[atualizado jan/19] Quando a gente pensa na Holanda o que vem à mente? Tamanco? Tulipa? Moinhos? Sim! Vamos falar de moinhos na Holanda! Eu escolhi ir até Zaanse Schans para apreciar de pertinho um dos símbolos holandeses.
Durante a viagem é claro que vi moinhos, um ali outra acolá. Não tive tempo de ir até os moinhos de Kinderdijk, como já contei por aqui. Optei por ir em Zaanse Schans onde também há vários moinhos. Treze!
Importante: só vá se o o tempo estiver bom porque tudo é praticamente ao ar livre. Na chuva o passeio não será legal.
Foi uma ótima experiência para o passeio ao ar livre e conhecer um dos símbolos holandeses!
Não esqueça:
- se precisar de seguro de viagem, faça uma cotação com a nossa parceria com a SegurosPromo. Usando o cupom LETSFLYAWAY5, você conta com 5% de desconto.
- se estiver procurando hotel, veja nossas dicas de hospedagem em Amsterdam ou procure diretamente com a nossa parceria com o Booking.
Os moinhos na Holanda de Zaanse Schans
Zaanse Schans foi criado nos nos 70, reunindo casas típicas e 13 moinhos que se encontravam espalhados pelo país.
Em Zaanse Schans passeamos ao ar livre pelos moinhos, à beira do rio Zaan, um lindo cenário de cartão postal. A sensação é de se andar por um museu a céu aberto.
Muitas, muitas fotos! Para cada lado que se olhe uma imagem linda!
De todos os moinhos no local só 6 estão abertos para visitação, cada um com um tipo de produção, como especiarias ou pigmentos.
Podemos entrar dentro do moinho para ver como funciona, alguns são de graça outros paga-se ingresso (€ 4.00).
É bem curioso ver como funciona um moinho e subir até o seu topo.
Além disso, há algumas casas típicas holandesas, que formam uma vila, que funcionam como lojas ou museus, cada com uma coisa bem holandesa. Artesanato, tamancos e comida.
Aliás, comer um stroopwafel quentinho, feito na hora, não tem preço! Momento mastercard rsrs
Na casinha dos tamancos de madeira foi muito bacana ver como são feitos por um artesão e aprender um pouco de sua história. Um mini show na hora!
Aprendi que os tamancos de madeira se popularizaram em torno de 1430 porque evitavam as pessoas tivessem contato com a lama na rua e a umidade do chão dentro de casa. Depois, se você se animar, pode comprar um tamanco para chamar de seu!
Há também em uma das casas uma pequena fábrica de queijos bem interessante.
Só um pequeno detalhe: tive a impressão que os preços por aqui são mais caros do que em Amsterdam. Compare!
Zaanse Schans além dos moinhos na Holanda
Depois de explorar a área você pode visitar o museu que fica na entrada de Zaanse Schans. Esse museu é composto de duas partes: uma conta a história do local e da cultura holandesa enquanto outra mostra a história e modo de produção de biscoito, com alguma interatividade, patrocínio da marca Verkade.
O museu é bem mais ou menos. Não achei que valeu a pena conhecer.
Explorar a área ao ar livre é infinitamente mais interessante.
Se estiver com disposição é possível alugar uma bicicleta para dar uma voltinha. Ou então um passeio de barco pelo rio.
…………………..
[mapsmarker marker=”124″]
Mais algumas informações sobre os moinhos na Holanda de Zaanse Schans
- endereço: Schansend 7, 1509, AW Zaandam.
- horário: há alguma variação de horário de acordo com a época do ano, mas via de regra está aberto diariamente de 10h às 17h. É bom checar o site da atração.
- como chegar: a partir da Estação Central de Amsterdã, trem para Koog-Zaadijk (cerca de 15min) e mais uma caminhada de 20min. Outra opção é o ônibus 391 da Conexxion, que parte de um ponto na lateral direita da Estação Central, descendo na porta do parque (ponto final), uma viagem de 40min. A passagem pode ser comprada direto com o motorista. Eu usei essa opção! Se estiver de carro, há estacionamento. Veja ingresso + tour pela Tiqets.
- site: dezaanseschans.nl/en/
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
Deixe seus comentários sobre nossa dica de moinhos na Holanda em Zaanse Schans.
comentários
11 comentáriosMICHELE
fev 7, 2019A Holanda é muitoo charmosa e esses moinhos que fofura.Em qual época do ano você foi?
Lulu Freitas
fev 8, 2019Amei conhecer a Holanda. Fui em abril para pegar a época da tulipas. bjs
Bruna
fev 6, 2019Adorei essa dica para ver os moinhos da Holanda, nada mais característico! Sem falar no visual lindo que vc fotografou super bem! Já deu vontade de visitar.
Lulu Freitas
fev 8, 2019Olá Bruna, obrigada! bjs
Tharsila Fernanda Santos Costa
fev 6, 2019Esses moinhos são bem a cara da Holanda mesmo, bem como os tamancos de madeira. Achei interessante o fato de poder entrar nos moinhos e aprender mais como eles funcionavam.
Lulu Freitas
fev 8, 2019Olá Tharsila, é um passeio bem interessante neste aspecto. bjs
Christian Gutierrez
fev 6, 2019Quando fui para Amsterdã adorei conhecer um dos principais atrações cidade os moinhos de vento, fui em um que virou uma cervejaria
Lulu Freitas
fev 8, 2019Olá, que pena que não consegui conhecer esse. Ótima dica! bjs
Leo Vidal
fev 6, 2019Não sabia que para ver os moinhos na Holanda fosse tão rápido, saindo de Amsterdam. 15 minutos de trem é uma beleza! Na próxima vez que for a Amsterdam não deixarei de visitar Zaanse Schans. Dica de algum restaurante por lá?
Lulu Freitas
fev 8, 2019Oi Leo, no próprio parque há opções para lanchar. Não cheguei a andar pela cidadezinha onde fica o parque, pois voltei para Amsterdam após o passeio. bjs
Conhecendo os famosos moinhos de Kinderdijk
abr 13, 2016[…] Moinhos em Zaanse Schans […]