Para quem gosta de curiosidades e do personagem, vale uma visita ao Museu Sherlock Holmes em Londres.
O Museu Sherlock Holmes fica pertinho do Madame Tussauds de Londres. Uma boa combinação de passeio.
Quem é Sherlock Holmes?
Bem, se você nunca ouviu falar de Sherlock Holmes, eis um pequeno resumo.
Sherlock Holmes é o famoso detetive criado pelo escritor Sir Arthur Conan Doyle, que com seu método dedutivo e inteligência ímpar desvendava os mais difíceis mistérios.
Há diversas versões das histórias no cinema e televisão, sejam fiéis aos originais (passando-se na Inglaterra vitoriana) sejam adaptações para os dias atuais.
Ele não existiu de verdade! Embora muitos acreditassem que sim. Pessoas enviavam cartas para o endereço!
O Sherlock Holmes é o responsável pelo famoso bordão “elementar, meu caro Watson”, o qual ele dizia para o seu parceiro de investigações e aventuras, o Dr. Watson.
Segundo as histórias, o personagem viveu entre 1881 a 1904 em 221b Baker Street, Londres. Aliás, leia aqui a história bastante curiosa sobre o endereço da casa de Sherlock Holmes.
É exatamente nesse endereço que o Museu Sherlock Holmes funciona! A casa é protegida pelo governo britânico pelo seu valor arquitetônico e interesse histórico. Portanto, para os fãs é um lugar imperdível.
Eu adoro histórias de detetive de modo geral, tanto que convidada pelo blog Londres para Principiantes para falar sobre séries que retratam a Inglaterra eu escolhi… Sherlock!
Para entrar no clima do passeio veja algumas sugestões:
Veja também:
Como é o Museu Sherlock Holmes em Londres
O museu, como disse, fica na 221b Baker Street. Na saída do metrô, cuja estação tem esse mesmo nome, encontramos uma estátua em homenagem a Sherlock Holmes.
Chegando lá, o primeiro passo é comprar o ingresso, que não é vendido pela internet. A compra é dentro da lojinha, no térreo.
Depois é se colocar na fila, que fica na calçada da entrada da casa e esperar. Sim… esperar. No meu caso foi 1 hora de fila. Como havia grupos grandes na minha frente e poucas pessoas entram por vez, a fila andou bem devagar.
A casa por dentro é bem pequena e por isso a limitação de número de visitantes é importante, por segurança e para não atrapalhar a experiência.
Os ambientes do museu
Lá dentro vamos passando por cômodos decorados com base na descrição dos livros. Realmente dá a sensação de que estamos em uma casa onde viveu uma pessoa, tamanho cuidado nos mínimos detalhes.
Há a sala, os quartos (de Sherlock, Watson e Mrs. Hudson), sala de jantar, cozinha e banheiro.
Além da curiosidade em torno do personagem, o Museu Sherlock Holmes em Londres propicia a oportunidade de se conhecer como era uma residência inglesa do final do século de XIX e o modo de vida da época.
Há sala com bonecos representando os principais personagens do universo Sherlock, inclusive seu arqui-rival Professor Moriarty. Achei um pouco sem graça esse pedaço.
Em outro espaço há objetos e curiosidades sobre os casos desvendados.
Levei cerca de 30 minutos fazendo o passeio dentro do Museu Sherlock Holmes em Londres.
Na saída, óbvio que tinha a lojinha!!!! Algumas coisinhas interessantes para levar de recordação. Aqui comprei mais um imã de geladeira para a minha coleção.
Mais Sherlock Holmes em Londres
Para quem gosta de Sherlock Holmes há outros passeios em Londres envolvendo apenas as histórias do personagem ou combinando com outros ícones da cultura britânica.
Confira abaixo as opções com a nossa parceira com a Get Your Guide e se divirta!
Outras informações do museu
- endereço: 221b Baker Street, Londres.
- horário: diariamente de 9h30 às 18h.
- valor: 15 libras (adulto).
- como chegar: metrô, estação Baker St.
- imperdível: ver como era uma casa vitoriana e a decoração dos ambientes.
- site: sherlock-holmes.co.uk
Conclusão: o que achei do passeio?
O passeio é válido para quem gosta do personagem, especialmente das histórias originais. Como mostrei, o museu é todo voltado para o universo clássico de Sherlock Holmes.
Há fila para entrar (no meu dia foi bem demorada, em torno de 1 hora) e a atração é relativamente rápida.
Por isso, só recomendo o passeio se você for fã de Sherlock (como o meu marido, que ficou todo emocionado!) ou se tiver com tempo sobrando no seu roteiro. Caso contrário, priorize outros pontos turísticos de Londres.
Para mais dicas de o que fazer em Londres veja o nosso post índice da Inglaterra.
Ah! Recomendo muito a guia Tina Well do Londres Pra Você para te acompanhar em alguns passeios privados e montar o seu roteiro.
Salve o pin no seu Pinterest!
Espero que tenha gostado das dicas sobre o Museu Sherlock Holmes em Londres. Deixe seus comentários e dúvidas que terei prazer em responder. Até a próxima!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Melhor Seguro. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Eu visitei o museu do Sherlock Holmes em Londres 10 anos atrás kkkkk sempre gostei das histórias dele e achei tudo uma graça, apesar de não ser muito grande. Amei demais tb a lojinha – comprei até livros lá rs
A lojinha é muito bacana. Também fiz comprinhas por lá. bjs