Receba matérias por email!

Stonehenge, lendas ao vento

Home  »  DestinosEuropaInglaterra   »   Stonehenge, lendas ao vento

Um bate-volta a partir de Londres muito procurado é Stonehenge. Fácil de chegar, possui um ar místico e de mistério considerando que ninguém sabe com certeza absoluta como foi construído e o porquê.

É uma ótima opção de bate-volta de Londres, faz parte da nossa lista de sugestões.

Como chegar em Stonehenge?

tours diários operados por várias empresas de turismo que combinam Stonehenge com outros destinos, como Bath ou Salisbury.

De carro também é bastante viável (desde que você consiga dirigir do “lado errado”), pois a estrada é muito bem sinalizada e há estacionamento no local.

De trem ou ônibus é preciso ir até Salisbury, a cidade mais próxima. Na rodoviária ou na estação de trem deve-se pegar um ônibus até Stonehenge. Pode ser um ônibus comum ou o Stonehenge Tour, pois a diferença de preço somando passagem + ingresso não é grande.

Eu fui duas vezes lá. Na primeira vez (2013) usei um tour que foi excelente, comprando a partir do Visit Britain. Esse ano fui de carro com duas amigas, tendo como companhia a também amiga Tina Wells, do Londres Pra Você. Aliás, se precisar de uma guia em Londres e arredores ela é a pessoa certa.

Com a nossa parceria com a Tiqets você pode comprar o passeio Londres x Stonehenge e Londres x Stonehenge + Bath. Confira!

Vale a pena ir a Stonehenge?

É uma experiência única, já que não existe outro lugar no mundo assim, então a resposta é … Sim! Eu não sou mística nem ligada a essa coisa de “energia” (minha amigas sentiram uma vibe  diferente, acho que a minha antena mística veio com defeito de fabricação rsrs), mas é fascinante ver algo tão diferente e inexplicável.

A entrada é pelo novo Centro de Visitantes (em 2013 não existia), bastante confortável, com um café espaçoso e uma loja bacana.

stonehenge visitor center
Centro de Visitantes de Stonehenge.

 

soldados-homenagem-stonehenge
Esse monumento fica próximo da entrada do Centro de Visitantes. É uma homenagem a dois pilotos da Força Aérea mortos em um acidente aéreo no local em 1912, sendo o primeiros militares da Força Aérea Britânica mortos em serviço. O local teria como significado ser o berço de nascimento da Força Aérea Britânica.

Lá também temos a atração Standing in the Stones, exibição de um filme num telão de alta definição em 360 graus que mostra uma viagem pelo tempo e pelas estações do ano em Stonehenge, simulando como se você estivesse no meio das pedras. Esse filme é MUITO bem feito e legal!

Passando a sala do filme entramos na Stonehenge Exhibition, exposição que fala do local, dos povos e do panorama histórico-cultural da região. Aqui aprendemos sobre o que se sabe (ou melhor, se supõe) do monumento e as teorias mais aceitas tais como:  (1) a construção foi feita entre 3.000 e 2.500 AC, (2) algumas pedras utilizadas possuem origem desconhecida e outras vieram do País de Gales (?!), e (3) uma das funções era servir de crematório.

placa exibição stonehenge
Stonehenge Exhibition

Atrás do Centro de Visitantes temos algumas casas que reproduzem as moradias e modo de viver dos povos que teriam vivido no local, chamadas de Neolithic Houses.

neolithic houses england
Neolithic Houses.

Tudo isso você pode ver antes ou depois de ir admirar o círculo de pedras de Stonehenge. A ordem dos fatores não altera o produto.

Stonehenge fica no topo de um pequeno morro e se pega um ônibus a partir do Centro de Visitantes. Um trajeto de cerca de 5 minutos. Leva-se um audio guide, incluso no valor do ingresso.

Chegando lá em cima, encontramos o monumento!!!

stonehenge

stonehenge-england uk-stonehenge

Prepare-se para o vento. Lá venta muito. Sério. Muito!

O ponto negativo é que para fins de preservação não é mais permitido se aproximar das pedras, precisamos admirar a uma certa distância, fazendo um caminho circular em volta delas. Confesso que é um pouquinho frustrante… Mas totalmente compreensível.

Nos solstícios de verão em junho (o dia mais longo do ano) e de inverno em dezembro (o dia mais curto) o acesso é permitido, havendo uma grande celebração durante todo o dia.

caminho circular em stonehenge
Os visitantes andando pelo caminho que circula o monumento. Às vezes é até difícil espaço para uma foto.

Como é um local em constante trabalho arqueológico, há ainda alguns outros pontos mais distantes do círculo de pedras principal que podem ser visitados. Basta andar pelo gramado, seguindo as indicações. Confesso que a ventania me desanimou andar pelo campo para ver pedrinhas… rsrs

 Enfim, um ótimo passeio!

Se quiser outras impressões sobre Stonehenge leia o post do Londres Pra Você:

Passeios fora de Londres – Stonehenge

Você conhece ou quer ir a Stonehenge? Deixe seus comentários!

———————————

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Stonehenge

carregando mapa - por favor aguarde...

Stonehenge 51.184451, -1.858928

  • endereço: Near Amesbury, Wiltshire SP4 7DE
  • horário: diariamente, de 9h às 20h.
  • valor: £ 15,50 (adulto).
  • como chegar: ver no post acima
  • site: http://www.english-heritage.org.uk/visit/places/stonehenge/#

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

1 comentário
  1. postado por
    Bate e Volta na Inglaterra a partir de Londres
    abr 21, 2016 Reply

    […] Conhecendo Stonehenge […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram