Receba matérias por email!

10 filmes para viajar: cidades locações de filmes

Home  »  Listas   »   10 filmes para viajar: cidades locações de filmes

Todo mundo adora listinha. Então hoje fiz um top 10 filmes para viajar: cidades que foram cenários marcantes de filmes. Uma lista para servir de inspiração para as nossas viagens.

Afinal, é tão legal chegar em um lugar e ter aquela sensação de familiaridade. Lembrar daquela cena famosa e pensar “nooooossa, foi aqui que filmaram!”.

O critério de escolha foi: filmes que assisti + lugares que conheci. Duas coisas que amo!

10 filmes para viajar

Então vamos à lista!

Ah! Um aviso: TEM SPOILER!!!!

1. Londres – Um Lugar Chamado Notting Hill

Se o nome de um bairro faz parte do título do filme já podemos ter certeza que ele tem muita importância na história.

Notting Hill é um charmoso bairro de Londres, onde acontece a badalada feira de rua em Portobello Road. Já escrevi sobre o que fazer em Notting Hill, se quiser dê uma conferida.

Vamos combinar, quem não ama esse filme da Julia Roberts? Acho que vi umas mil vezes. Então, pode imaginar que quando fui a Londres queria muuuuito ir lá.

Para quem não conhece, a história é uma atriz americana de Hollywood se apaixona por um inglês típico dono de uma pequena livraria em Notting Hill. Eles se conhecem, se apaixonam, se separam e no final ficam juntos.

Vários lugares do bairro foram filmados (alguns ficaram famosos, como a livraria que serviu de cenário). Eu destaco uma sequência que eu adoro: Hugh Grant andando pela feira ao som de “Ain’t no Sunshine” mostrando a passagem de tempo, as mudanças das estações:

2. Verona – Cartas para Julieta

O segundo filme da nossa lista de filmes para viajar é outra comédia romântica: Carta para Julieta.

Um filme fofinho, que conta a história de Shophie, uma jovem americana que vai para Verona com o namorado chato metido a cozinheiro. Na casa da Julieta (onde supostamente viveu a personagem de Shakespeare, que sofreu e morreu de amor pelo Romeu) ela encontra uma carta de amor escrita em 1957. Ela acha a senhora que a escreveu e tentar ajudá-la a encontrar o homem por quem era apaixonada (o seu “amor perdido”).

Quando cheguei a Verona, fui na Casa da Julieta. É um dos locais mais visitados dessa lindíssima cidade.

Há a tradição mostrada no filme de escrever cartinhas de amor e colocar no muro da casa. Há também um muro todo pichado de declarações de amor. Por fim, o mais bizarro, a tradição de tocar no seio direito da estátua de bronze da Julieta para trazer sorte para o casamento.

Eu escolhi uma cena do final do filme que é uma graça:

3. Nova York – King Kong

Nova York é uma das cidades mais filmadas do mundo e são tantos lugares famosos, como a Estátua da Liberdade, Central Park, Brooklyn Bridge e por aí vai.

Outro símbolo marcante da cidade é o seu skyline, sendo o Empire State o prédio mais icônico. Aquele prédio que qualquer um reconhece.

O Empire State fez parte de vários filmes, mas sem dúvidas King Kong é o mais famoso (e lembra minha infância “sessão da tarde”).

Qual a história? Um gorila gigante se apaixona por uma loira, escala o Empire State, leva tiros de aviões, cai e morre.

Eu procurei um clip com a cena do filme dos anos 70, mas não achei de boa qualidade. Então, aqui vai o da versão de 2005:

4. Paris – Código da Vinci

Paris é outra cidade muito popular no cinema. São tantos filmes que foi difícil escolher! De comédia da Pantera Cor-de-Rosa a uma pérola como Antes do Pôr do Sol.

Acabei selecionando o Código Da Vinci para representar Paris.

O livro foi um sucesso e o filme seguiu o mesmo caminho. O filme lançou uma nova luz sobre o Louvre e as obras de Leonardo da Vinci a ponto de existir até tour levando aos lugares e obras retratados na trama.

Confesso que, da segunda vez que estive no Museu do Louvre, eu já tinha visto o filme e rolou um certo “Ah! Esse quadro está no filme!”.

Para quem não viu o filme ou leu o livro: um assassinato no Louvre leva um professor e uma policial a desvendarem um mistério milenar a partir de pistas nos quadros de Leonardo da Vinci.

Eu escolhi a cena final do filme, que começa com uma linda tomada da Torre Eiffel iluminada e acaba na pirâmide de vidro do Louvre:

5. Roma – Gladiador

Essa lista de 10 filmes para viajar só tem cidade top! Agora vamos falar de Roma.

A cidade eterna foi imortalizada por Fellini, Sofia Loren e Matroianni. Seria uma escolha meio óbvia alguma obra deles. Então lembrei do filme Gladiador.

A história fictícia do general romano que vira escravo, se torna um gladiador, luta no Coliseu e no final se vinga do imperador e…. morre.

Entrar no Coliseu e sentir sua grandiosidade é uma sensação indescritível. Fiquei muito ansiosa para ir lá quando cheguei na cidade. O local me deixou abismada e Depois que vi filme fique imaginando o quão incrível deveria ser o monumento na Roma Antiga.

Evidente que o Coliseu foi palco de um passado sanguinário e o filme retrata muito bem isso: a platéia enlouquecida durante as lutas e os gladiadores brigando sem piedade por sua sobrevivência.

Ao visitá-lo, eu olhei para as ruínas da arena e pensei como eram duros aqueles tempos.

É exatamente isso que mostra essa cena:

6. Las Vegas – Se Beber Não Case

Las Vegas – a cidade do pecado – é um parque de diversão para adultos. “O que acontece em Vegas, fica em Vegas” é o lema.

Las Vegas foi a primeira cidade que conheci fora do Brasil. Já tem muito anos, mas o carinho por essa viagem é imenso. Afinal, tudo era novidade! O voo, o idioma, os hábitos, as lojas… tudo, tudo, tudo. Sem contar que Las Vegas, por si só, é bem diferente de qualquer outra cidade.

Enfim, aproveitei demais! Por isso escolhi Se Beber Não Case para representar Las Vegas.

Calma! Não fui em uma despedida de solteiro com amigos e, depois de uma noite de bebedeira, acordei em um quarto de hotel com um tigre, um bebê e sem lembrar o que tinha acontecido. 🙂

Veja essa cena mostrando Las Vegas lindamente iluminada de noite:

Ah! Las Vegas me lembra muito outro filme: Onze Homens e Um Segredo. Mas não ficaria bem eu ficar falando por aqui da beleza do Brad Pitt e George Clooney rsrs

7. Veneza – O Turista

Veneza é a cidade que mais me surpreendeu até hoje.

Eu não queria ir, fui contrariada. Só inclui no roteiro pela Itália por insistência da minha amiga companheira de viagem.

Chegando lá fiquei em estado de choque com tanta beleza de um jeito especial e único. A mistura de prédios antigos lindíssimos, vielas e mar me encantou.

Cai de amores.

Um filme que para mim retrata bem Veneza é O Turista. Estrelado pela Angelina Jolie, ela sintetiza o glamour e charme da cidade fazendo o papel de uma mulher misteriosa por quem um cara se interessa e, aos poucos, vai notando que nem tudo é o que parece ser.

Nessa cena Angelina + Veneza = beleza:

8. Chicago – Curtindo A Vida Adoidado

Chicago é uma cidade bem interessante como já contei no post de dicas de Chicago.

Já o filme Curtindo A Vida Adoidado é um dos favoritos de qualquer um que foi jovem nos anos 80.

Vamos combinar, quem não gostaria de um dia de folga na escola como o de Ferris Bueller? Afinal, essa é a história do filme: Ferris, a namorada e o melhor amigo resolvem matar um dia de aula passeando por Chicago com hilárias consequências.

São vários locais da cidade ao longo do filme. Na Willis Tower, onde há a sequência dos três personagens admirando a cidade lá do alto, tem uns maniquins deles para a gente tirar foto reproduzindo a cena. Achei tão bacana! Pena que estava viajando sozinha e não consegui tirar a minha fotinho…

Para alegrar o seu dia lendo esse post, a cena clássica de Ferris dublando Twist and Shout em uma parada pelas ruas de Chicago (obs: usaram uma parada de verdade para a gravação):

9. Barcelona – Vicky Cristina Barcelona

Woody Allen fez alguns filmes em cidade europeias, valorizando ao máximo sua beleza pano de fundo. Londres, Paris, Roma e Barcelona. Claro, que uma dessas obras acabaria entrando nessa lista de filmes para viajar.

Acabei escolhendo Barcelona, uma cidade muito interessante. Deixando de lado a arquitetura (os prédios e a inacabável Sagrada Família de Gaudí) e o futebol, Barcelona é um festival de boa comida, jovialidade e sensualidade.

O filme me passou exatamente isso: um pintor espanhol se interessa por duas americanas em férias na cidade, convida-as para passar um final de semana em sua casa, quando aparece sua namorada, formando-se um quadrado amoroso.

A cena que selecionei são os personagens pelos cartões-postais de Barcelona:

10. Rio de Janeiro – 007 contra o Foguete da Morte

Como boa carioca queria homenagear a minha cidade nessa lista de 10 filmes para viajar. Pensei em vários filmes (vide Velozes e Furiosos 5 e seus mil esteriótipos) e acabei optando por esse filme antiguinho do 007. Por que?

Uma luta de 007 contra um super-vilão no bondinho do Pão de Açúcar.

Preciso dizer mais alguma coisa?! rsrs

………………………………….

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva cujo tema é “Lista Top 10”. Veja abaixo os outros blogs participantes e divirta-se:

1 – Destinos por onde andei…As 10 melhores atrações do Central Park em Nova York
2 – Atravessar Fronteiras10 coisas para fazer em Brasília de graça
9 – Uma Viagem Diferente10 museus para conhecer em São Paulo
12 – Descansa na Volta10 praias para conhecer no Brasil
15 – E aí, Férias! – 10 cidades da Estrada Real que adoramos
16 – De Mochila e Caneca10 principais parques de Curitiba

Espero que tenha curtido essa lista de 10 filmes para viajar! Deixe nos comentários suas sugestões. Que outros filmes poderíamos incluir na lista?

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

38 comentários
  1. postado por
    Marina Heimer | Imagina na Viagem
    abr 18, 2018 Reply

    Que delícia de lista! Minha formação em cinema me faz suspeita, mas eu sou APAIXONADA pela mistura viagens e filmes!
    Amo ver filmes rodados nos meus próximos destinos enquanto planejo as viagens… e amo também vê-los novamente depois de viajar! Dá uma saudade gostosa, né?
    Adorei as suas escolhas!

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 19, 2018 Reply

      Obrigada pelos elogios! bjs

  2. postado por
    Lais Cerullo – Viagem Lado B
    abr 16, 2018 Reply

    Adorei o post! Gostamos de alguns filmes que quando vamos ao local que foi filmado, emociona.
    Gostaria de conhecer os lugares do filme Curtindo a vida adoidado! Amo esse filme!

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 19, 2018 Reply

      Oi Lais, obrigada! bjs

  3. postado por
    Aline Dota
    abr 13, 2018 Reply

    Amei esse post! Assisti todos os filmes, mas faltam conhecer 4 lugares! 🙂

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 14, 2018 Reply

      Obrigada Aline! bjs

  4. postado por
    Marcia Picorallo
    abr 9, 2018 Reply

    Vi todos, ahaha. Boa sua escolha de tema para o top 10, muito criativa. Adoro o Notting Hill e Cartas pra Julieta, mas se assisto 007 é só por causa das locações!

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 10, 2018 Reply

      Obrigada pelos elogios! bjs

  5. postado por
    Itamar Japa
    abr 6, 2018 Reply

    Demais! Adorei as dicas!

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 7, 2018 Reply

      Obrigada!!!!

  6. postado por
    Carol Miranda
    abr 5, 2018 Reply

    Para conseguir concluir sua lista falta assistir 3 filmes! Um que me gostei muito foi Um Lugar Chamado Notting Hill.

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 7, 2018 Reply

      Oi Carol! Impossível não amar esse filme, não é? bjs

  7. postado por
    O que fazer na Avenida Paulista – 10 lugares imperdíveis | Viagem LadoB
    abr 3, 2018 Reply

    […] Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes […]

  8. postado por
    ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO
    abr 1, 2018 Reply

    Curtindo a vida adoidado faz parte da minha história… Adoraria conhecer Chicago só pra relembrar aquele desfile maluco!
    Ah, estive em Notting Hill também por causa do filme. Que gracinha de lugar

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 3, 2018 Reply

      Oi Adriana, esses filmes também me marcaram muito! bjs

  9. postado por
    Gisele Prosdocimi
    abr 1, 2018 Reply

    Adoro filmes e conhecer os locais que serviram de cenário é legal demais. Amei sua lista e o vídeo do Hugh Grant andando pela feira ao som dessa música genial é muito marcante, lembrei na hora de quando assisti e adorei esta cena. Parabéns!

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 1, 2018 Reply

      Oi Gisele, obrigada pelos elogios. bjs

  10. postado por
    Juliana Moreti
    mar 30, 2018 Reply

    Como assim você foi para Veneza contrariada? Que bom que esta tua amiga te obrigou a ir….. é uma cidade fantàstica!
    Adorei tua lista! Muito criativa!
    😉

    • postado por
      Lulu Freitas
      mar 30, 2018 Reply

      Pois é Ju! Depois vi como que estava enganada! bjs

  11. postado por
    Camila Faria
    mar 30, 2018 Reply

    Eu incluiria ainda em Roma: o código Da Vinci, Londres de Harry Potter. Adorei as demais dicas!

    • postado por
      Lulu Freitas
      mar 30, 2018 Reply

      Ótimas dicas Camila! bjs

  12. postado por
    Diego Cabraitz Arena
    mar 30, 2018 Reply

    Adorei a lista e já anotei aqui os que não assisti ainda para ver o quanto antes.
    Muito legal 😉

    • postado por
      Lulu Freitas
      mar 30, 2018 Reply

      Obrigada Diego! bjs

  13. postado por
    Angelica Figueiredo
    mar 29, 2018 Reply

    Que delícia de post! Amo viajar e amo cinema, bom demais essa união! Perfeita sua seleção de filmes, parabéns! Abraços!

    • postado por
      Lulu Freitas
      mar 30, 2018 Reply

      Que bom que curtiu! bjs

  14. postado por
    Jair Prandi
    mar 29, 2018 Reply

    Quanto filme bacana! E as cidades então, todas top!
    O pior é que conheço apenas uma destas cidades, o Rio de Janeiro!

    • postado por
      Lulu Freitas
      mar 30, 2018 Reply

      Que bom que curtiu Jair.bjs

  15. postado por
    Conheça os 10 principais parques de Curitiba.
    mar 29, 2018 Reply

    […] Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes […]

  16. postado por
    O que fazer em Munique, na Alemanha: 10 principais pontos turísticos
    mar 29, 2018 Reply

    […] Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes […]

  17. postado por
    Utrecht: 10 Motivos para conhecer a Domtoren | Holandesando
    mar 29, 2018 Reply

    […] Let's Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes […]

  18. postado por
    10 lugares para visitar em Lisboa (com inúmeras atrações)
    mar 29, 2018 Reply

    […] Por Aí – 10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças; Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes; Mulher Casada Viaja – San Diego: 10 Lugares para Visitar ao Sul da Califórnia; Uma Viagem […]

  19. postado por
    As 10 melhores atrações do Central Park em Nova York | Destinos Por Onde Andei…
    mar 29, 2018 Reply

    […] Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes […]

  20. postado por
    10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
    mar 29, 2018 Reply

    […] Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram