O Museu do Ouro em Bogotá (Museo del Oro) é uma das mais famosas atrações de Bogotá. Se estiver pela cidade, não deixe incluir em seu roteiro de viagem em Bogotá. Como fica no centro da cidade é próximo de outras atrações.
Há outras filiais do museu espalhadas pelo país, porém a de Bogotá é a mais importante.
O Museu do Ouro em Bogotá é muito bem estruturado, um belo e moderno e espaço para exibir seu reluzente acervo. Fiquei surpresa com a qualidade das instalações.
Como é visitar o Museu do Ouro em Bogotá?
A exposição do Museu do Ouro em Bogotá permanente é dividida em 5 partes:
- trabalho com metal: expõe as técnicas antigas de mineração e manufatura do ouro;
- pessoas e ouro na Colômbia pré-hispânica: como e em que contexto o ouro era usado como parte da organização social política e religiosa;
- cosmologia e simbolismo: explora a mitologia e símbolo do ouro;
- a oferenda: uma experiência imersiva, convidando o visitante a reviver uma cerimônia na floresta do povo pré-hispânico.
- a exploração: interatividade e reflexão sobre o acervo e o trabalho de preservação do museu.
Caminhando pelo Museu do Ouro em Bogotá vemos uma quantidade absurda de ouro. Sim! Nunca vi tanto ouro na minha vida!
Veja também:
São os diferentes tipos de peças, de colares a pratos, de armaduras a copos.
Chama a atenção a qualidade dos trabalhos, como naquela época já havia uma capacidade de produzir com tanta beleza e cuidado.
O que achei do Museu?
Tenho que confessar que achei a visita do Museu do Ouro em Bogotá um pouco cansativa. Após um tempo fiquei enjoada de ver tanto ouro e as peças começaram a se parecer todas “mais do mesmo”.
Há visita guiada gratuita de 3a feira a sábado. Uma boa opção de conhecer o museu de uma forma mais objetiva. Acho que se tivesse feito a visita desse jeito não teria tido aquela sensação de cansaço.
Achei bem interessante a parte da “oferenda”, quando entramos em uma sala fechada e escura. Aos poucos ouvimos sons e a sala tem alguns pontos sendo rapidamente iluminados (como breves clarões) até que se inicia a exibição em 360 graus de um filme simulando uma cerimônia de oferenda no meio da floresta.
Depois de visitar esse museu dá para entender o porquê dos espanhóis e portugueses terem ficado maluco com a América. Era uma riqueza absurda!
Outras informações sobre o Museu do Ouro em Bogotá
- endereço: Santander Park, na esquina da Carrera 5 com Calle 16.
- horário: 3a feira a sábado de 9h às 18h, domingo e feriado de 10h às 16h.
- valor: 4.000 COP. Domingo de graça.
- como chegar: Transmilenio – linha J estação Museo del Oro.
- site: banrepcultural.org/museo-del-oro
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
Você já conheceu o Museu do Ouro em Bogotá? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Uma amiga falou sobre o museu do ouro essa semana. Estou enviando seu post pra ela, tenho certeza que ela ira adorar.
Que lega! bjs Lu
Muito interessante o Museu do Ouro de Bogotá, estava buscando algumas dicas de atrações turística e museos de lá.
Olá! Que bom que o post chegou no momento certo. bjs
Inshalá! Quanto ouro! É impressionante como mesmo os povos mais antigos já eram fascinados pelo metal, né? Achei bem interessante o museu.
Olá! Muuuuuito ouro! rsrs bjs
Oii, olha nunca estive no Museu do Ouro de Bogotá, mas pelo que você descreveu realmente parece ser o tipo de lugar que é bom fazer em uma visita guiada mesmo, pq ai dá para saber uma curiosidade e deixar tudo mais interessante né? Gostei bastante do post, matou minha curiosidade sobre esse museu.
Um abraço
Oi Fernanda, que bom que matei a curiosidade. bjs
Interessante o seu comentário sobre as peças começarem a parecer as mesmas. Gosto muito de visitar museus, mas às vezes isso acontece mesmo. Bom saber que o Museu do Ouro nos passa essa impressão, que assim fica mais fácil planejar a ida para ficar menos tempo no museu!
Oi Marcela, acho que uma visita guiada, mais curta seria mais produtiva. Alguns museus fazem esse efeito na gente, não é? bjs