A Old Jameson Distillery é uma das atrações que fazem parte do roteiro de Dublin. Afinal, o whisky daqui (whiskey, como se referem na Irlanda) rivaliza com o escocês em fama e qualidade.
Há toda uma discussão entre Irlanda e Escócia sobre quem inventou o whisky, qual é o melhor e por aí vai.
Para quem entende muito pouco (eu!) e que tinha bebido whisky pela primeira vez alguns dias antes em Edimburgo (eu! eu!) essa rivalidade é totalmente indiferente. Ou melhor, é até engraçado. Para mim o negócio é beber e se divertir! rsrs
A destilaria da Old Jameson foi fundada em 1780 por John Jameson e funcionava em Dublin, no local onde hoje fazemos a visita, até 1971, quando a fábrica foi transferida para outra cidade.
O diferencial do whisky da Old Jameson é que a bebida é triplamente destilada, tornando-a mais suave.
Na Old Jameson Distillery aprendemos tudo sobre whisky, da fabricação até a degustação da bebida. São 8 estágios até que o whisky possa ser consumido.
O passeio nos leva por esses 8 estágios e aprendemos curiosidades como o “drinque do anjo” que é a quantidade de bebida que se evapora dentro do barril enquanto o whisky está envelhecendo. Isso porque faz parte do processo de fabricação essa “perda” de whisky após o envelhecimento.
Aliás, o envelhecimento é essencial no processo de fabricação, porque o tipo de madeira do barril lhe dá um sabor diferente.
Enfim, o tour é no mesmo esquema da Guinness Storehouse ou da Scotch Whisky Experience (em Edimburgo), mas sem a tecnologia e grandiosidade de ambos.
Faz parte do passeio uma degustação de whisky, comparando o Old Jameson com o de outras marcas. Achei bem interessante, primeiro porque só sabemos quais são as marcas após prová-las, evitando um pré-julgamento. Segundo, porque dá para comparar bem o sabor e sentir qual é mais “forte” ou “amargo”, etc.
No final do tour somos levados a um bar onde podemos beber uma dose de whisky ou um drinque à base da bebida. Eu bebi um copão de um drinque que levava hortelã e gengibre. Super refrescante mas que ao final me deixou bem alegrinha rsrs
Detalhe: isso era 11h. Da manhã. Pois é… praticamente café da manha alcóolico!
Há também uma lojinha com várias lembrancinhas e que vende garrafas de whisky pequenas, próprias para levar na mala de mão, sem precisar despachar, e com preço bastante justo.
———————
[mapsmarker marker=”160″]
- endereço: Bow St, Smithfield Village, Dublin 7.
- horário: diariamente de 9h às 18h de 2a feira a sábado e de 10h às 18h domingo. Atenção: por conta de lei irlandesa somente após às 12h30 no domingo é possível vender álcool então não é uma boa ideia fazer o tour antes desse horário.
- valor: €16 (adulto) o ingresso básico. Veja o ingresso aqui com a nossa parceira Tiqets.
- como chegar: Luas estação Smithfield.
- site: https://www.jamesonwhiskey.com/en-IE/visit-us
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Nossa! Adorei nossa visita a destilaria, realmente vale bastante a pena incluir num roteiro em Dublin.
Oi Edson, muito legal, não é? bjs
Acredita que morei quase um ano em Dublin e não visitei a Old Jameson?? Esse ano vamos voltar lá e com certeza estará na lista!
Oi Vivian! Jura? rsrs