A Torre de Londres nos proporciona uma viagem pela história da Inglaterra e suas tradições. Não é por acaso um dos passeios imperdíveis em qualquer roteiro de viagem até a cidade.

A Torre de Londres é um marco muito importante da cidade, cenário de eventos especiais e homenagens.

A Torre de Londres, próxima da Tower Bridge, teve sua construção iniciada em 1066 e desde então foi cenário de inúmeros (sangrentos) episódios, tais como a decapitação de Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII; os anos de prisão da rainha Elizabeth I antes de se tornar rainha; tentativa de roubo das joias da Coroa; enfim, história é que não falta!

A Torre não é apenas uma “torre” como se imagina pelo nome, mas edificações que compõem um castelo fortificado.

Pode-se andar pelas muralhas e ver pelos prédios várias mostras. Há, por exemplo, a Torre da Tortura (Torture at the Tower); armaduras e objetos de guerra na White Tower; a história dos príncipes assassinados na Bloody Tower; a decoração e estilo de vida medieval no Medieval Palace; dentre outras atrações.

Podemos também conhecer os corvos, os moradores mais importantes da Torre. Diz a lenda que a Torre e o reino cairão se os corvos deixarem o local!

Contudo, a maior razão para se ir na Torre de Londres é para se conhecer as joias da Coroa Britânica (Crown Jewels). Lá estão as coroas e joias de vários monarcas, objetos símbolos da monarquia e a Imperial State Crown, coroa da Rainha Elizabeth II que é usada anualmente para a abertura dos trabalhos do Parlamento inglês.

Tudo num ambiente em que vão sendo exibidos filmes e imagens explicando o significado político e histórico das joias da Coroa.

O sistema de segurança é discreto porém fortíssimo, com um pouquinho de atenção percebe-se várias câmeras monitorando todo o ambiente e a porta de cofre-forte da sala onde estão localizadas as peças em exibição. Por motivos óbvios, é proibido fotografar, filmar ou usar o aparelho celular.

Ah! Temos os guardas da rainha (aqueles da roupinha vermelho e chapelão preto) na porta da Crown Jewels, havendo diariamente uma cerimônia de troca da guarda sem a pompa daquela no Palácio de Buckingham, mas ainda assim interessante.

O ingresso dá direito a vários tipos de visitas guiadas. Se puder, acompanhe o tour do Youman Warders (também conhecido como Beefeaters, guarda da Torre vestido em seu uniforme tradicional), o qual conta com prazer e humor histórias do local.

O passeio na Torre de Londres demanda algumas horas caso se queira explorá-la completamente.

Não perca e conte como foi a visita.

  • endereço: EC3N 4AB, Londres.
  • horário: 9h às 16h30 (inverno) e 9h às 17h30 (verão) de 2a a 6a feira. Sábado e domingo a abertura é uma hora mais tarde, às 10h.
  • valor: £ 25 (adulto). Compre aqui e ajude o blog 🙂
  • Como chegar: metrô – estação Tower Hill (linhas District ou Circle). Há também a opção via barco, muito interessante, como mencionei acima.
  • site: http://www.hrp.org.uk/TowerOfLondon/
Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.
Você também pode gostar
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *