Um roteiro em Bogotá de 1 dia com suas principais atrações. Um resumo do que consegui conhecer em um dia na cidade, pois tive pouco tempo por lá.
Eu fiz um stopover, mas foi o suficiente para passear pela cidade e no dia seguinte fazer um bate-volta para conhecer a famosa Catedral de Sal.
Depois das dicas sobre Bogotá para você organizar a sua viagem e sobre onde comer em Bogotá, chegou a hora de falarmos sobre o nosso roteiro em Bogotá.
Walking Tour em um roteiro em Bogotá
Para otimizar o tempo, comecei o dia fazendo algo que curto muito: um walking tour.
Primeiro porque adoro caminhar.
Segundo porque acho sempre uma boa opção poder sentir a atmosfera da cidade junto com informações que são, geralmente, bem curiosas, fora do lugar comum dos guias de viagem.
Aliás, para mim não existe jeito melhor de conhecer uma cidade do que caminhar por ela!
Fiz o walking tour, um passeio de 2 horas pelos principais pontos do centro histórico, parando em vários lugares para conversar.
O guia Juan era muito simpático e conhecia bastante da cidade. O grupo, pequeno, era bem eclético (um casal uruguaio, um casal argentino, um casal americano e um escocês) e interagiu super bem. Recomendo!
O ponto de partida do passeio é em frente do Museu do Ouro, com saída às 10h ou 14h.
A Get Your Guide possui outras opções de walking tour bem interessantes:
Ah! Se quiser pesquisar hotel em Bogotá, veja com a nossa parceria com o Booking e de quebra você dá uma ajudinha ao blog sem custo adicional 🙂
Também fiz uma seleção de hotéis e melhores bairros para ficar m Bogotá.
Roteiro em Bogotá de 1 dia. O que fazer em Bogotá em 1 dia?
La Candelaria
É o centro histórico de Bogotá, muito bem preservado com seus casarios em estilo colonial espanhol. Aqui estão concentradas várias atrações da cidade, porém destaquei em separado o bairro porque acho que ele por si só merece atenção.
Suas ruas, algumas pequenas vielas; as casas; os grafites que colorem o caminho, tudo isso deve ser apreciado. Se perder por essas ruas é muito interessante. Bogotá possui uma street art muito moderna e intensa na América do Sul.
Aliás, se você curtir street art, recomendo fazer um walking tour dedicado exclusivamente à arte de rua em La Candelaria.
Aqui um detalhe. Enquanto a cidade possui ruas e avenidas numeradas, em La Candelaria as ruas possuem nomes, alguns interessantíssimos!
Chorro de Quevedo
Em um cantinho de La Candelaria fica essa praça que marca o local onde nasceu Bogotá. Não pode ficar de hora da sua lista de o que fazer em Bogotá em 1 dia.
No final de semana no Chorro de Quevedo costuma haver uma feira de artesanato durante o dia e música ao vivo de noite.
É um lugar simples e autêntico.
Igreja de São Francisco (Iglesia de San Francisco)
Na esquina conhecida da Avenida Jiménez (Calle 13) como Carrera 7, onde houve o evento chamado Bogotazo em 1948: uma revolta popular que destruiu completamente a cidade por causa do assassinato do político Jorge Gaitán. Fica perto do Museu do Ouro.
É a mais antiga igreja de Bogotá, inaugurada em 1623. É uma das estrelas das várias igrejas da cidade.
Museu do Ouro (Museo del Oro)
O Museu do Ouro de Bogotá é uma das atrações mais famosas da cidade, obrigatória na lista de o que fazer em Bogotá em 1 dia.
Nunca vi tanto ouro junto! São três andares de arte, cultura e objetos dos povos pré-colombianos. Mais de 34.000 peças.
O museu é muito bonito e estruturado. Após salas e salas de ouro, ouro e mais ouro, o passeio acaba em uma sala escura onde ouvimos os sons da natureza e cantos indígenas, junto com efeitos de luzes. É um final bem diferente do resto do passeio.
É uma visita fascinante. Surpreende a beleza das peças. Para mim foi um pouco cansativo, em um certo ponto enjoei de ver tanto ouro e tudo começou a ficar meio parecido…
- site: banrepcultural.org/museo-del-oro
Casa da Moeda (Casa de la Moneda)
A Casa da Moeda funciona no mesmo conjunto de casarios coloniais do Museu Botero. É um museu que, a partir da moeda e economia, conta um pouco da história de Bogotá.
Uma visita rápida em um local muito tranquilo. O melhor: entrada franca.
- site: banrepcultural.org/museos-y-colecciones/casa-de-moneda
Museu Botero (Museo Botero)
O Museu Botero não pode faltar no seu roteiro em Bogotá de 1 dia. Foi o que mais gostei na cidade!
Um museu com um acervo de 208 obras doadas pelo famoso artista colombiano Fernando Botero, sob a condição de não se cobrar ingresso para sua exibição. Assim, temos um passeio incrível totalmente 0800.
Há também algumas poucas obras de outros artistas como Picasso, Monet e Chagal, igualmente doadas por Botero de seu acervo pessoal.
Além das obras serem incríveis, com seu estilo inconfundível de figuras gordinhas (sou suspeita, gosto muito de Botero), o museu é muito agradável. Arejado, acolhedor e do tamanho ideal, com um jardim no pátio interno que é uma graça.
- site: banrepcultural.org/museo-botero
Praça Bolívar (Plaza Bolivar)
A praça principal de Bogotá, onde está localizada a Casa de Nariño, o palácio presidencial. Verifique se o palácio está aberto para visitação ou, se preferir, veja a cerimônia de troca da guarda. Confira os horários da visita guiada e troca da guarda do Palácio Presidencial da Colômbia.
Na Praça Bolívar também está a Igreja de São Agostinho (Iglesia de San Augustín), uma das construções mais antigas de Bogotá, e a Catedral de Bogotá. O Senado, o Capitólio e o Palácio de Justiça idem.
Por conta desse números de prédios marcantes, a praça tem um cenário bastante eclético. Não existe uma harmonia arquitetônica. Se curtir arquitetura, irá perder um tempinho de seu roteiro em Bogotá por aqui.
Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez, fechando o roteiro em Bogotá
A partir da Plaza Bolivar, subindo a Calle 11, chegamos a esse Centro Cultural, para fechar a nossa lista de o que fazer em Bogotá em 1 dia.
É um espaço com exposições, livraria e café. A arquitetura não é interessante, mas se curtir livros vale uma passada na excelente livraria. Caso contrário, uma paradinha para foto e está visto!
Bônus do roteiro em Bogotá de 1 dia
Monserrate
Não tive tempo de ir ao Monserrate, uma das principais atrações da cidade. No primeiro dia ficou muito apertado na nossa programação. No segundo dia, quando fomos para a Catedral de Sal, o trânsito simplesmente impediu que desse tempo antes de pegarmos nosso voo de volta para casa.
Acho que se o passeio do roteiro acima for em um ritmo acelerado, é possível encaixar também a visita ao Monserrate. Li que é muito bonito ver o por do sol lá de cima.
O Monserrate é local ideal para se ver a cidade do alto (cuidado com a altitude: de 2.600m de Bogotá para 3.400m no Monserrate).
Lá em cima há uma igreja, restaurante e, claro, a vista panorâmica da cidade.
A subida é por funicular ou teleférico. Tem também uma trilha, mas, sério, quem quer chegar todo suado e cansado para tirar fotos?
Se quiser saber como é a visita, veja esse post bacana do blog Mil e Uma Viagens sobre o Monserrate em Bogotá.
Colômbia, além de Bogotá
Ficar poucos dias em Bogotá é muito comum para quem está voando de Avianca, com a possibilidade de stopover na cidade.
Afinal, a Colômbia possui destinos muito interessantes que valem ser visitados. Veja abaixo destinos na Colômbia que merecem ser conhecidos:
- Cartagena: combinação perfeita entre cidade histórica e praias (como Bocagrande ou Islas del Rosario). Clique no link para dicas de viagem para Cartagena e se encantar com essa cidade alegre e colorida.
- Medellín: conhecida como a “Cidade da Eterna Primavera”, é um destino moderno, com clima agradável, paisagens montanhosas e uma vida noturna agitada. Faça um passeio de teleférico para apreciar a vista panorâmica da cidade.
- Cali: capital mundial da salsa, é uma cidade animada e musical. A culinária é deliciosa. Visite o bairro de San Antonio e experimente o famoso “sancocho”.
- San Andrés: ilha paradisíaca no Caribe colombiano, com águas cristalinas e de um azul absurdo de lindo. Mergulhe, explore a ilha de carrinho de golfe e relaxe nas praias de San Luis e Johnny Cay.
Conclusão: um roteiro em Bogotá de 1 dia é suficiente?
Bogotá é uma cidade que pode ser aproveitada em mais dias, mas com o stopover que fiz a minha janela de tempo era pequena.
Mesmo assim, deu para perceber que em 1 dia há muito o que fazer em Bogotá e consegui cobrir os seus principais pontos turísticos.
Se quiser mais dicas de Bogotá, não deixe de ver o nosso post índice com todas as dicas da Colômbia publicadas no blog!
Salve o pin no seu Pinterest
Espero que tenha curtido esse roteiro em Bogotá. Há muito o que fazer em Bogotá em 1 dia, não é? Deixe suas dicas!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Melhor Seguro. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Ahh que saudade de Bogotá! Passei um mês morando lá e me apaixonei pela cidade. Seu roteiro de um dia está muito bom, perfeito pra quem tem pouco tempo!
Oi Marcella, valeu pelo elogio. bjs
Nossa, fiquei impressionada com a quantidade de lugares que dá para visitar em um dia em Bogotá! O seu roteiro é realmente perfeito para quem tem só um stopover na cidade!
Oi Mariana, obrigada! bjs
Tem algum city tour para indicar?
Oi Solange. Eu fiz um walking tour saindo em frente do Museu do Ouro com a Beyond Colombia: http://www.beyondcolombia.com/. Um passeio de meio-período pelos principais pontos turísticos e com custo bem acessível, pois é do tipo “pague quanto quiser”. bjs
Excelente post, parabéns!!!
Estou indo este final de mês a Bogotá com apenas 2 dias inteiros (sendo que um deles já está reservado para a Catedral do Sal) e mais meio dia da chegada e partida … estava querendo conhecer todos os pontos que vc mencionou da Candelária em uma manhã (no domingo) e, à tarde, ainda ir ver o mercado das pulgas e Hacienda Sta. Bárbara!!! será que dá?!?!?!?!?!
Fiquei na dúvida também se dá pra conhecer todos estes pontos da Candelária caminhando, a pé?
Oi Maria! Sim, todos os pontos que indiquei na Candelária e locais próximos fiz a pé. Acho que dá tempo sim, pois as distâncias são pequenas. Divirta-se mito e se tiver alguma dúvida é só falar! bjs
Oi Lulu, que bacana esse post!!! Voce sabe que tem esse passeio novo, que é super bacana para entender toda a história recente da Colômbia dos ultimos 80 anos: como era Bogotá antes, o impacto de Escobar sobre os clichês atuais, a história do conflito como as FARCs, o processo de paz, e, algo super original, tem historias sobre Heroes colombianos que merecem ser mais famosos do que o villano, … tudo isso com degustação de 8 sabores locais e frutas: https://heroestourbogota.com,
Eliseo