Londres possui muita, muita coisa para se fazer. Das várias construções marcantes há as duas igrejas de Londres mais famosas, a St Paul’s Cathedral e a Westminster Abbey. Fazem parte do nosso roteiro de atrações pagas em Londres.

Em primeiro lugar, é bom lembrar que a religião oficial da Inglaterra é a Igreja Anglicana, a qual se separou oficialmente da Igreja Católica Romana por ordem do rei Henrique VIII em 1534. A famosa história de que o rei queria anular seu casamento com a esposa Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena e teve o pedido negado pelo papa, levando-o a romper com Roma para poder seguir em frente com o novo matrimônio. Coitada da Ana Bolena… no final perdeu a cabeça (literalmente).

St Paul's domo londres

St Paul’s e sua famosa arquitetura.

A St Paul’s Cathedral é uma imagem marcante de Londres com seu imponente domo. Sua construção remota ao ano de 604 quando a primeira igreja foi erguida no local. Após muita destruição e reconstrução o templo que hoje conhecemos começou a ser erguido em 1666.

Durante a 2ª Guerra Mundial foi alvo de bombardeios mas não sofreu danos significativos, sendo um símbolo para a resistência britânica.

Nos anos 80 foi palco do casamento do Príncipe Charles e da Lady Di. Recentemente, em 2012, foi local da Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II. Enfim, seu papel na história britânica é inegável.

St Paul’s e a Millenium Bridge.

Além da beleza de seu interior, é possível explorar a área da cripta e as galerias superiores (prepare seu fôlego para subir escadas!), sendo a mais famosa a Galeria dos Sussurros (Whispering Gallery), onde por conta de sua acústica um sussurro na galeria pode ser escutado por qualquer um, a qualquer distância. A segunda galeria, Stone Gallery, proporciona um visual lindo de Londres.

st paul londres relogio da torre

O relógio da torre da igreja.

Ao redor da igreja há ainda um pequeno e agradável jardim.

Se quiser comprar ingresso para a catedral, não deixe de conferir a opção do nosso parceiro Tiqets.

Já a Westminster Abbey é, sem dúvidas, a mais importante igreja de Londres, pois onde é feita a coroação de todos os monarcas ingleses desde 1066. Fica coladinha ao Parlamento e ao Big Ben.

westminster londres

Entrada da igreja

A Abadia de Westminster foi fundada no século X por monges, porém a atual abadia teve sua construção iniciada, em estilo gótico, em 1245 pelo rei Henrique III.

Aqui estão enterrados vários reis e rainhas (inclusive a rainha Elizabeth I) e inúmeras personalidades inglesas, como Winston Churchill, Laurence Olivier, Lewis Carroll, Charles Dickens. Foi lá onde o casamento do Príncipe William e Kate se realizou.

A abadia é enorme, onde se pode admirar sua arquitetura por toda a nave e capelas. Há ainda um belo claustro e inúmeras lápides e memoriais daqueles lá enterrados, com destaque para o Poets Corner, idealizado para ser o lugar do descanso de poetas e escritores.

O blog Descobrir Viajando conta todos os detalhes sobre a história e visita na Abadia de Westminster.

abadia de westminster claustro

Claustro da Abadia de Westminster

Conte como foi seu passeio por lá ou deixe suas dúvidas nos comentários.

Até!

————————-

sites:

  • https://www.stpauls.co.uk
  • http://www.westminster-abbey.org
Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Deixe um comentário

Conectado como Maria Carolina Cavalcanti Martins Neto. Edite seu perfil. Sair? Campos obrigatórios são marcados com *