Receba matérias por email!

O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem

Home  »  DestinosEuropaItália   »   O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem

A Itália é um país com dezenas de possíveis roteiros encantadores. Já estive 2 vezes por lá e Florença tem um lugar especial no meu coração.  Por isso vou compartilhar todas as dicas para um roteiro de viagem, indicando o que fazer em Florença em 3 dias.

Muitos são apaixonados por Roma, mas esse sentimento tenho por Florença e Veneza. Roma é enorme (como capital que é) e cheia, lá não me sinto acolhida.

Já em Florença, seu centro histórico tem tanta beleza quanto o de Roma, e me passa uma sensação mais intimista. Está aí o motivo de gostar tanto de Florença e sonhar ir outras vezes.

Claro que em Roma encontramos o incrível complexo do Vaticano (que impressiona mesmo se você não for católico) e construções do Império Romano. O período histórico a ser apreciado é outro em Florença. Fica o alerta.

Aproveite e confira o meu roteiro de viagem em uma primeira vez na Itália, combinando essas duas cidades e muitas outras.

Primeiro, algumas dicas básicas para poder curtir o seu roteiro em Florença.

Um pouco da história de Florença 

Florença foi fundara em 59 a.C., mas sua importância histórica aparece mesmo na época do Renascimento.

Leonardo da Vinci, Michelangelo e outros artistas incríveis do Renascimento têm sua história entrelaçada com a de Florença.

No período também encontramos a temida família Médici. Seu poder e glória estão marcados nos belos palácios, monumentos e museus de Florença. Uma influente dinastia que deu as cartas em Florença e fez 4 papas!

Entre 1865 e 1870, Florença foi capital da Itália no seu período de unificação.

mirante florenc%CC%A7a prac%CC%A7a michelangelo - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Apaixone-se por Florença

Como chegar em Florença

Avião

O aeroporto Amerigo Vespucci fica a 4km do centro de Florença. Já cheguei por ele, fazendo um voo interno a partir de Roma.

Saindo do aeroporto, há algumas opções para ir para o centro histórico (melhor opção para o turista se hospedar):

  1. ônibus: chamado Volainbus. Eu o usei, foi simples e econômico. A viagem durou uns 20 minutos. A parada é no próprio aeroporto, com final em um terminal ao lado da estação de trem Santa Maria Novella, no centro histórico de Florença. Dali, segui a pé para o hotel.
  2. táxi: há um ponto enorme na porta do aeroporto, impossível não encontrar. A tarifa é fixa, com acréscimo pelo número de bagagem.
  3. transfer privativo: uma opção mais cara, porém confortável e segura, sem preocupação. Um motorista aguardando no portão de desembarque para ir direto para o hotel.
  4. trem: a linha T2, operada pela Tramvia, faz o percurso em 20 minutos até a estação Santa Maria Novella. Aqui há uma pegadinha: um limite de tamanho de bagagem de até 20kg. Como as nossas malas eram maiores, não foi uma opção de uso.

Trem

Outra alternativa para chegar em Florença é de trem, através da já mencionada estação de trem Santa Maria Novella. A partir dela, é só caminhar para seu hotel na região do centro histórico de Florença.

A minha primeira vez em Florença foi assim.

Carro

Não sugiro que você use carro em Florença, já que o acesso ao centro histórico é muito restrito. Muitas ruas só de pedestre e poucos estacionamentos.

Além disso, você poderá fazer quase todos os passeios a pé. Não há necessidade de carro.

Quando fiz a minha viagem de carro pela Toscana, a primeira cidade que visitei foi Florença. Eu aluguei o carro só no último dia, quando peguei a estrada para começar a minha road trip.

Se for alugar carro, confira a nossa parceria com a RentCars. Sem custo adicional e com possibilidade de parcelar o pagamento no cartão de crédito.

Onde ficar em Florença 

Já que falei em hospedagem, a melhor região onde ficar em Florença é no centro histórico, a partir do entorno da estação de trem. Quanto mais perto da estação, mais barato.

O centro histórico de Florença é uma região mais cara, porém você fará quase tudo a pé e estará pertinho de todos os principais pontos de interesse de Florença.

Eu já me hospedei por ali em dois lugares.

Na primeira viagem, fiquei na Antica Dimora Firenze, um B&B (bed and breakfast), Esse tipo de hospedagem é bastante comum na Europa. Simplesmente uma graça!!!

antica dimora bb florenc%CC%A7a 1024x754 - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Eu perdi as fotos, mas achei essa no site. Foi nesse quarto que eu fiquei!!! foto: divulgação

Na minha última viagem, em 2019, eu e meu marido nos hospedamos no FH55 Hotel Calzaiuoli, um hotel com uma localização incrível, no coração do centro histórico, entre a Piazza della Signoria e a catedral de Santa Maria del Fiore.

hotel florenc%CC%A7a 1024x683 - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Hotel FH55. foto: divulgação

Veja abaixo outras sugestões de lugares onde ficar no centro histórico de Florença:

Quando ir a Florença

A melhor época do ano, na minha humilde opinião, é na primavera e outono, com temperaturas mais amenas. 

No verão é aquele calorão.

No inverno é frio e anoitece mais cedo. Os dias são mais curtos. O lado positivo… ótima época para tomar vinho. Se bem que, para mim, vinho é bom o ano inteiro! rsrs

roteiro pela toscana vista florenc%CC%A7a - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Uma bela vista de Florença

Roteiro de viagem em Florença de 3 dias

Após essas dicas básicas, hora de compartilhar o meu roteiro com você. Sugiro ficar 3 dias em Florença para curtir a cidade com calma.

É uma cidade que deve ser curtida e apreciada. Seu palácios, igrejas e museus não merecem serem vistos na correria.

Caso tenha mais dias disponíveis, você poderá usar Florença como base para fazer bate-volta para outras cidades da Toscana. Vou falar daqui a pouquinho sobre elas.

Dia 1

Walking tour

Sugiro começar o dia com um walking tour, uma forma que adoro para conhecer uma cidade. Caminhar pelos principais pontos turísticos e aprender um pouco da sua história.

Nós fizemos o passeio com uma guia em inglês. Foi muito divertido e passamos por todos os principais pontos turísticos de Florença.

Piazza della Repubblica

Na parte da tarde, seguimos para a Piazza della Repubblica para algumas fotos. Essa praça é famosa por estar no coração de Florença. Aqui, antigamente, funcionava um mercado medieval.

Piazza della Signoria

Após, batemos perna até a Piazza della Signoria, um museu a céu aberto? Cheio de estátuas e obras lindas. Nessa praça também está localizado o Palazzo Vecchio e a Torre di Arnolfo, a torre mais alta de Florença.

Curiosidade: aqui você encontrará uma réplica da estátua de Davi de Michelangelo, cujo original está no museu da Accademia (que será visitado outro dia no meu roteiro).

o que fazer em florenc%CC%A7a - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
A réplica da estátua de Davi

Se você quiser, poderá visitar o museu que funciona no Palazzo Vecchio. Caso contrário, é possível apenas conhecer o seu andar térreo, tendo uma amostrinha. Foi o que eu fiz.

Se quiser visitar o Palácio Vecchio, compre aqui o ingresso sem filas com áudio guia.

piazza de la signora florenc%CC%A7a - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Palazzo Vecchio

Basilica di Santa Croce

Prosseguindo para a Basilica di Santa Croce, onde fizemos uma visita guiada super interessante!

santa croci igreja italia - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Interior da basílica

Foi muito bacana entender a história em torno dessa igreja e das pessoas que estão li sepultadas. Sim! Há túmulos de várias personalidades italianas ali, como Maquiavel, Galileo e Michelangelo.

claustro basilica santa croce - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Claustro da basílica, com um lindo jardim

Museu Galileo

O fim do dia foi no Museu Galileo Um museu dedicado à história da ciência.

museu galileo florenc%CC%A7a italia - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
O Museu do Galileo possui inúmeros artefatos antigos

Há várias atividades interativas explicando princípios da física e astronomia, artefatos e máquinas que são um passeio pela evolução da humanidade. Meu marido nerd curtiu!

Dia 2

Galleria degli Uffizi

O dia começa na Galleria degli Uffizi, o museu mais importante de Florença e o segundo mais visitado na Itália (só fica atrás dos Museus do Vaticano). Só o seu prédio já vale a visita.

museu uffizi italia - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
O interior do museu é lindo

A coleção da Uffizi é impressionante, com destaque pela linda obra O Nascimento de Vênus de Botticelli e a marcante A Medusa de Caravaggio.

anunciacao de venus museu uffizi - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
O belo Nascimento de Vênus

O museu é enorme, então prepare-se para caminhar. Minha sugestão é que reserve um período do dia para apreciar as obras mais relevantes com calma.

Importante: compre o ingresso antecipado, porque a procura é muito grande! Mesmo com ingresso na mão eu peguei fila para entrar. Compre aqui o ingresso para a Uffizi com horário marcado.

Ponte Vecchio

Depois, atravessamos a famosa Ponte Vecchio, um dos cartões-postais de Florença.

ponte vechio florenca italia - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
A bela Pote Vecchio

Essa ponte, construída em 1345, fica sobre o rio Arno. O interessante dessa ponte é que abriga pequenos prédios que datam do século XVI, onde há lojinhas.

Palazzo Pitti e Jardim Bóboli

Dali fomos para o Palazzo Pitti e o lindo Jardim Bóboli. O Palazzo é um museu e o jardim encantador, especialmente na primavera, quando todo florido!

palazzo pitti florenc%CC%A7a - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
A entrada do Palazzo

Como havíamos andado muito na Uffizi e estávamos um pouco cansados de ver obras de arte, preferimos só visitar o jardim.

jadrim de boboli italia - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Passear pelo jardim é uma delícia
jardim boboli florido - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Quando estive lá na primavera o jardim estava florido!

Compre aqui o ingresso sem filas do Palácio Pitti. Ah! O Jardim de Bóboli é de graça!

Piazzale Michelangelo

Após, caminhamos pela margem do rio Arno para chegar Piazzale Michelangelo. Com chance de fazer fotos interessantes Ponte Vecchio.

ponte vechio ponto turistico florenc%CC%A7a italia - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Paradinha para fotos no caminho

A Piazzale Michelangelo praça fica no alto de um pequeno morro e é o ponto mais alto de Florença. A subida é tranquila para ir a pé. Que cidade linda de morrer admirando lá de cima!!

prac%CC%A7a michelangelo mirante florenc%CC%A7a - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
A vista é sensacional

Durante as caminhas pela cidade, não deixe de provar os vários sabores de gelato. Há várias sorveterias espalhadas pela cidade, cada uma melhor que a outra!

gelato florenca italia - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Gelato e mais gelato!

Dia 3

Galeria Dell’Accademia

A primeira parada é a Galeria Dell’Accademia, um pequeno museu, cuja importância é abrigar a magnífica escultura de Davi, criada por Michelangelo.

A obra é espetacular! Uma estátua de 5m de altura de mármore, com detalhes ultra realistas como músculos e veias. Uma das mais marcantes obras que já vi na minha vida!!!

davi estatua academia - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Davi em toda sua plenitude

Lembre-se que você já terá visto sua réplica na Piazza della Signoria, que era seu local original desde que foi revelada ao público em 1504, tendo sido transferida para o museu em 1873.

A visita ao museu é rápida (em menos de 1 hora é possível conhecê-lo) e recomendo que compre com antecedência do ingresso para evitar filas. Compre aqui a entrada para a Accademia com horário marcado.

Dali caminhamos para umas fotos na Basilica di San Lorenzo e depois fomos conhecer a bela Basilica di Santa Maria Novella.

Duomo de Florença

Após, seguimos para mais uma igreja. O impressionante Duomo de Florença, cuja presença imponente marca a cidade. Eu já contei por aqui como é visitar o Duomo de Florença.

O passeio pode ser apenas para conhecer o seu interior (que é de graça) ou o complexo de prédios do Duomo (que é pago).

fachada duomo florenc%CC%A7a - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
A fachada do Duomo é toda trabalhada

Além do interior da igreja, podemos conhecer o Batistério de São João, o Museo dell’Opera del Duomo, o Campanário e subir até o alto da sua cúpula, para ver a cidade lá do alto. Uma subida e tanto!! Prepare seu fôlego.

Eu visitei o Museu, o Batistério e marquei o horário da subida na cúpula para de noitinha, para ver a cidade do alto toda iluminada.

batisterio florenc%CC%A7a - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
O Batistério

Você pode aproveitar o passeio para caminhar nas ruas ao redor do Duomo, como a Via del Calzaiuoli, que são cheias de lojas para namorar as vitrines. Andamos sem pressa e sem compromisso, como Florença merece ser curtida.

Aula de pizza

Fechando o dia, fizemos um programa super divertido. Uma aula de como fazer pizza e gelato! Claro que ao final da aula teve comilança. Até que eu não me sai mal como pizzaiola. Não posso dizer o mesmo do meu marido… rsrs

aula de pizza florenc%CC%A7a italia - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Pizza feita por mim!

Sugestões de bate-volta a de Florença

Como eu disse, você pode usar Florença como base para fazer bate-volta para outras cidades da região da Toscana. Algumas das cidades que valem a pena conhecer:

  1. Pisa
  2. Lucca
  3. Siena
  4. San Gimignano
  5. Cortona
  6. Arezzo
  7. Assis
o que fazer na toscana lucca - O que fazer em Florença em 3 dias: super roteiro e dicas de viagem
Lucca!

Se você não quiser ir fazer uma visita guiada, com toda praticidade e segurança, poderá ir por conta própria. O Viaje na Viagem tem as instruções para fazer bate-volta de Florença usando transporte público.

Eu conheci essas cidades, algumas com tour diário outras por conta própria. As duas formas foram ótimas.

Conclusão: o que fazer em Florença e se apaixonar

Depois de ler esse post, espero que tenha conseguido fazer você se apaixonar por Florença tanto quanto eu sou. Um sonho de viagem!

Confira mais dicas da Itália no meu guia do país, com tudo o que publiquei aqui o blog.

Lembre-se:

Se for reservar hotel, use nossa parceria com o Booking, sem custo adicional.

Ao contratar seguro saúde (obrigatório na Europa), veja nossa parceria com a SegurosPromo. Use o cupom LETSFLYAWAY5 para 5% de desconto.

Compre passeios e ingressos com as nossas parcerias com a Get Your Guide , Tiqets e Civitatis. Compare!

Para alugar carro, veja com a RentCars.

Se precisar comprar chip de viagem internacional para internet e telefone, use a nossa parceria com a Viaje Conectado. ou com a OMeuChip (cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).

Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente a nossa parceria com a Amazon.

Gostou das dicas de o que fazer em Florença? Deixe seus comentário e dúvidas. Vou ter prazer em responder. 🙂

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *