Em abril de 2015, indo de Londres para Edimburgo resolvi passar um dia em York na Inglaterra. Foi uma ótima ideia, um passeio em uma linda cidade que foi ocupada por romanos, vikings e normandos. Cada um deixou lá a sua marca. Conhecê-la é como voltar no tempo por várias épocas em um único lugar.
York na Inglaterra é um destino muito famoso, mas pouco conhecido pelos brasileiros. Recomendo!
Um dia é suficiente para conhecer a cidade, se começar a programação cedo.
Aliás, uma de nossas sugestões de bate-volta de Londres.
Como chegar a York
York fica no norte do país, cerca de 2 horas de Londres e 2:30 horas de Edimburgo. Logo, no meio do caminho da minha rota.
Passar um dia em York na Inglaterra pode ser feito a partir de um bate-volta de Londres, partindo da estação Kings Cross. A estação de trem de York é bem em frente à entrada do centro histórico.
O que fazer em York na Inglaterra
York na Inglaterra possui um lindo centro histórico de ruas medievais, cercado por muralhas construídas pelos romanos.
Ali, podemos passear pelas suas ruazinhas, ao longo do rio, pela própria muralha e apreciar suas várias atrações, curtindo seu clima de cidade pequena e histórica. Com um mapa na mão é possível fazer tudo à pé.
Caso queira há opção de ônibus hop on – hop off da City Sightseeing, cujo roteiro é feito ao redor da muralha. O valor é £12.
Segue uma listinha do que achei mais interessante.
1. York Minster
A York Minster é a maior igreja gótica da Inglaterra, começou a ser construída em 1220 e demorou 250 anos para ser concluída. Ela foi erguida no coração da cidade.
É possível passear pela igreja e seus subterrâneos, bem como subir na sua torre central, para uma vista da cidade do alto. Como eu não curto passeios com altura, não me arrisquei ir até lá em cima.
O ingresso custa £10 para conhecer a igreja, com direito a uma visita guiada, e £15 para também poder subir na torre.
- site: http://www.yorkminster.org/home.html
Veja também:
2. The Shambles
É uma área de ruas medievais. Ou melhor, um labirinto de vielas sinuosas no meio da cidade. As primeiras casas datam de 1386 e algumas existem até hoje.
Em York na Inglaterra encontramos algumas das ruas medievais mais bem preservadas da Europa e as casas hoje são ocupadas por lojas, restaurantes e cafés.
3. A muralha
A muralha foi construída pelos romanos em 71 AC para proteger a cidade. Podemos ir caminhando ao longo dela e no caminho encontramos placas contando a história da cidade e das suas construções.
4. Jorvik
Entre 1976 e 1981 arqueólogos escavaram o local de uma antiga fábrica de doces e encontraram as ruínas de casas, oficinas e quintais da cidade de Jorvik, da era viking, tal como estava há 1.000 anos. Foram localizados mais de 40.000 objetos bem preservados por conta da deficiência de oxigênio do solo.
A partir dessa descoberta, foi criado o Centro Viking Jorvik, no qual há apresentações audio-visuais da história da ocupação viking (do ano de 866 a 1066), seus hábitos e modo de vida.
São exibidos cerca de 800 dos artefatos encontrados nas escavações, havendo funcionários vestidos a caráter simpáticos e sempre prontos para explicações.
Ao final ainda há um passeio “tipo Disney”, onde ficamos num carrinho e somos conduzidos por uma recriação da vida em Jorvik com bonecos animados, baseada em fatos arqueológicos. Não é uma brastemp… mas diverte.
O ingresso é £9.95, havendo opções de combo de ingressos para família de 4 ou 5 pessoas.
- site:
5. York’s Chocolate Story
Eu resolvi visitar meio sem saber do que se tratava. Passando pela porta me chamou a atenção (ora, chocolate!) e resolvi entrar.
A York’s Chocolate Story é uma exibição de 3 andares sobre a história do chocolate e seu papel na história de York, que é a capital inglesa do chocolate (não sabia!). Diferentemente de outras cidades do norte que fizeram riqueza com aço ou carvão, York se desenvolveu com o chocolate. Fiquei surpresa em saber que York deu origem à fábrica do KitKat (adoro!) e de outras marcas famosas.
É feita uma visita guiada interativa, com degustação de cacau e chocolate em vários estágios do seu preparo, e demonstração de como é fabricado por um mestre chocolateiro. No final ainda fazemos nosso próprio chocolate!
Para os chocólatras de plantão é bem instrutivo, divertido e gostoso!
Veja outras dicas de destinos de viagem para quem ama chocolate.
O ingresso é £10.50, havendo desconto se comprar pela internet.
- site: http://yorkschocolatestory.com/
6. Clifford’s Tower
Clifford’s Tower tem esse nome por conta de Roger de Clifford, que foi executado como traidor e acorrentando aos muros da torre. A torre fazia parte de um castelo construído em 1068, que tinha uma posição defensiva privilegiada já que no alto de uma colina, e teve um importante papel no controle da região norte do país. Hoje somente sobrou a torre.
Podemos subir na torre e ter uma visão panorâmica de 360º bem bonita de York.
O ingresso é £4.40.
- site: http://www.english-heritage.org.uk/visit/places/cliffords-tower-york/
7. York Castle Museum
O York Castle Museum, localizado ao lado da Clifford’s Tower, é dedicado à vida e aos hábitos ingleses ao longo dos séculos. É famoso por ter uma reconstrução de uma típica rua da era vitoriana, chamada Kirkgate, e a prisão do York Castle.
É um museu muito leve e divertido. O valor do ingresso é £10 apenas para o museu e £12 combinando com o Yorkshire Museum.
- site: http://www.yorkcastlemuseum.org.uk/
8. Um passeio de barco pelo rio
Para um passeio pelo Rio Ouse indico a York Boat. O ingresso é £8 no passeio de 45min e £9 no de 1h.
Há roteiros diurnos e noturnos onde é possível admirar os prédios históricos e as pontes, com um guia contando a história da cidade e a importância desse rio que, por exemplo, foi utilizado pelos vikings para chegar até lá a partir do litoral.
9. Yorkshire Museum e Gardens
O Yorkshire Museum possui uma coleção com peças romanas, vikings e medievais, apresentando a história da região.
O ingresso é £7.50, tendo um combo de £12 com o ingresso do York Castle Museum.
Porém, para mim o melhor foi passear pelos seus jardins. Era um dia de sol lindo e poder sentar no gramado, descansar e apreciar a paisagem foi super agradável.
- site: http://www.yorkshiremuseum.org.uk/
10. National Railway Museum
Não fui ao National Railway Museum, porém o relaciono porque ele é mencionado em todo roteiro que li sobre York na Inglaterra.
Ele se intitula o melhor museu de trens no mundo, com a exibição de vários trens (de trem à vapor ao trem-bala japonês), posters, fotos e muito mais. Acho que o Sheldon do Big Bang Theory iria surtar aqui.
O melhor: entrada franca.
- site: http://www.nrm.org.uk/
……………………………
Aqui vai um mapa dos locais dessa listinha:
[mapsmarker layer=”9″]
………………………………
Chegando ao final desse post deu para perceber que York na Inglaterra é repleta de coisas para conhecer e uma visita vale muito a pena. Então, se tiver oportunidade quando estiver pela Inglaterra, não perca a chance!
Deixe seus comentários e diga o que achou!
Até!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.