O Brasil possui cenários e maravilhas incríveis e um deles sãos os Cânions do Rio Grande do Sul, na região de Cambará do Sul. Uma jornada única para se deslumbrar com um cenário único!

Quer saber como visitá-los? Realizei um sonho ao conhecer os cânions!

Vem comigo que contarei tudinho sobre os cânions do RS!

O que são os cânions?

Antes de mais nada, o que são esses cânions no Rio Grande do Sul?

Ora, você já deve ter ouvido falar no Grand Canyon nos Estados Unidos, não é?

O conceito geológico é semelhante: um cânion é formado por extensos paredões escavados por erosão, em especial por vento ou água, ao longo de milhões de anos.

Um das principais diferenças entre os cânions do Rio Grande do Sul e o Grand Canyon é que, por conta da diferença climática, o norte-americano é bem desértico e árido, enquanto o brasileiro possui uma vegetação verde em seus paredões.

Onde ficam os cânions do Rio Grande do Sul

Os cânions estão localizados na divisa oriental dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De fato, representam a separação dos estados. A parte de cima dos cânions é do Rio Grande do Sul e a parte de baixo de Santa Catarina.

É comum pensar que os cânions do Rio Grande do Sul formam um único conjunto geológico, que estão todos juntinhos.

Na verdade, observando o mapa vemos que os dois mais visitados cânions do RS estão em direções opostas. O cânion Fortaleza a nordeste de Cambará (no Parque Nacional de Aparados do Sul) e o cânion Itaimbezinho a sudeste (no Parque Nacional da Serra Geral).

Veja abaixo no mapa:

Quais são os cânions do sul do Brasil

Os mais famosos são os cânions Itaimbezinho e Fortaleza, abertos para visitação ao público.

Porém, há dezenas de outros cânions na região, muitos em propriedades particulares e outros de difícil acesso.

Se quiser conhecer um cânion em Cambará do Sul diferente, sugiro visitar o cânion Malacara.

brasil canion fortaleza rio grande do sul
Olha que beleza o cânion Fortaleza, um dos mais famosos cânions de Cambará do Sul.

Como chegar aos cânions do RS

Resumirei as minhas informações ao lado do Rio Grande do Sul, considerando que essa é a minha experiência de visitação.

Passeio de 1 dia

Como falei você pode fazer passeio de um dia saindo de Gramado, sendo distante em torno de 3 horas.

Carro

Se for se hospedar na região, o acesso aos cânions será de carro, sendo o ideal ficar na cidade de Cambará do Sul.

Cambará do Sul está localizada a 192 km de Porto Alegre, onde encontramos o aeroporto mais próximo.

Se você for comprar passagem aérea, use o Skyscanner para conseguir boas promoções.

Ah! Se for alugar carro, faça cotação com a Rentcars, com opção de parcelamento no cartão de crédito.

Alugamos carro em Porto Alegre e dirigimos para a região do Vale dos Vinhedos e Garibaldi. Ficamos alguns dias por lá, quando então fomos para Cambará do Sul. Um trajeto de cerca de 3 horas.

Como chegar no cânion Itaimbezinho de carro

A partir do centro de Cambará do Sul são 18 km.

O Itaimbezinho está localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra.

A estrada é de terra e pedregosa. Um carro 4×4 é indicado se houver chovido. Com a estrada seca um carro de passeio consegue chegar, mas é preciso dirigir com cautela.

Como chegar no Cânion Fortaleza de carro

A partir do centro de Cambará do Sul são 23 km.

O Cânion Fortaleza faz parte do Parque da Serra Geral.

O meio de acesso é de carro em uma estrada que é parcialmente de terra (9km). Carro de passeio consegue fazer o trajeto se a estrada estiver seca. Um carro 4×4 é o mais seguro.

Transfer em Cambará do Sul

Você pode também contratar o serviço de transfer + guia que lhe buscará em carro 4×4 no hotel e levará para o passeio.

Em que pese estarmos de carro, optemos por contratar esse serviço porque o nosso carro era baixo e havia chovido nos dias anteriores. Ficamos com receio da estrada de terra de acesso aos parques.

Além de contarmos com um guia agregando à experiência com informações sobre os cânions e os parques nacionais.

Onde ficar para visitar os cânions de Cambará do Sul

A melhor cidade para se hospedar para visitar os cânions do RS é Cambará do Sul.

Eu me hospedei no maravilhoso hotel Parador Cambará, cheio de charme e romântico.

Aliás, a cidade possui pousadas e hotéis super acolhedores.

Veja as minhas sugestões de onde ficar em Cambará do Sul.

Quantos dias para visitar os cânions do RS

O ideal são dois dias, um para o cânion Fortaleza e outro para o cânion Itaimbezinho.

É possível conhecer ambos em um único dia, porém será uma experiência corrida e muito superficial.

Só recomendo se realmente você não possuir tempo e não estiver hospedado em Cambará do Sul ou em outra cidade próxima.

Qual a melhor época do ano para conhecer os cânions de Cambará do Sul

Quando pesquisei para organizar a minha viagem, em todos os lugares li que a melhor época para ir para Cambará do Sul é no outono e inverno (de maio a agosto), quando há a melhor visibilidade. Apesar do frio!

Porém, não controlamos São Pedro.

Assim, viajamos em junho, na expectativa da melhor visibilidade possível nos cânions do Rio Grande do Sul.

Porém, o dia de visita ao cânion Itaimbezinho foi com muita neblina e serração. Uma pena! A experiência não foi totalmente perdida, mas poderia ter sido muuuuito melhor.

canions do brasil rio grande do sul
A neblina no cânion Itaimbezinho

Já no dia seguinte, no cânion Fortaleza, tivemos um glorioso dia de sol.

Ah! Em ambos os dias, sim, estava bem frio. Mas nada que um bom agasalho não tenha resolvido.

Complementando. Durante o verão a visibilidade é pior devido à neblina de choque térmico de ar quente com ar frio. Uma serração que pode se dissipar rápido ou durar horas e horas.

Quanto custa visitar os cânions do Rio Grande do Sul

Há alguns anos a administração do parque foi concedida para Urbia Cânions Verdes.

O valor do ingresso é de R$ 94,00 (em 2023), que dá direito a utilizar o ingresso 3 vezes no período de 7 dias a partir da data escolhida. O ingresso é válido para os dois parques nacionais (Aparados da Serra e Serra Geral).

Ou seja, com um único ingresso você visita os cânions Fortaleza e Itaimbezinho, tendo 7 dias para fazê-lo.

Só lembre de guardar o ticket após o primeiro uso, para poder reapresentá-lo nos outros dias.

É cobrado o estacionamento, sendo no valor de R$ 11,00 para automóvel.

Como visitar o Cânion Itaimbezinho

O Cânion Itaimbezinho está localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Possui 5,8 km de extensão, largura de 2 km e profundidade entre 600 m a 750 m. É o mais famoso dos cânions do Rio Grande do Sul.

São duas trilhas principais:

1. Trilha do Vértice: tempo estimado de 1h30;
  2. Trilha do Cotovelo: tempo estimado de 3h; e
  3. Trilha do Rio do Boi: tempo estimado de 6 horas.

Eu e meu marido fizemos apenas a trilha do Vértice, (1,4 km de extensão) pois o tempo estava ruim, com uma serração bem forte que comprometeu (muito) a visibilidade do Cânion Itaimbezinho.

canion rio grande do sul cambara
Quando chegamos a visibilidade estava terrível.
rio grande do sul canion itaimbezinho
Depois melhorou um pouco.

Essa trilha percorre vários mirantes, sendo quase toda plana e de nível fácil.

Dos mirantes é possível ver a Cachoeira das Andorinhas e a Cascata do Véu da Noiva.

O guia aqui nos ajudou muito. Além da animação (até para não deixar a gente ficar triste com o clima), compartilhou muitas histórias do parque e das trilhas. Acho que se tivéssemos ido sozinhos, teríamos desistido logo da visita e voltado para o hotel.

Uma curiosidade. Dentro da área do parque há uma casa de uma família que mora no local desde 1945. É conhecida como Café do Vô Marçal e Artesanato da Vó Maria.

Os avós já morreram, mas um de seus filhos ainda mora lá. Uma casa rústica e simples no meio do nada!

casa vo marcal itaimbezinho
Uma casa super rústica nos cânions RS.

Ali podemos tomar um café, comer um pastel (que tal de pinhão?) e comprar artesanatos de lã (feitos em tear).

Quando visitei havia um abaixo-assinado pedindo para manter a família ali, porque havia uma tentativa da administração do parque de tirá-los de lá.

A minha visita ao Itaimbezinho foi de meio período, mas seria de dia inteiro se tivéssemos feito as duas trilhas.

Ah! Já que não tive sorte com o tempo, deixarei aqui um vídeo de drone de um belo dia ensolarado no Itaimbezinho:

Triha do Rio do Boi: nos cânions do Rio Grande do Sul

Deixo aqui as informações da trilha do Rio do Boi. Ela é feita no interior do cânion, sendo sua entrada no município de Praia Grande (SC).

Essa é uma trilha de nível de dificuldade alto, com muitas pedras e vários trechos de caminhada pelo rio.

É necessário reservar a trilha do Rio do Boi previamente e o acompanhamento de guia credenciado.

Visitando o Cânion Fortaleza

O cânion Fortaleza RS possui 7,5 km de extensão, 2 km de largura e 800 m de profundidade, estando localizado no Parque da Serra Geral. É o maior de todos.

Na entrada do parque, após a área de estacionamento, há banheiros, posto de primeiros socorros e uma loja de conveniência.

Há três trilhas para percorrer:

1. Trilha Pedra do Segredo: tempo estimado de 1 hora;
  2. Trilha do Mirante: tempo estimado de 1h30; e
  3. Trilha da Borda Sul: tempo estimado de 3 horas.

Fizemos a trilha do Mirante e parte da trilha da Borda Sul.

A trilha do Mirante leva ao ponto mais alto de visitação e com a melhor vista para as formações rochosas. São 3,5km (ida e volta), metade em subida, o que a faz ser um pouco cansativa.

cachoeira canion fortaleza
O cânion Fortaleza é espetacular. Merece ser um dos mais importantes cânions do Rio Grande do Sul.

O esforço compensa, com um visual lindo do cânion Fortaleza!

Em dia com boa visibilidade é possível ver o litoral gaúcho (Torres) e a planície catarinenses (Praia Grande).

Levamos mais do que o tempo estimado para concluir o percurso, porque paramos várias vezes para fotos e para admirar a paisagem incrível. Enfim, tudo sem pressa. Curtindo o momento.

como chegar canion fortaleza
Muito verde. Veja o rio lá embaixo do cânion Fortaleza.

Até porque, depois do dia anterior com tempo feio no Itaimbezinho, queríamos ao máximo apreciar os cânions do RS com sol. A gente merecia rsrs

Depois, prosseguimos para a trilha da Borda Sul (que interliga a trilha do Mirante e a trilha Pedra do Segredo), onde caminhamos por uma parte dela para vermos outros ângulos desses cânions do Brasil.

Ambas as trilhas são de nível de dificuldade fácil, pois não envolvem qualquer escalada ou destreza. Apenas o preparo físico para subir morro acima.

É possível percorrer as trilhas sem guia, porém é recomendável na trilha da Borda Sul.

canion fortaleza cambara do sul
Importante se agasalhar porque faz bastante frio no inverno

Dicas Importantes para aproveitar os cânions do Rio Grande do Sul

Para uma visita tranquila, confira abaixo algumas dicas importantes para organizar a sua viagem:

• o sinal de celular e internet são precários. Se pretender comprar alguma coisa nos cafés na entrada dos parques, leve dinheiro em espécie;
  • use sapatos confortáveis, de preferência tênis ou bota de caminhada;
  • leve uma bolsa para carregar água e algum lanchinho. Hidratação é fundamental;
  • carregue o seu lixo! Nada de poluir o meio ambiente;
  • no verão, use chapéu ou boné para se proteger do sol;
  • use protetor solar, mesmo no inverno;
  • respeite as demarcações das trilhas, não siga por locais de acesso proibido;
  • é proibida a entrada de pets;
  • não pode usar drone;
  • recomendável comprar o ingresso pela internet, porque há limitação de quantidade visitantes; e
  • o cânion Itaimbezinho não abre na segunda-feira e o cânion Fortaleza na terça-feira.

Perguntas frequentes

Qual o cânion mais bonito do Rio Grande do Sul?

O cânion Itaimbezinho é considerado o mais bonito e, por isso, é o mais famoso.

Quais são os cânions do Rio Grande do Sul?

São dezenas, muitos de difícil acessou ou em área particular. Os mais conhecidos são:
1- Itaimbezinho;
2- Fortaleza;
3- Índios Coroados;
4- Monte Negro;
5- Amola Faca;
6- Tabuleiro; e
7- Malacara.

Projeto [8on8]

Esse post faz parte do projeto [8on8]: todo dia 8 blogueiros de viagem falam de um tema usando 8 fotos. O tema desse mês é “montanha”.

Veja os posts dos outros blogs participantes:

• O Travel Tips Brasil também falou sobre um cânion, no caso foi o Grand Canyon e o skywalk, a sua passarela de observação, trazendo um guia definitivo para você conhecer essa super atração pertinho de Las Vegas;
  • Já o blog Entre Mochilas e Malinhas fez uma lista de mirantes em São Paulo que podem ser acessados de carro, ou seja, fáceis de se visitar; e
  • O Mulher Casada Viaja escreveu sobre os Alpes Julianos e o Parque Triglav, na Eslovênia, um destino pouco visitado pelos brasileiros, mas que merece ser explorado.

Conclusão: os cânions do Rio Grande do Sul são imperdíveis

V

Sem dúvidas é um dos programas mais legais para se fazer no Rio Grande do Sul. Por isso, se tiver a oportunidade, visite dos cânions de Cambará do Sul e aproveite muito esse cenário nacional de tirar o fôlego.

Espero que tenha gostado das dicas sobre os cânions do Rio Grande do Sul. Deixe suas dúvidas e comentários, adorarei conversar com você.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Cintia disse:

Tenho muita vontade de conhecer os cânions do Rio Grande do Sul desde a última vez que estive em Gramado (mas não havia tempo para fazer tudo). Adorei saber todos os detalhes e como conhecer os cânions de Fortaleza e Itaimbezinho, ótimo post!

Obrigada Cíntia! bjs

ana disse:

“Adorei as dicas sobre os cânions do Rio Grande do Sul, especialmente Fortaleza e Itaimbezinho! Mal posso esperar para explorar essas paisagens deslumbrantes. Obrigada por compartilhar esses destinos incríveis para uma aventura na natureza!”

Denise Barreto da Silva disse:

Lindíssimos os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. Mesmo com a visibilidade prejudicada, o lugar é bem bonito! Quero muito conhecer a região!

Oi Denise, que bom que gostou. bjs

Raquel Morgado disse:

Que paisagem linda. Não conheço canions. Só conheço o Canion do Colca (Peru). É sempre uma emoção estar num local desses.

Oi Raquel, foi muito emocionante, sim. bjs