[atualizado jan/20] Uma lista de o que fazer de graça em Santiago do Chile. Dicas de diversão é uma cidade perfeita para uma viagem curta. Perto do Brasil, Santiago conta com ótima infraestrutura, povo agradável e atrações interessantes.
Pensando nisso, fizemos uma lista de o que fazer de graça em Santiago. Afinal, economizar é sempre bom, não é?
Como critério só inclui atrações em Santiago totalmente grátis, não coloquei opções como o Museu Chileno de Arte Precolombino, que só é gratuito aos domingos, ok?
Se quiser um roteiro mais completo, leia aqui nosso roteiro de 2 dias em Santiago.
Se depois dessa lista de dicas se animar em conhecer Santiago, reserve aqui o seu hotel.
15 sugestões de o que fazer de graça em Santiago
1. Mercado Central de Santiago
O Mercado Central de Santiago é dividido em duas partes. No prédio histórico encontra-se a parte de frutos do mar, peixes etc., bem como a de restaurantes. Em outro prédio em frente está a parte de frutas e verduras.
2. Plaza de Armas
A Plaza de Armas é a praça principal de Santiago, onde encontramos a Prefeitura, Correios, etc., enfim o coração da cidade. Onde tudo começou.
3. Catedral Metropolitana
Fica na Plaza de Armas e foi construída no século XVI. Se quiser pode fazer um tour gratuito em seu interior para conhecer em detalhes suas obras e história.
4. Museu Histórico Nacional, ótima opção de o que fazer de graça em Santiago
O Museu Histórico Nacional (mais uma das atrações na Plaza de Armas) tem entrada franca. Seu foco é a história do Chile. Uma boa pedida se tiver com um roteiro mais folgado pela cidade.
5. Palácio de La Moneda
O Palácio de La Moneda é a sede do governo chileno. Uma fotinho aqui é obrigatória. Em dias alternados às 10h da manhã há uma cerimônia de troca de guarda (também grátis). Também é possível fazer uma visita guiada pelo palácio, é preciso agendar com no mínimo uma semana de antecedência.
Veja também:
6. Centro Cultural La Moneda
Em baixo do palácio funciona o Centro Cultural La Moneda. A entrada é grátis, assim como o acesso a algumas exposições. Para incluir no roteiro se estiver com tempo sobrando na cidade.
7. Parque Bicentenário, linda parque para lista de o que fazer de graça em Santiago
Ótimo espaço para quem viaja com crianças ou curte fazer caminhadas (um extenso calçadão corta todo o parque) e praticar esportes. Uma enorme área verde no bairro de Vitacura, inaugurado em 2007.
8. Calle Paris-Londres
Essas duas ruas são um pedacinho da cidade completamente distinto do restante. Calmas e quase sem trânsito, com uma arquitetura charmosa de estilo europeu, valem o passeio.
9. Teatro Municipal de Santiago
Outro ponto para uma fotinho básica. O Teatro Municipal de Santiago data de 1857 e é o mais antigo centro cultural do país.
10. Museu da Memória e dos Direitos Humanos
Um Museu da Memória e dos Direitos Humanos dedicado a lembrar a história da ditadura militar chilena. Um passeio denso, mas interessante.
11. Cerro Santa Lucia
O Cerro Santa Lucia é o segundo ponto mais alto de Santiago, com uma bela vista panorâmica. Antes de subir sua escadaria até o mirante, encontramos uma bela construção com uma fonte em homenagem a Netuno, inspirada na Fontana de Trevi de Roma.
12. Museu Nacional de Bellas Artes
O Museu Nacional de Bellas Artes é outra construção chilena que oferece belas fotos, inspirada no Petit Palais de Paris. Desde março de 2015 a entrada é franca. O acervo possui mais de 5.000 obras, porém o que mais gostei foi do prédio. Já valeu o passeio.
13. Cerro San Cristóbal
Fiquei em dúvida de incluir na lista. A entrada é de graça, mais para chegar lá paga-se pelo funicular (as tarifas variam de acordo com o tipo de trajeto e dia da semana). Se quiser que seja 0800 deve subir a pé pelas ladeiras e escadas morro acima… Haja perna!
O Cerro San Cristóbal é o ponto mais alto de Santiago e com uma vista 360 graus da cidade.
14. Parque de las Esculturas
No bairro Providencia, é muito frequentando pelos chilenos, com várias obras de artistas locais. Um lugar agradável para descansar dos passeios.
15. Bairro Lastarria, uma das atrações de o que fazer de graça em Santiago
O Lastarria é um bairro boêmio, com um visual bacana e cheio de restaurantes e bares. Ótimo para caminhar e se perder pelas sua ruas.
Conclusão: o que fazer de graça em Santiago
Santiago é uma delícia de cidade e poder passear (economizando) é tudo de bom!
Salve o pin no seu Pinterest!
Curtiu as dicas? Faltou alguma dica de o que fazer de graça em Santiago? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Melhor Seguro. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Muita boa a sua seleção! Santiago é uma cidade bastante eclética. Gostei muito do Cerro San Cristóbal, a vista da cidade é realmente incrível! Parabéns pelo post!
Obrigada pela visita! bjs
Luciana, você não sabe como amamos Santiago, já fomos 2 vezes, e agora que descobrimos como essa cidade é super kids friendly, pretendemos voltar outras vezes. Parabéns pelo relato, ficou muito bom!
Obrigada pelo elogio! bjs
Adorei o seu post, ótimas dicas! Foi maravilhoso reviver boas memórias de Santiago e saber que conheci praticamente tudo que você citou. Seu relato vai ser muito útil para quem planejar uma viagem a cidade. Abs
Olá Amilton. Que bom que trouxe boas lembranças e obrigada pelos elogios. bjs
Ótimo post, realmente estes são lugares imperdíveis que devem ser visitados em Santiago, principalmente pela facilidade e por toda a carga cultural que entregam aos turistas, parabéns pelo lindo blog!
Oi Fábio! Obrigada pela visita e pelos elogios. bjs
Legal essa lista de atrações de graça, é sempre bom saber o que podemos fazer sem gastar dinheiro numa viagem.
Olá! Que bom que curtiu! bjs