em um dia de sua viagem.

Cortona

Cortona ficou famosa com o filme “Sob o Sol da Toscana”, com um bem preservado centro histórico. Visite a Igreja Santa Maria delle Grazie e a Fortezza Medicea.

Arezzo

Arezzo, por sua vez, ganhou fama com o filme “A Vida é Bela”. Suba a Via del Corso até chegar ao centro histórico na parte alta da cidade.

Conclusão: o que achou do roteiro pela Toscana de 7 dias?

Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest!

Roteiro pela Toscana: 7 dias inesquecíveis. Encante-se!

Espero que tenha gostado desse roteiro pela Toscana de 7 dias. Deixe os seus comentários 🙂

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.
Você também pode gostar
GISELE PROSDOCIMI disse:

Meu sonho é fazer um roteiro pela Toscana, 7 dias seria mesmo um tempo ideal para visitar as cidades citadas por você.
Já visitei Florença duas vezes, mas infelizmente não conheci nada além dela na Toscana, região que me atrai muito, pelos campos, pelos vinhos e pela simplicidade chique que sempre vemos nos filmes e que eu pude perceber pelo menos em Florença.
Lindo post, muito inspirador. Beijo!

Oi Gisele, que bom que curtiu! bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *