O Rio de Janeiro é a cara do verão, mas há muitos lugares frios no Rio de Janeiro para curtir. Por isso fiz uma listinha bem bacana de destinos de inverno Rio de Janeiro.
É claro que carioca morre de frio e em qualquer 20 graus está usando gorro, cachecol e tal. Por outro lado, as regiões serranas fluminenses são um prato cheio para baixas temperaturas, com direito a lareira, fondue e muita Natureza.
Todos esses 10 lugares frios no Rio de Janeiro são de fácil acesso de carro, ótimos tanto para uma viagem romântica quanto para quem planeja aproveitar o friozinho em família.
Vem comigo!
Mapa de lugares para viajar no frio RJ
Confira o mapa abaixo para te ajudar a escolher um destino de inverno RJ. Para aproveitar em um feriado prolongado ou apenas em um fim de semana.
Se for alugar carro faça cotação com a Rentcars. Com a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito.
Destino de inverno Rio de Janeiro: 10 lugares frios RJ
Petrópolis
Petrópolis, chamada de Cidade Imperial porque era o refúgio de verão de D. Pedro II, é um destino de inverno no RJ bem pertinho da capital e um ótimo passeio no final de semana. Ou mesmo um simples bate e volta.
O seu centro histórico preservado, com vários palacetes e casarões do tempo do Império, é puro charme.
A cidade é a Capital Cervejeira do RJ e, entre os meses de junho e julho, recebe a Bauernfest, a Festa do Colono Alemão. Se quiser visitar a cidade nessa época é preciso se organizar com antecedência!
O festival é regado a muita cerveja, conta com dança, música e comidas típicas em homenagem aos imigrantes alemães. Curiosidade: a família do meu marido está na lista de famílias alemãs fundadoras de Petrópolis!
Nos dias do festival a cidade perde o seu clima pacato, ficando muito cheia e movimentada.
Petrópolis também oferece passeios de ecoturismo, com trilhas e cachoeiras, para quem curte esse tipo de atividade.
Veja a minha sugestão de roteiro de 2 dias em Petrópolis, com direito ao passeio em alguns dos principais pontos turísticos de Petrópolis:
- Cervejaria Bohemia, a mais badalada da cidade;
- Sesc Quitandinha, cartão-postal de Petrópolis; e
- Museu Imperial, um dos museus mais visitados do Brasil.
Se quiser, você pode fazer um bate-volta a partir do Rio de Janeiro. Há excursão de 1 dia para Petrópolis muito prática, que cobre os principais pontos turísticos.
Onde ficar em Petrópolis
Veja algumas sugestões de onde ficar em Petrópolis:
- Recanto Manacás (nota 9,7 Booking)
- Hotel York (nota 8,3)
- Villa Catarina (nota 9,4)
Recentemente estive hospedada na Pousada Magister, no centro histórico de Petrópolis.
Localizada em um casarão, possui a vantagem de ter estacionamento (o que não é oferecido em várias pousadas do centro) e permitir realizar vários passeios a pé.
Quarto espaçoso e confortável. Apenas o café da manhã deixou a desejar, poderia ter mais variedades. Gostei pelo custo x benefício. Nota 8,6 no Booking.
Itaipava, um dos mais românticos destinos de inverno Rio de Janeiro
Itaipava é um distrito de Petrópolis, mas coloquei em separado na lista de lugares frios no Rio de Janeiro porque possui um jeitinho bem diferente de Petrópolis.
Uma alma própria, adorável e romântica, de belos cenários da Mata Atlântica.
Para mim, Itaipava é um dos 6 melhores destinos para viajar no inverno no Brasil.
Itaipava é perfeita para um fim de semana a dois, cheia de pousadas aconchegantes. A rua principal (Estrada União e Indústria) conta com lojinhas simpáticas e a famosa feirinha de Itaipava.
A gastronomia de Itaipava é outro ponto alto. Simplesmente excelente! Impossível não voltar da viagem com alguns quilinhos a mais.
Onde ficar em Itaipava
Itaipava oferece dezenas de pousadas e chalés românticos em meio da Natureza. A estrutura hoteleira é de alto nível.
Indico para se hospedar em Itaipava a Pousada Alto Itaipava ou a Pousada Tankamana. Ambas perfeitas para casais e super românticas.
Outras opções de onde ficar em Itaipava:
- Castelo de Itaipava (nota 8,3 do Booking)
- Bomtempo Hotel Esporte & Lazer (nota 8,4 Booking)
- Pousada Parador Santarém (nota 8,6 Booking)
Teresópolis
Teresópolis é outra cidade perto da capital e ótimo destino de inverno no Rio de Janeiro. Para aproveitar o clima de montanha em um final de semana.
Teresópolis possui passeios ecológicos, como visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), onde há várias opções de trilhas.
A Carol do blog Viajar Correndo conta como fazer a Trilha Cartão Postal, uma das localizadas no PARNASO.
Um programa quase obrigatório e com uma bela vista da serra é uma parada no Mirante do Soberbo, localizado na entrada da cidade, para uma fotinho básica do Dedo de Deus.
Há também boas opções gastronômicas (destaque para a Vila St Gallen e a deliciosa cantina È Vero) e de compras (a feirinha de Teresópolis é famosa!).
Quando vou a Teresópolis, uma visita na feirinha é quase obrigatória! rsrsrs
Onde ficar em Teresópolis
Teresópolis não possui uma oferta tão grande de pousadas comparado a Petrópolis e Itaipava. Porém, há boas opções para aproveitar no inverno RJ:
- Intercity Teresópolis (nota 8,9 do Booking)
- Pousada Chamonix (nota 9,3)
- Pousada Bromélia Sabiá & Cia (nota 9,5)
Nova Friburgo
Outra cidade na lista de lugares frios no Rio de Janeiro é Nova Friburgo.
A cidade possui alguns pontos turísticos muito bonitinhos para se visitar, como a Praça do Suspiro, onde há um teleférico para o Morro da Cruz.
Lá de cima há uma linda vista panorâmica de Nova Friburgo.
Ah! Dica para as meninas: Nova Friburgo é um pólo de confecções de lingerie.
A Ana do blog Até Onde Eu Puder Ir escreveu um ótimo roteiro de o que fazer em Nova Friburgo.
Também indico a lista de atrativos de Nova Friburgo da Débora do blog Diário de Uma Viajante.
Para quem gosta da natureza de Nova Friburgo, mas quer sair do estado do RJ, pode querer ir até Bonito, pequena cidade do Mato Grosso do Sul. A cidade é repleta de cachoeiras, trilhas, cavernas e balneários (você pode conhecer aqui).
Onde ficar em Nova Friburgo
Nova Friburgo oferece uma boa estrutura e conforto para curtir um dos lugares frios no Rio de Janeiro de fácil acesso:
- Hotel Mount Everest (nota 8,3 do Booking)
- Hotel Bucsky (nota 8,3)
- Refúgio Ecológico Amadamata (nota 9,6)
Lumiar, natureza nos destinos de inverno Rio de Janeiro
Lumiar é um distrito de Nova Friburgo, perfeita para passeios ecológicos. É cheia de cachoeiras!
Por conta do clima ameno entra na lista de lugares frios no Rio de Janeiro para viajar.
Além do clima bucólico, há também opções de rafting e canoagem para quem gosta de esportes radicais.
Os passeios partem do encontro dos rios Bonito e Macaé. Então, temos adrenalina + frio! Que demais!
Onde ficar em Lumiar
Lumiar possui um cenário natural muito interessante, com pequenas pousadas e chalés para curtir o inverno no Rio de Janeiro. Algumas sugestões:
- Hotel Lumiar (nota 9,0 do Booking)
- Pousada Encontro dos Rios (nota 9,4)
- Pousada Cabanas da Serra Lumiar (nota 9,4 )
Penedo
Penedo é uma cidade de colonização finlandesa, perto da Serra da Mantiqueira e próxima das divisas com Minas Gerais e São Paulo. É um dos destinos de inverno no Rio de Janeiro mega procurados.
A cidade é visitada tanto por casais quanto famílias que procuram programas com boa gastronomia, muito farta e variada.
Destaco o Sorvete Finlandês e os chocolates (são várias fábricas semi-caseiras). Os mais famosos chocolates são da Tonttulakki Suklaat (sim, é uma palavra… eu não sei pronunciar! kkk), na Vila do Papai Noel.
Eu fiz uma listinha de lugares deliciosos onde comer em Penedo.
Falando na Vila do Papai Noel, essa é uma das principais atrações de Penedo, onde está a Casa do Papai Noel. O bom velhinho fica o ano inteiro em Penedo. Acho que abandonou o Pólo Norte.
A Vila do Papai Noel é um conjunto de lojinhas com uma arquitetura em estilo finlandês, com artesanato e lembrancinhas. Por acaso, são o ponto forte de Penedo. Em todo o Centrinho da cidade você encontrará muitas opções.
O ecoturismo em Penedo também é um ponto alto, com trilhas e cachoeiras. Claro que, no inverno RJ, a água estará bem gelada!
Onde ficar em Penedo
Indico para se hospedar em Penedo, se estiver em uma viagem romântica, a Pousada Le Garden Boutique. Maravilhosa!
Escrevi uma lista de sugestões de onde ficar em Penedo, para todos os bolsos e perfis. Tanto para viagem em família quanto para um passeio mais econômico. Seguem algumas sugestões:
- Hotel Britannia (nota 9,0 do Booking)
- Recanto de Moriá (nota 8,4)
- Pequena Suécia (nota 8,7 – o restaurante daqui é ótimo!)
Visconde de Mauá
Visconde de Mauá fica perto de Penedo, a cerca de 50 minutos de carro.
Se em Penedo vemos muitas famílias e casais, aqui o destino é voltado para os apaixonados e para quem curte ecoturismo. Um dos meus lugares frios RJ favoritos!!!
De fato, quando falamos da região, estamos tratando de suas três vilas: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba.
Destinos de inverno RJ: cada vila de Mauá tem o seu jeitinho.
- Visconde de Mauá: a maior vila, que dá nome à região, com um centrinho bucólico. Aqui há o Centro de Atendimento ao Turista (perfeito para pegar um mapinha e informação sobre as várias cachoeiras).
- Maromba: mais esotérica e hippie. Diz a lenda que é um ponto energético. Muitas lojinhas de cristais e lembrancinhas de gnomos e bruxinhas. Aqui também estão algumas das mais sofisticadas pousadas da região, bem como é a vila mais próxima das principais cachoeiras.
- Maringá: a vila com mais comércio e opções de pousadas. A gastronomia é ma-ra-vi-lho-sa, com algumas ruas formando um polo de restaurantes. Dependendo da localização do hotel você conseguirá aproveitar a pé. Detalhe: a vila fica bem na divisa entre RJ e MG. Cruzando a ponte de pedestres sobre o Rio Preto mudamos de estado! Por isso, há Maringá-RJ e Maringá-MG. 🙂
No tocante ao ecoturismo, há inúmeras cachoeiras para aproveitar, sendo as mais famosas a Véu da Noiva, Cachoeira Santa Clara e Cachoeira do Escorrega.
Outra opção muito legal de passeio é o Sítio Cachoeiras do Alcantilado, que de fato é um complexo com 9 cachoeiras, com uma trilha bem fácil de se fazer.
Onde ficar em Visconde de Mauá
As opções de chalés românticos e pousadas em Visconde de Mauá é enorme! Difícil escolher um dos lugares frios no Rio de Janeiro mais agradáveis para se viajar no estado. Veja algumas ideias:
- Xai Mauá (nota 9,0 no Booking)
- Pousada Pau Brasil (nota 8,9)
- Pousada Portal Dos Ventos (nota 9,7)
Itatiaia
Itatiaia fica a quase 3 horas de carro do Rio de Janeiro e o Parque Nacional de Itatiaia é o lugar mais frio do Rio de Janeiro. Claro que não podia ficar de fora da seleção de lugares frios RJ para viajar.
O grande ponto turístico de Itatiaia, sem dúvidas, é o Parque Nacional, com suas diversas trilhas e cachoeiras.
Para visitar o Parque Nacional de Itatiaia podemos dividi-lo em duas partes:
- Parte baixa: área com mirantes, trilhas e cachoeiras de fácil acesso e pequeno nível de dificuldade.
- Parte alta: trilhas pesadas e uma vista deslumbrante da região, inclusive do famoso Pico das Agulhas Negras (o quinto mais alto do país). Um local frequentemente procurado para acampamento.
Onde ficar em Itatiaia
Esteja preparado para encarar a cidade mais fria do Rio de Janeiro, simplesmente gelada no inverno! Algumas dicas de pousadas:
- Hotel Pousada Esmeralda (nota 8,8 do Booking)
- Hotel La Ponsa Itatiaia (nota 8,7)
- Pousada Ypê Amarelo (nota 9,2)
Conservatória
Conhecida como a cidade das serestas do estado do RJ, Conservatória é um distrito de Valença. Bem pequenina e bucólica.
Uma cidade musical. Em todo canto você escutará alguma música. É um dos destinos de inverno Rio de Janeiro mais aconchegantes.
Fora esse lado musical, há uma forte lembrança ao passado cafeicultor da região, como a antiga estação ferroviária e a locomotiva que escoava a produção para visitarmos.
Continuando no túnel do tempo, o Hotel Fazenda Florença merece uma visita.
Mesmo que você não se hospede por lá, um pulo naquela antiga fazenda de café é um belíssimo passeio. Basta agendar previamente.
Onde ficar em Conservatória
Por ser uma cidade bem pequena, Conversatória não possui uma vasta rede hoteleira. Veja algumas sugestões:
- Bela Cigana (nota 9,3 do Booking)
- Pousada Meu Cantinho (nota 8,7)
- Pousada D’amoras (nota 8,8)
Miguel Pereira, melhor clima dos destinos de inverno Rio de Janeiro
Fechando a lista de destinos de inverno Rio de Janeiro, temos Miguel Pereira, considerada o melhor clima do estado! E o terceiro do mundo!!!
Miguel Pereira ganhou essa fama graças às temperaturas médias constantes e às chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano.
A cidade faz parte da região do Vale do Café. Portanto, um dos seus principais programas é visitar as antigas fazendas de café e fazer passeios ecológicos.
O Lago Javary é o seu cartão-postal, um cenário muito bucólico.
Veja na Secretaria de Turismo do RJ outras informações sobre Miguel Pereira.
Onde ficar em Miguel Pereira
Abaixo sugestões de onde se hospedar em Miguel Pereira:
- Pousada das Rosas (nota 9,0 do Booking)
- Stay Here (nota 9,7 do Booking)
Perguntas frequentes
Qual a cidade mais fria do Brasil?
Urupema, no estado de Santa Catarina, é considerada a cidade mais fria do Brasil, com uma temperatura média de 8ºC durante o ano.
No inverno a temperatura pode chegar a mínimas de -10ºC.
O que fazer no Rio em dia de frio?
1- visitar museus, como o Museu do Amanhã, MAR e Museu Belas Artes;
2- conhecer o AquaRio, aquário marinho;
3- apreciar a arquitetura do Mosteiro de São Bento;
4- assistir alguma exposição ou peça de teatro no CCBB-RJ;
5- tomar café da manhã no Instituto Moreira Salles;
6- curtir um chá da tarde na Confeitaria Colombo;
7- ficar encantado com o Real Gabinete Português de Leitura; e
8- aproveitar a boa gastronomia carioca é uma boa opção de o que fazer no Rio de Janeiro no inverno.
Blogagem Coletiva
Esse post faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grande Viajantes, cujo tema é “Destinos do Brasil”. Confira os outros participantes:
- O blog Expedições em Família escreveu sobre Sabará contado tudo o que fazer nesse lindo destino brasileiro;
- Já o blog Viajante Comum listou os 10 melhores destinos para explorar o país;
- O Across The Universe contou sobre os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um dos lugares de ecoturismo mais incríveis do Brasil;
- Por outro lado, o Destinos por onde andei… relatou o que fazer no Santuário do Caraça no estado de Minas Gerais;
- O blog Diário de Turista falou sobre o Beco do Batman em São Paulo com dicas, fotos e como chegar nesse ponto turístico paulista para quem gosta de street art;
- O Mapeando Mundo contou sobre Curitiba e tudo o que você precisa saber antes de viajar para a capital paranaese;
- O Vamos Por Aí os melhores lugares para viajar em Goiás, para curtir demais esse estado brasileiro;
- O blog Entre Mochilas e Malinhas selecionou os melhores destinos de inverno no Sudeste do Brasil, para quem gosta de curtir o frio;
- Já o Além da Curva listou os lugares para conhecer no Pará viajando sozinha;
- O blog 6 Viajantes falou sobre como é visitar Bonito com crianças com tudo o que você precisa saber para curtir com os pequenos esse paraíso;
- O Dani Turismo trouxe excelentes dicas de onde viajar no Brasil o ano inteiro;
- Continuando, o blog 3 Gerações e 1 mala escreveu sobre a Serra Gaúcha e como conhecer a pequena Veranópolis;
- O Viajante Econômica fez um super roteiro da Baixada Santista, sobre o que fazer em Santos;
- O blog Vamos Viajar pra Onde Agora deu todas as dicas de o que fazer em Foz do Iguaçu, um dos destinos turísticos mais visitados no país;
- O blogueiro do Uma Viagem Diferente relacionou 20 cidades para conhecer em Minas Gerais, das famosas até aquelas pequenas e pouco divulgadas;
- O blog Mystras falou sobre um dia em São Paulo, para aproveitar ao máximo o melhor da capital paulista;
- Prosseguido, o Experiência Barbara fez um roteiro pelo centro de São Paulo, para conhecer a história e os segredos da identidade paulista;
- O Chicas Lokas na Estrada deu ótimas sugestões de Destinos no Brasil, porque vale muito invistir no turismo nacional;
- O blog Se Joga no Roteiro falou sobre o que fazer em Porto de Galinhas, um dos melhores balneários de Pernambuco;
- O Viajante Móvel listou as melhores praias do Litoral Leste do Ceará porque, afinal, o estado possui algumas das praias mais bonitas do Brasil;
- O blog Viajando com Sy contou quais são as melhores praias de Santa Catarina; e
- Fechando, o Recordações de Viagens comentou sobre Cambará do Sul, suas atrações turísticas e outras informações sobre a cidade gaúcha.
Conclusão: curtindo os lugares frios no Rio de Janeiro
Viu como o Rio de Janeiro não é só sol e calor? Muitas opções para curtir lugares frios no RJ.
Quer mais informações sobre o RJ? Veja o nosso índice com todas as dicas de viagem do Rio de Janeiro publicadas no blog.
Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest!
Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões sobre destinos de inverno no Rio de Janeiro. Terei um enorme prazer em responder sobre lugares frios no Rio de Janeiro!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Olá … adorei seu roteiro!!!
Sou moradora de Teresópolis e expositora da feirinha do Alto amo essa cidade !!!
Mas você esqueceu de alguns outros pontos turísticos como a Arabotanica que é exposição e venda de diversos tipos diferentes de plantas e principalmente de orquídeas!! Lindo esse lugar!!
Temos tbm a área rural da cidade com muitas opções de hospedagem e gastronomia. Fica a dica!!! Bjos!
Oi Lilian, muito obrigada pelo comentário!!!! Adorei as suas dicas. bjs