Vários leitores me pedem dicas de como reservar hotel pela internet sem erro, para não caírem em furada. Então resolvi escrever esse post com sugestões do que eu faço na organização do meu roteiro de viagem.
Como fazer uma reserva de hotel parece simples: escolher, pagar, viajar e pronto! Mas não é bem assim, há algumas pegadinhas!
Especialmente para quem não tem experiência em organizar por conta própria uma viagem.
Depois me conte nos comentários o que achou das minhas dicas e se você tem alguma sugestão para compartilhar comigo!
É seguro reservar hotel online?
Antes de compartilhar as minhas dicas de como reservar hotel pela internet, preciso responder uma pergunta: é seguro reservar hotel online.
A resposta é: sim, se você usar plataformas confiáveis ou o site do próprio hotel.
O Booking é uma plataforma segura que eu uso nas minhas viagens.
Você terá um leque enorme de hospedagens para escolher e poderá encontrar ofertas e preços que caibam no seu orçamento.
Como escolher o hotel para sua viagem
Qual o tipo de viagem?
Essa é a primeira pergunta que você precisa se fazer.
É uma viagem com amigos? Com crianças? A dois? Viajando sozinha?
Com amigos ou família, alugar um Airbnb para todos ficarem juntos é uma opção interessante. Foi o que fiz quando estive em Londres com marido e duas enteadas. Uma oportunidade para interagirmos 24 horas por dia.
Já para uma viagem romântica, aquela pousadinha charmosa se encaixa melhor. Quem me acompanha sabe que viajo muito para hotéis românticos, principalmente durante finais de semana.
As lindas Pousada Tankamana em Itaipava, Le Garden Boutique em Penedo ou Porto Imperial em Paraty são algumas que ficaram no meu coração.
Além disso, ao pensar no tipo de viagem, temos que refletir sobre o quanto o hotel é importante. Ele será o centro das atenções?
Por exemplo: quando vamos para um hotel-fazenda ou resort, o hotel é a estrela da viagem! Já quando o foco é ficar o dia inteiro batendo perna na rua, um hotel mais simples atende perfeitamente sua finalidade.
Para acertar na escolha do hotel você precisa saber qual o tipo de viagem que pretende realizar.
Qual o orçamento?
Essa é a segunda pergunta que você precisa responder.
Com base no orçamento disponível para a viagem você escolherá onde ficar na sua viagem.
Hostel? Airbnb? Hotel econômico? Hotel 5 estrela mega poderoso? E por aí vai…
Veja a localização
Importante escolher um hotel com base na localização que você deseja ficar no seu destino. O Google Maps e blogs de viagem são perfeitos para te direcionar e lhe auxiliar em como reservar hotel pela internet sem erro.
Aliás, com a opção “street view” do Google Maps vemos a rua, a cara do prédio do hotel… uma mão na roda!
Quando procuro a melhor localização, sempre penso nos seguintes pontos:
- hotel está próximo dos locais de interesse?
- o bairro é considerado seguro?
- o hotel está próximo de meio de transporte público e é de fácil acesso?
Quando viajei para o Japão, Tokyo foi um desafio, porque é uma cidade enorme! Vários blogs de viagem me ajudaram a responder essas perguntas (leia aqui como foi a minha experiência de hospedagem em Tokyo).
Por outro lado, ao viajar de trem viso, quando seguro, ficar próxima das estações para ter mais agilidade e praticidade.
Cidades caras como Paris e Londres, por exemplo, costumam ter hotéis mais baratos longe dos lugares famosos.
Porém, algumas vezes o barato sai caro. Ficar em um hotel mais distante implicará em gastos de transporte e perda de tempo de deslocamento que em nada agregam.
Então, pese os prós e contras para escolher a localização da hospedagem. Pesquise!!
Confira indicações de blog de viagem
Nós blogueiros procuramos divulgar nossas opiniões e experiências em hotéis. Lista de sugestões de hotéis e bons bairros para se hospedar em um destino que visitamos, bem como relatos sobre um hotel específico.
Por isso, um blog de viagem é uma excelente fonte para pesquisar e, principalmente, confiável para ajudar a como reservar hotel pela internet.
Leia comentários sobre o hotel
Independente do site que você usar para reservar o seu hotel e das dicas de blogs de viagem, leia as avaliações e os comentários de outros hóspedes. A experiência deles mostrará detalhes que não constam do resumo oficial do hotel.
Como é o café da manhã de verdade? O quarto é barulhento? A equipe é simpática? O chuveiro do banheiro tem pressão? O ar condicionado ou aquecimento são bons? O wi-fi é uma bomba?
Tudo isso ajudará no seu processo decisório. Não deixe se encantar (e se enganar) só por fotos!
Esse é um ponto super importante para mim. Sempre leio os comentários, filtrando pelos mais recentes.
Confira se o hotel atende às suas expectativas
Leia bem a descrição do que o hotel oferece para ver se consta tudo com o que você precisa, para não ficar desapontado. Afinal, sair de casa, gastar dinheiro e não encontrar o que espera é uma baita frustração, não é?
Eu, por exemplo, quando faço uma viagem de fim de semana romântica com o meu marido costumo procurar um quarto com hidromassagem e um bom café da manhã. Parece bobo, mas é algo que a gente curte.
Por outro lado, quando viajo a trabalho, gosto que o hotel tenha uma academia para poder me exercitar.
Como reservar hotel pela internet sem erro
Use um site confiável
Para mim esse é um ponto primordial. Desconfie sempre daquele site que oferece promoções incríveis por preços muuuuito menores do que os da concorrência. Ou daquele site que ninguém ouviu falar.
Já ouviu o ditado “o barato sai caro”?
Eu costumo usar o Booking (parceiro aqui do blog) e comparo com o preço praticado no site do próprio hotel.
O Booking é um site extremamente confiável para reservar hotel pela internet sem erro, sendo uma das maiores plataforma de hospedagem online no mundo. Difícil encontrar um local sem hotel no Booking e com a facilidade de como fazer uma reserva de hotel em português.
Compare preços
Já que falei em comparar, importante pesquisar preço para tentar economizar. Sempre!
A comparação que mencionei entre o preço do site buscador e do hotel é importante, pois às vezes o hotel pode estar com uma promoção própria e você pode conseguir um bom negócio.
Tarifa com ou sem café da manhã
Um item que pode encarecer o preço da diária de um hotel é o café da manhã.
Se quiser economizar, compare o valor da reserva com ou sem café da manhã. Avalie se o valor cobrado pelo café da manhã é muito caro e se você economizaria fazendo a refeição fora (ou mesmo fazendo uma comprinha no supermercado para comer no seu quarto se houver frigobar).
Eu a-do-ro café da manhã de hotel e costumo contratar esse tipo de tarifa. Aproveito para sair da dieta e fazer uma boa refeição para na hora do almoço só comer um lanchinho rápido. Para o dia de passeio render bastante!
Tarifa reembolsável e cancelamento grátis
Uma dica importe de como reservar hotel pela internet é, quando possível, contratar uma tarifa reembolsável e de cancelamento grátis. Porque, afinal, imprevistos acontecem. A pandemia nos trouxe essa lição, não é?
O ponto chato é que a tarifa reembolsável costumar ser um pouquinho mais cara. Então, vale a pena pesar na balança se a viagem é certa, sem chance de cancelar, para se arriscar na contratação de uma tarifa sem possibilidade de cancelamento e devolução do valor pago.
A reserva com cancelamento grátis, por sua vez, é aquela onde é possível solicitar o cancelamento até uma determinada data através do próprio site onde foi feita a contratação.
Isso evita dor de cabeça, principalmente se não tiver havido qualquer pagamento no ato da reserva do hotel pela internet. É só cancelar e pronto.
Eu tenho o hábito de reservar com cancelamento grátis, com pagamento apenas no check-in, e tarifa reembolsável. Isso me dá a flexibilidade para trocar de hotel caso eu ache uma outra opção que mais me agrade ao longo do planejamento da viagem.
É bem comum ao pesquisar um destino para fazer o meu roteiro acabar me deparando com a dica de um lugar que chame a minha atenção a ponto de eu querer trocar a minha escolha.
Fique de olho na tarifa: inclui tudo o que você precisa?
Falando em tarifa, um detalhe muito importante de como reservar hotel pela internet sem erro é prestar atenção se tudo o que você precisa está incluído no preço. Leia as letras miúdas!
Por exemplo: em uma viagem de carro, o estacionamento do hotel está incluído? Ou é pago à parte? O café da manhã está no preço da tarifa? Não, quanto custa?
Isso faz toda diferença no orçamento e planejamento da viagem.
Taxas extras
Essa dica aqui é para ninguém levar susto.
Alguns destinos cobram uma taxa de visitação para o turista, em geral paga no hotel. Fernando de Noronha, Gramado e Jericoacoara são cidades no Brasil que cobram Taxa de Turismo Sustentável.
Em outros países há a cobrança de imposto separado da tarifa. Essa informação costuma ser destacada no site na hora da reserva e você deverá levar em conta na hora do pagamento.
Pedidos especiais
Feita a reserva, entre em contato com o hotel se precisar de alguma coisa em específico. Um quarto com acessibilidade ou para fumante, por exemplo.
Aproveite para também informar se a viagem é uma comemoração e se deseja algo especial. Já fiz viagens celebrando aniversário de casamento e informei isso ao hotel. Resultado: tive pequenas surpresas como garrafa de espumante, chocolate ou mini bolo.
No Booking, na hora da reserva há uma caixa de comentários própria para tal finalidade.
Pagar com cartão de crédito ou dinheiro?
Você terá essas duas opções de como fazer uma reserva de hotel, de acordo com as políticas do hotel e da plataforma online. Como tudo na vida, há um lado bom e um lado ruim.
Usar o cartão de crédito permite acumular milhas! Além de outras facilidades que o seu cartão de crédito possa vir a oferecer, tais como cashback.
Contudo, nesse meio de pagamento há a incidência do imposto de IOF incluído na fatura do cartão se a reserva for no exterior, o que encarece o preço da hospedagem. Você precisará de um cartão internacional para pagar a reserva.
Po outro lado, o pagamento em dinheiro fará com que você tenha que levar moeda em espécie (o que é sempre um risco danado de roubo).
Eu opto pelo pagamento usando cartão de crédito, pois costumo levar dinheiro em espécie apenas para pequenas despesas. Sinto-me mais segura não andando com muito dinheiro por aí.
Atenção nas datas
Fique atento ao informar as datas de check-in e check-out ao realizar a sua reserva. Preste atenção no seu horário de chegada e de partida de uma cidade, para não errar no momento da reserva do hotel.
Vai querer ficar sem onde dormir? Ou pagar uma diária a mais?
Igualmente preste atenção nos horários de check-in e check-out que costumam variar de acordo com cada hotel. Há hotéis onde o check-in é feito às 12h. Em outros às 14h. E há aqueles que às 15h!!
Um detalhe importante para você programar o seu horário de chegada e saída da hospedagem.
Guarde a reserva
Tenha uma cópia da reserva impressa ou no seu celular (salva no dispositivo, sem precisar de internet) para apresentar no hotel se necessário. Nunca é demais ser precavido.
Lembre-se que se por um engano o hotel não tiver o registro de sua reserva, a empresa terá que lhe garantir o quarto, nem que seja com um upgrade.
Dúvidas comuns sobre como fazer uma reserva de hotel
Vale a pena reservar hotel com antecedência?
Eu costumo reservar hotel com 3 a 4 meses de antecedência. Um prazo razoável mesmo para destinos mais disputados.
Reservar hotel com antecedência maior não lhe trará bons preços, já que os valores só costumam cair quando a hospedagem percebe que a taxa de ocupação está baixa.
Só faço a reserva do hotel:
- após definir as datas de ida e volta; e
- comprar a passagem aérea, se esse for o meio de transporte para o meu destino.
Se você estiver ansioso para organizar a viagem e quiser reservar hotel com antecedência maior, minha sugestão é reservar com a opção de cancelamento grátis.
Você poderá ao longo dos meses monitorar o preço de outros hotéis e, se for o caso, trocar de hospedagem para economizar.
Essa é uma dica para economizar ao organizar sua viagem internacional.
Reservar por conta própria ou usar uma agência de viagem?
Uma agência de viagem irá lhe oferecer um número restrito de opções de hospedagem, pois utiliza hotéis com os quais tem parceria. Em contrapartida, há um filtro de qualidade feito pelo agente de viagem e ele estará à sua disposição para resolver algum problema que apareça.
Já fazer uma reserva de hotel pela internet por conta própria traz uma infinidade de opções de escolha e flexibilidade para alterações.
Somado ao fato que as grandes plataformas possuem versão em português, facilitando a vida de quem não domina outro idioma. Uma grande ajuda em como reservar hotel pela internet.
Por que os sites pede um cartão de crédito se só vou pagar no hotel?
O cartão de crédito informado no ato da reserva online é apenas uma garantia. Quando reservar hotel pela internet e constar “pagamento na acomodação” ou “pagamento no hotel” nada lhe será cobrado. Fique tranquilo!
Apenas se você não comparecer para fazer o seu ckeck-in (que é chamado de “no show”) é que o hotel irá cobrar no cartão de crédito informado o valor de uma diária a título de multa.
Cancelamento grátis: é de graça mesmo?
Sim!!! Havendo essa opção no ato da sua reserva, ao efetuar o cancelamento até a data prevista para exercício desse direito, o cancelamento será completamente sem custo.
Por isso tenha atenção quanto à data limite para solicitação do cancelamento grátis. Essa data é informada no ato da reserva e também consta no seu comprovante.
Posso fazer alguma alteração na reserva?
Sim, desde que haja a disponibilidade pelo hotel. Solicitar a modificação das data ou pedir outro tipo de quarto são alguns exemplos.
Conclusão: como fazer uma reserva de hotel pela internet
O que achou desse guia? Depois disso, espero que não tenha mais dúvidas para se jogar nas viagens!!
Confira também as dicas da Denise do blog Chicas Lokas sobre como não cair em golpe na compra de passagem aérea pela internet.
Salve o pin no seu Pinterest!
Deixe nos comentários sua opinião sobre esse guia de como reservar hotel pela internet. Alguma dúvida ou sugestão? Vou ter prazer em conversar com você!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Amei essa listinha pra reservar hotel! Vou usar como um check list aqui, porque eu sempre acabo esquecendo de ver algum detalhe
Ah! Que legal! bjs
Sempre leio as avaliações dos hóspedes antes de fazer minha reserva de hotel pela internet, ajudam muito a escolher o hotel certo. Ótimas dicas
Oi Ana, também faço isso sempre bjs
Muito boas suas dicas de como reservar hotel pela internet, de fato a gente precisa se atentar a muitas coisas.
Oi Ana, obrigada! bjs
Excelente esse guia de como reservar hotel pela internet, acho que responde todas as perguntas de quem nunca fez isso. Comparar os preços praticados nas plataformas com o do próprio hotel é uma dica de ouro, já vi muita diferença de tarifas entre um e outro.
Obrigada Cintia! bjs
Oi Lulu, post super útil para quem não está acostumado a viajar fazendo as reservas on-line sozinho
Acho que uma das maiores dificuldades de reservar hotel pela internet é acertar a localização. Eu por exemplo já errei feio!
Bjs
Mari
Oi Mari, quem nunca errou? rsrs bjs