[atualizado ago/20] Após as dicas de como viaja para Gramado está na hora do roteiro em Gramado. O que fazer em Gramado? Quais são as principais atrações de Gramado? Bem, tem um monte, já que a cidade é super focada no turismo.
As principais atrações de Gramado
Há opções para agradar a todos, baixinhos e altinhos.
Assim, vou listar as principais atrações de Gramado que eu visitei. Assim, você pode montar a sua lista de o que fazer em Gramado de acordo com gostos e preferências.
No final também indico programas que não tive tempo de conhecer mas que são bem famosos.
Além disso, você pode usar Gramado para fazer bate-volta para as cidades de Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Cânios de Cambará do Sul e Nova Petrópolis.
O blog Casal a Bordo tem todas as dicas para visitar Bento Gonçalves, trem Maria Fumaça e Vale dos Vinhedos.
Se você estiver viajando com pequenos indico o post da Ana Carolina do blog Vamos Por Aí com uma lista de 10 coisas que você precisa fazer com crianças em Gramado.
Também escrevi uma lista de 15 ideias de programas com criança em Gramado.
Confira nossas dicas de hotéis onde ficar em Gramado.
Vamos lá?
O que fazer em Gramado
Centro de Gramado e a Rua Coberta
Passear pelo Centro de Gramado, vendo suas casinhas tão bonitinhas em estilo alemão é obrigatório.
Aliás, será quase impossível não passar por ali. O ponto de partida é a Avenida Borges de Medeiros (na praça Major Nicolleti que fica nessa avenida há o ponto de informação turística, caso você precise).
Nessa avenida encontramos lojas de todos os tipos, em especial roupas e chocolates.
A Rua Coberta é a grande estrela do local, com sua bela decoração, restaurantes e lojas. No Natal fica mais especial! Assisti um belo espetáculo com apresentação de coral.
Também na Avenida Borges de Medeiros encontramos o Palácio dos Festivais, onde é realizado o tradicional Festival de Cinema de Gramado, com sua “calçada da fama”, chamada de Caminho das Estrelas.
Igreja Matriz de São Pedro
No Centro, quase em frente da Rua Coberta, está a Igreja Matriz de São Pedro.
Destaquei a igreja do item anterior porque ela, por si só, é uma das principais atrações de Gramado e um dos seus mais famosos cartões postais.
A Igreja Matriz de São Pedro surgiu como uma capela de madeira, construída em 1917. Só em 1943 foi reformada para a igreja de pedra que conhecemos hoje em dia. A sua torre tem 46m de altura!
Achei a igreja por dentro não tão imponente quanto seu visual por fora. Mas vale conferir!
Atrás dela tem o “poço dos namorados” com seus cadeados dos apaixonados.
- site: saopedrogramado.com.br
Mini Mundo: dica de o que fazer em Gramado
O Mini Mundo em Gramado (veja aqui como foi o meu passeio) é um parque de miniaturas que reproduz castelo, aeroporto, cidades e outras coisinhas mais.
Uma atração voltada mais para crianças, mas que pode ser interessante para os adultos para se ver tantos cenários pequeninos.
Curiosidade: o parque foi criado há mais de 30 anos por Otto Hoppner para seus netos. Não é fofo?
Aliás, esse parque é parecido, mas em versão bem menor, ao que visitei em Roterdã, chamado de Madurodam.
Museu de Cera de Gramado
Eu coloquei na lista porque fui lá e você pode ser interessar, afinal o Museu de Cera de Gramado é o primeiro desse tipo na América Latina e muito popular, estava bem cheio. Porém, sinceramente… não gostei.
Achei uma das atrações de Gramado caras e a maioria das estátuas bem fraquinhas. Muitas não se parecem nem um pouco com o retratado. Não achei um bom custo x benefício do passeio.
Além disso, a interação com os bonecos é limitada. Não podemos tocar e tirar fotos interagindo com as estátuas como no Madame Tussauds, o museu de cera mais famoso do mundo.
É preciso pagar à parte para bater fotos com algumas estátuas como, por exemplo, as do Jack Sparrow e do Harry Potter.
Portanto, sugiro que coloque o Museu de Cera no seu roteiro de o que fazer em Gramado apenas se você amar esse tipo de programa.
Esse museu faz parte do grupo de atrações da Dreamland, sendo possível comprar um ingresso que englobe outras atrações de Gramado com desconto.
Harley Motor Show
Juntinho ao Museu de Cera está o Harley Motor Show, também conhecido como o Museu da Harley, parte do grupo Dreamland.
É um bar temático, com mais de 20 motos harley-davidson em exibição.
Achei o ambiente agradável, bem alegre e colorido, com uma música bacana. Não provei a comida, mas tinha cara boa! rsrs
Uma boa opção para um happy hour.
Veja também:
Museu Hollywood Dream Cars
Mais um museu do grupo Dreamland. O Hollywood Dream Cars é também conhecido como Museu do Automóvel.
É um museu dedicado a automóveis antigos. Vemos carros dos anos 50, tipo rabo de peixe, e 60. Tudo remete àquela época, da música ambiente à decoração.
Os automóveis são bem conservados. O museu é bem pequeno, contudo bem curioso, especialmente para os apaixonados por carros.
- site: hollywooddreamcars.com.br
Snowland
O Snowland é uma das principais atrações de Gramado. É uma estação de esqui indoor. Gelo, neve e frio por 16 mil m²!! Simplesmente demais!
Uma grande estrutura com pista de esqui, patinação, restaurante, lojas, cinema, simulador e muito mais.
Um programa para o dia inteiro e de muita diversão para toda família. Para mim é imperdível na listinha de o que fazer em Gramado.
O ingresso não é barato, mas é possível encontrar algumas promoções na internet. Mas fique atento com as letras miúdas!
- site: snowland.com.br
Kikito na Rótula das Bandeiras, na lista de o que fazer em Gramado
Na Rótula das Bandeiras fica a Estátua do Kikito, o prêmio dado aos vencedores do Festival de Cinema de Gramado. Fica pertinho do Mini Mundo.
Vale para para uma foto!!
Mundo de Chocolate da Lugano
Gramado e chocolate são quase sinônimo! 🙂
A Lugano é uma das marcas de chocolate mais famosas da cidade e fez uma das principais atrações de Gramado, super interessante.
O Mundo de Chocolate Lugano é um museu de estátuas feitas completamente de chocolate!
Aliás, é o primeiro museu de chocolate das Américas, com obras artesanais e esculturas de até 4m de altura.
A melhor parte? No final degustei chocolate quentinho. Huuuumm.
- site: mundodechocolate.rs
Reino do Chocolate Caracol
Como disse, chocolate é coisa séria em Gramado!
O grande concorrente do chocolate Lugano é a marca Caracol e, claro, ela também criou sua própria atração.
O Reino do Chocolate da Caracol fica na Avenida das Hortênsias. Lá é possível ver o processo de fabricação de chocolate e aprender um pouco da história do cacau.
Uma pena é não ter degustação. Ficar olhando aquele monte de chocolate e não poder comer?! Claro que a estratégia é abrir o apetite da gente para fazer comprinhas na loja, não é?
- site: oreinodochocolate.com.br
Le Jardin Parque da Lavanda
O Le Jardin Parque da Lavanda é um lugar maravilhoso, como falei em detalhes aqui.
Um jardim de flores lindas, tendo como estrela principal, claro, a lavanda.
Em novembro o cenário é digno da Provence francesa. Sei que sou suspeita porque amo flores, mas aqui é realmente lindo demais.
Há um café, pequeno e agradável, dentro da lojinha do parque que serve um famoso strudel de maça com sorvete show de bola!
O melhor de tudo nesse passeio: entrada de graça!
- site: lavandas.com.br
Aldeia do Papai Noel
A Aldeia do Papai Noel é uma das principais atrações de Gramado que funciona o ano inteiro. Ou seja, não só na época do Natal.
É um parque temático dedicado ao Papai Noel e cia., com vários brinquedos para as crianças e espaços temáticos, com direito até mesmo a renas de verdade.
Aqui a gente volta a ser criança e, independente se você curte ou não o espírito do Natal, o parque possui bastante verde e pinheiros. É bonito!
O único senão grave para mim é que alguns brinquedos são pagos à parte, não estão incluídos no ingresso.
- site: papainoel.com
Cristais de Gramado
Um item na lista de o que fazer em Gramado não tão popular.
Esse programa, na verdade, é uma grande loja de cristais, dos mais variados tipos e formas.
A Cristais de Gramado tem como principal atrativo uma apresentação ao vivo de como é feito um cristal. Para quem nunca viu esse processo de criação é bem curioso.
A técnica utilizada na fabricação do cristal artístico daqui é a mesma utilizada na Ilha de Murano, em Veneza (Itália).
A Cristais de Gramado fica no caminho para o Le Jardin, oferecendo traslado gratuito hotéis x loja mediante agendamento. Se você estiver viajando de carro dá para combinar os dois passeios facilmente.
- site: cristaisdegramado.com.br
Outros programas para seu roteiro de viagem em Gramado
Além das atrações de Gramado que listei acima, há muito mais o que fazer em Gramado.
Assim, sugiro você incluir no seu roteiro os programas abaixo, que infelizmente não tive tempo de fazer:
- Lago Negro: é um dos mais famosos cartões-postais de Gramado. Infelizmente não consegui visitar por conta do mau tempo. Afinal, passear em um parque e andar de pedalinho na chuva é complicado, não é?
- Gramado Zoo: um programa voltado para crianças. É o único zoológico brasileiro dedicado apenas a espécies nacionais, como arara, tucano e onça. Fica na RS-115, pertinho de Gramado.
- Museu do Perfume: na Loja Fragram, na Avenida das Hortênsias, esse museu expõem perfumes do mundo inteiro e explica as técnicas de fabricação.
- Casa do Colono: onde se pode ver toda a tradição e influência dos imigrantes (principalmente de origem alemã e italiana). Ótimo para comprar gostosuras!
- Super Carros Gramado: a versão moderna do Hollywood Dream Cars, com ferrari, porche, etc. Com um acréscimo, você pode dirigir ou andar de carona em um dos carros (claro, pagando…).
- Mundo a Vapor: O trem a vapor na fachada chama super a atenção. Como o nome indica, é um parque temático sobre máquinas a vapor, reais ou em miniatura. A Deyse do blog Expedições em Família visitou o Mundo a Vapor e conta todos os detalhes.
- Jardim do Amor: um parque temático para os corações apaixonados, com cenários inspirados em vários lugares, como na Toscana.
Vinícolas perto de Gramado
Se você gosta de vinho, uma oportunidade de experimentar o vinho gaúcho é conhecer algumas das vinícolas próximas de Gramado.
Sugestão de roteiro em Gramado
Considerando todas essas dicas e os bate-volta possíveis de se fazer pela região, segue a minha sugestão de roteiro de viagem em Gramado:
- 1o dia: centro de Gramado e seus pontos turísticos
- 2o dia: Snowland, Lago Negro e Mini Mundo.
- 3o dia: museus (Dream Cars, de Cera, etc.) e atrações de chocolate.
- 4o dia: Le Jardin, Aldeia do Papai Noel ou GramadoZoo.
- 5o dia: bate-volta para Canela (aqui as minhas dicas de o que conhecer por lá).
- 6o dia: bate-volta até o Vale dos Vinhedos.
- 7o dia: bate-volta a Garibaldi ou Nova Petrópolis.
Conclusão: o que fazer em Gramado? As principais atrações de Gramado são demais!
Viajar para a Serra Gaúcha é um ótimo programa para a família o ano todo. Um dos melhores destinos de viagem pelo Brasil. Amei conhecer!
Aproveite e salve o nosso pin!
E aí? O que achou das atrações de Gramado? Tem alguma outra dica sobre o que fazer em Gramado? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Ainda bem que voce escreveu sobre o que fazer em Gramado!
rsrsrsrs
Faltava essa informação em meu blog!
😉
beijinhos
Hahahaha
No texto sobre dicas eu falei sobre o seu post do hotel em Canela.