[atualizado jul/21] O Forte de Copacabana no Rio de Janeiro é um dos lugares com uma vista privilegiada para admirar a praia da Copacabana, a princesinha do mar.
Um programa agradável para toda a família, o Forte de Copacabana no Rio de Janeiro é muito apreciado pelos cariocas e não pode fazer falta no roteiro de quem estiver de férias pela cidade. É um must go !!!
História do Forte de Copacabana no Rio de Janeiro
Na época do Brasil Colônia os portugueses construíram diversas fortificações para proteção da região contra invasores, tais como a Fortaleza de São João (Forte da Urca), a Fortaleza de Santa Cruz e o Forte do Leme.
O local onde o Forte de Copacabana foi construído fazia parte do projeto feito pelos portugueses, porém não chegou a sair do papel.
Em 1914, procurando diminuir a vulnerabilidade do Rio de Janeiro a ataques marítimos, o Forte de Copacabana foi inaugurado. Era a maior fortificação militar da América do Sul à época.
Ocupando uma área de cerca de 114.000 m2, o Forte de Copacabana possuía uma usina a diesel que fornecia energia elétrica para si próprio e para o bairro de Copacabana. Olha que interessante!
Olhando hoje para o Forte, pacífico e com uma energia tão bacana, é até fácil esquecer que ele foi palco de momentos marcantes da história do Brasil.
Em 1922, ocorreu a famosa Revolta dos 18 do Forte (conhecido também como Revolta do Forte de Copacabana).
Como é visitar o Forte de Copacabana no Rio de Janeiro
O que mais gosto é passear ao longo da mureta, apreciando a vista da praia.
Sentar por ali, sentindo a brisa e esquecendo da vida… Admirar a natureza, os surfistas se o mar estiver agitado ou o pessoal fazendo SUP quando o mar está calmo.
No verão, se tiver sorte, podemos até achar algum pinguim perdido nadando por ali. Eu já vi!
A visita ao Forte envolve:
- duas áreas de exposição temporária;
- o Museu Histórico do Exército;
- a fortificação; e
- a cúpula dos canhões.
Cerca de 1h30 é suficiente para conhecer tudo com calma.
Alguns detalhes do passeio.
Museu Histórico do Exército
O Museu Histórico do Exército conta um pouco da história do Brasil com base em documentos e objetos ligados à história do Exército.
Vai desde o descobrimento do Brasil, a criação do Exército em 1648, passando pela Independência, a Proclamação da República, a Guerra de Canudos e o Levante do Forte.
Há ainda artefatos originais do Marechal Rondon e de sua expedição na Amazônia.
Leia também:
Descrevendo assim parece algo grandioso, mas na verdade é bem simples, até com certo toque amador. Logo, não vá com grandes expectativas.
Fortificação
Já a fortificação, é o local onde os soldados ficariam durante um combate. Chamado de casamata, é onde poderiam permanecer lá por um bom tempo sem precisar de apoio externo.
Há 4 canhões, sendo que alguns podem atingir alvos a 23km de distância.
Cúpula dos Canhões
A Cúpula dos Canhões fica na ponta do Forte.
Podemos passear por ali, sentar e apreciar com bela vista para o Pão de Açúcar, Praia de Copacabana e Praia do Diabo, uma pequena praia escondida encravada entre Copacabana e Arpoador.
O lugar é lindo, temos a sensação de estar acima do mar, com um cenário deslumbrante. Impossível não ficar encantado e tirar um monte de fotos.
Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana e outras gostosuras
Se abrir a fome, há dois cafés. O Café 18 do Forte e a Confeitaria Colombo, tradicionalíssimo restaurante do Centro do Rio que tem uma filial por lá.
Você poderá fazer uma refeição apreciando o visual a praia de Copacabana. Embora ambos tenham um salão interno com ar condicionado, a parte externa é a mais disputada. Comer ao ar livre à beira mar.
Atenção: um dos programas mais disputados na cidade no final de semana é tomar café da manhã na Colombo! Uma mesa farta e deliciosa, para esquecer a dieta rsrs. Para tentar evitar filas, chegue cedo.
Outras dicas sobre o Forte de Copacabana
- endereço: Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 – Posto 6, Copacabana – Rio de Janeiro.
- horário: de terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 18h.
- Valor: R$ 6,00 (adulto), pagamento só em dinheiro.
- Como chegar: de metrô, estações Cantagalo (Copacabana) ou General Osório (Ipanema), ambas distantes cerca de 15min de caminhada. De ônibus várias linhas, consulte aqui. Uber ou táxi. Não há estacionamento no local.
- site: mhexfc.eb.mil.br/pt-br/historico
Conclusão: não deixe de visitar o Forte de Copacabana no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro possui lugares incríveis para visitar, sendo possível viajar barato para o Rio. O passeio ao forte é uma ótima opção para isso.
Para mais dicas da cidade, veja o nosso guia virtual do Rio de Janeiro.
Então, o que está esperando para conhecer esse lugar incrível? Se já conhece o Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, deixe sua dica!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.