[atualizado jan/20] Uma lista de o que fazer de graça em Santiago do Chile. Dicas de diversão é uma cidade perfeita para uma viagem curta. Perto do Brasil, Santiago conta com ótima infraestrutura, povo agradável e atrações interessantes.
Pensando nisso, fizemos uma lista de o que fazer de graça em Santiago. Afinal, economizar é sempre bom, não é?
Como critério só inclui atrações em Santiago totalmente grátis, não coloquei opções como o Museu Chileno de Arte Precolombino, que só é gratuito aos domingos, ok?
Se quiser um roteiro mais completo, leia aqui nosso roteiro de 2 dias em Santiago.
Se depois dessa lista de dicas se animar em conhecer Santiago, reserve aqui o seu hotel.
15 sugestões de o que fazer de graça em Santiago
1. Mercado Central de Santiago
O Mercado Central de Santiago é dividido em duas partes. No prédio histórico encontra-se a parte de frutos do mar, peixes etc., bem como a de restaurantes. Em outro prédio em frente está a parte de frutas e verduras.
2. Plaza de Armas
A Plaza de Armas é a praça principal de Santiago, onde encontramos a Prefeitura, Correios, etc., enfim o coração da cidade. Onde tudo começou.
3. Catedral Metropolitana
Fica na Plaza de Armas e foi construída no século XVI. Se quiser pode fazer um tour gratuito em seu interior para conhecer em detalhes suas obras e história.
4. Museu Histórico Nacional, ótima opção de o que fazer de graça em Santiago
O Museu Histórico Nacional (mais uma das atrações na Plaza de Armas) tem entrada franca. Seu foco é a história do Chile. Uma boa pedida se tiver com um roteiro mais folgado pela cidade.
5. Palácio de La Moneda
O Palácio de La Moneda é a sede do governo chileno. Uma fotinho aqui é obrigatória. Em dias alternados às 10h da manhã há uma cerimônia de troca de guarda (também grátis). Também é possível fazer uma visita guiada pelo palácio, é preciso agendar com no mínimo uma semana de antecedência.
Veja também:
6. Centro Cultural La Moneda
Em baixo do palácio funciona o Centro Cultural La Moneda. A entrada é grátis, assim como o acesso a algumas exposições. Para incluir no roteiro se estiver com tempo sobrando na cidade.
7. Parque Bicentenário, linda parque para lista de o que fazer de graça em Santiago
Ótimo espaço para quem viaja com crianças ou curte fazer caminhadas (um extenso calçadão corta todo o parque) e praticar esportes. Uma enorme área verde no bairro de Vitacura, inaugurado em 2007.
8. Calle Paris-Londres
Essas duas ruas são um pedacinho da cidade completamente distinto do restante. Calmas e quase sem trânsito, com uma arquitetura charmosa de estilo europeu, valem o passeio.
9. Teatro Municipal de Santiago
Outro ponto para uma fotinho básica. O Teatro Municipal de Santiago data de 1857 e é o mais antigo centro cultural do país.
10. Museu da Memória e dos Direitos Humanos
Um Museu da Memória e dos Direitos Humanos dedicado a lembrar a história da ditadura militar chilena. Um passeio denso, mas interessante.
11. Cerro Santa Lucia
O Cerro Santa Lucia é o segundo ponto mais alto de Santiago, com uma bela vista panorâmica. Antes de subir sua escadaria até o mirante, encontramos uma bela construção com uma fonte em homenagem a Netuno, inspirada na Fontana de Trevi de Roma.
12. Museu Nacional de Bellas Artes
O Museu Nacional de Bellas Artes é outra construção chilena que oferece belas fotos, inspirada no Petit Palais de Paris. Desde março de 2015 a entrada é franca. O acervo possui mais de 5.000 obras, porém o que mais gostei foi do prédio. Já valeu o passeio.
13. Cerro San Cristóbal
Fiquei em dúvida de incluir na lista. A entrada é de graça, mais para chegar lá paga-se pelo funicular (as tarifas variam de acordo com o tipo de trajeto e dia da semana). Se quiser que seja 0800 deve subir a pé pelas ladeiras e escadas morro acima… Haja perna!
O Cerro San Cristóbal é o ponto mais alto de Santiago e com uma vista 360 graus da cidade.
14. Parque de las Esculturas
No bairro Providencia, é muito frequentando pelos chilenos, com várias obras de artistas locais. Um lugar agradável para descansar dos passeios.
15. Bairro Lastarria, uma das atrações de o que fazer de graça em Santiago
O Lastarria é um bairro boêmio, com um visual bacana e cheio de restaurantes e bares. Ótimo para caminhar e se perder pelas sua ruas.
Conclusão: o que fazer de graça em Santiago
Santiago é uma delícia de cidade e poder passear (economizando) é tudo de bom!
Salve o pin no seu Pinterest!
Curtiu as dicas? Faltou alguma dica de o que fazer de graça em Santiago? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Melhor Seguro. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Já estive em Santiago duas vezes e sou apaixonada pela cidade, tanto que tenho planos de voltar. Sua lista de ideias está super completa pois abrange as melhores atrações grátis da cidade. Parabéns pelo post
Oi Luciana, obrigada pela visita por aqui. bjs
Já se passaram 7 anos desde que fui a Santiago pela última vez. Vendo essas fotos e vendo suas dicas, me bateu vontade de voltar e explorar mais. Agora que a situação já se tranquilizou, acho que é o momento.
Oi Gisele, sim, acho que agora já é possível voltar a visitar com tranquilidade. bjs