[atualizado fev/20] O que fazer na Floresta Amazônica? Muitas coisas!
Há muitas atividades, dependendo de como você irá conhecê-la. Vou contar o que fiz durante a minha estadia no hotel na floresta Anavilhanas Jungle Lodge.
As atividades são organizadas pelo próprio hotel, com guias e transporte próprio (embarcações ou vans) e, pelo que pesquisei, se assemelham as que são realizadas em outros hotéis da região.
Todos passeios já estão incluído no valor do pacote pago ao hotel (hospedagem + alimentação + atividades). Eles são, na sua maioria, realizados dentro do Parque Nacional de Anavilhanas.
Muitas dessas atividades podem ser feitas com crianças, havia algumas famílias no hotel.
A programação para quem está com criança é organizada de modo a encaixá-los nas atividades, excluindo aquelas que não são apropriadas. Há muito o que fazer na Floresta Amazônica para todas as idades!
Como fazer atividades na Amazônia
Como eu mencionei acima, os hotéis na floresta oferecem essas atividades.
Outra opção é contratar excursões que saiam de Manaus para essa finalidade, incluindo hotel no pacote. Confira abaixo algumas opções com a nossa parceira Civitatis:
- tour de 3 dias pela selva amazônica
- excursão de 2 dias pela floresta amazônica
- passeio de 1 dia pela Amazônia
O que fazer na Floresta Amazônica
Conhecer o boto cor-de-rosa
Uma das atividades mais conhecidas em toda lista de o que fazer na Floresta Amazônica.
Aqui fomos até o Parque Nacional de Anavilhanas onde há um projeto de proteção ecológica dos botos.
Ali assistimos uma aulinha sobre os animais e depois vamos vê-los no rio.
Eles chegam bem pertinho e é possível até tocá-los.
Aqui abro um parênteses: em Manaus há empresas que oferecem passeios para nadar/mergulhar com o boto. Eu sou contra esse tipo de programa, pois acho que envolve uma exploração indevida do animal.
Há relatos de maus tratos e abusos nesse tipo de lugar. Mas, registro, essa é a minha opinião. Se quiser uma interação maior com os animais existe essa opção.
Pescar piranha
Nós vamos de lancha até um ponto do parque onde há piranhas. Lá os motores são desligados e ficamos de bobeira, tentado pescar piranha.
Uma vara simples, uma linha amarrada com um anzol e um pedacinho de carne na ponta. Depois de fisgar, jogar a piranha de volta no rio.
Eu já tinha tido essa experiência no Pantanal, mas em um barco maior, com um monte de gente.
Aqui, em um barco pequeno com apenas 4 pessoas, foi diferente… No silêncio da Floresta dava para ouvir o barulho dela mordendo a carne. Nhac!
Resultado da brincadeira: Lulu não é boa pescadora. Zero piranha! Ela comia a carne do anzol e fugia! hahahaha
Andar pela Floresta
Esse era um dos momentos mais esperados por mim. Já tinha tido o gostinho durante o passeio do Encontro das Águas em Manaus. Eu queria mais!
Após navegarmos pelo rio por cerca de 20 minutos, saímos do barco para uma trilha pela floresta. Como não havia chovido no dia anterior, havia pouco lama e o terreno estava firme. Demos sorte.
Em poucos instantes não se via mais o rio e o grupo estava cercado pela floresta. Sim, seria fácil se perder.
A mata é fechada, mas não tão densa como imaginava. Me lembrou um pouco a Floresta da Tijuca aqui do Rio. Talvez seja por isso que não tenha ficado tãaaao deslumbrada nesse aspecto, diferente da família de 4 espanhóis que estava comigo, simplesmente embasbacada.
Por outro lado, as árvores são altíssimas. Olhava para cima e elas não tinham fim… Total sensação de formiguinha em um jardim.
Vimos pequenos animais e uma aranha caranguejeira foi a estrela do passeio. Os grandes animais se escondem de dia, só saem de noite na floresta.
Talvez seja por isso que a Amazônia também era silenciosa, um canto de pássaros esparsos eram o único som que ouvíamos.
Durante todo o percurso o guia deu uma aula sobre sobrevivência na selva e sobre o que encontrávamos no caminho: árvores, frutas, insetos, etc. Foi bem interessante.
Cuidados para fazer a caminhada
Durante a caminhada o clima quente e úmido se fez sentir, sede e suor.
Para andar na Floresta Amazônica é preciso:
- uso manga e calça compridas (dê preferências para o uso de microfibra)
- utilizar perneiras (uma proteção contra picadas que cobre do tornozelo até o meio da batata da perna e é oferecida pelo hotel)
- sapato apropriado para trilha ou tênis. Nada de chinelo ou sapato aberto.
- repelente
- protetor solar
- chapéu ou boné
- garrafa d’água para hidratar
Adorei e queria mais!
O que fazer na Floresta Amazônica: Focagem noturna
Eu disse há pouco que os grandes animais da floresta só saem de noite, não é?
Então, para conhecê-los fizemos um passeio noturno de focagem. Essa é a única atividade feita de noite, após o jantar, que sempre encontramos em listas sobre o que fazer na Floresta Amazônica.
Ele consiste em passear em um barco pelo rio (12 pessoas no total, contando com o piloto e o guia) com um lanterna na frente, iluminando a floresta ou o rio para vermos os animas.
No início fiquei com uma certa adrenalina. Saímos do hotel e era pura escuridão no rio, só palidamente iluminado pela lua. O vento batendo no rosto e eu imaginando que iria dar de cara com uma onça pintada!
Passados alguns minutos vi que não era bem isso, o passeio era bem tranquilo.
O motor do barco desligado para não fazer barulho e a lanterna iluminando a mata e o rio. Uma cobra ali, um tatu acolá. Tudo na maior calmaria até…
Tum! Uma pancada super forte no barco, que balançou bastante.
Tun! tum ! Outra balançada forte!
Tum! Tum! Tum! Era um jacaré!!!!
Enorme!!!
Veja também:
Nascer do sol
Esse era o outro momento top na minha lista e, sim, foi inesquecível.
Melhor do eu que poderia imaginar. Tão especial que escrevi um post só sobre a experiência de assistir o nascer do sol na Floresta Amazônica.
Canoagem no rio
Um programa que supostamente era para ser relaxante e contemplativo. Em duplas, remar pelo rio em canoas típicas da região (de madeira, bem fininhas).
Por que eu disse “supostamente relaxante”?
Porque se o par da sua dupla não te ajuda a remar e fica se levantando na canoa fazendo ela quase virar (mais de uma vez), não é nada tranquilizador!
Conhecer uma comunidade local
Existem várias pequenas comunidades, com poucas famílias que possuem apenas o rio como meio de transporte e uma tradição passada de pai para filho.
Fomos em uma delas. Cerca de 10 famílias, vivendo do que cultivam e trocam. Um modo de vida muito diferente da cidade grande.
É claro que a sobrevivência desse tipo de comunidade é cada vez mais rara. Ali, por exemplo, os jovens foram para Manaus estudar e tentar “ganhar a vida”. A televisão (via satélite) quebrou o isolamento.
O último item da nossa lista de o que fazer na Floresta Amazônica.
Sim, você irá passear muuuuito de barco ou lanchas. Sentido a brisa no rosto, admirando as formas da floresta. A comunhão do verde e o rio.
Você irá se encantar.
Conclusão: não deixe de conhecer a Amazônia
Esse é um conselho que lhe dou. Visitar esse espetáculo da Natureza deveria ser obrigatório.
Salve o nosso pin e se lembre do blog!
Outras informações sobre o estado, veja as dicas da Secretaria de Turismo do Amazonas.
Esses são alguns dos exemplos de o que fazer na Floresta Amazônica. Uma experiência incrível!!!!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Que coincidência ler este texto em um dia que pode ser triste pra nossa Amazônia… Espero um dia poder ver esta maravilha de perto.. E, principalmente, fazer este passeio pela comunidade local. Ótimo post
Obrigada Renata! bjs
Visitei em minha lua de mel, viagem incrível! Indico a todas as idades, melhor viagem que fiz.
Oi Paloma, é demais essa viagem! bjs