[TEMPORARIAMENTE SUSPENSO] Fui conhecer a nova visita ao Palácio Guanabara junto com um grupo de blogueiros de viagem cariocas à convite da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RJ) e vou contar como foi esse passeio super interessante.
A surpresa
Antes de conhecer a visita guiada ao Palácio Guanabara o grupo teve uma surpresa: fomos recebido pelo governador Wilson Witzel.
Ele se reuniu com nosso grupo e falou um pouco sobre a importância do turismo para o Estado e os esforços para revitalizar o setor, tais como investimento em asfaltar todas as estradas do interior e abertura de um escritório de representação do Rio de Janeiro na Flórida.
Após, o governador nos apresentou o seu gabinete e fez um sorteio de um livro lindíssimo sobre o Palácio Guanabara. Advinha quem ganhou?
Euzinha!!!
Nunca ganhei nem rifa de igreja!!!! Fiquei mega surpresa. Ainda houve um autógrafo no livro rsrs
Obviamente que isso tudo não faz parte da visita guiada regular, ok?
Veja como é a visita ao Palácio nesse vídeo e depois leia todos detalhes
Uma breve história do Palácio Guanabara
Após aquela calorosa recepção, nos encaminhamos a um pequeno auditório para conhecer os responsáveis pelo projeto da visita guiada ao Palácio Guanabara e um pouco da história do prédio.
As informações foram apresentadas pela Luiza, museóloga responsável pelo treinamento dos guias (vamos falar um pouquinho sobre isso mais adiante). Esse dados são normalmente informados durante o passeio.
Alguns fatos que aprendi sobre o Palácio Guanabara:
- Foi construído em 1853 como uma residência familiar.
- O primeiro nome do imóvel foi Paço Isabel, já que adquirido por D. Pedro II, em 1864, como um presente para sua filha Princesa Isabel.
- Com a Proclamação da República, o palácio foi incorporado ao patrimônio da União e, em 1890, rebatizado como Palácio da Guanabara.
- Durante um período da Velha República o Palácio Guanabara foi residência dos presidentes. Em 1946, deixou de ter esse papel, com a transferência da residência presidencial para o Palácio do Catete, onde hoje é o Museu da República.
- O Palácio Guanabara é hoje a sede oficial do governo do Rio de Janeiro, tendo essa função desde 1960, após a transferência da capital federal para Brasília.
- Houve uma grande restauração do prédio em 2011.
- A visita guiada foi criada em 2015, porém suspensa em meados de 2016.
- A reabertura do passeio é fruto de um desejo do governador na linha de seu compromisso de campanha de que o Palácio é do povo e deve estar aberto a todos.
Lembre-se: se vier ao Rio de Janeiro, veja nossas sugestões de hospedagem:
A visita ao Palácio Guanabara
Vou contar os locais visitados.
Por conta de uma forte chuva no meio do programa, ficaram de fora dois pontos da visita: um passeio pelo jardim e pela Igreja de Santa Teresinha (uma pequena e adorável capela no jardim).
1. Salão Nobre
A principal sala do Palácio Guanabara, era o coração das reuniões na cidade, recebendo políticos e autoridades.
Ali há os quadros com a imagem de cada um dos presidentes brasileiros que moraram no Palácio, além de um busto de D. Pedro II.
2. Salão Verde
Foi aqui que o governador recebeu a gente. Uma enorme mesa de reuniões é o grande destaque desta sala de mármore de tons branco e verde.
3. Gabinete do Governador
O gabinete do governador é uma sala anexa ao Salão Verde. A mesa atual do governador pertenceu a Getúlio Vargas.
4. Sala Pé de Moleque
O ambiente que eu mais gostei de conhecer!!! Durante as obras de restauração de 2011 se encontrou o calçamento pé de moleque. Esse calçamento, típico do Brasil Colônia (encontramos, por exemplo, em Paraty), era usado nos casarões nas áreas destinadas aos escravos.
Foi uma descoberta tão interessante que se resolveu deixá-la aparente, assim foi colocado um piso de vidro.
Hoje essa é uma sala de espera VIP, adornada com quadros emprestados de museus fluminenses.
5. Pátio interno
Um ambiente interno que não tem uma história em particular, mas que achei agradável. Eu adooooro esse tipo de ambiente.
Sobre o Projeto
Antes de encerrar acho importante contar sobre as três etapas de construção do projeto de visita ao Palácio Guanabara e sua importância social:
- A primeira etapa é a formação dos guias. Todos são alunos do curso de Turismo e Hospitalidade da FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, que passam por um curso de de História do Brasil oferecido pelo Governo do Estado no próprio Palácio. A museóloga Luiza é uma das professoras (não disse que iria mencioná-la de novo?).
- A segunda etapa é a abertura da visitação propriamente dita, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer a sede do governo gratuitamente. Durante a semana as visitas são para os alunos do ensino médio das escolas estaduais. Nos finais de semana para o público em geral, em grupos de 30 pessoas, mediante a inscrição no e-mail visitaguiada@casacivil.rj.gov.br.
- A terceira etapa é um evento musical no último sábado de cada mês nos jardins do palácio, totalmente gratuito não só para o público como para o próprio governo, já que promovido através de parcerias. São 120 vagas para participar, com inscrição também pelo e-mail visitaguiada@casacivil.rj.gov.br.
Informações complementares sobre a visita ao Palácio Guanabara
- onde: Rua Pinheiro Machado, s/n, Laranjeiras
- quando: todo sábado mediante inscrição pelo e-mail visitaguiada@casacivil.rj.gov.br
- horário: 10h, com duração de cerca de 1h30
- como chegar: metrô, estação Flamengo + uma caminhada de 15 minutos. Ônibus que passem pela rua Pinheiro Machado (há uma parada ao lado do palácio).
- valor: grátis
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
Que tal essa dica da visita ao Palácio Guanabara? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Essa visita já voltou a ser disponibilizada então?
Adorei saber sobre essa visita. Já vou solicitar a reserva para minha próxima viagem ao Rio.
Que bom Zudi!!! bjs