Os museus de Paris são um paraíso para quem curte arte e incluir esse tipo de passeio no seu roteiro. É difícil escolher quais visitar, tantas são as opções (mais de 100!). Confira aqui uma lista com os 8 principais museus de Paris e divirta-se!
A variedade de temas dos museus de Paris é igualmente grande. Arte, decoração, ciência, história, perfume… A minha seleção de principais museus de Paris parte de uma escolha pessoal, claro.
Esse top 8 foi feito com carinho para auxiliar na organização da sua primeira viagem para Paris 🙂
Museus de Paris: 8 principais museus de Paris para visitar
Museu do Louvre
Um dos museus mais importantes e um dos museus mais visitados do mundo, o Museu do Louvre (Musée du Louvre) possui um acervo gigante, compatível com seus 72.735 m2 e dividido em 3 alas com 403 salas.
Além do acervo incrível, só passar pelo Museu do Louvre já vale a visita pela sua arquitetura. O edifício do século XII e a moderna pirâmide de vidro realizam uma combinação que merece muitas fotos.
O acervo conta de obras de arte e antiguidades. De esculturas a arte islâmica. Uma viagem pela cultura desde o Egito Antigo até meados do século XIX.
Atenção: ver todo o museu em um único dia é um programa cansativo. Anda-se muuuuuito durante horas.
Levando isso em conta, para você aproveitar o que há de melhor no museu, escrevi um guia das principais obras do Museu do Louvre. Para você visitar de forma rápida e objetiva!
Outra opção, se não quiser fazer isso por conta própria, é contratar uma visita guiada pelo principal do acervo do Museu do Louvre, incluindo a famosa Monalisa, claro!
Lembrando ainda que é possível visitar o Louvre com crianças. Veja as dicas da Ruthia do blog O Berço do Mundo.
Ah! Dica importante: compre seu ingresso pela internet, para evitar as grandes filas.
Some-se a tudo isso que o Museu do Louvre foi o mais visitado do mundo em 2022.
- site: louvre.fr
- metrô: estações Palais-Royal, Musée du Louvre ou Pyramides.
Museu de Orsay
Menor que o Louvre, me agrada mais. O passeio no Museu de Orsay (Musée d’Orsay) é mais rápido e o museu é lindo.
O Museu de Orsay está localizado nas margens do rio Sena (pode ser visto no passeio de barco), instalado em uma antiga estação de trem construída em 1900. A foto com o relógio da torre do prédio fazem sucesso.
O acervo é focado na arte ocidental entre os anos de 1848 e 1914, com destaque para os impressionistas como Monet, Renoir, Van Gogh dentre outros.
- site: musee-orsay.fr
- metrô: estação Solférino.
Museu Rodin
Esse é o meu museu de Paris favorito por conta do seu jardim, um dos mais bonitos de Paris.
Além, claro, do incrível acervo dedicado a Auguste Rodin, um escultor sem igual, o que torna o Museu Rodin (Musée Rodin) um dos principais museus de Paris.
As esculturas estão espalhadas pelo jardim e pela casa do museu (o antigo Hotel Biron, onde o artista morou por muitos anos), tornando muito agradável a visita. As famosas obras O Pensador e Porta do Inferno estão lá nos jardins.
No Museu Rodin há também obras de Camille Claudel e da coleção particular de Rodin.
- site: musee-rodin.fr
- metrô: estações Varenne ou Invalides.
Veja também:
Centro Pompidou
Um dos principais museus de Paris, dedicado à arte do século XX e XXI.
O prédio do Centro Pompidou (Centre Pompidou) possui uma arquitetura muito marcante, daquelas “ame ou odeie”. No último andar, temos uma super vista de Paris.
Além de museu, o Centro Pompidou é um complexo cultural, com teatro, biblioteca e cinema.
- site: centrepompidou.fr
- metrô: estações Rambuteau, Hôtel de Ville ou Châtelet.
Museu Picasso
Localizado no Marais, um bairro muito bacana em Paris, o Museu Picasso (Musée Picasso Paris) expõe a obra do grande pintor de uma forma bastante abrangente. Com um amplo panorama de sua longa carreira: pinturas, esculturas, gravuras.
Há também obras que eram do acervo pessoal de Picasso, de amigos famosos como Matisse e Miró.
Fora isso, o museu está instalado em um belo casarão do século XVII.
- site: museepicassoparis.fr
- metrô: estações Saint-Paul, Saint-Sébastien Froissant ou Chemin Vert.
Petit Palais
Para começar o passeio, muitas fotos do edifício do museu Petit Palais.
Após passear pela Avenida Champs-Elysées, dê um pulinho no Petit Palais, que abriga o museu de Belas Artes de Paris, além de exposições temporárias.
- site: petitpalais.paris.fr
- metrô: estações Champs-Elysées – Clemenceau ou Franklin D. Roosevelt.
Um museu sobre a história de Paris, o Carnavalet (Musée Histoire de Paris – Carnavalet) entrou no meu top 8 principais museus de Paris justamente por contar sobre a cidade que estamos visitando através de pinturas, gravuras, fotografias…
O museu é pequeno e está no Marais (mesmo bairro do Museu Picasso), uma rápida visita que achei bem educativa.
- site: carnavalet.paris.fr
- metrô: estações Saint-Paul, Bréguet-Sabin, Pont-Marie ou Chemin Vert.
Museu de Cluny: museus de Paris
Oficialmente chamado de Museu Nacional da Idade Média, achei interessante colocá-lo nessa lista porque difere dos demais.
Aqui o foco é a idade média, com muitas iluminuras, vestimentas, tapeçarias, ao lado das interessantes escavações abaixo do museu, mostrando o passado remoto do prédio.
Localizado no Quartier Latin, pode ser combinado com uma visita ao famoso Jardim de Luxemburgo.
- site: musee-moyenage.fr
- metrô: estações Cluny-Sorbonne, Saint-Michel ou Odéon.
Bônus: museus de Paris fora do óbvio
Além do top 8 de principais museus de Paris acima, deixo aqui a sugestão de outros museus para você visitar:
- Museu Quai Branly: dedicado a obras da África, Ásia, Américas e Oceania. O restaurante no último andar possui uma ótima vista da Torre Eiffel.
- Grand Palais: localizado em frente ao Petit Palais, só funciona para exposições temporárias. Confira a programação quando estiver por lá.
- Orangerie: localizado no Jardim Tuileries, esse museu tem como estrela as imensas telas Nenúfares de Claude Monet. Aliás, se você gosta do artista, sugiro fazer um bate-volta a até Giverny para conhecer o maravilhoso jardim que inspirou essa obra.
- Fundação Louis Vuitton: um museu privado, localizado no parque Bois de Boulogne, cuja arquitetura moderna é linda,. Seu acervo é a coleção particular do atual presidente da empresa.
- Museu das Forças Armadas: fica no Invalides (onde está enterrado Napoleão). Para quem curte armaduras e histórias militares, passando por conflitos desde a Idade Média.
- Museu Nacional de História Natural: fundado em 1793 (durante a Revolução Francesa), para aqueles que gostam de geologia, zoologia e outras ciências naturais.
- Museu Grévin: um museu de cera em Paris. O blog Descobrir Viajando conta como é visitar o Museu Grévin.
Paris Museum Pass
Se você tiver planos de visitar vários museus em Paris, considere a opção de comprar o Paris Museum Pass. Esse é um passe que por um preço fixo dá direito a entrar em diversos museus durante o tempo de validade do passe (2, 4 ou 6 dias).
Porém, é preciso fazer conta para ver se realmente vale a pena para você, comparando com os valores individuais dos ingressos da lista de museus que você cogita conhecer e quantidade de dias.
Veja aqui as opções do Paris Museum Pass.
Projeto [8on8]
Esse post faz parte do [8on8]. Todo dia 8, blogueiras de viagem falam de um tema usando 8 fotos. O tema desse mês é top 8!
Veja abaixo o posto dos outros blogs participantes:
- O blog Viajante Econômica compartilhou um super guia de dicas para usar celular no exterior. Mais do que essencial;
- Já o Dani Turismo fez uma lista de 8 destinos para viajar na pandemia, porque todo cuidado é pouco com a nossa saúde;
- O Berço do Mundo falou sobre 8 atrações de Liverpool, a cidade dos Beatles;
- Por outro lado, o Entre Mochilas e Malinhas fez um top de motivos para visitar o Farol Santander em São Paulo, uma dos interessantes pontos turísticos paulistanos;
- O blog Mulher Casada Viaja escreveu um roteiro de 8 museus em Viena imperdíveis, obrigatórios para colocar no roteiro de viagem;
- O Chicas Lokas na Estrada apresentou um top de 8 dicas de o que fazer no Centro do Rio de Janeiro; e
- O blog Travel Tips Brasil fez uma lista incrível de lugares para pedalar no Rio.
Conclusão: vamos visitar os museus de Paris?
Mesmo que você não goste muito de museus, incluir um ou dois dos principais museus de Paris é uma boa pedida. Afinal, Paris conta com alguns dos museus mais importantes do mundo.
Mais dicas de Paris? Veja o post índice com todas as dicas para viajar para a França.
Salve o pin no seu Pinterest.
Gostou da lista de museus de Paris? Conta para mim!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Adorei o post! Usei o Museum Pass e foi ótimo! Conheci a maioria dessa lista e o meu preferido foi o Carnavalet – desde então seeempre visito o museu de história de cada cidade que vou! O L´Orangerie tava fechado pra reforma na epoca entao preciso voltar pra ver as ninfeias do Monet hahaha Mas visitei outro museu dele mais distante do centro e foi maravilhoso – Museu Marmottan-Monet. Meu pai amou o museu das forças armadas!
Oi Fernanda, que bom que você curtiu! Todos os esses museus que você conheceu são sensacionais, não é? bjs
Estamos com viagem marcada para Paris com os filhos, vamos voltar a alguns museus que já fomos e visitar outros ainda desconhecidos. Vários da sua lista estão em nosso roteiro. Ainda acrescento o dos Invalides.
Oi Cynara, obrigada pela dica! bjs
Oi Lulu, belíssima seleção dos principais museus de Paris!
Não conheço todos, mas dessa lista o meu predileto é o Orsay! Não só pela arquitetura do prédio, mas pelo acervo.
Achei incrível essa fachada do Carnavalet. Não conhecia e agora já quero ir. Só falta o Euro dar uma baixada, rs.
Beijão
Mari
Vamos torcer pelo euro! bjs
Lulu, viajei pra Paris agora com sua lista dos principais museus de Paris! É preciso uma vida pra conhecer bem todas as coleções dos vários museus da cidade, e eu só conheci o Louvre, o D’Orsay, o Petit Palais e o l’Orangerie.
Oi Márcia, escrever o post também me fez sentir passeando por lá. bjs
Ah! Sua lista de principais museus de Paris me deixou com vontade de voltar à cidade!! Conheci o Museu do Louvre e o Museu de Orsay… Incríveis!! Quem sabe um dia, volto à cidade e conheço os demais!
Vai voltar Denise! bjs