Um roteiro imperdível em Búzios inclui lojas badaladas, lindas praias e restaurantes concorridos. Mas, depois de quase um ano de pandemia, precisamos curtir Búzios sem aglomeração.

Búzios busca renovar sua programação ao ar livre e destacar toda sua riqueza natural para promover o turismo longe das aglomerações. Novas opções é que não faltam!

Ideais para curtir Búzios sem aglomeração

Trilha

Fazer trilhas em Búzios é uma ótima opção para curtir a cidade sem aglomeração e em contato com a Natureza.

Uma sugestão é a trilha saindo da praia da Ferradurinha para as piscinas naturais da Ferradura. O nível é moderado, porque exige subir e descer algumas pedras, com um pequeno trecho usando corda. A trilha é curta, cerca de 1,5km.

Outra trilha bacana e mais fácil, porque plana, é saindo da praia de Caravelas até a praia do Peró. O caminho é bem demarcado e fácil de identificar.

Atenção: nessa trilha há um desvio para uma outra trilha, para uma praia selvagem. Essa trilha não é sinalizada, com vários trechos de mata fechada. Por isso, só vá com alguém que a conheça ou guia.

Já quem prefere subir as Emerências – ponto mais alto de Búzios, a 160 metros de altitude e protegido pelo Parque Estadual da Costa do Sol – ganha de presente uma vista incrível das praias de Tucuns, Geribá e Peró (em Cabo Frio).

Sem contar a paleta de cores que vai do azul ao vermelho, passando pelo amarelo, laranja e rosa. Lindo demais.

Serra das Emerencias - Búzios_fotoPaula Rascão cactus experiências
Que espetáculo! foto: Paula Rascão

Desde a retomada das atividades, a agência especializada em trilhas viu seu público aumentar e se diversificar, exigindo a criação de outros programas.

Os grupos, de até dez pessoas, reúnem hoje famílias e turmas de amigos, além de pessoas que estão viajando sozinhas e não querem aglomerações.

Oferecemos 12 roteiros por trilhas e, com o crescimento da demanda, criamos outras experiências na natureza, como passeios de caiaque e de canoa havaiana, além de voo livre e picnic à beira-mar. Temos programação para todos os sábados e domingos do verão”, conta Paula Rascão, uma das sócias da Cactus.

Há ainda a possibilidade de passeios privativos para grupos fechados, que podem ser feitos também durante a semana.

Pôr do sol em Búzios

Se é pra desfrutar toda beleza do balneário, uma das atrações imperdíveis é assistir ao pôr do sol em pontos tradicionais, como na Orla Bardot e no Porto da Barra.

Aqui é preciso atenção para manter distanciamento, porém por se tratarem de lugares abertos e ao ar livre são uma ótima opção de passeio em Búzios!

orla bardot onde ficar em buzios
Pôr do sol na Orla Bardot.

Que tal, então, apreciar o espetacular pôr do sol de Búzios de dentro do mar, remando em uma canoa havaiana? Ou do alto da Serra das Emerências, depois de uma bela trilha? As propostas encantadoras são da Elite Vaa e da Cactus Experiências, respectivamente.

Canoa Havaiana

As aulas e os passeios de canoa, até então oferecidos somente pela manhã, ganharam um horário especial no verão. E o melhor: com direito a mergulhos e a companhia de tartarugas.

O ponto de saída é o Porto da Barra e as remadas duram, em média, uma hora.

Canoa havaiana por do sol
Quem se anima? Eu quero! foto: divulgação

Veja também:

Tartarugas de volta

Impossível passear em alguma praia de Búzios e não observar as tartarugas.

Elas estão aglomeradas por toda a parte, fazendo graça para quem as aprecia do píer do Centro, em um passeio de caiaque na Ferradurinha ou nos mergulhos nas ilhas ao redor.

passeio caiaque buzio praia ferradurinha rio de janeiro viagem romantica casal
Partiu caiaque na Ferradurinha!

De barco e equipado com cilindro e nadadeiras, é possível conhecer o Santuário das Tartarugas, como é chamada a Ilha de Âncoras, repleta de tartarugas gigantes.

Ao longo do mergulho, surgem ainda arraias e cardumes de peixes das mais variadas cores e espécies. Incrível, não é?

A visibilidade média em Búzios é de 12 metros, podendo chegar a incríveis 25 metros no verão. Temos uma vida marinha local riquíssima, com sargentinhos, frades, ciliares, agulhas…Durante a navegação, por ser rota de passagem, não é raro vermos peixe-lua, golfinhos e até mesmo baleias”, comenta Duda Franco, diretora comercial da agência Love4Dive.

Outros excelentes pontos para a prática da atividade são as ilhas de Gravatás, Feia e Branca, além da Laje de João Fernandes.

Nossa operação é 100% focada na conscientização ambiental, indo além de um mergulho recreativo. Queremos que o mergulhador entenda o papel de cada animal, coral e até mesmo dos pescadores na nossa região. É preciso conhecer para preservar”, finaliza Duda.

Turismo seguro em Búzios sem aglomeração

Para garantir o turismo seguro, a Associação Comercial e Empresarial de Búzios (Aceb) mobilizou o receptivo local e envolveu transportes, embarcações, hotéis, comércio em geral e restaurantes na campanha “Por uma Búzios Segura”, que reforça a importância dos protocolos de prevenção contra a Covid.

Além da campanha da Aceb, sempre é bom lembrar de consultar se o estabelecimento ou prestador de serviços possui o selo Turismo Consciente RJ ou o selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo.

Ambos são indicativos de que houve a preparação para seguir os protocolos de segurança necessários contra a covid-19.

Aproveite e salve o pin no seu Pinterest:

Que tal revisitar Búzios sem aglomeração e descobrir esses novos ângulos? Para mais dicas do RJ confira o guia virtual.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Adriele disse:

Dicas muito valiosas para o momento que estamos. Amei demais todas as dicas para curtir Búzios sem aglomeração.

Oi Adriele, dá para aproveitar sem aglomerar. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *