A Sainte-Chapelle em Paris é a igreja mais linda da cidade. É ma-ra-vi-lho-sa. Vou contar para você sobre a minha visita e o porquê de tanto encantamento por ela.
Paris possui muitas igrejas lindas, como a Catedral de Notre-Dame é a mais famosa igreja de Paris (atualmente em restauração por conta do seu incêndio em abril de 2019) e a Basílica de Sacre-Coeur.
Porém, acredito que ao final desse post você também ficará tão encantado como eu com a igreja Sainte-Chapelle em Paris.
Antes de mais nada, vou começar com um pouquinho da sua história. Afinal, para curtir o passeio ao máximo sempre é bom saber sobre as origens do lugar.
Uma breve história da Sainte-Chapelle em Paris
A Sainte-Chapelle em Paris foi construída no século XIII pelo rei Luis IX, entre os anos de 1241 e 1248. A sua finalidade era servir de capela do palácio real. Este não existe mais, no seu lugar hoje o Palácio da Justiça.
A igreja foi construída em dois níveis. O piso inferior era a capela de oração aberta aos visitantes do palácio. O piso superior era reservado para a família real.
Naquela época, uma igreja para ser importante precisava ter alguma relíquia religiosa.
Por isso, o rei comprou a “coroa de espinhos de Cristo” (vendida pelo imperador de Constantinopla!) e um fragmento da “cruz da crucificação de Cristo”. Ambos ficavam guardados no piso superior da Sainte-Chapelle em Paris.
Saiba aqui mais sobre a história da Sainte-Chapelle.
Veja também:
Como é visitar a Sainte-Chapelle em Paris
A primeira coisa é comprar o ingresso previamente, para evitar filas.
Após passar pela segurança (com raio-x de bolsa e mochila), prepare-se para o início do passeio.
Piso inferior
Começamos pela capela do piso inferior. Ela possui poucos vitrais, por isso é um pouco escura. As paredes são pintadas de vermelho e azul, as cores francesas, e dourado.
Achei essa primeira capela bonita, sem dúvidas, mas é apenas um aperitivo para o que me aguardava.
Afinal, se foi construída para os visitantes, claro que o melhor ficaria para o segundo piso, que era exclusivo para a família real.
Subindo as escadas em caracol, fiquei de queixo caído. Não acreditava no que via.
Piso superior
Uma capela com vitrais imensos, que contam histórias do Antigo e Novo Testamento, que recobrem as paredes. Formando um grande mosaico de luz e cores.
Sao 15 janelas com 15 metros de altura cada, com 1.113 cenas ao todo.
Ah! Com o app oficial da capela (“Sainte-Chapelle Windows”) você terá acesso às informações sobre as histórias dos vitrais. É só fazer zoom em uma imagem e o app revela o seu significado. Legal, né?
O ideal é que você visite em um dia de sol, quando a iluminação fica mais impressionante. Eu fui em um calorento e ensolarado dia de verão. Fica a dica!
A partir desse ponto, o passeio e ficar admirando os vitrais, as cores e os pequenos detalhes da arquitetura da Sainte-Chapelle em Paris.
As relíquias que originalmente ficavam na capela de Sainte-Chapelle de Paris, não estão mais lá. A coroa de espinho foi para a catedral de Notre-Dame.
Isto porque a Sainte-Chapelle de Paris não funciona mais como uma igreja, sendo atualmente um monumento histórico. Aliás, em um longo processo de restauração. Se é bonito agora, imagina quando concluído o trabalho!
Combinando a visita com outros pontos turísticos de Paris
A igreja Sainte-Chapelle fica na Ilé de la Cité, uma das partes mais antigas de Paris.
Você pode fazer um roteiro que inclui a Sainte-Chapelle, indo também na Conciergerie (uma antiga residência real e que foi a prisão de Maria Antonieta antes da guilhotina). Aliás, são vendidos ingressos combinando os dois lugares com desconto.
Também poderá incluir no passeio uma passadinha na frente da Catedral de Notre-Dame (para tirar fotos da sua restauração) e na Pont Neuf, ironicamente a ponte mais antiga de Paris (neuf em francês significa “nova”).
Outra sugestão é caminhar até o Quartier Latin, que fica ali perto, e visitar pontos turísticos como o Jardim de Luxemburgo (um dos jardins de Paris mais bonitos) e o Panteão (Panthéon).
Informações Práticas da Sainte-Chapelle de Paris
- endereço: 10, Boulevard du Palais, 75001, Paris.
- horário: diariamente. De abril a setembro de 9h às 19h; e outubro a março de 9h às 17h.
- valor: Compre aqui o ingresso sem filas e com audio-guia. Menores de 18 anos não pagam. O combo Sainte-Chapelle e Conciergerie compre aqui.
- como chegar: metrô, linha 4 – estação Cité e linhas 1, 7, 11 e 14 – estação Châtelet; RER, linhas B e C – estação Saint-Michel; e ônibus, linhas 21, 24, 27, 38, 58, 81, 85 e 96.
- imperdível: os vitrais multi-coloridos.
- site: sainte-chapelle.fr
Projeto [8on8]
O projeto [8on8] reune blogueiros de viagem falando sobre um tema todo dia 8 usando 8 fotos.
O tema desse mês é “igrejas incríveis”. Confira os posts dos demais blogs participantes:
- A Gisele do blog Destinos Por Onde Andei… escreveu sobre a Igreja de São Miguel do Castelo, na cidade de Guimarães, em Portugal;
- o blog Mulher Casada Viaja fez uma lista de 8 Igrejas de Roma para conhecer por seu valor histórico ou artístico, afinal a Itália é o país das igrejas mais belas;
- a Cíntia do blog Entre Mochilas e Malinhas também traz uma lista, dessa vez de 8 igrejas em Minas Gerais que valem a visita. Super recomendo.
Conclusão: visite sem medo de se arrepender!
Visitar igrejas nem todo mundo curte. Porém, mesmo aos pouco afeitos a esse tipo de passeio, conhecer a Sainte-Chapelle em Paris pode ser uma boa.
Porque estamos falando de arquitetura e não de religião. De uma arquitetura única!
Salve o pin no seu Pinterest.
Gostou da dica sobre conhecer a Sainte-Chapelle em Paris? Já visitou? Deixe seus comentários! Vou adorar conversar com você.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Tenho o maior arrependimento por não ter visitado a Sainte Chapelle em Paris nas duas oportunidades em que visitei a cidade.
Eu não tinha conhecimento algum sobre ela e só fui ver as fotos lindas dela depois de minhas idas à Cidade Luz.
Como é um destino que pretendo retornar, incluirei a Sainte-Chapelle com certeza.
Volte sim!! Você vai amar. bjs
Que maravilha rever fotos da Sainte Chapelle. Demorei um bocado para conhecê-la, mas valeu demais quando consegui. Mesmo já sabendo o que me esperava no andar superior, ainda assim fui surpreendida. É uma atração imperdível em Paris. Bjs
Oi Zudi, também achei imperdível. Amei visitar. bj
Lulu, me lembro como se fosse hoje de minha primeira vez na Sainte Chapelle. Naquela época a Internet ainda engatinhava e acho que nem existiam blogs de viagem. Minha tia quem me deu a dica, então quando cheguei achei que a capela de baixo fosse a principal. Quando subi, fiquei arrepiada. É uma jóia, mesmo. Além dos vitrais, gosto muito das estátuas dos apóstolos que ficam nas laterais, mas não as vi em suas fotos. Será que estavam em restauro na sua visita?
Oi Márcia, a igreja passa por restauração e essas estátuas não estavam lá 🙁
Entre as igrejas de Paris, é difícil saber qual é a mais bonita e impressionante – mas sem dúvida a Sainte-Chapelle está entre as finalistas rsrsrs tive a chance de fazer um tour guiado e foi maravilhoso. Por fora nem é tão impressionante, mas o interior, com esses vitrais todos, dá uma sensação de sermos tão pequenininhos… Esse post me deu muita saudades dessa que foi minha primeira viagem à Europa, há muitos anos…
Oi Cintia, queria muito ter feito o tour mas não consegui. Vai ficar para a próxima, né? bjs