Uma viagem para o Jalapão é conhecer um Brasil diferente. Um Brasil selvagem. Imenso. Um Brasil que deve ser preservado, de uma beleza indescritível.
“O Jalapão é bruto” é o lema.
Estive lá em setembro/2019, uma semana rodando pela região. Vou compartilhar com você dicas para organizar sua viagem para o Jalapão.
Já adianto que essa é uma viagem para quem gosta de ecoturismo, de Natureza. Não é um passeio para quem procura turismo de luxo.
Veja também:
Todo o esforço e dificuldades (estradas de terra e areia; falta de sinal de celular; muito calor, por exemplo) valem a pena, pois você encontrará lugares quase intocados e bem preservados.
Será uma experiência inesquecível!!!
Viagem para o Jalapão: dicas para se organizar
Onde fica o Jalapão
O Jalapão fica no Tocantins, a 300km da capital Palmas, no extremo leste do estado. Quando falamos de Jalapão, na verdade estamos tratando do Parque Estadual do Jalapão.
São 34 mil km2 na divisa entre Bahia, Piauí e Maranhão, de uma paisagem árida, mas cheia de rios de águas transparentes, cerrado, chapadas, trilhas e cachoeiras. Uma mistura de cenários encantadora.
São várias unidades de conservação para preservação que formam o ecossistema do Jalapão: o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga; e a APA Jalapão.
Como chegar no Jalapão
Palmas, capital de Tocantins, é a porta de entrada para o passeio. O aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues recebe os voos vindos de São Paulo, Brasília, Goiânia e Araguaína.
A partir de Palmas vamos para as cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, as principais na região do Jalapão.
O deslocamento é de carro com tração 4×4.
É bastante perigoso viajar de carro comum considerando as estradas de terra, areia e muuuitos buracos. O carro atolar e quebrar pode significar horas até alguma ajuda. As estradas são vazias; sem sinal de celular; e com poucas cidades e povoados.
Outro detalhe importante: poucas placas e não há sinal de celular, logo, nada de GPS. Salve o Google Maps offline para poder se guiar.
Se você for se aventurar sozinho, fique ligado. Velocidade baixa e cuidado redobrado!
Por conta das dificuldades de deslocamento e logística, o recomendado é a contratação de um pacote de viagem para o Jalapão, que inclui transporte e guia. Foi o que fiz.
De ônibus você consegue ir para as cidades (não há linha diária), mas não para as atrações da região. Veja aqui mais informações sobre ônibus no Jalapão.
Melhor época para viajar para o Jalapão
É calor ano inteiro no Jalapão. Bastante calor. Prepare-se!
A melhor época para visitar é entre maio e setembro, a época de seca. Se viajar para o Jalapão em julho prepare-se para encontrar filas nos fervedouros e outras atrações mais disputadas. Esse é o mês mais visitado.
De outubro a abril é a época de chuvas, especialmente nos meses de dezembro a fevereiro. Apesar do calor, as chuvas podem atrapalhar alguns passeios.
Como conhecer: pacote de viagem para Jalapão
Como expliquei sobre como se locomover por lá, a melhor forma é contratar um pacote de viagem para o Jalapão através de uma agência especializada. A viagem é chamada de “expedição”.
Eu contratei a Cerrado Rupestre através agência Venturas e recomendo muito! Foi um serviço perfeito! Estava incluído hotel, transporte, guia, ingresso dos locais pagos, alimentação e seguro de acidente pessoal.
Os pacotes de viagem para Jalapão oferecidos pelas agências são parecidos: chegada em Palmas e pernoite; viagem para o Jalapão (variando a quantidade de dias e atrações, em geral de 2 a 7 dias); e volta para Palmas.
Acho que um pacote de 2 dias será muito corrido e você não aproveitará a viagem. Não valerá o esforço de ir até lá. Eu fiz a expedição de 6 dias e foi sensacional!
Dicas ao contratar o pacote de viagem para o Jalapão
Analise os pontos turísticos que estão incluídos na expedição e como serão feitos os passeios. Há opções onde tudo é de carro. Outras onde há atividades como trilhas e escaladas. Veja qual o tipo que melhor se enquadra no seu estilo e preparo físico!
Além disso, há roteiros onde a base é exclusivamente a cidade de Mateiros. O que restringe a possibilidade de pontos turísticos do Jalapão a serem visitados. Prefira um roteiro circular, com o pernoite em cidades diferentes. A regra é: quanto mais cidades para pernoite maior a variedade de atrações.
Os hotéis são reservados de acordo com as parcerias das agências, mas é importante lembrar que as cidades no Jalapão são bem pequenas e com pouco infraestrutura. Portanto, as alternativas de hospedagem não são muitas e nem luxuosas.
A alimentação também estará garantida, já que incluída nas expedições. Os poucos restaurantes perto dos pontos turísticos do Jalapão trabalham com horários restritos e por encomenda prévia, o que é providenciado pela agência.
Ao comprar um pacote de viagem para o Jalapão você viajará com segurança. Eu não costumo contratar esse tipo de pacote (em geral monto as minhas próprias viagens), mas aqui recomendo fortemente você fazer uma expedição para o Jalapão.
Analisando todo o serviço oferecido, viajar para o Jalapão não é caro como outros destinos de ecoturismo no Brasil.
Se você for viajar para o Jalapão por conta própria
Caso escolha viajar por conta própria, uma lista de detalhes para você observar:
- alugar um carro com tração 4×4 (e saber dirigir um! rsrs). Não é brincadeira dirigir naquelas estradas. Se o carro quebrar ou atolar pode demorar horas para obter ajuda.
- não há posto de gasolina entre as cidades, fundamental calcular o consumo e, se possível, levar um galão extra por garantia. Lembre-se que por conta das péssimas condições você levará duas ou até três vezes o tempo que se estivesse em uma estrada asfaltada.
- ter GPS offline e mapa convencional, porque não há sinal de celular e internet. A sinalização da estrada é péssima.
- tenha comida no carro, caso aconteça algum imprevisto na estrada.
- não pegue estrada de noite.
- reservar uma pousada. As agências ocupam as melhores da região, então provavelmente você ficará em pousadas inferiores ou em quartos em casas de família.
- use as cidades de São Félix do Tocantins, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins como base para os pernoites.
- alimentação. Como disse, há poucos restaurantes onde ficam as atrações e que trabalham por encomenda antecipada. É preciso se organizar. Nas cidades há mais opções.
- considere contratar um guia local.
Quantos dias para visitar o Jalapão Tocantins
Eu fiquei 6 dias por lá e achei a quantidade de dias perfeita para conhecer todas as principais atrações e curtir bastante o local. Fiz trilhas, rafting e muitos passeios!
É possível fazer em menos dias, mas pode ser cansativo, considerando a dificuldade nos deslocamentos.
Lugares imperdíveis no Jalapão
Veja aqui o meu roteiro de viagem no Jalapão. Desde já indico quais são os lugares imperdíveis:
- Cachoeira da Velha: uma queda d’água de 100m de altura.
- Rafting no rio Novo: permitindo ver outro lado da Cachoeira da Velha.
- Dunas do Jalapão: dunas de areia fina e alaranjada com quase 40m de altura, para assistir um pôr do sol maravilhoso.
- Serra do Espírito Santo: formação rochosa típica da região.
- Fervedouros: pequenos lagos de água quente, transparente e onde não conseguimos afundar. Há vários lindos como o Bela Vista e o Alecrim. Confira aqui a lista dos melhores fervedouros do Jalapão.
- Cachoeira do Formiga: cachoeira em uma nascente de água verde cristalina.
- Pedra Furada: foi cenário de novela da Globo e um cenário de belas fotografias.
O que levar na mala para o Jalapão
Deixe em casa o salto alto e a maquiagem exuberante. A ideia é conforto e simplicidade. Confira um resumo de o que levar em uma mala de aventura e, abaixo, tudo bem detalhado.
Leve na mala:
- roupa de banho (várias!).
- toalha para se secar nos passeios (se possível aquelas de alta absorção que são super práticas).
- chapéu ou boné.
- repelente (há alguns fervedouros e rios onde é proibido usar por conta de preservação do meio ambiente. Informe-se antes de usar).
- filtro solar (idem).
- GoPro ou proteção impermeável para usar o celular dentro d’água. Vai por mim, você vai querer fotografar e filmar nas águas cristalinas.
- bateria externa (power bank). Não há lugar para carregar a máquina ou celular durante o dia. Não corra o risco de ficar sem fotografar aquela lindeza toda.
- máscara de mergulho ou óculos de natação se quiser mergulhar.
- garrafa de água para se hidratar.
- lanches para beliscar durante o dia (não esqueça de carregar sempre com você o seu lixo!).
- chinelo e tênis.
- sapatilha de neoprene se quiser usar nas cachoeiras e rios (eu não usei).
- roupas leves como short e camiseta. Abuse do dry fit.
- casaco impermeável no período de chuva.
- shampoo, condicionador, sabonete e hidratante (não encontrará nas pousadas).
Se precisar de comprar alguma coisa use a nossa parceria com a Amazon, sem custo adicional:
Se você for fazer trilha, recomendo também levar na mala para o Jalapão:
- tênis ou bota de trilha.
- lanterna de cabeça para as trilhas noturnas.
- calça comprida (não vá de bermuda para as trilhas!).
- mochila.
- sapatilha de neoprene para o rafting (se não tiver, poderá alugar lá).
Onde ficar na sua viagem para o Jalapão
Como disse, as principais cidades para se hospedar são Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.
Não há hotéis de luxo ou de grandes redes hoteleiras. Há pousadas, simples algumas estruturadas outras nem tanto.
Se for viajar por conta própria, veja abaixo opções de hospedagem com a parceira com o Booking, sem custo adicional.
Booking.comO que comer no Jalapão
No Jalapão você comerá uma comidinha caseira, do interior do nosso Brasil.
Prepare-se para galinha caipira, tapioca e muitas frutas.
Experimente os sorvetes artesanais. Há sabores e frutas tão diferente! E maravilhosos! Foi uma das coisas prediletas da viagem. Todo dia provar um sorvete diferente.
Compras no Jalapão
O capim dourado é uma das maiores riquezas naturais do Jalapão. O artesanato com capim dourado é lindo e feito pela comunidade local.
Ao comprar algum produto você estará ajudando os moradores locais.
Dinheiro no Jalapão
Leve dinheiro em espécie. Poucos estabelecimentos aceitam cartão de crédito e há poucos caixas eletrônicos
Celular durante viagem para o Jalapão
Esqueça celular e internet durante o dia. Não funciona.
Nas pousadas você encontrará wi-fi. Mas o sinal nem sempre é bom.
Aproveite a viagem para o Jalapão para um detox de redes sociais e internet. Vai fazer bem para a alma!
Youtube – um resumo do que encontrar no Jalapão
Já assinou o canal do Youtube do blog?
Olha que lindo esse resumão do que você irá encontrar no Jalapão.
Conclusão: viagem para Jalapão
Eu quero voltar!! Amei viajar para o Jalapão. Vou escrever mais sobre esse pedaço lindo do Brasil e tenho certeza que você irá se apaixonar.
As dificuldade são muitas e não é um lugar cheio de luxo ou glamour. Só que é lindo de morrer!
Salve o pin no seu Pinterest!
Gostou desse guia com dicas de viagem para o Jalapão? Deixe suas dúvidas e perguntas. Vou ter prazer em responder. 🙂
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Fiquei apaixonada pelo Jalapão e suas dicas para uma viagem pra lá estão sensacionais. Acho muito importante saber de tudo isso antes de visitar o local, porque como dizem… O Jalapão é bruto hahaha e precisa de um planejamento, principalmente se arriscarem ir sem guia né.
Oi Juliana, feliz que gostou! Sim, o Jalapão é bruto! bjs
Lulu seu post sobre dicas para viajar para o Jalapão só aumentou minha vontade. Esse destino está no topo da minha lista e vou usar seu post de guia. Valeu!
Oi Hebe!! Que bom que aumentei a sua vontade! rsrs bjs
Adorei suas dicas! Sou doido para fazer uma viagem ao Jalapão, parece ser o tipo de lugar que eu amo. Muita natureza, tranquilo e rústico.
Bom saber que o ideal é fechar um pacote com alguma agência. Sempre acabo indo por conta própria para os lugares, mas neste caso acho que não vale a pena arriscar!
Abraço
Oi Murilo, eu também faço por conta própria mas acho que lá é bem complicado fazer isso. bjs
Sem ter ido pra lá, já sou apaixonada pelo Jalapão! Este destino, inclusive, já está na nossa lista de desejos há tempos. Adorei ler seu texto “VIAGEM PARA O JALAPÃO: DICAS PARA APROVEITAR AO MÁXIMO. SUPER GUIA!” De fato é um super guia que poderei aproveitar bem quando montar meu roteiro por lá! Obrigada pelas dicas!
Oi Deyse! Valeu pelos elogios! bjs
Esse nosso belíssimo Brasil!!! Tão diferente! As imagens são lindas, mas a minha vontade despertou já no início desse texto, Lulu, quando você diz que o Jalapão é Brasil selvagem de beleza indescritível. O Jalapão é bruto! 🙂
Oi Analuiza. O Jalapão é isso mesmo! Bruto e selvagem. bjs