O que fazer em Verona? O tema do [8on8] desse mês é cenário. Cenário de filme, cenário de romance, cenário de qualquer coisa. Então resolvi escrever sobre um pequeno roteiro de 1 dia em Verona. Por quê?

Porque Verona para mim é um cenário de amor, do sonho de romantismo dos apaixonados. Foi esse sentimento que tive quando passei um dia por lá (fazendo uma parada na viagem de trem entre Veneza e Florença).

Então a minha abordagem do tema é o cenário de um romance. Do meu sonho romântico.

O que fazer em Verona? Roteiro de 1 dia em Verona

Me senti absurdamente apaixonada pela cidade e sua beleza. Ao caminhar pelas suas ruas sonhava em estar de mãos dadas com o meu amor.

Não sei o que há por lá, mas 1 dia em Verona foi suficiente para querer voltar, voltar e voltar.

Recentemente fiz uma lista de 10 cidades que são cenários de filmes e uma das escolhidas foi Verona por conta do filme Carta para Julieta. Uma romântica história de amor que se passa na cidade.

Então aperte o play e escute a canção do filme enquanto passeia em algum dos cenários de Verona:

Caminhar pelas margens do rio Ágide em um roteiro de 1 dia em Verona

O rio Ágide corta a cidade, sendo o seu principal rio. Faz uma bonita combinação com as construções antigas e o verde da vegetação.

rio agide casas coloridas o que fazer em verona roteiro viagem
As casas coloridas são um dos traços marcantes da arquitetura de Verona. Apaixonante.

Pontes de Verona

Vários pontes cortam o rio, ligando os dois lados da cidade. A Ponte do Castelvecchio (também chamada de Ponte Scaligero) foi construída entre 1354 e 1376, tendo sido bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial e reconstruída.

roteiro 1 dia em verona ponte castlevecchio
A Ponte Castlevecchio fica sobre o rio Ágide, que corta a cidade. Depois é só emendar com uma visita no castelo, onde também há um interessante museu de arte.

Porém a ponte mais famosa não é essa acima, mas a Ponte Pietra.

ponte pietra sobre o rio agide o que fazer em verona italia viagem
A Ponte Pietra é um dos monumentos mais importantes de Verona, pois data da origem da cidade. Ela caiu e foi reconstruída várias vezes. Difícil imaginar, não é?

Igreja San Giorgio in Braida

A bela construção da Igreja San Giorgio in Braida, às margens do rio Ágide. Ela foi construída no lugar de um antigo mosteiro e fica um pouco fora da rota turística, mas vale a visita.

roteiro 1 dia em verona igreja san giorgio in braida
Sua cúpula é vista de vários pontos de Verona.

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes fica em cima de uma colina e compõe uma das belas imagens da cidade. É difícil conseguir ir lá em apenas 1 dia em Verona por conta de sua localização um pouco afastada.

santuario de nossa senhora de lourdes 1 dia em verona roteiro
É perfeito ver a cidade lá de cima, uma vista privilegiada. O santuário funciona em uma antiga fortaleza desde 1964, pois o antigo foi destruído na Segunda Guerra, somente tendo sobrado uma estátua de Imaculada Conceição.

Duomo de Verona

O Duomo de Verona (acho que quase toda cidade na Itália possui o seu “duomo”) é de 1139 e é simples se compararmos com outras igrejas italianas.

duomo de verona verona roteiro viagem
A entrada do Duomo de Verona.

Arena de Verona

A Arena de Verona é a terceira maior da Itália (fica atrás do Coliseu e do anfiteatro de Santa Maria Capua Vetere, perto de Nápoles).

Claro que no passado foi cenário de lutas de gladiadores. Tem 152m de comprimento e 123m de largura. Hoje é usada para apresentações musicais e teatrais (ia ter um show quando estive lá).

anfiteatro romano italia
A arena usada até hoje está em melhor estado que o Coliseu, em termos de comparação. A arquibancada está completamente conservada. Foi interessante me sentar nela e ficar pensando que há séculos atrás romanos se sentavam lá para assistir brigas sangrentas.

Se você quiser, pode fazer uma visita guiada pela Arena com a nossa parceria com o Get Your Guide:

Casa de Julieta

Por último, a grande estrela do passeio de 1 dia em Verona: a Casa de Julieta.

Sempre cheia de turistas, que querem tocar o seio esquerdo da estátua de bronze de Julieta no pátio (a superstição diz que é para ter sorte no amor). Ou subir no balcão da casa.

Para chegar na casa é só seguir o bando de turistas. O ponto mais visitado de Verona, sem dúvidas (entrada paga).

casa de julieta 1 dia em verona roteiro
Olha que fofa essa vovozinha no balcão. O amor não tem idade.

Como chegar em um roteiro de 1 dia em Verona

A melhor forma de passar 1 dia em Verona é fazer como eu: ir de trem. Sai de Veneza para Verona, uma viagem de cerca de 1h20.

Porém é possível fazer esse trajeto de ônibus e carro, lembrando das restrições a automóvel no Centro Histórico.

Onde ficar em Verona

Se você quiser ficar na cidade, há vários opções de hotéis onde ficar em Verona. Veja algumas abaixo que selecionei para você no Centro Histórico e na Porta Nuova, os dois melhores bairros para se hospedar:

Projeto [8on8]

Veja os outros blogs que participaram esse mês do projeto [8on8]. Quantas coisas interessantes sobre o tema “cenários”:

  • O blog Quarto de Viagem fez uma lista de lugares que foram cenários de cinema;
  • Já o blog Viajando em 3..2..1.. mostrou 8 cenários catarinenses para você se sentir em outro país;
  • O blog Turistando.in conta sobre 8 cenários de Outlander, a série da Netflix que se passa nas Highlands da Escócia;
  • Por sua vez, o blog Mulher Casada Viaja escreveu sobre Nova Iorque e os filmes, mostrando um roteiro de viagem pelo cinema;
  • O blog O Berço do Mundo contou cobre cidades cenário de filmes pelo mundo; e
  • Fechando, o blog Diário de Polly contou sobre o curioso Museu Karen Blixen.

Conclusão: Verona em 1 dia

Verona é daquelas cidades italianas que podemos ficar vários dias e se apaixonar. Eu, em um único dia, me encantei!!!

Para quem não tem muito tempo, está com um roteiro apertado, 1 dia em Verona é suficiente para conhecer o principal e ficar com um gostinho de quero mais.

Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest! 🙂

pin viagem verona

O que você achou desse roteiro de 1 dia em Verona? Deixe suas dicas!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Ruthia Portelinha disse:

Eu emociono-me muito com filmes, com livros, sou das que choram (e são gozadas pelo marido e pelo filho). Isto para dizer que chorei no filme “Cartas para Julieta” e sonhei muito com Verona por causa dele.
Achei que poderia ficar decepcionada com a cidade, por causa de toda a aura romântica que esperamos dela, mas pelo seu relato, parece que não. Como é o interior da casa da Julieta?
Linda participação.
Beijinhos

Lulu Freitas disse:

Oi Ruthia, também me emociono muito. Verona é extremamente romântica e sonho muito em poder voltar (agora casada rsrs). Eu não entrei na casa da Julieta. Estava muito cheio e tínhamos pouco tempo. Mais um motivo para voltar, não é? bjs

Pollyane Martins |www.diariodepolly.com| disse:

Que post mais inspirador e que nos faz suspirar. Tenho loucura em conhecer Verona, mas ainda não foi possível. Adorei as dicas e as fotos! Foi uma excelente escolha. Beijo grande!

Lulu Freitas disse:

Que bom que curtiu a minha escolha. O tema é tão inspirador… bjs

Juliana Moreti disse:

Verona é realmente apaixonante! Estive 3 dias na cidade e pelo visto, você viu coisas que eu acabei na visitando! Preciso voltar!
😉

Lulu Freitas disse:

Oi Ju! Então somos duas que precisam voltar! rsrs bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *