Os museus de Paris são um paraíso para quem curte arte e incluir esse tipo de passeio no seu roteiro. É difícil escolher quais visitar, tantas são as opções (mais de 100!). Confira aqui uma lista com os 8 principais museus de Paris e divirta-se!
A variedade de temas dos museus de Paris é igualmente grande. Arte, decoração, ciência, história, perfume… A minha seleção de principais museus de Paris parte de uma escolha pessoal, claro.
Esse top 8 foi feito com carinho para auxiliar na organização da sua primeira viagem para Paris 🙂
Museus de Paris: 8 principais museus de Paris para visitar
Museu do Louvre
Um dos museus mais importantes e um dos museus mais visitados do mundo, o Museu do Louvre (Musée du Louvre) possui um acervo gigante, compatível com seus 72.735 m2 e dividido em 3 alas com 403 salas.
Além do acervo incrível, só passar pelo Museu do Louvre já vale a visita pela sua arquitetura. O edifício do século XII e a moderna pirâmide de vidro realizam uma combinação que merece muitas fotos.
O acervo conta de obras de arte e antiguidades. De esculturas a arte islâmica. Uma viagem pela cultura desde o Egito Antigo até meados do século XIX.
Atenção: ver todo o museu em um único dia é um programa cansativo. Anda-se muuuuuito durante horas.
Levando isso em conta, para você aproveitar o que há de melhor no museu, escrevi um guia das principais obras do Museu do Louvre. Para você visitar de forma rápida e objetiva!
Outra opção, se não quiser fazer isso por conta própria, é contratar uma visita guiada pelo principal do acervo do Museu do Louvre, incluindo a famosa Monalisa, claro!
Lembrando ainda que é possível visitar o Louvre com crianças. Veja as dicas da Ruthia do blog O Berço do Mundo.
Ah! Dica importante: compre seu ingresso pela internet, para evitar as grandes filas.
Some-se a tudo isso que o Museu do Louvre foi o mais visitado do mundo em 2022.
- site: louvre.fr
- metrô: estações Palais-Royal, Musée du Louvre ou Pyramides.
Museu de Orsay
Menor que o Louvre, me agrada mais. O passeio no Museu de Orsay (Musée d’Orsay) é mais rápido e o museu é lindo.
O Museu de Orsay está localizado nas margens do rio Sena (pode ser visto no passeio de barco), instalado em uma antiga estação de trem construída em 1900. A foto com o relógio da torre do prédio fazem sucesso.
O acervo é focado na arte ocidental entre os anos de 1848 e 1914, com destaque para os impressionistas como Monet, Renoir, Van Gogh dentre outros.
- site: musee-orsay.fr
- metrô: estação Solférino.
Museu Rodin
Esse é o meu museu de Paris favorito por conta do seu jardim, um dos mais bonitos de Paris.
Além, claro, do incrível acervo dedicado a Auguste Rodin, um escultor sem igual, o que torna o Museu Rodin (Musée Rodin) um dos principais museus de Paris.
As esculturas estão espalhadas pelo jardim e pela casa do museu (o antigo Hotel Biron, onde o artista morou por muitos anos), tornando muito agradável a visita. As famosas obras O Pensador e Porta do Inferno estão lá nos jardins.
No Museu Rodin há também obras de Camille Claudel e da coleção particular de Rodin.
- site: musee-rodin.fr
- metrô: estações Varenne ou Invalides.
Veja também:
Centro Pompidou
Um dos principais museus de Paris, dedicado à arte do século XX e XXI.
O prédio do Centro Pompidou (Centre Pompidou) possui uma arquitetura muito marcante, daquelas “ame ou odeie”. No último andar, temos uma super vista de Paris.
Além de museu, o Centro Pompidou é um complexo cultural, com teatro, biblioteca e cinema.
- site: centrepompidou.fr
- metrô: estações Rambuteau, Hôtel de Ville ou Châtelet.
Museu Picasso
Localizado no Marais, um bairro muito bacana em Paris, o Museu Picasso (Musée Picasso Paris) expõe a obra do grande pintor de uma forma bastante abrangente. Com um amplo panorama de sua longa carreira: pinturas, esculturas, gravuras.
Há também obras que eram do acervo pessoal de Picasso, de amigos famosos como Matisse e Miró.
Fora isso, o museu está instalado em um belo casarão do século XVII.
- site: museepicassoparis.fr
- metrô: estações Saint-Paul, Saint-Sébastien Froissant ou Chemin Vert.
Petit Palais
Para começar o passeio, muitas fotos do edifício do museu Petit Palais.
Após passear pela Avenida Champs-Elysées, dê um pulinho no Petit Palais, que abriga o museu de Belas Artes de Paris, além de exposições temporárias.
- site: petitpalais.paris.fr
- metrô: estações Champs-Elysées – Clemenceau ou Franklin D. Roosevelt.
Um museu sobre a história de Paris, o Carnavalet (Musée Histoire de Paris – Carnavalet) entrou no meu top 8 principais museus de Paris justamente por contar sobre a cidade que estamos visitando através de pinturas, gravuras, fotografias…
O museu é pequeno e está no Marais (mesmo bairro do Museu Picasso), uma rápida visita que achei bem educativa.
- site: carnavalet.paris.fr
- metrô: estações Saint-Paul, Bréguet-Sabin, Pont-Marie ou Chemin Vert.
Museu de Cluny: museus de Paris
Oficialmente chamado de Museu Nacional da Idade Média, achei interessante colocá-lo nessa lista porque difere dos demais.
Aqui o foco é a idade média, com muitas iluminuras, vestimentas, tapeçarias, ao lado das interessantes escavações abaixo do museu, mostrando o passado remoto do prédio.
Localizado no Quartier Latin, pode ser combinado com uma visita ao famoso Jardim de Luxemburgo.
- site: musee-moyenage.fr
- metrô: estações Cluny-Sorbonne, Saint-Michel ou Odéon.
Bônus: museus de Paris fora do óbvio
Além do top 8 de principais museus de Paris acima, deixo aqui a sugestão de outros museus para você visitar:
- Museu Quai Branly: dedicado a obras da África, Ásia, Américas e Oceania. O restaurante no último andar possui uma ótima vista da Torre Eiffel.
- Grand Palais: localizado em frente ao Petit Palais, só funciona para exposições temporárias. Confira a programação quando estiver por lá.
- Orangerie: localizado no Jardim Tuileries, esse museu tem como estrela as imensas telas Nenúfares de Claude Monet. Aliás, se você gosta do artista, sugiro fazer um bate-volta a até Giverny para conhecer o maravilhoso jardim que inspirou essa obra.
- Fundação Louis Vuitton: um museu privado, localizado no parque Bois de Boulogne, cuja arquitetura moderna é linda,. Seu acervo é a coleção particular do atual presidente da empresa.
- Museu das Forças Armadas: fica no Invalides (onde está enterrado Napoleão). Para quem curte armaduras e histórias militares, passando por conflitos desde a Idade Média.
- Museu Nacional de História Natural: fundado em 1793 (durante a Revolução Francesa), para aqueles que gostam de geologia, zoologia e outras ciências naturais.
- Museu Grévin: um museu de cera em Paris. O blog Descobrir Viajando conta como é visitar o Museu Grévin.
Paris Museum Pass
Se você tiver planos de visitar vários museus em Paris, considere a opção de comprar o Paris Museum Pass. Esse é um passe que por um preço fixo dá direito a entrar em diversos museus durante o tempo de validade do passe (2, 4 ou 6 dias).
Porém, é preciso fazer conta para ver se realmente vale a pena para você, comparando com os valores individuais dos ingressos da lista de museus que você cogita conhecer e quantidade de dias.
Veja aqui as opções do Paris Museum Pass.
Projeto [8on8]
Esse post faz parte do [8on8]. Todo dia 8, blogueiras de viagem falam de um tema usando 8 fotos. O tema desse mês é top 8!
Veja abaixo o posto dos outros blogs participantes:
- O blog Viajante Econômica compartilhou um super guia de dicas para usar celular no exterior. Mais do que essencial;
- Já o Dani Turismo fez uma lista de 8 destinos para viajar na pandemia, porque todo cuidado é pouco com a nossa saúde;
- O Berço do Mundo falou sobre 8 atrações de Liverpool, a cidade dos Beatles;
- Por outro lado, o Entre Mochilas e Malinhas fez um top de motivos para visitar o Farol Santander em São Paulo, uma dos interessantes pontos turísticos paulistanos;
- O blog Mulher Casada Viaja escreveu um roteiro de 8 museus em Viena imperdíveis, obrigatórios para colocar no roteiro de viagem;
- O Chicas Lokas na Estrada apresentou um top de 8 dicas de o que fazer no Centro do Rio de Janeiro; e
- O blog Travel Tips Brasil fez uma lista incrível de lugares para pedalar no Rio.
Conclusão: vamos visitar os museus de Paris?
Mesmo que você não goste muito de museus, incluir um ou dois dos principais museus de Paris é uma boa pedida. Afinal, Paris conta com alguns dos museus mais importantes do mundo.
Mais dicas de Paris? Veja o post índice com todas as dicas para viajar para a França.
Salve o pin no seu Pinterest.
Gostou da lista de museus de Paris? Conta para mim!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Lulu, é incrível como Paris tem museus para todos os gostos. Da sua lista top 8 de museus incríveis, só conheço o Louvre e o Centro Pompidou. Acho que preciso voltar mais uma vez. kkkk
Eu acrescentaria a Citè de La Science e de la Musique, que ficam no Parc La Villete. São dois museus gigantes e incríveis para quem curte ciências e a história da Música.
Com crianças, visitar o Museu de História Natural é imperdível. Eles amam. bjs
Opa! Obrigada pelas sugestões! bjs
Adoro Paris e a sua riqueza artística, muito por culpa destes museus. Recentemente o original da obra O Principezinho regressou, pela primeira vez, a Paris e está no museu das artes decorativas. Quero ir visitar em breve.
Ruthia, espero que consiga voltar logo. bjs
Eu também comprei o passe, quando fui à Paris. Dias de muita correria, querendo ver tudoooooo.. kkk… só que não! Preciso voltar para matar saudades do meu preferido, o D’Orsey, além de sonhar novamente nos jardins do Rodin 🙂
Confesso que fiquei muito tempo no Louvre (marinheira de primeira viagem kk).. depois percebi que a melhor estratégia é visitar os salões, que mais tem a ver com o seu gosto, e deixar os mais concorridos para voltar no final do dia, com entrada gratuita.
Excelentes dicas, Dani! bjs