[atualizado out/18] Dicas de viagem para Curaçao, uma ilha do Caribe que compõe perfeitamente um roteiro com Aruba. Ambas fazem parte do conjunto das ilhas ABC fora da rota dos furacões. Logo, podemos visitá-la em qualquer época do ano, sem medo de ser feliz!
Curaçao é mais rústica e autêntica na sua essência caribenha. Não tem o ar americanizado de Aruba. Talvez por isso tenha visto menos visitantes dos Estados Unidos e mais europeus, especialmente holandeses (natural já que a ilha foi colônia da Holanda).
Aqui vou dar algumas dicas de viagem para Curaçao, para ajudar na organização do seu passeio. Bon bini!
Dicas de viagem para Curaçao
1. Quando ir a Curaçao

Qualquer época do ano é boa. Sempre encontrará sol e calor. Além disso, como falei lá em cima, está fora da zona e furacão do Caribe.
2. Como chegar em Curaçao

Direto do Brasil, indo de Avianca (escala em Bogotá) ou Copa Airlines (escala no Panamá).
Eu estava em Aruba e por isso fui de Insel Air. Voo em avião pequenino, para cerca de 60 pessoas, e bem rápido (cerca de 25min). Não dá nem tempo de ficar com medo rsrs
3. Willemstad é a capital

Com uma arquitetura colonial charmosa, marcada por suas casinhas coloridas, tem a atmosfera que esperamos de uma ilha caribenha. Músicos tocando na rua, comida temperada e um clima caliente.
A cidade é dividida em duas partes, chamadas de Punda e Otrobanda, ligadas por uma ponte meeeeega alta. Sério, fiquei até meio nervosa quando dirigi por ela na primeira vez.
4. Visto para Curaçao
Não precisa de visto. Que maravilha!
Apesar de não ser obrigatório, importante fazer seguro saúde. Aproveite nossa parceria com a SegurosPromo e usado o cupom LETSFLYAWAY5 você tem 5% de desconto.
5. Moeda de Curaçao
A moeda em Curaçao é o florim. Só que o dólar é aceito em todo lugar. Não precisa se preocupar em fazer câmbio.
O único detalhe é que, às vezes, ao se pagar em dólar você poderá receber o troco em florim.
6. O que fazer em Curaçao

Resumindo… praia, praia e praia. rsrsrs Fiz uma lista com as principais praias para se visitar em Curaçao.
Claro que passear pela capital Williamstad deve fazer parte do roteiro, há algumas coisas interessantes. Em um dia é possível conhecer tudo, inclusive o interessantíssimo museu Kura Hulanda, dedicado à história da escravidão e do povo da ilha.
As praias são públicas ou privadas. Então se prepare para gastar um dinheiro em entradas, aluguel de cadeiras e outras cositas mas.

7. Como se locomover em Curaçao

Carro é a melhor opção. Não há um transporte público decente.
Dirigir é bem fácil, as rua são bem conservadas e o trânsito é calmo. Só não há uma boa sinalização para localização das praias. Por isso um mapa, GPS ou Waze são necessários.
Aproveite e reserve o seu carro com a nossa parceria com a RentCars! Sem custo adicional e ainda ajuda o blog 🙂
Ah! Ao alugar carro você vai precisar abastecer. O posto de gasolina não é igual aqui. Nós mesmos abastecemos (sem frentista), sendo que primeiro entregamos o dinheiro (não aceitam cartão de crédito) para o caixa do posto liberar a bomba. Depois de abastecer, precisamos voltar ao caixa para pegar o troco, se houver.
Outra dica: para economizar estacionamento em Willemstad, você pode deixar o carro no Reinassance um complexo de hotel e shopping. É de graça.
8. Onde ficar em Curaçao
Outra das dicas de viagem para Curaçao é saber onde ficar.
Bem, você irá rodar bastante de carro para conhecer as praias. Esse é o programa número um por lá.
O ideal, para ser mais prático, é ficar em Willemstad ou nas proximidades, já que estará mais ou menos no meio da ilha e ainda poderá curtir a noite na cidade.
Eu fiquei no Sunscape Curaçao Resort & Spa. Um hotel all inclusive pertinho da cidade. A estrutura muito boa, com uma praia particular bacana e vários restaurantes para jantar (italiano, oriental, frutos do mar, etc.).
Um diferencial é que o hotel tem uma concierge brasileira, a Val, que é uma fofa!! Extremamente atenciosa, o tempo todo à disposição para ajudar e orientar durante toda a estadia na ilha.
A única coisa a desejar no hotel foi o serviço de quarto (poucas toalhas, falta de reposição do frigobar e outros pequenos detalhes). Mas nada que tenha comprometido a estadia.

Achei incrível o Kura Holanda, um hotel que ocupa um quarteirão em Willemstad, em casarões restaurados. Há uma rua de paralelepípedos que passar por ele e foi assim que vi um pedacinho dele. Adorável!
Se quiser outras opções de hotel em Curaçao, há uma grande variedade de hotéis muito bacanas.
O blog Across The Universe tem outras dicas de onde se hospedar em Curaçao.
9. Onde comer em Curaçao
A cidade é muito agradável e com muitas opções. Andar e descobrir é uma das graças de uma viagem, não é?
Uma opção é o Fort Rif, um complexo de restaurantes que faz parte do complexo Reinassance em um antigo forte. Opções para todos os gostos, de barzinho a japonês.
Durante o dia, nas praias privadas você encontrará alguns restaurantes interessantes, principalmente em Jean Thiel, Cas Abou e Portomari.
Os restaurantes fecham cedo, então é bom chegar até às 20h para não ter o risco de encontrar a cozinha fechada.
10. Compras em Curaçao

Fechando nossas dicas de viagem para Curação, não há grandes coisas para comprar por aqui. Porém, não deixe de levar de lembrança um Blue Curaçao.
Esse licor, que conhecemos aqui só como azul, tem versões em vários sabores (e cores). Fiquei surpresa ao encontrar tanta variedade e fiz a maior graça trazendo garrafinhas de lembrança os amigos.
O comércio fecha às 18h. Fique esperto.
———————-
Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest! Demais!
Gostou de nossas dicas de viagem para Curaçao? Deixe seus comentários!
comentários
17 comentáriosMaria Gonzalez
maio 23, 2019Curaçao é realmente uma ilha maravilhosa, eu amei muito o meu tempo lá em 2017. Eu também mergulho um pouco, o Ramora Point é uma aventura esplêndida! Eu voltarei!
Lulu Freitas
maio 23, 2019Boa dica, Maria! bjs
Cancun – Passaporte com Pimenta
abr 5, 2019[…] oferece muita coisa e o bacana mesmo é curtir o hotel. Ou, uma segunda opção é partir rumo a Curação que também tem menos oferta turística e mais praia e hotéis pé na […]
Mayte Scaravelli
mar 27, 2019Lulu, fiquei morrendo de vontade de conhecer Curação! Estou planejando faz tempo uma viagem no estilo “fazer nada” e ficar o dia todo apreciando uma bela praia em boa companhia. Obrigada pelas dicas.
Lulu Freitas
mar 27, 2019Oi Mayte. Lá é um ótimo destino para esse tipo de viagem só relaxar. bjs
Angela C S Anna
out 10, 2018praticidade é meu lema! muito melhor ficar mais no “centrinho da ilha” mas ao mesmo tempo poder se locomover pras praias e cidade
outra coisa interessante é pegar um carro e se hospedar em diferentes lugares para explorar a região, eu fiz assim em Barbados
Lulu Freitas
out 10, 2018Oi Angela, gostei da sugestão. bjs
Fabio Brasil
out 9, 2018Oi oi! Esse post me deixou com ainda mais vontade de ir pra praia! Curaçao é um sonho!!
Lulu Freitas
out 10, 2018Olá Fábio, que bom! bjs
Vitor Martins
out 9, 2018Para ficar mesmo no Coração!!Que bom, era o que precisava agora!
Lulu Freitas
out 9, 2018Oi Vitor, que bom que gostou! bjs
Débora Resende
out 8, 2018Que lugar maravilhoso! Tenho muita vontade de conhecer =) Super obrigada pelas dicas, todas muito úteis!
Lulu Freitas
out 9, 2018Olá Débora, fico feliz que tenha achado úteis. bjs
Mariana Antunes
out 8, 2018Só olhar essa ilha de cima já dá vontade de dar um mergulho nessas águas e relaxar! Adorei seu relato bem completo 🙂 Ótimo para quem quer viajar para lá!
Lulu Freitas
out 9, 2018Olá Mariana, obrigada pelos elogios! bjs
Adriana Magalhães
jan 20, 2017Tô louca pra conhecer Curaçao. Obrigada pelas dicas
Lulu Freitas
jan 21, 2017Adriana que bom que gostou! bjs