Uma lista sobre alguns mitos e verdades sobre a Holanda. Coisas que eu confirmei nas minhas andanças outras que nem desconfiava ou que descobri que não eram bem assim…
9 Mitos e verdades sobre a Holanda
1. Drogas liberadas. Todo mundo doidão!
Mentira. Haxixe e maconha podem ser adquiridos em pequena quantidade (5g) nos coffee shops. É proibida a venda para menores de 18 anos.
É legal plantar até 5 pés em casa para consumo próprio. No entanto, não se pode fumar maconha na rua. Até vi algumas pessoas fazendo isso, mas de forma discreta.
Quanto às drogas pesadas, portar até 5g não dá cadeia. O consumidor não é punido, pois o foco da política de drogas do país é ir atrás do produtor.
2. Prostituição não é crime
Verdade. Diferente daqui no Brasil, onde é crime, os profissionais do sexo na Holanda (que devem ter mais de 18 anos) são registrados e pagam impostos como qualquer outro cidadão. A cafetinagem e o tráfico humano, claro, são proibidos.
Pessoalmente achei meio deprê visitar o Red Light District como contei no roteiro em Amsterdã. Mas, repito, isso é uma opinião pessoal.
Ah! Nada de fotos no Red Light District, você poderá ter problemas.
3. Todo mundo anda de bicicleta
Verdade. É absurda a quantidade de bicicletas e os estacionamentos perto das estações de trem, por exemplo, são absurdamente gigantes! Bikes que não acabam mais.
Regra de trânsito, sinal, mão e contra mão e aí de você se caminhar pela ciclovia, corre o sério risco de ser atropelado. Andar de bicicleta é coisa séria na Holanda! Aliás, são 29.000km de ciclovias!
4. O aborto é permitido
Verdade. Até o terceiro mês de de gravidez é legal fazer aborto. Apesar disso, a Holanda é o país com a menor taxa de abortos no mundo, de 0,5 para cada 100 mulheres. O motivo? Campanhas sobre educação sexual e sexo seguro.
5. Os holandeses usam tamancos
Mentira. Mais um dos mitos e verdades sobre a Holanda. Os tamancos de madeira são um dos símbolo do país, mas não vi ninguém usando…
Só vi os tamancos de madeira em lojas, em especial em lugares turísticos como Zaanse Schans ou Keukenhof.
6. A eutanásia é legal
Verdade. Desde 2002 não é crime cometer eutanásia, mas óbvio que o médico só irá seguir essa prática se quiser. Poderá, se for o caso, indicar um outro médico para assistir o paciente.
Para que a eutanásia seja feita é preciso que o problema de saúde incurável, como câncer ou Alzheimer em estágios avançados, e seja solicitada pelo próprio paciente gozando de suas plenas faculdades mentais, que deverá justificar seu “sofrimento insuportável”.
7. Os canais são naturais
Mentira. A grande maioria dos canais das cidades holandesas foi construída.
Os motivos foram transporte ou defesa. Há uma variação da configuração desses canais. Em Amsterdam, por exemplo, são no formato de anéis. Em outras cidades são em estrela. Enfim, como disse, os formatos e motivos são vários.
8. Todo holandês fala inglês
Mais ou menos. Não tive problemas com isso nas cidades que visitei na Holanda. Em Amsterdam em alguns momentos até esquecia que a língua local não era o inglês. Porém, certamente no interior e entre idosos não é assim.
Posso dizer uma coisa: minha experiência nesse departamento na Holanda foi uma milhão de vezes melhor que na Alemanha!
9. Tulipas em todo lugar
Floricultores trabalhando.
Mais ou menos. Por conta do clima você só verá as tulipas na primavera, época dos apaixonantes campos parecendo tapetes coloridos (tive o prazer de pedalar pelos campos de tulipas quando fui visitar o parque Keukenhof). Não tem jeito… coisas da Mãe Natureza.
Conclusão: gostou dos mitos e verdades?
Tenho certeza que você aprendeu algumas coisinhas, não é?
Leia também 15 coisas para saber sobre Amsterdam antes de visitar essa incrível cidade, dica do blog Fora da Zona de Conforto.
Salve o nosso pin no seu Pinterest e lembre da gente 🙂
Você tem mais alguma curiosidade para incluir na nossa lista de mitos e verdades sobre a Holanda? Deixe nos comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Adorei a lista, muita curiosidade sanada e explicada. Lembro que quando fomos para Amsterdam, nós fumamos maconha na rua a noite e tinham outras pessoas fazendo o mesmo… haha…
Oi Edson, eu também vi isso rsrs bjs
Muito legal a ideia do post, já que a Holanda é cheia de estereótipos, mas será que ainda acham que o povo fuma na cara do policial? Também achei meio deprimente o Red Light District e as bicicletas realmente impressionam, só estando lá pra entender.
Graças a Deus falam Inglês, né? Eita língua difícil!
Oi Márcia, que bom que você gostou da ideia. bjs
Realmente, há muitos mitos sobre a Holanda e, a meu ver, não pode, de forma alguma, ser confundida com a Alemanha. Curto mais os holandeses :))) É giro isso dos mitos e verdades sobre os vários países…
Oi Rui. Também sou do time Holanda! bjs
Que ótimo post! Bom saber que algumas coisas não passam de “histórias que o povo conta”… Adorei
Oi Adriana, feliz que curtiu a ideia! bjs
Adorei teu texto Lù!
Eu e meu marido iremos eternamente rir de uma senhora em Amsterdã respondendo ao nosso: “Do you speak English?” com um “Of Course”!
Jà na Alemanha…… hahahahahaha
Uma senhora no caixa do supermercato Netto perto da casa que morávamos começou a gritar conosco pelo fato de que eu estava organizando as compras na sacola (o ideal é fazer isso na saìda do mercado).
😉
Sobre os coffee shop, eu não pude ficar do lado de fora com o meu filho. Meu marido quis entrar em um para conhecer e eu fiquei do lado de fora, sentada no banquinho com meu filho. Um homem saiu de dentro e pediu para que eu saísse dali! rs
Oi Ju! Obrigada pelo elogio. A Holanda é muita acolhedora, um pouco diferente da Alemanha (é preciso primeiro quebrar o gelo para conseguir um sorriso rsrs). Eu não consegui ficar no coffee shop, espirros mil kkk. bjs