Fui convidada a participar do III Japão.br, três dias de eventos sobre lugares e pontos turísticos da cultura japonesa em São Paulo, entre os dias 27 a 29 de junho de 2019.

A programação foi organizada pela Patricia do blog Bagagem de Memórias, onde um grupo de 12 blogueiros de viagem passaram 3 dias incríveis em São Paulo.

Nesse post vou dar uma visão geral do III Japão.br e em outros posts vou detalhar alguns lugares e experiências.

Vamos lá?

Veja o vídeo abaixo com um resuminho dos passeios. Ah! Aproveite e assine o canal 🙂

A programação do III Japão.br: cultura japonesa em São Paulo

Primeiro dia

Começamos o dia conhecendo a cultura japonesa em São Paulo no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, localizado no prédio da Bunkyo (principal associação japonesa no Brasil) no bairro da Liberdade.

Ali foi realizada a abertura do evento e tivemos uma palestra com a Carla Okubo sobre a essência do povo japonês. Foi esclarecedor conhecer os valores japoneses, que guiam seu modo de ser e viver:

• omotenashi: cortesia e gentileza, sem esperar nada em troca
  • omoiyari: ter consideração, se colocar no lugar do outro sem julgamentos.
  • gaman: resistência tranquila
  • mottainai: não desperdiçar, reaproveitar. Dê valor para tudo que está ao seu redor e utilize o seu máximo
  • kansha: sentimento de gratidão por tudo e por todos

Depois foi hora de uma visita guiada pelo Museu da História da Imigração Japonesa no Brasil.

museu da imigraraçao japonesa sao paulo
Maquete de navio que trouxe os imigrantes japoneses ao Brasil

Nosso guia, o Sr. Paulo Takeda foi um mundo de simpatia e muito conhecimento, afinal parte da história lá retratada era sua e de seus pais.

Vimos a história do processo migratório japonês, no início do século XX, e as dificuldades vividas pelos imigrantes: a língua, os hábitos culturais, as condições de trabalho semi escravas…

Além disso, elementos da cultura japonesa como espadas e armaduras de samurai, quimonos, etc.

museu da imigração japonesa sp quimono
Quimono em exposição no museu

Após, um almoço no restaurante Komei, cuja especialidade é o karê, uma espécie de curry japonês. Quem disse que comida japonesa é só sushi?

Reposta a energia, hora de continuar nosso passeio.

Fomos ao Pavilhão Japonês, localizado no Parque Ibirapuera. Em um cantinho do Parque temos um pedaço do Japão.

pavilhao japones ibirapuera cultura japonesa em sao paulo
O Pavilhão Japonês.

Por instantes me senti lá no Japão ao passear pelo seu jardim tão bem cuidado e pelo pavilhão em si, que é uma casa em estilo tradicional japonês com acervo que reconta um pouco da cultura japonesa.

jardim do pavilhao japones parque ibirapuera
O pavilhão fica às margens do lago do Ibirapuera

Nossa visita foi especial, pois fomos guiada pelos encantos e segredos do Pavilhão Japonês pelo Sr Eduardo Goo Nakashima (secretario geral do Bunkyo) e o Sr. Claudio Kurita (presidente do Pavilhão Japonês). Com paixão e riqueza de detalhes tivemos momentos espetaculares.

Pensa que nosso dia acabou? Não!!

Partimos para uma apresentação do grupo Himawari Taiko para conhecermos a bela arte do taiko, no bairro da Liberdade.

O taiko é a arte dos tambores japoneses. O grupo se apresenta regularmente em competições e faz shows pelo Brasil. Assistimos a uma pequena apresentação e foi contagiante!

show taiko cultura japonesa em sp
Um pouco da apresentação de taiko
taiko sp cultura japonesa
Detalhe de um taiko

Aqui tivemos uma surpresa!! Fizemos um workshop e nosso grupo bateu tambor! rsrs Aprendemos o básico de como tocar e fizemos uma pequena música… foi divertidíssimo!

Se quiser emagrecer, taiko é uma boa sugestão de atividade física! Fica a dica.

Depois de queimar calorias foi hora de ganhar! Encerramos a noite jantando no restaurante Samurai, também na Liberdade.

Além da ótima comida lá você encontra karaokê. Uma pena que nesse dia estava fechado para um evento e não pude mostra o meu talento The Voice!

restaurante samurai liberdade comida japonesa sao paulo
Detalhe dos meus pratos: yakisoba de legumes e edamame

Segundo dia

Após um dia cheio… quem disse que a gente ia descansar? Vamos acordar cedo!!

A programação era o Parque Ecológico Imigrantes.

Um parque recém inaugurado (29.11.18), sendo um presente da comunidade japonesa ao Brasil. Entrada gratuita para pequenos grupos!

parque ecologico imigrantes sao paulo
O parque tem uma grande preocupação com acessibilidade

Um parque em área de Mata Atlântica com foco na preservação da fauna e flora, seguindo os mais modernos conceitos de acessibilidade e ecoturismo.

Após respirar muito ar puro, voltamos para São Paulo para visitar a Japan House.

Esse lindo prédio na Av Paulista é muito mais que um centro da cultura japonesa no Brasil. É um centro de negócios, parceria e intercâmbio.

Fomos carinhosamente recebidos pelo Sr. Claudio Kurita, diretor da Japan House, que nos conduziu em uma visita guiada pela casa.

japan house sao paulo cultura japonesa
Japan House

A arquitetura do prédio é uma mistura de madeira e vidro, representando o espírito moderno e secular que guia o Japão. A madeira veio direto do Japão!!!!

Encerrada essa etapa do passeio, hora de co-mer! Fomos ao restaurante São Paulo Tokyo e nos deliciamos com um rodízio de comida japonesa simplesmente incrível!!! Sério, um dos melhores da minha vida!

restaurante sao paulo tokyo comida japonesa
Divino!

Ah! Ainda tivemos a experiência de fazer o nosso próprio temaki. Confesso que não me sai muito bem rsrs

Sai rolando pós tanta comilança direto para o último programa do dia de contato com a cultura japonesa no Japão. Fomos conhecer a Escola de Mangá Japan Sunset.

Lá tivemos uma aulinha com o professor Fábio Shin sobre o mangá, o típico quadrinho japonês. Sua característica e importância sócio-cultural.

Além disso, aprendemos a desenhar!!! Sim, até alguém como eu que só sabe desenhar boneco de palitinho conseguiu! Fiquei emocionada! De verdade.

manga desenho cultura japonesa no brasil
Me senti toda, toda!

Terceiro dia

Fechando a programação do III Japão.br com em walking tour pelo bairro da Liberdade.

portao bairro liberdade cultura japonesa em sao paulo
Portão do bairro da Liberdade

A Liberdade é o coração da comunidade japonesa em São Paulo e, talvez, no próprio Brasil.

Foi um ótimo passeio conhecendo a história do bairro. Aqui o ciclo de informação se fechou. Tudo que aprendi no Museu da Imigração Japonesa e no Pavilhão Japonês se encaixou.

artesanato feira liberdade sao paulo
A feira da Liberdade no final de semana tem artesanato e ótima comida

Uma delícia se perder pelas ruas da Liberdade.

Concluindo a programação um almoço de encerramento no Hotel Blue Tree Anália Franco.

Agradecimentos pela divulgação da cultura japonesa em São Paulo

Foram três dias maravilhosos, nos quais tive a oportunidade de aprender sobre a cultura japonesa em São Paulo: visitar a cidade e conhecer sobre o Japão e a comunidade japonesa no Brasil.

japao.br sao paulo
Gostaria de agradecer ao Bagagem de Memórias pela organização do evento, bem como aos apoiadores do evento Bunkyo, Vem Pra Liba, Laço Cerâmica, Fundação Kunito Miyasaka, Blue Tree Hotéis.

Participei do III Japão.br junto com os blogs: São Paulo Sem Mesmice, SP da Garoa, Partiu Viajar Blog, Patricia Viaja, Dani Turismo, Diário de Turista, Trilha Marupiara, Idas e Vindas Blog, Viagens de Cá Pra Lá, Qualquer Viagem. Eu vou!, Rodas Nos Pés e Por Mais um Carimbo.

grupo japao.br
O grupo de blogueiros no Pavilhão Japonês. foto: @spdagaroa

Aproveite e salve o nosso pin!

Em breve mais posts sobre o III Japão.br e sobre a cultura japonesa em São Paulo. Até mais!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Michele da Costa disse:

Quanta coisa bacana sobre a cultura japonesa a explorar em Sampa, hein, Lulu! Dessas dicas, já visitei somente a Japan House e a Liberdade. Anotadas! Bj

Lulu Freitas disse:

Oi Michele, que bom que gostou! bjs