Stratford-upon-Avon e Shakespeare estão intrinsecamente ligados. A pequena cidade onde nasceu o mais importante e famoso escritor de todos os tempos é um destino certo para quem tem um tempinho sobrando em Londres. Um ótimo bate-volta de Londres.
É bem fácil chegar até Stratford a partir de Londres, uma viagem de duas horas de trem a partir de Londres. Carro sempre é uma opção em face das boas estradas. Há também tours diários que combinam a cidade com outros destinos, como Oxford, por exemplo. No Visit Britain você encontra várias opções.
Eu fui de tour e confesso que teria sido melhor se fosse por conta própria, pois teria mais tempo de passear pela cidade, que é adorável. Porém, como tinha pouco tempo de viagem foi a opção possível.
O nome da cidade decorre do rio Avon que corta a cidade. É possível alugar um barco à remo ou fazer um passeio guiado pelo rio, oferecidos por algumas empresas como a Avon Boating.
A maior ligação de Stratford-upon-Avon e Shakespeare é a casa onde ele nasceu e viveu até os seus primeiros cinco anos de casamento com Anne Hathaway, não por acaso o local mais visitado na cidade: Shakespeare’s Birthplace.

Lá passeamos pelos aposentos mobiliados de acordo com a época. Em cada cômodo há um guia explicando os hábitos, contando histórias e tirando dúvidas. Podemos notar a sua paixão e carinho nas explicações.


Também vemos uma exposição com a exibição de encenações de cenas das peças, depoimentos de atores e relatos sobre a vida do escritor.
Um dos destaques é a janela onde os visitantes assinam seus nomes, registrando sua presença lá.

Para completar um pequeno jardim.
O ingresso é £15,90 e o combo com as entradas das outras casas da “família Shakespeare” (já já falo delas) custa £23,90.
Na rua onde está localizada a Shakespeare’s Birthplace há uma feirinha bastante legal, de artesanato e comidinhas.

Outra atração importante da cidade é a Holy Trinity Church, igreja onde Shakespeare foi batizado e enterrado. Infelizmente não tive tempo de conhecer, porque queria muito ver a sua tumba e o famoso epitáfio que é atribuído ao próprio bardo… Uma maldição caso alguém queira desenterrá-lo :
“Bom amigo, por Jesus, abstém-se / de profanar o corpo aqui enterrado. / Bendito seja o homem que respeite estas pedras, / e maldito o que remover meus ossos.”
E como quase tudo aqui gira em torno de Shakespeare é possível ainda visitar (1) Anne Hathaway’s Cottage, a casa onde sua esposa morou antes do casamento; (2) Hall’s Croft, casa onde a filha de Shakespeare viveu após o casamento; e (3) Mary Arden’s Farm, fazenda da infância da mãe do escritor. Há ainda a New Place, casa onde Shakespeare morou dos últimos anos de vida até a sua morte e que atualmente está fechada para restauração.
A cidade conta com uma linha de ônibus hop on-hop off, cuja passagem é £13,50. Há também um walking tour super recomendado pelo TripAdvisor que acontece diariamente (custo £6,00).
Nós fizemos uma lista de cidades para bete-volta de Londres. Que tal outras sugestões?
Se estiverem pela Inglaterra o passeio é uma boa pedida. O que acham?
comentários
1 comentárioBate e Volta na Inglaterra a partir de Londres
abr 21, 2016[…] Stratford-upon-Avon […]