Os Jardins em Paris não são a primeira imagem quando se pensa na Cidade Luz. Costumamos associar Paris à ideia de romantismo, charme e museus.

Anda-se muito em Paris, até porque é a forma mais agradável de se conhecer a cidade. Pernas que te quero!

Porém é também preciso descansar e nada melhor do que uma paradinha em alguns dos jardins de Paris. Seja para sentar, se aquecer no sol (se estiver fazendo friozinho) ou até para um lanche, no melhor estilo europeu.

Um programa tipicamente parisiense, que pode ser bem romântico (está na minha lista de programas românticos para se fazer em Paris!).

A lista de jardins em Paris poderia ser enorme, mas acabei selecionando só cinco. Aqueles que de alguma forma marcaram a minha visita na cidade.

Aliás, vistar os jardins parisienses é um dos programas para se fazer de graça em Paris. Vai por mim. Vale a pena!

5 jardins em Paris

Jardins da Catedral de Notre-Dame

jardins em paris catedral de notre-dame rio sena paris
A catedral, o jardim e o rio Sena.

A Catedral de Notre-Dame é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo e a igreja francesa mais importante, palco de momentos históricos como a beatificação de Joana D’Arc ou a coroação de Napoleão.

No lado direito da catedral, às margens do rio Sena, está localizado o seu jardim. Ele é comprido, ao longo da lateral da catedral. Um bom lugar para fugir um pouco da confusão (diga-se multidão) da visita da igreja e apreciar com calma os detalhes da sua belíssima arquitetura.

Campo de Marte, um dos super jardins em Paris

jardins em paris campo de marte torre eiffel
A Torre Eiffel e o Campo de Marte.

O Campo de Marte (Champs de Mars) Esse é um enorme jardim (780m de comprimento) exatamente aos pés da Torre Eiffel. Seu nome é em homenagem a Marte, o deus romano da guerra, porque quando da construção da Escola de Guerra (o prédio que fica na outra extremidade do jardim) o local passou a ser uma área de manobras militares.

É uma combinação perfeita é sentar por ali para um piquenique com o maior símbolo francês como cenário. Aliás, é um dos melhores lugares para tirar foto com a Torre Eiffel ao fundo.

Jardim do Museu Rodin

O Museu Rodin (instalado na casa onde o artista teve ateliê até sua morte, chamada de Hôtel Biron) é um dos mais lindos do país e o seu jardim, cheio de obras de arte belíssimas de Rodin, para mim é o seu ponto alto.

estatua três sombras museu rodin
A estátua Três Sombras.

Caminhar pelo jardim e ir encontrando com as estátuas do artista é incrível. Confesso que sou suspeita porque adoro as obras dele, acho tão expressivas e tão cheias de detalhes…

Algumas das obras mais importantes de Rodin estão no jardim: a Porta do Inferno e O Pensador. Esse é um dos museus imperdíveis em Paris.

Jardim de Luxemburgo

Era um dia nublado e meio chuvoso do início da primavera quando tirei essa foto. Mesmo assim, com um clima não muito favorável, caminhar pelo Jardim de Luxemburgo (Jardin du Luxembourg) foi bem agradável.

jardim de luxemburgo palacio senado federal
O Palácio de Luxemburgo.

Esse jardim foi criado em torno de 1612 pela rainha Maria de Médicis que não gostava do Louvre e adquiriu a propriedade onde fixou sua residência e criou o jardim (inspirado no Jardim Boboli, de Florença, sua terra natal).

É dividido em alamedas, canteiros, lago e outras atrações ao ar livre. Além de inúmeras esculturas nos mais variados estilos (106!). Não por acaso é o jardim mais popular entre os franceses.

O Palácio de Luxemburgo (esse ali da foto) hoje é sede do Senado Federal. Nada mal, né?

Praça de Vosges, um dos jardins em Paris

Uma das mais belas praças de Paris (na minha humilde opinião, a campeã), a Place de Vosges no bairro do Marais é parada obrigatória em qualquer roteiro na cidade. A simetria dos prédios que a rodeiam combinada com o verde e as fontes do jardim são espetaculares.

paris place des vosges
Me diz que não é lindo?

O jardim dessa praça tem aquela cara tipicamente francesa em um dia quente: o povo pegando sol deitado ou lanchando no gramado e as crianças correndo e brincando.

É um dos lugares perfeitos para um roteiro romântico em Paris.

Bônus: Giverny

Se tiver tempo em sua viagem visite Giverny e os Jardins de Monet, sem dúvida um dos mais belos jardins do mundo! É indescritível sua beleza.

Blogagem coletiva

Esse post faz parte da blogagem coletiva cujo tema é Jardins Pelo Mundo (#jardinspelomundo). Veja os outros blogs participantes, muita coisa bacana:

Conclusão: jardins em Paris

Visitar os jardins em Paris é uma experiência inesquecível. Relaxe, admire, curta no melhor estilo parisiense.

Salve o pin no seu Pinterest para lembrar do blog.

Espero que tenha curtido a nossa lista de 5 jardins em Paris. 🙂

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Roberta Lan disse:

O Museu Rodin e o jardim dele foram os meus favoritos quando fui a Paris pela primeira vez. E tão afastado da muvuca!

Lulu Freitas disse:

Eles são lindos mesmo! bjs

Lais Cerullo - Viagem Lado B disse:

Paris realmente é recheada de lugares e jardins para se visitar, pois escolhemos a mesma cidade e falamos de lugares diferentes.
Também achamos a Place de Vosges super bonita e perfeitamente simétrica. Lindas fotos!!

Lulu Freitas disse:

Oi Lais, obrigada! bjs

Camila Neves disse:

Que post mais apaixonante! Um jardim mais lindo que o outro 🙂

Lulu Freitas disse:

Oi Camila, que bom que gostou. bjs

Analuiza disse:

oi Lulu… que passeio mais lindo este pelos jardins de Paris. Eu ainda não conheço a França, mas já sei que devo ficar atenta aos seus jardins quando visitar sua capital. 🙂 bj

Lulu Freitas disse:

Analuiza, acho que você vai amar conhecer. Tem tudo a ver com você 🙂 bjs

Ruthia disse:

Em breve regressarei a Paris, para apresentar a cidade luz ao meu filho e planeio descansar em alguns dos jardins que menciona aqui (incluindo o clássico piquenique no campo de Marte).
Infelizmente, não teremos tempo para incluir o museu de Rodin…
Abraço

Lulu Freitas disse:

Que bacana! Eu também vou voltar no final de julho. Aproveite bastante! bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *