[atualizado jan/19] Quando a gente pensa na Holanda o que vem à mente? Tamanco? Tulipa? Moinhos? Sim! Vamos falar de moinhos na Holanda! Eu escolhi ir até Zaanse Schans para apreciar de pertinho um dos símbolos holandeses.
Durante a viagem é claro que vi moinhos, um ali outra acolá. Não tive tempo de ir até os moinhos de Kinderdijk, como já contei por aqui. Optei por ir em Zaanse Schans onde também há vários moinhos. Treze!
Importante: só vá se o o tempo estiver bom porque tudo é praticamente ao ar livre. Na chuva o passeio não será legal.
Foi uma ótima experiência para o passeio ao ar livre e conhecer um dos símbolos holandeses!
Os moinhos na Holanda de Zaanse Schans
Zaanse Schans foi criado nos nos 70, reunindo casas típicas e 13 moinhos que se encontravam espalhados pelo país.
Em Zaanse Schans passeamos ao ar livre pelos moinhos, à beira do rio Zaan, um lindo cenário de cartão postal. A sensação é de se andar por um museu a céu aberto.
Muitas, muitas fotos! Para cada lado que se olhe uma imagem linda!
De todos os moinhos no local só 6 estão abertos para visitação, cada um com um tipo de produção, como especiarias ou pigmentos.
Podemos entrar dentro do moinho para ver como funciona, alguns são de graça outros paga-se ingresso (€ 4.00).
É bem curioso ver como funciona um moinho e subir até o seu topo.
Além disso, há algumas casas típicas holandesas, que formam uma vila, que funcionam como lojas ou museus, cada com uma coisa bem holandesa. Artesanato, tamancos e comida.
Aliás, comer um stroopwafel quentinho, feito na hora, não tem preço! Momento mastercard rsrs
Na casinha dos tamancos de madeira foi muito bacana ver como são feitos por um artesão e aprender um pouco de sua história. Um mini show na hora!
Aprendi que os tamancos de madeira se popularizaram em torno de 1430 porque evitavam as pessoas tivessem contato com a lama na rua e a umidade do chão dentro de casa. Depois, se você se animar, pode comprar um tamanco para chamar de seu!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Adorei essa dica para ver os moinhos da Holanda, nada mais característico! Sem falar no visual lindo que vc fotografou super bem! Já deu vontade de visitar.
Olá Bruna, obrigada! bjs
Esses moinhos são bem a cara da Holanda mesmo, bem como os tamancos de madeira. Achei interessante o fato de poder entrar nos moinhos e aprender mais como eles funcionavam.
Olá Tharsila, é um passeio bem interessante neste aspecto. bjs
Quando fui para Amsterdã adorei conhecer um dos principais atrações cidade os moinhos de vento, fui em um que virou uma cervejaria
Olá, que pena que não consegui conhecer esse. Ótima dica! bjs
Não sabia que para ver os moinhos na Holanda fosse tão rápido, saindo de Amsterdam. 15 minutos de trem é uma beleza! Na próxima vez que for a Amsterdam não deixarei de visitar Zaanse Schans. Dica de algum restaurante por lá?
Oi Leo, no próprio parque há opções para lanchar. Não cheguei a andar pela cidadezinha onde fica o parque, pois voltei para Amsterdam após o passeio. bjs